D300 para novato?

pbcaria

Power Member
Boas, vou estudar para os EUA e quero comprar uma SLR para aproveitar ao maximo as fotografias q la vou tirar. Estive a ver e devido à diferença do euro p o dolar tenho dinheiro p uma d300 + 18-200 vr nikon ou 17-55 nikon.. a questão é? será muito avançada p mim que venho das compactas? será aconselhavel outra? tenho um conhecimento razoavel de fotografia.. e às vezes a canon 400d do meu cunhado p lhe tirar umas fotografias a jogar golf lol entretanto em Portugal pelo que já percebi ha a mania das Canon.. pq será?
 
Que a máquina é boa não há duvidas... Agora, se precisas de um canhão destes para fotos de ferias é que já não é tão pacifico..

Mesmo nos EUA é um investimento enorme..
 
Essa questão é a mesma que perguntares o seguinte. Acabei de tirar a carta de condução e quero comprar um carro. Devo começar por um Audi A3 de 150cv, 2000TDI ou ficar-me por um mais modesto Fiat Punto a gasolina? A resposta será sempre, depende das necessidades.

Agora, podendo comprar o Audi é melhor, mas tambem corremos o risco de por falta de prática e com um carro tão potente nas mãos nos enfiarmos contra um poste ou, na melhor das hipoteses, não tirar o melhor partido do mesmo. Já se ficarmos com o Fiat Punto para começar deve ser mais fácil e se descobrirmos que afinal não gostamos de conduzir podemos sempre encostar o carro sem perder muito dinheiro.

Isto tudo para dizer que para começar acho uma D300 um exagero. É overkill e podes desmotivar ao a utilizares com pouca prática. Opta por uma D40 ou uma D80 a menos que andes a nadar em dinheiro. Se preferires Canon tambem existem por aí boas opções nas entrada de gama. Se quiseres realmente gastar o € todo que tens podes fazê-lo naquilo que é realmente importante: lentes!

Just my 50cents.

Cumps,
michael c
 
Realmente comprar uma D300 como primeira SLR é como tirar a carta e comprar um desportivo de tracção traseira. Como disse o michael c, é até apanhares a primeira curva...
Mas comprar uma D300 com uma 18-200, ainda que da Nikon, é como tirar a carta, comprar um desportivo de tracção traseira e meter-lhe um motor 1.5dCi de 80cv. Depois ficas a pensar, para quê um desportivo se ele não anda nada?!
Com a 18-55, além de comprares um desportivo a diesel, estás a comprar um desportivo a diesel só com três mudanças. Rapidamente vais sentir falta das outras três.

Isto para dizer que uma D300 é overkill, especialmente se depois for para andar a comprar lentes que não "acompanham" a máquina.
É muito preferível comprar um corpo de uma gama mais baixa, até mesmo o mais baixo possível tipo D40, mas gastar o resto em lentes de topo, como uma 17-50 2.8 e uma 70-200 F4, por exemplo.

Mais tarde, se quiseres, logo compras outro corpo, mas ao menos já tens excelentes lentes para tirar partido dele.
 
nos states aconselho à seguinte compra!

d80 + 18-55 2.8 (nikkor) + 70-200 2.8 VR e ficas com máquina para tudo e mais alguma coisa e aprenderes a usar!
 
Viva!

Se há a mania das Canon ou não eu não sei, mas eu pessoalmente não uso outra coisa.

No que há máquina fotográfica diz respeito, julgo que uma D300 para um novato, tal como te referiste, é começar muito por cima, até porque não irás usar todas as funções da máquina se realmente és um novato em aberturas manuais, escolha de ISO's, escolha de velocidade de obturação, etc.

Aconselho-te porque não a nova Canon 450D, é uma máquina modesta mas muito boa, salvo erro até já com 12mpx (que as pessoas dão muita importância mas que no fundo até 3mpx chega para o que correntemente se faz por aí). Aposta sim é na lente que comprares, por exemplo uma 70-200 juntamente com uma 18-70 (julgo que são estas as distancias focais da Canon...nesta distancia só uso uma lente Sigma - 24-70)

Aqui fica o meu conselho. Boa escolha e bons estudos!

|pedibus
 
Concordo plenamente com o michael c e com o Rui Marto! Mais vale optares por uma máquina inferior e apostares nas lentes, que depressas te vais aperceber que acabam por ser tão ou mais importantes que a máquina em si! Corrijam-me se estiver errado, mas é a minha opinião!

Cumps!
 
Já agora... Para ferias/viagem andar com 2 lentes é uma verdadeira "pain in the ass".. Pelo que não acho a escolha da 18-200 descabida.. Antes pelo contrario..

Quanto ao corpo, a D300 também não acho que seja assim um monstro tão inultrapassavel.. Em modo P, com auto ISO, auto WB e auto focagem é uma point and Shot melhor do que a esmagadora maioria das que há no mercado. Agora, acho que se for para usar só numa logica de férias o tamanho e o preço são completamente desajustados e seris MUITO melhor escolha uma Nikon D40 em conjunto com a 18-200, por exemplo..

Agora, se as férias/estudos forem só a desculpa, e a verdadeira razão for um interesse grande pela fotografia.. Porque não?
 
