Multiplataforma Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red)

A Microsoft permite que peças um refund, mesmo que já tenhas jogado o jogo, desde que apresentes uma justificação válida.

Por exemplo, o jogo tem um bug e não consegues passar de determinada zona, dão-te o refund. Obviamente vão analisar e se repararem que chegaste ao fim do jogo, não dão o refund.

Sim, entretanto fui pesquisar o que diziam na página deles. No fundo, cada caso é um caso, analisam para refutar abusos, pelo menos foi o que percebi.
 
Eu em 10 minutos no site de Support da Xbox consegui efetuar o reembolso automático da edição GOTY do Witcher 3, que era incompatível com as saves do jogo base que havia jogado no Game Pass. Tinha transferido e aberto o jogo. Neste processo nem sequer passei por nenhum operador humano, foi o sistema a fazê-lo automaticamente e funcionou perfeitamente. Poucos dias depois tinha o dinheiro na conta. Achei um procedimento bastante veloz e prático, ainda que entenda que o meu pedido deve ter sido revisto manualmente por alguém e só depois confirmado, podendo o caso de outrem demorar mais que o meu.
 
Não podem dizer que a Sony quis tirar o jogo das suas stores por motivos de qualidade e depois ter lá jogos como o "Life of Black Tiger" a 10€. :D

Aqui parece-me ter sido uma questão de evitar qualquer tipo de problema maior, talvez uma maneira de se colocar "à parte" de toda a má publicidade que veio com o lançamento do jogo. Ou então a sua comissão no Cyberpunk era tão pouca que nem quiseram saber face a possíveis problemas com devoluções.

Isto é tudo suposições, a verdade é que a Sony foi a única que se colocou nesse papel, e, por muito que digam, na falta de versão PS5, está errada. Privou os seus utilizadores / clientes de poderem experimentar um jogo que pode ser bom ou mau, só porque sim.

Eu gostei do jogo, ficaria desiludido se tivesse uma PS5 e não o pudesse jogar, por exemplo. Mas mesmo que ficasse, teria que ser eu a ficar desiludido, não a Sony a impor-me essa desilusão por nem sequer me deixar tentar o jogo.

Fikem bem!

É claro que não foi por motivos de qualidade ou preocupações com os jogadores. Isso foi PR talk, a desculpa para saírem "bem" de toda a situação. A verdade é que estava a ser a total shitstorm para os lados da Playstation com a quantidade de pedidos de refund que estavam a ter, que aliado à péssima política de devoluções da PS, estava a criar um sério problema de imagem para a PS, a somar a todo o problema já associado ao lançamento do jogo e à CDPR.

Só com a novela do Cyberpunk é que muitos descobriram que a política da PS para as devoluções é basicamente "Se começaste a fazer o download do jogo, já não tens direito a devolução alguma", nem interessa se o download foi sequer concluído ou se 1 minuto de jogo foi jogado sequer.

Por muito que falem que a Sony não tem culpa no cartório, no final de contas, a PS foi a única loja digital a retirar o jogo. Será que as outras lojas não se preocupam também com a qualidade do que oferecem? O jogo não foi também lançado noutras lojas e plataformas, nas quais também sofria dos mesmos problemas, que sofria na PS? A diferença é que as outras lojas têm políticas de devolução com pés e cabeça, que lhes permitiam processar as devoluções e não entrar em conflito com os consumidores e editoras.

A CDPR provavelmente nem fazia ideia das condições das devoluções digitais da loja da PS, quando comunicou aos jogadores para fazerem pedidos de devolução às detentoras das lojas digitais. Concordo que no caso da PS deviam ter acertado melhor as coisas com a Sony antes do comunicado, caso não o tenham feito, mas provavelmente também nem o fizeram com as outras stores, e isso também não desculpa o problema a jusante na loja da PS.

A Sony retirar o jogo da loja foi a forma de cortarem o mal pela raiz do lado deles e saírem pela porta das traseiras. A política de devoluções, essa continua a mesma.

