Multiplataforma Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red)

Eu cá continuo com a minha cópia fisica na prateleira. Já fui refunded pela CDPR e nunca mais se pronunciaram sobre enviar o jogo para eles.
 
Não entendo mesmo quem diz que a Sony esteve mal em retirar o jogo da store. Aliás a Microsoft devia ter o mesmo, mas provavelmente devido a contractos de marketing que tinham não o puderam fazer.

Não me lembro de um jogo ter criado tantas expectativas e ter sido uma desilusão tão grande como este Cyberpunk. Mas a verdade é que pode servir de exemplo, quer para outros estúdios quer para nós consumidores.

Felizmente que não tiraram assim o pessoal pode continuar a jogar o jogo se assim o quiser. Não retira a escolha ao consumidor como se faz na Sony, até poderiam colocar em rodapé que o jogo pode ter problemas de performance, só comprava quem queria, mas não privavam as pessoas.

Tenho um familiar com uma series s e que comprou o jogo e gostou, não faz sentido privar as pessoas.

Eu próprio paguei full price e devo ter bem mais de 100h no jogo com um único bug que me fez fazer reload a um save. Fico a aguardar pela versão Next gen para o passar mais uma vez.
 
Eu decidi na altura do lançamento esperar um pouco, visto que só tinha na altura a PS4 e queria jogar na PS5. Ainda bem que esperei mas tenciono em comprar quando maior parte dos bugs tiverem sido resolvidos.

Em relação a Sony ter retirado o jogo da PS Store, eu concordo com com a Sony neste caso.
 
Felizmente que não tiraram assim o pessoal pode continuar a jogar o jogo se assim o quiser. Não retira a escolha ao consumidor como se faz na Sony, até poderiam colocar em rodapé que o jogo pode ter problemas de performance, só comprava quem queria, mas não privavam as pessoas.

Tenho um familiar com uma series s e que comprou o jogo e gostou, não faz sentido privar as pessoas.

Eu próprio paguei full price e devo ter bem mais de 100h no jogo com um único bug que me fez fazer reload a um save. Fico a aguardar pela versão Next gen para o passar mais uma vez.

Acho que é isso que está a faltar na lógica das pessoas. Porque alguém quis esperar, não acha que o jogo é bom o suficiente, o que seja, não implica retirar a opção de escolha a quem possa querer jogar este jogo.

Eu até sei quem o tenha jogado na PS4 e tenha gostado.

Fikem bem!
 
O jogo na PS5, que foi onde joguei, mesmo logo no lançamento, não foi para mim uma má experiência. Completei o jogo, fiz a platina, tive crashes constantes (2h em 2h, em média) mas nunca perdi progresso significativo.

Mas é como dizem, o jogo tem coisas muito boas mas há muitas outras para além de não estar devidamente polido, que deixam a desejar. O combate em melee, a condução, o crafting, por exemplo, são aspectos do jogo que não têm qualidade para um jogo AAA, e que quase que não usei por essa razão (andava quase sempre a pé ou fazia fast travel sempre que possível, por exemplo). Já a história, os diálogos, o hacking e a forma como podes abordar as diversas missões, está para mim muito bem conseguido.

Parece-me claramente que a ambição foi excessiva e não conseguiram cumprir. "Venderam" o jogo que idealizaram e depois entregaram algo muito diferente.
 
Mas é como dizem, o jogo tem coisas muito boas mas há muitas outras para além de não estar devidamente polido, que deixam a desejar. O combate em melee, a condução, o crafting, por exemplo, são aspectos do jogo que não têm qualidade para um jogo AAA, e que quase que não usei por essa razão (andava quase sempre a pé ou fazia fast travel sempre que possível, por exemplo). Já a história, os diálogos, o hacking e a forma como podes abordar as diversas missões, está para mim muito bem conseguido.

Parece-me claramente que a ambição foi excessiva e não conseguiram cumprir. "Venderam" o jogo que idealizaram e depois entregaram algo muito diferente.

Sim, mas estas coisas não são suficientes, para um jogo ser retirado da store.

O que não falta, são jogos onde foi criado hype tal e depois n "valem um chavo" e saem a full price.

Eu fiz como sempre fiz, chega a determinado momento deixo de ver coisas sobre o jogo/filme/série para depois ser "surpreendido".

Assim não vou com hype nenhum (ou tento) nem espero mecânica/dinâmica "x" ou "p" ou "t" ou "o".

Como tal adorei o CP por aquilo que para mim mais me cativa num jogo, a sua história.

Xbox SX:

120 horas

0 crashes

1 bug que me fez fazer load (loot caiu chão adentro)

Meia dúzia de bugs que n faziam diferença (npc a atravessar uma parede, por ex.)

Quanto a mim apenas um aviso na compra do jogo na store chegava "at your own risk"
 
Última edição:
Acho que é isso que está a faltar na lógica das pessoas. Porque alguém quis esperar, não acha que o jogo é bom o suficiente, o que seja, não implica retirar a opção de escolha a quem possa querer jogar este jogo.

Eu até sei quem o tenha jogado na PS4 e tenha gostado.

Fikem bem!


