D80 + 18-200mmVR ou D300 + 18-135mm

desculpem lá destoar, mas se tens intenções de fazer casamentos n sei pq é que ainda n se falou da S5

Esta um bocado outdated, a comparar com a D300, ou com a 40d, por exemplo..
Não creio que a S5 ainda seja competitiva (não com o preço actual). Bem que a Fuji podia fazer um refreshzito à maquina..
 
Esta um bocado outdated, a comparar com a D300, ou com a 40d, por exemplo..
Não creio que a S5 ainda seja competitiva (não com o preço actual). Bem que a Fuji podia fazer um refreshzito à maquina..

a nivel de features poderá ser algo inferior, mas custa-me a crer que tt a d300 como a d40 tenham uma melhor reprodução de cores que a s5 ou até a s3.
por acaso ainda há dias pensava nisso e estando todos os modelos S separados por cerca de 2 anos....
a s5 foi anunciada em setembro de 2006, pelo que aguardo uma surpresa na photokina
 
As cores, sinceramente, não creio que sejam algo assim tão importante como isso, dado que hoje em dia, é quase tudo submetido a edição digital.

Para um gajo como eu, o resultado das fotos imediatamente saidas da maquina é importante... para a maioria do pessoal que compra maquinas destas, segue quase tudo para o photoshop... e aí faz-se quase o que se quizer da cor.
 
... e a lente 18-200VR dá pra tirar fotos de perto tb?

Não leves a mal, mas tira um pouco de tempo para estudar a teoria básica da otografia - o que é a distância focal, profundidade de campo, velocidade de obturação, etc. etc. A sério, não perderás muito tempo e estas perguntas são-te logo respondidas, e poderá ajudar-te muito a compor as fotos e seleccionar o material que realmente queres. Digo isto sem ironia.



...Se um dia eu resolver viajar por aí e tirar umas fotos tipo http://www.flickr.com/photos/burnblue/2072995782/in/set-72157594525219517/
ela ainda é "overkill"? ....
A máquina é apenas um dos componentes. As lentes, os flash, o motivo a fotografar e sobretudo a categoria do fotógrafo - e por vezes até a sorte ou o acaso - fazem o resto.
Há excelentes fotos tiradas com equipamento básico, e o melhor equipamento do mundo nas mãos erradas não serve de nada...
 
Não leves a mal, mas tira um pouco de tempo para estudar a teoria básica da otografia - o que é a distância focal, profundidade de campo, velocidade de obturação, etc. etc. A sério, não perderás muito tempo e estas perguntas são-te logo respondidas, e poderá ajudar-te muito a compor as fotos e seleccionar o material que realmente queres. Digo isto sem ironia.



...Se um dia eu resolver viajar por aí e tirar umas fotos tipo http://www.flickr.com/photos/burnblue/2072995782/in/set-72157594525219517/
ela ainda é "overkill"? ....
A máquina é apenas um dos componentes. As lentes, os flash, o motivo a fotografar e sobretudo a categoria do fotógrafo - e por vezes até a sorte ou o acaso - fazem o resto.
Há excelentes fotos tiradas com equipamento básico, e o melhor equipamento do mundo nas mãos erradas não serve de nada...

Então atchhim, eu já estou estudando através de um curso "tripode" em espanhol que peguei na net. Tb tenho procurado fotógrafos e feito alguns contatos por aqui, mas é complicado pq não achei nenhum curso e tb não é o tipo de conhecimento que as pessoas gostam de passar a diante pq vou ser concorrência deles... Em todo caso, agradeço a sua honestidade mais uma vez e repito a pergunta do outro tópico pois não pretendo trocar de câmera em alguns anos e lente posso comprar mais tarde. A 18-135mm do kit da D300 não dá pra começar a ganhar um dinheiro e investir em mais lentes depois?
 
depende da exigência do cliente...
as lentes com grandes diferenciais entre distâncias focais mínima e máxima nunca primaram pela qualidade...
 
Hebervan, nao te preocupes com o facto de eventualmente mudares de camera (D80 para D300) porque outra coisa vai acontecer muito mais frequentemente: mudar de lentes.
Com os teus conhecimentos, que por tua propria admissao sao limitados, uma D300 (maq. profissional) e maquina mais que suficiente. O que isso quer dizer e que para tirar as fotos que vais tirar agora e durante muitos meses no futuro, tanto a D80 como a D300 servem.Com as lentes que indicas-te mais rapidamente vais sentir falta de um F2.8 ou menor. O que quer dizer que vais querer outra lente, coisa que te pode custar bem mais do que a D80...