Continua a existir a versão física, mas para quem tem uma PS5 digital, enquanto não sair o patch next-gen, não tem hipótese de jogar. E como as devoluções das edições físicas são feitas junto dos retalhistas, a Sony tão pouco está preocupada com isso. Se estivesse preocupada efectivamente com qualidade como alguns dizem, não retirava só a versão digital da loja mas também arranjava forma de mandar retirar todas as unidades físicas para a PS4 das prateleiras.
 
Última edição:

E3NFW7-WUAERYy4
 
Última edição:
Pelo que parece a CDRP já está a começar a sentir as marcas das coisas que fez...

Depois da "festa" do lançamento com os milhões vendidos, as contas começam a fechar e a empresa já está a começar a perder muito dinheiro.

E pelo que consta, ainda vai perder muito mais, pois existem vários processos a decorrer e a chance de perder e ter de devolver dinheiro investido com juros é bastante grande.

Dinheiro esse que vai fazer muito falta para o desenvolvimento de novos jogos e dlc's do Cyberpunk.
 
Eu que os tinha em alta, espero que se lixem bem lixados......é inadmissivel e inaceitável o que se passou e está a passar.

Comigo que no inicio o unico problema que tinha era um crash a cada 2h de jogo, depois de várias atualizações o jogo ficou ainda mais broken.

Tenho 2 missões penduradas por causa de bugs e os bugs são muito mais agora que antigamente.

Mapa que desaparece, não conseguir mudar a camara nos veiculos, não conseguir mudar de rádio, ecrã do telemovel que fica todo bugado, texturas que desaparecem e fico com o jogo todo vazio.....enfim.....
 
Eu que os tinha em alta, espero que se lixem bem lixados......é inadmissivel e inaceitável o que se passou e está a passar.

Eu contentava-me que eles explicassem como isso chegou a este ponto, e que medidas vão tomar para que nunca mais volte a acontecer. De resto, espero que voltem em grande nos próximos projectos.
 
Eu que os tinha em alta, espero que se lixem bem lixados......é inadmissivel e inaceitável o que se passou e está a passar.
Não te preocupes que dificilmente isto volta a acontecer até porque jogos single player tão ambiciosos vão ser cada vez mais raros. É preferível ter uma EA a lançar fifa todos os anos do que ter uma cd projeckt a lançar bons jogos mesmo com bugs no lançamento.
A rockstar também já chegou a esta conclusão, lança um jogo a cada 7 anos.

Eu começo a acreditar cada vez mais que este jogo possa nunca vir a ter "cura".... E isso é que me "assusta" mais.
Que cura? O jogo que inicialmente nos apresentaram? Isso é certo que nunca vai existir. Correr normalmente numa ps4? Certamente que sim, mas o pessoal precisa de mentalizar que as consolas bases são sistemas muito maus, e o hardware não faz milagres.
 
Não te preocupes que dificilmente isto volta a acontecer até porque jogos single player tão ambiciosos vão ser cada vez mais raros. É preferível ter uma EA a lançar fifa todos os anos do que ter uma cd projeckt a lançar bons jogos mesmo com bugs no lançamento.
A rockstar também já chegou a esta conclusão, lança um jogo a cada 7 anos.
E depois vem a Sony e com seus 1st party lança jogos single player de alta qualidade, super polidos e vende aos montes, mostrando que a "morte" dos single player tem sido altamente exagerada.

Diferentes empresas têm diferentes modelos, sendo que o modelo de investir tudo num único projeto que demora 3, 4 ou 5 anos a ver a luz do dia, é dos mais arriscados.

Espero que a CDPR dê a volta por cima e volte a fazer o que faz melhor. O grande problema deste jogo, parece-me, é que não foi um projeto devidamente dimensionado e gerido, não foi a falta de qualidade dos técnicos.
 
Eu começo a acreditar cada vez mais que este jogo possa nunca vir a ter "cura".... E isso é que me "assusta" mais.