Exato, após todos estes meses bastava um aviso na store e siga, quem quiser poderia jogar. Todos os que não tem uma ps5 digital ainda se safam agora os que a compraram e querem jogar ficam a arder. Conheço uma pessoa nessa situação. Acho que já é teimosia da Sony, a cdpr quis forçar os refunds já não volta a store
 
Não sei ao certo qual foi a razão da Sony retirar o jogo da store, e pessoalmente acho que é a questão menos interessante disto.

O certo é que a CDPR sabia que a versão das consolas estava intragável na altura do lançamento, e por isso não deu acesso a versão das consolas aos reviewers. O objetivo foi tirar o máximo de partido das vendas nesse período inicial que já se sabe é crítico para qualquer jogo, e para isso tiveram que deixar o pessoal das consolas às escuras. As imagens da PS4 que saíram logo no início são absolutamente vergonhosas.

Espero que tenha valido a pena, e que a CDPR tenha conseguido arrancar o máximo de lucro com essa estratégia, porque a custa disto perderam toda a credibilidade. Alguém acredita nalguma coisa que saia de lá a respeito do Cyberpunk? Agora é esperar que a CDPR tenha aprendido com os erros, e consiga redimir-se nos próximos projetos.
 
Última edição:
No meu caso numa PS4 pro também tive 0 crashes. Não cheguei a completar o jogo apesar de estar a gostar da experiência optei por ir adiando a jogatina à espera do Patch perfeito. Na ps4 pro o jogo até nem corria nada mal, na maioria do tempo a 30fps e sem crashes. Até o que me custava mais a aceitar era o constante pop in pelo ecrã e outro tipo de bugs. Um dos problemas foi ter parado de jogar e o hype ter-se reduzido com o tempo. Acabei por me aperceber que o jogo estava a desvalorizar imenso a curto prazo, optei por trocar por Mass Effect legendary edition e até agora não estou nada arrependido. O cyberpunk talvez o compre novamente quando tiver uma ps5 e o Patch Next gen.

Uma coisa que acho pessimo e aqueles que pediram refund continuarem a ter acesso ao jogo. Será que não havia nenhuma forma de através do n° de registo de CD bloquearem o acesso via software?
 
A questão da retirada da store tem mais a haver com a questão de a CDPR ter prometido refunds que a sony não faz do que os problemas técnicos do jogo. A CDPR disse a todos para irem pedir refunds à sony, e foram aos milhares os que pediram, e criaram claramente um problema à sony porque isso foi claramente contra a sua politica de refunds.

Ao fazer isto sem falar com a Sony a CDPR quebrou a confiança, fez os clientes questionarem a politica de refunds da sony e compará-la com a concorrência, pôs em causa a autorização da própria sony em colocar o jogo na store (suportamente está aprovado por eles...) e criou uma imensa confusão nos atendimentos ao cliente, etc. No mínimo gerou custos, chatice e algum dano imagem da sony junto dos seus clientes.

Face a isto basicamente a Sony disse algo como "Ok, damos os refunds mas o jogo sai da loja" e até agora a CDPR ainda não conseguiu voltar às boas graças da Sony. Não se esqueçam que não é só a CDPR que perde com os refunds, as plataformas e todos os intermediários que os aceitam também perdem. Não foi por acaso que as cópias físicas não foram retiradas de circulação.
 
Mas a Sony faz refunds de quase todo o conteúdo. As condições são ser até 14 dias após a compra e não se ter iniciado o download do conteúdo.

https://www.playstation.com/pt-pt/support/store/ps-store-refund-request/
Lá está. Isso é principalmente para enganos na compra e assim.
A maioria do pessoal que pediu refund teria pré-reserva feita e download feito e quando foi experimentar o jogo aquilo estava mau demais. Nestas condições a Sony não faz refund.
 
Lá está. Isso é principalmente para enganos na compra e assim.
A maioria do pessoal que pediu refund teria pré-reserva feita e download feito e quando foi experimentar o jogo aquilo estava mau demais. Nestas condições a Sony não faz refund.

Sim em casos gerais não é possível após o download mas até ainda têm a página do cyberpunk activa.

E tenho ideia de que também na Xbox não se pode pedir refund caso já se tenha feito download ou jogado.

É uma questão do abuso de passar o jogo e depois pedir o refund.

Neste caso o Cyberpunk é uma clara excepção à regra.
 
A Microsoft não necessita de retirar o jogo da Store, pois dá refund a quem pedir e esteja dentro do período do mesmo, tenha jogado ou não jogado.

Gostou do jogo, fica com ele, não gostou, pede refund. Simples e eficaz.
 
Da minha parte não levam um cêntimo por este jogo. Por muita vontade que tenha de jogar isto, o que a CDPR fez é muito mau e a minha maneira de o demontrar é fechar a carteira.
 
E tenho ideia de que também na Xbox não se pode pedir refund caso já se tenha feito download ou jogado.

É uma questão do abuso de passar o jogo e depois pedir o refund.

A Microsoft permite que peças um refund, mesmo que já tenhas jogado o jogo, desde que apresentes uma justificação válida.

Por exemplo, o jogo tem um bug e não consegues passar de determinada zona, dão-te o refund. Obviamente vão analisar e se repararem que chegaste ao fim do jogo, não dão o refund.
 
Back
Topo