PC Cyberpunk 2077 (CD Projekt RED)

O problema foi esse, deviam ter poupado mais um bocadinho para a produção, para concretizar o que nos venderam pelos media.

Tens 100% razão.
Mas aposto que nas reuniões da empresa, continuam a achar que o jogo foi um enorme sucesso e a razão foi a campanha de marketing.
O jogo tinha muitos bugs, mas teve muito mais hype e por causa disso, vendeu 13 milhões em poucos dias.
 

Cyberpunk 2077's refunds cost CD Projekt $51 million


Mike Futter note that an "Other Provisions" section of the report reveals the full picture. CD Projekt spent about $51.2 million on "provisions for returns and expected adjustments of licensing reports related to sales of Cyberpunk 2077 in its release window, in Q4 2020." The number appears to include all digital and retail refunds for the game in 2020, along with refunds and lost sales projected throughout 2021.

In 2020 alone, $10.65 million worth of refunds were made through digital and physical retailers. Combined with the $2.23 million in direct refunds, it equals nearly $12.9 million in total. Assuming each one was a $60 purchase, that equates to just under 215,000 units. That would be a lot for most games, but it represents just 1.6% of all Cyberpunk 2077 units sold in 2020.
 
Deviam era ter esperado uns meses para lançar um jogo mais polido e não terem feito o que fizeram com as consolas de geração passada. Isso é que deviam ter feito...

A ver se daqui a uns 6 meses experimento o jogo, para já deixa-os marinar os bugs e problemas que ainda vão existindo.
 
Por acaso, alguns jogos AAA já parecem filmes, nos seus gastos de marketing.
Metade do orçamento para fazer o filme e outra metade para marketing.

O CP2077 deve andar perto disso....

Mesmo pensado assim a pergunta tem de ser feita,como é que um estúdio polaco conseguiu gastar mais que a Rockstar com o GTA5(265 milhões de dólares). Tipo,um dos benefícios de ser um estúdio da Europa de Leste não devia ser custos de produção mais baixos?



Eu gostei do jogo,e muito. Mas eu não vejo no jogo que joguei um investimento à Rockstar.



P . S : o Witcher 3 custou 81 milhões de dólares,já a contar com marketing. wtf,o que é que esta gente fez com o dinheiro. Festas à Wolf of Wall Street?
 
Mesmo pensado assim a pergunta tem de ser feita,como é que um estúdio polaco conseguiu gastar mais que a Rockstar com o GTA5(265 milhões de dólares). Tipo,um dos benefícios de ser um estúdio da Europa de Leste não devia ser custos de produção mais baixos?



Eu gostei do jogo,e muito. Mas eu não vejo no jogo que joguei um investimento à Rockstar.

Má gestão. É a única razão que vejo.
 
o witcher 3 não surgiu do nada, existe um primeiro e um segundo.
a rockstar não meteu simplesmente o gta V cá fora, já tinha muito trabalho feito dos anteriores que foi só adaptar (por alguma razão a nunca mais fez novos ip´s).
o marketing do cyberpunk não foi nada por aí além do que é costume ser feito num AAA, o hype já lá estava, acho que estão a confundir em ver montes de produtos a ser vendido sob esta marca registada e aqui é a cd projeckt que está a receber e não a pagar.
 
Ou isso ou o orçamento está desnivelado a favor do marketing. 1:2 a favor do marketing ou algo do gênero. É que o Cyberpunk não é duas vezes o jogo que o Witcher 3 é.

Creio que o marketing do GTA5 também foi enorme. Se calhar não fica muito diferente do CP2077.

Não sei quanto é que o GTA5 gastou em actores. Mas a CDPR deve ter gasto uns bons milhões para conseguir ter o Keanu Reeves, quando onde a carreira dele estava a subir novamente.
Mas isto deve justificar apenas uma pequena percentagem daquele total.

Olhando para os problemas do jogo, reforça a ideia de que foi má gestão acima de tudo.

