1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

D80 + 18-200mmVR ou D300 + 18-135mm

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Hebervan, 21 de Junho de 2008. (Respostas: 39; Visualizações: 1967)

1. Hebervan

Hebervan Power Member

Olá pessoal, acho que pelo título do post já deu pra sentir o meu drama né!?
    Sou webdesigner e fã de fotografia. Estou prestes a adquirir uma câmera que sirva pra tirar fotos dos produtos dos meus clientes, fotos de casamentos e eventos e tb pra hobbie que faço de vez em quando. Qual das duas opções vcs me indicam? Uma Nikon D80 + 18-200mm VR ou a Nikon D300 + 18-135mm?

Obrigado aos que responderem!!!

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

d80 com flash externo

3. jmmsmm

jmmsmm Power Member

A d300 é demais...:)

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Concordo, a D300 é "overkill" para a utilização referida. D80 + flash + boas lentes.

5. Hebervan

Hebervan Power Member

Overkill?

O que quer dizer "overkill"?

6. jmmsmm

jmmsmm Power Member

"overkill" significa neste contexto... sub-aproveitar a máquina... neste caso a d300...:)
    é o mesmo que contratares o ronaldo e pô-lo a jogar de chinelos... ;)

7. Hebervan

Hebervan Power Member

Então quer dizer que ela é mais do que o que eu preciso pra trabalho e hobbie? Se um dia eu resolver viajar por aí e tirar umas fotos tipo http://www.flickr.com/photos/burnblue/2072995782/in/set-72157594525219517/
    ela ainda é "overkill"? Talvez algumas vezes fotos em movimento... Considerem que não pretendo trocar de câmera tão cedo. Ainda assim a D80 é suficiente? e a lente 18-200VR dá pra tirar fotos de perto tb?

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

9. dasens

dasens Power Member

a única coisa que me faz apontar mais para a D300 é o facto de ires fotografar casamentos e eventos, mas com essa lente não vais lá.. A máquina precisa de bom vidro à frente, e casamentos sem um bom flash também é para esquecer..

10. EizO

EizO Power Member

como é que podem ter dúvidas, se um iniciado deve comprar uma D300 ou não??? com a quantidade de níveis de definições e ajustes dessa máquina, é o mais provável ele passar grande parte do tempo com a D300 de 2000€ em modo Auto!

A D80 está num patamar imediamente abaixo da série profissional das SLR e com uma Nikkor 18-200 VR é um bom conjunto, actualmente a bom preço. Quando aprenderes a fotografar e a mexer na máquina, aí já vais saber que queres a seguir para evoluir, quer em lentes, quer em corpo da máquina.

11. Hebervan

Hebervan Power Member

Ê gajo, espera aí... já tá querendo me humilhar desse jeito rsrsrs. Eu sei que sou amador, mas faz um tempo que aprendi a usar a minha compacta no modo manual, já entendo muitas funções e tô sempre estudando e pesquisando novos materias. Com certeza não vou gastar uma grana legal pra aprender numa D80 e depois ter que gastar novamente pra evoluir pra uma D300.
    Eu tô pedindo a opinião de vcs pq quero que os recém casados olhem pras fotos e fiquem satisfeitos com a qualidade em todos os sentidos e ainda façam a minha propaganda.
    Começaram a me chamar pra tirar fotos de casamentos depois de verem algumas fotos que fiz brincando com a minha compacta. Sei que tenho um longo caminho de aprendizado, mas eu gosto disso e vai somar à minha profissão de webdesigner.

12. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu conheço malta a fazer casamentos com maquinas inferiores a d80 e não se queixam :)

precisas é acompanhar com a máquina lentes que depois não deixam ficar mal ou pelo menos o flash

13. EizO

EizO Power Member

não querendo humilhar ninguém, mas ainda agora fiz um casamento com a minha Nikon D50 (é a minha primeira dSLR)+Sigma 18-125+flash externo SB-800 e ficaram muito satisfeitos pelo trabalho.
    Digo isto para provar que não é necessário ter uma máquina de profissional para tirar boas fotos. Uma dSLR, permite-te sim, desenvolver mais a criatividade por permitir experimentar ajustar parâmetros (da máq. e da obj.) que em outras máquinas é feito automáticamente.

