Multiplataforma Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red)

Alternativamente, bastava o jogo não crashar regularmente e/ou a CDPR não ter decidido unilateralmente oferecer reembolsos sem ter havido um contacto prévio com a Sony. Essencialmente, e mesmo que não tenhas intenção, estás a desculpar a origem do problema.
Claro, não estou a querer aqui desculpar o verdadeiro problema, que é efetivamente o jogo ter chegado nas condições que se verificaram, mas quer queiramos, quer não, o jogo foi lançado naquele estado, essa é a realidade. Noutras plataformas não foi retirado da loja, havendo a possibilidade de quem o quisesse ainda comprar fazê-lo (e possivelmente devolver). Esse poderia ter sido o caso se houvesse uma melhor política de reembolsos do lado da PlayStation.

Tomando como exemplo recente Outriders, um jogo que esteve verdadeiramente injogável nos seus primeiros dias, e não havendo este "chegar-se à frente" da parte da produtora, o utilizador não tem muito para onde se virar.

Não quero desculpar a CDPR, mas considero que já estava na altura de uma melhor política de reembolsos, não só da parte da Sony, como da Nintendo.
 
O retirar o jogo foi bem feito no sentido de dar o aviso a futuros lançamentos.

No entanto a Sony se queria mostrar essa ideia então não devia ter aceite o jogo inicialmente. Alguém da Sony testou o jogo e deu luz verde. Estava portanto totalmente dentro dos padrões e métricas exigidos.

Não era preciso esperarem pela chuva de críticas para se saírem como pseudo justiceiros.
 
Neste momento já nem faz sentido, apenas prejudicam quem tem PlayStation e quer jogar o jogo e não pode (ps5 digital) ou tem forçosamente de o comprar em formato físico.
 
O retirar o jogo foi bem feito no sentido de dar o aviso a futuros lançamentos.

No entanto a Sony se queria mostrar essa ideia então não devia ter aceite o jogo inicialmente. Alguém da Sony testou o jogo e deu luz verde. Estava portanto totalmente dentro dos padrões e métricas exigidos.

Não era preciso esperarem pela chuva de críticas para se saírem como pseudo justiceiros.

A certificação existente nas consolas não tem a ver com a quantidade de bugs que um jogo tem mas sim com a sua funcionalidade com o sistema. A certificação inclui coisas como clicares no botão PS/Xbox do comando enquanto estás a jogar e abrir o menu correcto, ter os ícones dos botões correspondentes à plataforma, se após um crash é possível fazer um report, se o tile do jogo aparece no menu da consola, etc. Coisas deste género. Q&A é com os estúdios.

E a retirada do jogo da PS Store não foi devido às críticas, mas sim devido ao estúdio dizer que quem quisesse podia pedir um refund mas depois, numa reunião de accionistas, dizer que não havia acordo nenhum com as plataformas. A versão PS era (e ainda é) a mais afectada na ocorrência dos crashes, o que levou a uma enchente de pedidos. Como a CDPR tentou passar a bola para a Sony, a Sony cortou logo o mal pela raiz.

Como disse antes, esta situação toda só tem um culpado: a CDPR. Foi a CDPR que fez os possíveis para criar hype, foi a CDPR que arranjou cameos para vários influenciadores, foi a CDPR que fez um vídeo gameplay muito controlado das versões consola, e foi a CDPR que tentou descartar-se o mais possível com os refunds.

Neste momento já nem faz sentido, apenas prejudicam quem tem PlayStation e quer jogar o jogo e não pode (ps5 digital) ou tem forçosamente de o comprar em formato físico.

Os crashes persistem. O jogo foi lançado em Dezembro e 6 meses depois, isto ainda se mantém. Repetindo o tweet que coloquei na página anterior:

 
Cada dia que passa menos confiança tenho que isto vá dar certo.. Penso que vai continuar o jogo todo "quebrado" que conhecemos, apenas hão tentar diminuir os bugs e os crashes nas consolas, não estou a ver eles fazerem muito mais

Ah e de gráficos percebem eles, lá devem dar um cheiro extra com o patch next gen.. Eu vou fazer algo simples, esperar sair no gamepass
 
Vou voltar a repetir-me, mas este jogo jamais tera o nivel de polish que minimamente queriam ver, quanto mais o nivel de polish que sonhavam ver. O jogo com os problemas que tem, necessita um rework profundo que levara no minimo 1 ano..... e mesmo depois de 1 ano continuara com falhas graves porque simplesmente nao podem incrementar uma AI ( para falar so disso ) sem arriscarem-se a quebrar as intencoes de level design que o jogo construi. Entao adicionando a essa dificuludade, a fuga de talento do estudio... nem vale a pena.

Bem tentaram ser C***s com os devs, modificando a data do goldmaster bonus e profitability bonus para setembro de 2021 na esperanca de manter o pessoal la ate o jogo ser fixed. Mas muitos, depois daqueles anos de crunch intensivos simplesmente deixaram o estudio sacrificando o bonus mas salvando a sanidade mental e fisica deles. Os que ficaram estao basicamente a dar o bare minimum ate levarem com o bonus e fugirem daquele Hell hole.

Uma pouca vergonha que este projeto foi, e a todos os niveis mesmo.
 
Essa ideia que a Sony nao tem culpa nenhuma provem de um tweet que o Dev do nome Rami Ismail escreveu e simplesmente deixou de fora muita boa informacao. Ele tambem e um self proclaimend pro Sony.