A "cura" que procuras nunca irá existir, porque implicaria mudar o jogo por completo. E o que vais ver na actual geração de consolas é o mesmo jogo, mas com melhor aspecto e performance. Longe de ser perfeito, mais sempre será uma melhor experiência.

Não te preocupes que dificilmente isto volta a acontecer até porque jogos single player tão ambiciosos vão ser cada vez mais raros. É preferível ter uma EA a lançar fifa todos os anos do que ter uma cd projeckt a lançar bons jogos mesmo com bugs no lançamento.
A rockstar também já chegou a esta conclusão, lança um jogo a cada 7 anos.

Parece-me que estás a analisar a situação de forma errada, além de que existe mais do que uma forma de oferecer um jogo ambicioso.
 
A "cura" que procuras nunca irá existir, porque implicaria mudar o jogo por completo. E o que vais ver na actual geração de consolas é o mesmo jogo, mas com melhor aspecto e performance. Longe de ser perfeito, mais sempre será uma melhor experiência.

Eu já nem falo de coisas como tipo a AI da policia que isso sim obrigaria a um refactoring de código gigantesco.

Mas cenas como carros a voar, colisões estupidas sem sentido, atravessar paredes e coisas semelhantes espero que um dia fique arranjado.

Apesar de toda a polémica, continuo a querer experimentar o jogo mas neste momento não tenho pressa nenhuma, até porque quero jogar a versão next gen.
 
Eu contentava-me que eles explicassem como isso chegou a este ponto, e que medidas vão tomar para que nunca mais volte a acontecer. De resto, espero que voltem em grande nos próximos projectos.

Quem devia dar explicações eram os manda-chuvas dali e não os capatazes que são carne para canhão.
 
Não te preocupes que dificilmente isto volta a acontecer até porque jogos single player tão ambiciosos vão ser cada vez mais raros. É preferível ter uma EA a lançar fifa todos os anos do que ter uma cd projeckt a lançar bons jogos mesmo com bugs no lançamento.
A rockstar também já chegou a esta conclusão, lança um jogo a cada 7 anos.


Que cura? O jogo que inicialmente nos apresentaram? Isso é certo que nunca vai existir. Correr normalmente numa ps4? Certamente que sim, mas o pessoal precisa de mentalizar que as consolas bases são sistemas muito maus, e o hardware não faz milagres.


Por isso é que eu faço uma vénia aos meninos do Demon Souls (apesar de ser um jogo que já estava desenvolvido)e principalmente do Returnal.

Podia falar também do GOW, mas esse vem da geração passada.

O meninos da HOUSEMARQUE merecem todos os cêntimos que paguei pelo Returnal e eu que nunca tinha jogado um rogue like. Não tenho por hábito lamentar-me de comprar jogos, normalmente compro porque sei que vou gostar. Mas o Returnal foi a melhor compra que fiz para a PS5.

Para mim o GOTY deste ano.

E serve bem para mostrar que o SP está longe de morrer, mas percebo perfeitamente o que dizes......jogos MP dá para espremer á boa maneira da rockstar....um SP não, depois de terminado, acabou.

Existem coisas que nunca iremos ver no CP, seria como fazer um jogo novo.
Mas eu tenho apanhado bugs que há muito tempo não via num jogo como por exemplo começa a chover e o cenário despareceu TODO...MAS TODO MESMO. fiquei a flutuar no infinito.
 
Como tudo a experiência varia de jogador para jogador, joguei o jogo todo dias vezes e nunca apanhei bugs desses. Aliás acho que só tive de voltar atrás num save uma vez devido a um bug numa missão, mas isso acontece me em mais jogos.

Por mim falo, do que joguei foi das melhores experiencias que tive nos últimos tempos e adorei o jogo, agora que tentem melhorar mais um pouco e lancem o Patch Next gen. E siga para o Witcher 4
 
O imperdoavel nao é o jogo nao ser grande coisa (e não é) mas deliberadamente esconderem o estado do mesmo.

