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sim, sim... a microsoft, nvidia, secret lab, etc, devem ter pago pouco para poder usar este título nos seus produtos.Devem ter gasto mais no marketing que na produção do jogo
Devem ter gasto mais no marketing que na produção do jogo
O problema foi esse, deviam ter poupado mais um bocadinho para a produção, para concretizar o que nos venderam pelos media.
Mike Futter note that an "Other Provisions" section of the report reveals the full picture. CD Projekt spent about $51.2 million on "provisions for returns and expected adjustments of licensing reports related to sales of Cyberpunk 2077 in its release window, in Q4 2020." The number appears to include all digital and retail refunds for the game in 2020, along with refunds and lost sales projected throughout 2021.
In 2020 alone, $10.65 million worth of refunds were made through digital and physical retailers. Combined with the $2.23 million in direct refunds, it equals nearly $12.9 million in total. Assuming each one was a $60 purchase, that equates to just under 215,000 units. That would be a lot for most games, but it represents just 1.6% of all Cyberpunk 2077 units sold in 2020.
Por acaso, alguns jogos AAA já parecem filmes, nos seus gastos de marketing.
Metade do orçamento para fazer o filme e outra metade para marketing.
O CP2077 deve andar perto disso....
Mesmo pensado assim a pergunta tem de ser feita,como é que um estúdio polaco conseguiu gastar mais que a Rockstar com o GTA5(265 milhões de dólares). Tipo,um dos benefícios de ser um estúdio da Europa de Leste não devia ser custos de produção mais baixos?
Eu gostei do jogo,e muito. Mas eu não vejo no jogo que joguei um investimento à Rockstar.
Má gestão. É a única razão que vejo.
Ou isso ou o orçamento está desnivelado a favor do marketing. 1:2 a favor do marketing ou algo do gênero. É que o Cyberpunk não é duas vezes o jogo que o Witcher 3 é.
Creio que o marketing do GTA5 também foi enorme. Se calhar não fica muito diferente do CP2077.
Não sei quanto é que o GTA5 gastou em actores. Mas a CDPR deve ter gasto uns bons milhões para conseguir ter o Keanu Reeves, quando onde a carreira dele estava a subir novamente.
Mas isto deve justificar apenas uma pequena percentagem daquele total.
Olhando para os problemas do jogo, reforça a ideia de que foi má gestão acima de tudo.
Também é preciso ter em conta que o CP2077 teve uma vantagem que o GTA5 não teve, que foi uma colaboração com a nVidia.
Não sei se a nVidia pagou, ou se apenas mandou engenheiros e/ou apoio técnico para o estúdio da CDPR, para implementar o DLSS e RTX.
Mesmo pensado assim a pergunta tem de ser feita,como é que um estúdio polaco conseguiu gastar mais que a Rockstar com o GTA5(265 milhões de dólares). Tipo,um dos benefícios de ser um estúdio da Europa de Leste não devia ser custos de produção mais baixos.
Quanto mais eu penso,mais eu acredito que eles gastaram mais um bom pedaço no marketing que no desenvolvimento. É a única razão que encontro para isto ter custado quase 4 vezes mais que o Witcher 3.
lembro-me de ver publicidade ao jogo nas ruas,algo raro cá no burgo até com o COD).
Os valores conhecidos é que gastaram 174 Milhões em desenvolvimento e 142 Milhões em Marketing.
O RDR2 gastou sensivelmente o mesmo em desenvolvimento, mas muito mais em Marketing.
Onde é que estás a ver a divisão? Pergunta honesta,dei uma olhadela no Twitter de investor relations deles e não vi nada.