Mas esse nao e o problema, eu sei de facto por exemplo que o baixo framerate e razao valida por recusar a gold master de um jogo na plataforma da sony ( aconteceu-me e conheco outros projectos que tambem foram recusado por isso) Sei tambem que a corrupcao de um file save tambem e uma razao valida para recusar aquilo. Logo ai ja temos duas razoes onde o Cyberpunk podia e devia ter sido recusado pela Sony.... mas nao foi.

E a sony e conhecida por ser ainda mais hardcore em jogos VR onde o certification requirement deles recusa jogos que nao ficam acima dos 60 FPS.
 
Última edição:
A sony simplesmente nao queria arriscar recusar a certificaçao de um jogo com o hype que este estava a ter, depois de o jogo ter saido e dos problemas terem tido a luz do dia e depois da CDPR ter dito aquela coisa dos refunds a decisão tornou-se mais facil (e provavelmente a mais acertada, tenho pena da microsoft nao ter feito o mesmo).

Nao estou a ver a CDPR recuperar disto, tendo em conta o que o @underfox disse e provavel que em setembro o estudio fique as moscas e o que nao falta sao estudios a contratar (principalmente muitos 1st party da microsoft que estao a expandir, tal como a santa monica ou mesmo a guerrilla que ate e relativamente perto da polonia)
 
A UE precisa urgentemente de regulamentar o reembolso dos conteúdos digitais, não faz sentido o que acontece com alguns jogos e levarmos com eles. Neste caso do cyberpunk, como foi muito falado, até fizeram o refund, mas e com os outros que acontecem praticamente o mesmo? Não faltam jogos com quebras para os 20's fps na ps4.
Se consegues devolver facilmente um outro produto que esteja defeituoso, porque não um jogo?
 
Não podem dizer que a Sony quis tirar o jogo das suas stores por motivos de qualidade e depois ter lá jogos como o "Life of Black Tiger" a 10€. :D

Aqui parece-me ter sido uma questão de evitar qualquer tipo de problema maior, talvez uma maneira de se colocar "à parte" de toda a má publicidade que veio com o lançamento do jogo. Ou então a sua comissão no Cyberpunk era tão pouca que nem quiseram saber face a possíveis problemas com devoluções.

Isto é tudo suposições, a verdade é que a Sony foi a única que se colocou nesse papel, e, por muito que digam, na falta de versão PS5, está errada. Privou os seus utilizadores / clientes de poderem experimentar um jogo que pode ser bom ou mau, só porque sim.

Eu gostei do jogo, ficaria desiludido se tivesse uma PS5 e não o pudesse jogar, por exemplo. Mas mesmo que ficasse, teria que ser eu a ficar desiludido, não a Sony a impor-me essa desilusão por nem sequer me deixar tentar o jogo.

Fikem bem!
 
Tirar o jogo da store foi um enorme flex da parte da Sony e, a meu ver, um que beneficia os consumidores. Esconder os problemas do jogo, mamar o dinheiro das pré-reservas e depois dizer "amanhem-se com a Sony" foi uma atitude muito baixa e é, literalmente, gozar com a cara dos clientes.
 
Só lamento a microsoft não ter feito o mesmo o que a projek red fez foi inaceitável. não só o jogo estava como estava como o esconderam até ao último minuto de maneira propositada e manipuladora.
 
Ainda bem que os resultados estão a ser uma desgraça......que batam mesmo no fundo e se lixem bem lixados para servir de exemplo.

Comprei o jogo quase a full price, pelos créditos que ganharam no TW3 acreditei na palavra deles que iam fazer do jogo aquilo que prometeram.

Facilmente com o passar do tempo se viu que não iam conseguir e duvido que algum dia consigam. De adiamento em adiamento vamos ver se o MP e o patch nex gen não vão ficar na gaveta.

O que podia facilmente ser dos melhores jogos de sempre, afinal foi a maior fraude que tenho memoria (dos que joguei) e acaba por ser um jogo que tenho ali por terminar e não me apetece jogar.

Jogo numa PS5 e a cada patch que saiu a minha experiência piorou.....achei sempre que o jogo estava pior. Tive azar...
 
Por acaso era jogo que queria experimentar numa máquina de nova geração mas o patch tarda em chegar. Mas depois leio as opiniões da malta e nem sei se vale a pena, o ambiente do jogo parece-me muito bom, mas tanto bug quebra completamente a imersão. Uma pena porque tinha potencial para ser excelente se seguisse o caminho do TW3.
 
Não entendo mesmo quem diz que a Sony esteve mal em retirar o jogo da store. Aliás a Microsoft devia ter o mesmo, mas provavelmente devido a contractos de marketing que tinham não o puderam fazer.

Não me lembro de um jogo ter criado tantas expectativas e ter sido uma desilusão tão grande como este Cyberpunk. Mas a verdade é que pode servir de exemplo, quer para outros estúdios quer para nós consumidores.
 
Só lamento a microsoft não ter feito o mesmo o que a projek red fez foi inaceitável. não só o jogo estava como estava como o esconderam até ao último minuto de maneira propositada e manipuladora.

Não precisa de fazer o mesmo, ou seja, retirar da store pois a Microsoft não levanta grandes problemas a quem pedir refund até 14 dias após a compra... Mais, no caso do Cyberpunk oferece refund a qualquer altura, independentemente de quando compraste o jogo.
 
Eu cá continuo a querer experimentar o jogo. Mas enquanto o jogo estiver super instavel e sem o patch nova geração passo bem sem ele. Pode ser que para o final deste ano, tipo numa black friday, o jogo esteja ao preço da chuva e valha a pena comprar aí.
 
Back
Topo