Desde já agradeço as respostas, todas elas bastante interessantes.
Com a futura compra de uma SLR (qualquer que vá escolher) irei certamente vir aqui várias vezes.
Gosto realmente bastante de fotografia, conhecimentos técnicos é que ainda são escassos, tenho vindo a comprar revistas, visto sites etc com o intuito de já saber mais quando tiver a câmara.
Em relação ao meu budget, recebi 2000€ de uma avó como presente de entrada na Universidade de Harvard, e que terei que o utilizar num presente. Escolhi uma SLR, logo se "apenas" gastar 800€, os restantes 1200€ não serão poupança, pois não ficarei com eles, logo interessa-me utilizar o valor todo.
A minha estadia nos EUA não será de férias, será residência permanente nos próximos tempos e gostava de tirar boas fotografias nesse período.
Ficarei então melhor serviço com uma D80 / E450 e umas boas lentes do que com uma D300 e uma 17-55 Nikon?
Actualmente tenho uma Canon 900 Ti, e penso que tem muitas limitações. O ano passado tava em São Francisco a andar de Funicular à noite, vi o Copolla a jantar fora à nt cm amigos... tirei umas 10 fotografias e ficaram todas péssimas, acabei p n ficar com nenhuma boa recordação daquele episódio interessante..
 
Desde ja,acho que com pouco conhecimento técnico de fotografia,ficarás bem servido com uma D80 ou 450D,eu preferiria uma D80 até porque vou usar Nikon muito brevemente,não sei porque há qualquer nestas máquinas que me puxa para elas,como estou a pensar em fazer a vontade a 6º sentido :-D te digo para ires por ai,mas a decisão cabe-te a ti,como referes com os 1200€ sempre podes apostar em lentes de vidro e assim verás o que é qualidade de foto,acredita que verás diferença a olho nu para umas lentes convencionais mais baratas.
Boa escolha e esperarei pela tua Galeria para essas fotos dos States.
Cumps.
 
olha eu acho a d300 uma excelente máquina até porque tenho uma também vinda dos US. O que aconselho, caindo na d80 + grip seria porque com o restante do orçamento podes comprar 1 lente versátil como a 18-200 mencionada e depois comprares boas lentes para uso mais sério e isto com o orçamento que tens senão apenas te poderás orientar com a d300 com a 18-200 e pouco mais.

agora com esse orçamento consegues a d80+grip+flash+tamron 17-50 2.8+ nikokr 70-200 2.8

acho q era algo muito porreiro e com excelente qualidade
 
Ajuda de profissionais, very nice indeed..
Última questão, com o advento do FX é razoavel comprar lentes DX? Daqui a uns 2/3 anos as slr de média gama já não serão 35mm? P uma D80 será razoável comprar as nova 24-70 ou 14-24 da Nikon ou esse tipo de lente só se justifca na D3?
Jamiro, por curiosidade, para uma pessoa ir para o local dos profissionais nos estadios futebol, estoril open, salão automovel etc, q identificações tem q se entregar? Eu já com a nova camara posso chegar ao estadio da luz e dizer q quero ir p o relvado tirar umas fotografias? :joker: lol Pergunta parva mas tenho curiosidade! Obrigado
 
nao claro que nao senão estaria sempre cheio com pessoal eheh

Quanto às lentes eu penso que escusas de pensar já nisso do FX e pensar agora no DX. As lentes que comprares agora vão sempre dar para o futuro e se vieres a comprar posteriormente uma FX as lentes vão dar para ela e mais tarde vendes as antigas e compras novas.. é renovação ;)

E se trocares para FX e manteres a DX sempre terás lentes a duplicar caso compres novas para a FX eheh
 
Penso que precisas de ter uma carteira de jornalista e uma coisa que diz "Free Pass", pelo menos algumas pessoas que conheço que trabalham como fotografos para jornais regionais têm um distico identificativo para transportar com eles e têm outro pra colocar no carro. Havia de ser bonito em termos de segurança num estádio da luz toda a gente que tivesse máquina ir pra junto do jogadores.:-D

Cumps,
michael c
 
humm não é free pass isso deve ser usado para alguns eventos sem necessidade de credencial com alguma antecedencia. para 1 jogo de futebol por exemplo é preciso além de carteira profissional ou cartão do cnid (jornalistas desportivos) pedir a credencial para tal com alguns dias de antecendecia e ver essa mesma credencial ser aceite :)
 
Eu por acaso se tivesse dinheiro também comprava a D300, eu sei que seria overkill, but so what???

E de facto uma D300 mais uma nikkor 17-55mm F/2.8, a única limitação que poderias encontrar seriam as tuas capacidades, pois melhor que isso não há, nem em nikon nem em canon. Bom uma D3 com a 24-70 seria ainda melhor mas isso não é para o comum dos mortais.

2999$ ou 1936€ na bhphoto sobraria dinheiro para uma mochila e 2 cartões SD de jeito.
 
Última edição:
humm não é free pass isso deve ser usado para alguns eventos sem necessidade de credencial com alguma antecedencia. para 1 jogo de futebol por exemplo é preciso além de carteira profissional ou cartão do cnid (jornalistas desportivos) pedir a credencial para tal com alguns dias de antecendecia e ver essa mesma credencial ser aceite :)

Os jornalistas que eu conheço não fotografam eventos da magnitude de um jogo de futebol de 1ª liga, regionais na melhor das hipoteses.:-D Mas sim, tambem sei de casos onde eles tiveram de pedir a tal credencial. Mas a verdade é que para alguns eventos acabam por lhe dar o tal free-pass. Deve ser depois deles pedirem a tal credencial.:)

Cump,
michael c
 
Ok, obgd, fiquei esclarecido!
Ou seja, os "freelancer" n podem ir aos jogos da 1a liga fotografar? A D3 p mim seria so rir, e n teria o minimo interesse, gd matacão q aquilo é, so p profissionais.. já a D300 q tive na mão n é propriamente "delicada"..
eu em boston fui a uma gd loja, ritz camera, tb tem site na net, é lá q vou comprar.. quem manda vir dos eua n tem q pagar alfandegas e n sei que? eu acho arriscado mandar vir d lá..
 
Back
Topo