D3D, OpenGL; onde e quando?

zelv

Power Member
Será que alguém me pode explicar que jogos/aplicações usam D3D e OpenGL?
Nos presets do RivaTuner nunca sei em que jogos devo optar por High Quality D3D ou High Quality OpenGL... e já agora quando devo optar por High Performance...

P.S. e presets do RivaTuner para download, algém sabe aonde? não era má ideia os experts criarem uns presets e os colocarem para download. não ficava mal em sticky...

thx in advance
 
É quase tudo D3D actualmente.
Em OpenGL tens o Quake 4, o Doom 3. O Serious Sam 2 corre em D3dD mas tambem pode correr em OpenGL.
Agora não me estou a lembrar de mais jogos em OpenGL....
 
O Direct3D (que faz parte do DirectX) e o OpenGL são APIs que funcionam como "pontes" entre o software próprio das placas gráficas (drivers) e os programas ou jogos.

Como neste momento apenas o DirectX e o OpenGL são as únicas APIs a nível doméstico, praticamente todos os jogos com cerca de 8 anos ou menos suportam ou OpenGL ou DirectX.

A lista de jogos que usam uma ou outra API é demasiado extensa para escrever aqui, mas procura no google que pode ser que encontres..
Em relação à actualidade, posso dizer-te que quase todos os jogos actuais usam o DirectX. Os únicos que usam o OpenGL são os baseados no motor Doom, o Doom3 e o Quake4. Depois existem jogos DirectX onde tambem tens disponível o OpenGL mas normalmente é só um suporte beta, para tirar curiosidades.. como é o caso do serious sam.


Em relação ao high quality ou high performance.. depende da performance de cada placa gráfica em cada jogo e dos gostos pessoais da pessoa que a está a usar.
 
Winjer disse:
É quase tudo D3D actualmente.
Em OpenGL tens o Quake 4, o Doom 3. O Serious Sam 2 corre em D3dD mas tambem pode correr em OpenGL.
Agora não me estou a lembrar de mais jogos em OpenGL....
Chronicles of Riddick, MDK 2, os jogos Unreal Tournament 2004 e Farcry também têm um "rendering path" OpenGL (embora menos testado), Call of Duty 1 e Quake III, No One Lives Forever 1 e 2, etc.
 
Última edição:
JAFoNEXUS disse:
entao pq é q o doom3 / quake4 precisa do DX9???

Talvez porque precisam de uma API para... som, conectividade online/multiplayer, acesso a teclado/rato/gamepad's/etc, entre muitas outras coisas.

OpenGL: Open Graphics Language...
 
Back
Topo