Também é preciso ter em conta que o CP2077 teve uma vantagem que o GTA5 não teve, que foi uma colaboração com a nVidia.
Não sei se a nVidia pagou, ou se apenas mandou engenheiros e/ou apoio técnico para o estúdio da CDPR, para implementar o DLSS e RTX.
 
Creio que o marketing do GTA5 também foi enorme. Se calhar não fica muito diferente do CP2077.

Não sei quanto é que o GTA5 gastou em actores. Mas a CDPR deve ter gasto uns bons milhões para conseguir ter o Keanu Reeves, quando onde a carreira dele estava a subir novamente.
Mas isto deve justificar apenas uma pequena percentagem daquele total.

Olhando para os problemas do jogo, reforça a ideia de que foi má gestão acima de tudo.

Também é preciso ter em conta que o CP2077 teve uma vantagem que o GTA5 não teve, que foi uma colaboração com a nVidia.
Não sei se a nVidia pagou, ou se apenas mandou engenheiros e/ou apoio técnico para o estúdio da CDPR, para implementar o DLSS e RTX.

A malta fala disto,mas eu pergunto-me até que ponto é que isto é realidade. Os John Wicks mais recentes,ele foi pago 2,5 milhões. Tenho dúvidas que algum mocap e voice work façam chegar o preço dele a esses valores.

E como eu e tu estamos a dizer. Ou houve má gestão ou eles atiraram uma quantidade substancial de dinheiro ao marketing(o que começa a fazer sentido pois lembro-me de ver publicidade ao jogo nas ruas,algo raro cá no burgo até com o COD).
 
Mesmo pensado assim a pergunta tem de ser feita,como é que um estúdio polaco conseguiu gastar mais que a Rockstar com o GTA5(265 milhões de dólares). Tipo,um dos benefícios de ser um estúdio da Europa de Leste não devia ser custos de produção mais baixos.

Mas gastou menos que o Red Dead Redemption 2.

Não esqueçer que os ordenados na Polónia são menores, mas a CDPR pagou todas as horas extras que os devs fizeram, mais uma percentagem dos lucros.

O Keanu também não deve ter ficado nada barato.
 
Quanto mais eu penso,mais eu acredito que eles gastaram mais um bom pedaço no marketing que no desenvolvimento. É a única razão que encontro para isto ter custado quase 4 vezes mais que o Witcher 3.
 
Quanto mais eu penso,mais eu acredito que eles gastaram mais um bom pedaço no marketing que no desenvolvimento. É a única razão que encontro para isto ter custado quase 4 vezes mais que o Witcher 3.

Os valores conhecidos é que gastaram 174 Milhões em desenvolvimento e 142 Milhões em Marketing.

O RDR2 gastou sensivelmente o mesmo em desenvolvimento, mas muito mais em Marketing.
 
lembro-me de ver publicidade ao jogo nas ruas,algo raro cá no burgo até com o COD).

Sim penso que houve forte investimento em marketing, um amigo que teve a trabalhar na Hungria disse-me exactamente o mesmo, havia publicidade na rua. Aliás ele acredita que esse foi também um dos fortes motivos para eles não atrasarem o jogo novamente, voltar a refazer publicidade...

Por outro lado também acho que eles aprenderam a fazer negócios à moda dos Tugas tipo Ezequiel Valadas.
 
Os valores conhecidos é que gastaram 174 Milhões em desenvolvimento e 142 Milhões em Marketing.

O RDR2 gastou sensivelmente o mesmo em desenvolvimento, mas muito mais em Marketing.

Onde é que estás a ver a divisão? Pergunta honesta,dei uma olhadela no Twitter de investor relations deles e não vi nada.
 
Acho que muito defeito de jogos/filmes é gastar balúrdios em publicidade em vez na qualidade do mesmo , ai teria melhor ganhos e aprovação de quem tiver interesse .
Mas eles lá sabem, adiando uns 6/9 meses teria sido melhor .
 
Back
Topo