Sinceramente o jogo nao tem cura acho que deviam esquecer os dlcs e depois de corrigir os bugs partirem para o witcher 4 e ai sim redimirem-se.
 
Não te preocupes que dificilmente isto volta a acontecer até porque jogos single player tão ambiciosos vão ser cada vez mais raros. É preferível ter uma EA a lançar fifa todos os anos do que ter uma cd projeckt a lançar bons jogos mesmo com bugs no lançamento.
A rockstar também já chegou a esta conclusão, lança um jogo a cada 7 anos.

E a verdade é que o pessoal acaba a fazer altos dramas na Internet em jogos Single Player, mas quando se trata dos jogos Multiplayer com loot box's e mais não sei o que, é tudo na loucura para jogar.

Como tal e como dizes bem, a CDPR se for fina acaba com os seus jogos Single Player e junta-se à festa dos MP com Loot Box's e começa a fazer muito mais dinheiro.

A Rockstar é a mesma coisa, é capaz de lançar um GTA novo a cada 10 anos e está feito. O que gera dinheiro é o Gta Online.
 
Quem devia dar explicações eram os manda-chuvas dali e não os capatazes que são carne para canhão.

Mas é claro. Mais precisamente do CEO do Cyberpunk: Marcin Iwiński. Já veio pedir desculpas várias vezes, mas isso sabe muito pouco tendo em conta o que fizeram.

Como tal e como dizes bem, a CDPR se for fina acaba com os seus jogos Single Player e junta-se à festa dos MP com Loot Box's e começa a fazer muito mais dinheiro. A Rockstar é a mesma coisa, é capaz de lançar um GTA novo a cada 10 anos e está feito. O que gera dinheiro é o Gta Online.

Se isto fosse assim tão óbvio toda a gente fazia MPs e acabava-se com SPs. Na realidade, não vejo qualquer decrescimento na qualidade ou quantidade de SPs: metroidvanias, rogue-likes, aventuras, RPGs, action-RPGs e afins. Acho que a estratégia da Rockstar et. al. foi mesmo incentivar o jogo com uma excelente campanha SP, e depois trouxeram o modo MP.
 
Última edição:
É curioso como, de acordo com alguns posts, parece que só existem duas opções: lançar um jogo SP com bugs e problemas de performance ou lançar um jogo MP com microtransacções.

Os problemas que o jogo tem são irrelevantes com o estilo de jogo é, porque os problemas foram derivados da falta de direcção por parte dos principais responsáveis pelo projecto. Não fazer a CDPR (estúdio) de vítima nesta situação (até porque as únicas vítimas foram os devs que tiveram de suportar a situação sem ter uma palavra a dizer).
 
Se isto fosse assim tão fácil toda a gente fazia MPs e acabava-se com SPs. Na realidade, não vejo qualquer decrescimento na qualidade ou quantidade de SPs: metroidvanias, rogue-likes, aventuras, RPGs, action-RPGs e afins. Acho que a estratégia é mesmo incentivar o jogo com campanhas SP e depois ter o modo MP. Claro, que o jogo tem de ser muito bom.

Não foi a Ubisoft que veio dizer que vai começar a fazer menos jogos Single Player por ano para se dedicar a jogos MP Free to Play?

Mas já estamos a entrar em offtopic.

É curioso como, de acordo com alguns posts, parece que só existem duas opções: lançar um jogo SP com bugs e problemas de performance ou lançar um jogo MP com microtransacções.

Eu não quis referir que só existem essas duas soluções. Apenas abordei um ponto que cada vez tenho notado mais e que o Tert referiu. Os jogos com micro transações são cada vez mais apelativos em termos financeiros que os Single Player.
Uma Rockstar que sempre lançou vários jogos por geração, lançou um único jogo na geração passada e deve ter sido a primeira vez que não lançou um único GTA novo numa geração. E cada vez mais se tem notado isso.

Como tal, não ficava surpreendido se um dia destes a CDPR avançasse para essa vertente.
 
Back
Topo