cygwin

rcientista

Power Member
pessoal vinha pedir a vossa ajuda para um pequeno problema meu...

encontrei um programa k queria usar mas apenas ha para linux... encontrei o cygwin que da para correr o linux em windows mas nao sei como usa lo... alguem me pode ajudar???
 
Já o tens instalado mas não o sabes usar, é isso?

Se já estiver instalado, o que eu me lembro de ter feito no meu caso foi adicionar a pasta do bin do cygwin à variável de ambiente PATH do windows (se não estiver já feito claro). A seguir a isso para correres o programa tens obrigatoriamente ( tanto quanto sei) de o compilar usando o cygwin, a não ser que já venha incluído neste.
Ou seja, na consola do cygwin, navega até à source do programa e faz os habituais passos : ./configure && make .

P.S.: se o programa for de grande dimensão pode ter dependências que o cygwin não instale ( mesmo com a instalação completa )e aí vais ter mais trabalho porque é preciso ir buscá-las todas e esperar que também se possam compilar.
 
yap é isso ja fiz download dele e fiz setup e instalei os packages... mas é a primeira vez k mexo com linux e nao percebo nada disto... o programa é so um ficheiro e uma imagem(ManDVD)... agradecia k me explicasses os passos k disses te acima mas para uma pessoa k nao percebe nada disto lol... brg
 
Eu não sei bem para que precisas do Cygwin, pergunto-me se não será preferível experimentares um Live CD.
A única altura em que usei Cygwin(e jurei para nunca mais) foi para fazer um trabalho de programação. Mas depois cheguei a conclusão que para isso um Live CD (na altura Knoppix) era bem mais amigável.
 
yap é isso ja fiz download dele e fiz setup e instalei os packages... mas é a primeira vez k mexo com linux e nao percebo nada disto... o programa é so um ficheiro e uma imagem(ManDVD)... agradecia k me explicasses os passos k disses te acima mas para uma pessoa k nao percebe nada disto lol... brg

ok, vou resumir mais o que disse em cima.
1) Se não puderes compilar o programa, esquece, não o consegues correr no cygwin. Portanto aqui o 1º passo é procurares o código fonte. Se não me disseres qual é não consigo ajudar mais que isto :p
2)Quando tiveres o código fonte, descompacta para a pasta c:\cygwin\home\<username>\<pasta>\
3)abre o cygwin e faz - "cd pasta"
4)escreve "./configure && make"

<pasta>->uma qualquer à tua escolha
<username>->tu logo vês quando a procurares

já agora, isto é o que eu penso que pode funcionar contigo. não sou nenhum pro a usar o cygwin, muito pelo contrário. Eu assumo que o teu código possa ser compilado com os comandos que te indiquei no passo4, e que escolheste a pasta c:\cygwin para instalares o cygwin.
 
ok brg pela ajuda mas nao consegui... desisti do cygwin.... tenho agora linux portatil que corro apartir de uma pen... aparece me o ambiente de trabalho numa janela do windows mas continuo sem saber como correr la o programa
 
ok brg pela ajuda mas nao consegui... desisti do cygwin.... tenho agora linux portatil que corro apartir de uma pen... aparece me o ambiente de trabalho numa janela do windows mas continuo sem saber como correr la o programa

Se a tua descrição nao fosse tao vaga secalhar ja tinhas resolvido o problema à mt tempo. Que programa é esse?Que distro estas a usar na pen?

Se o ficheiro que tens é do tipo tar.gz, entao descompacta-o. Depois pela consola (deve estar em Applications->Accessories ou System Tools) vai até à pasta q foi criada e faz:
1. "./configure"
2. "make"
3. "sudo make install"

Toma atenção no fim do primeiro passo se nao aparece nenhuma msg de erro...às vezes pode faltar dependencias
 
ok vou tentar... o programa é o manDVD.... ele vinha em winrar, eu descompactei o e la so tem uma imagem com o icone do programa e outro ficheiro k e desconhecido para o meu pc...
 
a distro é debion v. 2.14.3

outra cois aé k aparece entao o ambiente do linux numa janela do windows e de la não tenho acesso aos meus documentos k acesso normalmente pelo windows logo não consigo chegar até ao programa... tenho de arranja maneira de o por la certo?
 
Back
Topo