1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

D3D, OpenGL; onde e quando?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por zelv, 6 de Dezembro de 2005. (Respostas: 8; Visualizações: 1181)

1. zelv

zelv Power Member

Será que alguém me pode explicar que jogos/aplicações usam D3D e OpenGL?
    Nos presets do RivaTuner nunca sei em que jogos devo optar por High Quality D3D ou High Quality OpenGL... e já agora quando devo optar por High Performance...

P.S. e presets do RivaTuner para download, algém sabe aonde? não era má ideia os experts criarem uns presets e os colocarem para download. não ficava mal em sticky...

thx in advance

2. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

É quase tudo D3D actualmente.
    Em OpenGL tens o Quake 4, o Doom 3. O Serious Sam 2 corre em D3dD mas tambem pode correr em OpenGL.
    Agora não me estou a lembrar de mais jogos em OpenGL....

3. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

O Direct3D (que faz parte do DirectX) e o OpenGL são APIs que funcionam como "pontes" entre o software próprio das placas gráficas (drivers) e os programas ou jogos.

Como neste momento apenas o DirectX e o OpenGL são as únicas APIs a nível doméstico, praticamente todos os jogos com cerca de 8 anos ou menos suportam ou OpenGL ou DirectX.

A lista de jogos que usam uma ou outra API é demasiado extensa para escrever aqui, mas procura no google que pode ser que encontres..
    Em relação à actualidade, posso dizer-te que quase todos os jogos actuais usam o DirectX. Os únicos que usam o OpenGL são os baseados no motor Doom, o Doom3 e o Quake4. Depois existem jogos DirectX onde tambem tens disponível o OpenGL mas normalmente é só um suporte beta, para tirar curiosidades.. como é o caso do serious sam.

Em relação ao high quality ou high performance.. depende da performance de cada placa gráfica em cada jogo e dos gostos pessoais da pessoa que a está a usar.

4. blastarr

blastarr Power Member

Chronicles of Riddick, MDK 2, os jogos Unreal Tournament 2004 e Farcry também têm um "rendering path" OpenGL (embora menos testado), Call of Duty 1 e Quake III, No One Lives Forever 1 e 2, etc.

Última edição: 6 de Dezembro de 2005
  5. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

entao pq é q o doom3 / quake4 precisa do DX9???

6. Esquecem-se do Half Life e do counter strike??? Ai que os meninos não prestam! :004:
    Estes tanto podem correm em D3D como em OpenGL. É só escolher nas options.

7. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

no caso de counter strike 1.6 corre melhor em OpenGL

8. blastarr

blastarr Power Member

Talvez porque precisam de uma API para... som, conectividade online/multiplayer, acesso a teclado/rato/gamepad's/etc, entre muitas outras coisas.

OpenGL: Open Graphics Language...

9. odr4cir

odr4cir Power Member

Não é Open Graphics Library?

Partilhar esta Página