Não podem dizer que a Sony quis tirar o jogo das suas stores por motivos de qualidade e depois ter lá jogos como o "Life of Black Tiger" a 10€.
Aqui parece-me ter sido uma questão de evitar qualquer tipo de problema maior, talvez uma maneira de se colocar "à parte" de toda a má publicidade que veio com o lançamento do jogo. Ou então a sua comissão no Cyberpunk era tão pouca que nem quiseram saber face a possíveis problemas com devoluções.
Isto é tudo suposições, a verdade é que a Sony foi a única que se colocou nesse papel, e, por muito que digam, na falta de versão PS5, está errada. Privou os seus utilizadores / clientes de poderem experimentar um jogo que pode ser bom ou mau, só porque sim.
Eu gostei do jogo, ficaria desiludido se tivesse uma PS5 e não o pudesse jogar, por exemplo. Mas mesmo que ficasse, teria que ser eu a ficar desiludido, não a Sony a impor-me essa desilusão por nem sequer me deixar tentar o jogo.
Fikem bem!
É claro que não foi por motivos de qualidade ou preocupações com os jogadores. Isso foi PR talk, a desculpa para saírem "bem" de toda a situação. A verdade é que estava a ser a total
shitstorm para os lados da Playstation com a quantidade de pedidos de refund que estavam a ter, que aliado à péssima política de devoluções da PS, estava a criar um sério problema de imagem para a PS, a somar a todo o problema já associado ao lançamento do jogo e à CDPR.
Só com a novela do Cyberpunk é que muitos descobriram que a política da PS para as devoluções é basicamente "Se começaste a fazer o download do jogo, já não tens direito a devolução alguma", nem interessa se o download foi sequer concluído ou se 1 minuto de jogo foi jogado sequer.
Por muito que falem que a Sony não tem culpa no cartório, no final de contas, a PS foi a única loja digital a retirar o jogo. Será que as outras lojas não se preocupam também com a qualidade do que oferecem? O jogo não foi também lançado noutras lojas e plataformas, nas quais também sofria dos mesmos problemas, que sofria na PS? A diferença é que as outras lojas têm políticas de devolução com pés e cabeça, que lhes permitiam processar as devoluções e não entrar em conflito com os consumidores e editoras.
A CDPR provavelmente nem fazia ideia das condições das devoluções digitais da loja da PS, quando comunicou aos jogadores para fazerem pedidos de devolução às detentoras das lojas digitais. Concordo que no caso da PS deviam ter acertado melhor as coisas com a Sony antes do comunicado, caso não o tenham feito, mas provavelmente também nem o fizeram com as outras stores, e isso também não desculpa o problema a jusante na loja da PS.
A Sony retirar o jogo da loja foi a forma de cortarem o mal pela raiz do lado deles e saírem pela porta das traseiras. A política de devoluções, essa continua a mesma.
Continua a existir a versão física, mas para quem tem uma PS5 digital, enquanto não sair o patch next-gen, não tem hipótese de jogar. E como as devoluções das edições físicas são feitas junto dos retalhistas, a Sony tão pouco está preocupada com isso. Se estivesse preocupada efectivamente com qualidade como alguns dizem, não retirava só a versão digital da loja mas também arranjava forma de mandar retirar todas as unidades físicas para a PS4 das prateleiras.