À pessoa que se quer iniciar nas dSLR, independentemente da máq. fotográfica que venhas a comprar, a Nikkor 18-200 VR é um must se tiveres uma dSLR Nikon.

Última edição pelo moderador: 25 de Junho de 2008
  14. Hebervan

Hebervan Power Member

Então vcs acham que a 18-200vr é melhor que a 18-135 pra tirar fotos de eventos, produtos, pessoas, paisagens e locais?

15. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

antes das distancias focais, eu estaria mais interessado em procurar uma lente com aberturas na casa dos f2.8
    Quanto à maquina, é uma questão de disponibilidade fincanceira. Se sobrar dinheiro para uma D300, depois de comprar o flash (indispensavel para casamentos) e uma ou duas lentes decentes... Porque não?

Sinceramente, faz-me confusão esta limitação que se cria nos corpos... "ahh, não compres isso porque não precisas"... isso para mim, desculpem, mas são balelas. Todas as maquinas têm coisas que são mais utilizadas, dependendo da pessoa que os compra... agora, uma D300 é melhor que uma D80 em inumeros aspectos, mesmo numa utilização menos profissional, é facil tirar proveito de algumas vantagens da D300.

O que eu discordo, é que se compre uma D30, sacrificando dinheiro nas lentes. isso de facto não é boa politica.

anyway, relativamente a lentes, uma aposta interessante, ha de ser sempre a tamron 17-50 f2.8... não é nenhum suprasumo da focagem, mas pelo preço pedido, é uma grande lente.
    A sigma 17-70 f2.8-4.5 Dc também é uma aposta interessante, e com um range focal um pouco maior.. e um preço eventualmente mais interessante que o da tamron

Última edição: 25 de Junho de 2008
  16. Hebervan

Hebervan Power Member

Ok Koncaman, se eu fosse na D300 eu teria que ficar com a lente do kit que é a 18-135 e tb compraria um flash sb-800. Mas depois dessas opiniões fiquei mais inclinado a comprar uma D80 e investir em uma lente a mais. Essas que vc citou tem a mesma aplicação ou são para situações diferentes?
    Pessoal, vale a pena eu comprar a câmera com a 18-135 ou compro só o corpo mesmo? Ela tem um preço bem melhor se vier junto com a câmera!

17. ByDeR

ByDeR Power Member

A decisão d300 vs. d80 é algo complicada. A d300 vai ser sem dúvida superior como o Koncaman referiu, e é uma mais valia.

Mas indo por prioridades. Se casamentos e eventos são o, ou um dos objectivos principais. Temos que ter em conta dois aspectos, lentes boas e sobretudo luminosas, e um flash externo.

Fazendo as contas, o sb-800 mais duas lentes, e depois consoante o que sobrar logo se toma a decisão entre a d300 e a d80.

Quanto a lentes é como o Koncaman disse, a Tamron 17-50mm f/2.8 é uma boa lente, juntando uma Nikkor 85mm f/1.8 ficamos com um bom set. Esta última pode ser discutível, tem uma distância focal fixa, mas é uma lente muito luminosa e para retratos de interior é uma boa opção.

Só estas duas lentes custam à volta dos 800 euros penso eu. Com o flash já vamos nos 1100, se juntando a d80, é o preço da d300 kit + flash sensivelmente, talvez um pouco menos. Se ao comprar a d300 é para ficar com a lente do kit então acho que é preferível ter a D80 com bom vidro à frente, do que a d300 com a lente do kit, que não é necessariamente má, pelo contrário, mas é pior que este setup.

Cumps

18. Hebervan

Hebervan Power Member

E quanto a Canon 40D? Vale a pena investir mais e comprar ela ou a Nikon D80 ainda leva vantagem? Particularmente eu gostei mais das imagens da Nikon.

19. adolfo dias

adolfo dias Power Member

desculpem lá destoar, mas se tens intenções de fazer casamentos n sei pq é que ainda n se falou da S5

20. Hebervan

Hebervan Power Member

O objetivo não é somente casamentos...

Partilhar esta Página