A diferenca de 2MP entre as duas lentes nao se nota nas impressoes normais para casamentos. Mas aquela foto com um bokeh fantastico ou com apenas luz natural vai deixar os recem casados muito mais felizes do que o facto de teres uma maquina muito boa.

BTW, o curso tripode e bem jeitoso para comecar a aprender. Procura um profissional e oferece-te como assistente ou second shooter, mas prepara-te pois podes ser qs escravo...
 
Se fosse eu, e tendo o orçamento limitado, optaria pela d80 em relação à d300, e investia noutra lente. Posso dizer-te que o equipamento que eu agora mais uso - não sou profissional, longe disso, apenas gosto de tirar umas fotos - é:
-d80
-18-200 vr , o que tem de bom é que vou de viagem para qualquer lado sem me preocupar com mais lentes, embora nos limites das distâncias focais algumas fotos necessitem de um ajuste no pc;
-50mm f1.8 - barata e util para retratos especialmente dentro de casa;
-105mm f2.8 - para brincar com macros e também para retratos, em especial da filhota na rua, sem lhe perturbar a brincadeira.
Penso que um conjunto como este, pelo que vi neste thread e no outro que criaste, inclui o material que referes e, para já, cobre as tuas necessidades - vê na net por quanto te fica.
Podes começar pela 18-200, e depois logo vês qual te daria mais jeito: a 50mm, a 85mm ou a 105mm, pois para retratos estas são de longe melhores que a 18-200.
Nota que, como disse atrás, sou apenas um gajo que gosta de tirar umas fotos - há por aqui pessoal muito mais competente e mais bem informado - por isso é apenas uma opinião.
Boa sorte para os teus projectos.
 
a pergunta que se pôe e:

Hebervan, qual é a tua experiencia com dSLR (ou mesmo reflex analógicas?

Vais comprar a tua 1ª reflex? ou já tens aí alguma dSLR ou mesmo uma análogica/rolo?

até agora, como tens fotografado? que maquina(s)/lente(s)?
 
a pergunta que se pôe e:

Hebervan, qual é a tua experiencia com dSLR (ou mesmo reflex analógicas?

Vais comprar a tua 1ª reflex? ou já tens aí alguma dSLR ou mesmo uma análogica/rolo?

até agora, como tens fotografado? que maquina(s)/lente(s)?

Eu fotografo com uma compacta digital da canon, aprendi a usar no modo manual, mas sei que é muito diferente do que uma dslr. Essa será a minha primeira dslr!
 
O uso de uma SLR é muito diferente de uma compacta. É claro que habituado aos modos manuais a transição é mais suave.

É que sendo a primeira dSLR, uma D300 é como já foi dito "overkill". Fica-te pela d80 + flash + 2-3 lentes jeitosas e siga :P

para casamentos, penso que uma tele é algo que faz falta.

D80 + SB-600 + tamron 17-50 F 2.8 + nikkor 50 mm F 1.8 + nikkor 70-300 VR já é algo muito bom para começar

alem disso os habituais acessórios: tripé de qualidade, 2-3 cartões (e não 1 grande), 1 bolsa/mala/mochila para tranportar o atuff, filtros e para-sóis.
 
O uso de uma SLR é muito diferente de uma compacta. É claro que habituado aos modos manuais a transição é mais suave.

É que sendo a primeira dSLR, uma D300 é como já foi dito "overkill". Fica-te pela d80 + flash + 2-3 lentes jeitosas e siga :P

para casamentos, penso que uma tele é algo que faz falta.

D80 + SB-600 + tamron 17-50 F 2.8 + nikkor 50 mm F 1.8 + nikkor 70-300 VR já é algo muito bom para começar

alem disso os habituais acessórios: tripé de qualidade, 2-3 cartões (e não 1 grande), 1 bolsa/mala/mochila para tranportar o atuff, filtros e para-sóis.


Nesse caso, será que tem tanta diferença entre a D80 e a D40 ou D40x?
 
Nesse caso, será que tem tanta diferença entre a D80 e a D40 ou D40x?

Tens mais megapixels (em relação à D40), mais possibilidades de controlos, segundo ecrã no topo da máquina, motor interno para as lentes (uma das grandes diferenças para as D40/D40X/D60) e um corpo mais robusto e ergonómico (e maior :)).
 
D80 mais Grip mais umas quantas primes e tens a festa feita com uma qualidade invejável!

Eu sinceramente tenho a 18-135 e não me arriscaria em trabalhos profissionais com ela. É um bocado limitada e soft para o meu gosto.

Já da minha 50mm 1.8 não há palavras para descrever uma lente tão boa, que tem encaixe de metal ao contrário da equivalente em canon.
 
Back
Topo