D80 + Nikkor 18-55mm por 649 EUROS!!!!

A D80 não pode estar cara. Não pode baixar mais porque senão a D60 iria estar nos 300 euros e a D40 provavelmente era oferecida :p

A D40 já nem devia estar no mercado e a D60 é vendida com uma lente quase ao preço do corpo da D80 (-60€). A meu ver a D80 começa a perder o seu lugar no mercado.
 
A D40 já nem devia estar no mercado e a D60 é vendida com uma lente quase ao preço do corpo da D80 (-60€). A meu ver a D80 começa a perder o seu lugar no mercado.

Na minha opinião, isto deve-se à pouca objectividade da Nikon no que toca ao posicionamento e segmentação das suas câmaras. Já tive oportunidade de dizer isto antes. Acho que falta aqui, talvez, uma câmara para ser a entrada de gama da Nikon para concorrer directamente com uma 1000D... Claro que ela existe, mas existe pelas razões erradas. Existe porque, como o Rui disse, ainda não saiu do mercado. Foi ficando.

Acho sinceramente que uma câmara como a D80 não pode ser substituta (por isso, do mesmo segmento) da D40. Que dizer então da D90. Uma câmara como a D90 não pode ser a entrada de gama... Embora não seja uma semi-pro, não pode... A Nikon parece basear os seus segmentos inferiores em câmaras ultrapassadas e esquece-se que esse aspecto não se reflecte só no preço. São segmentos virtuais, se assim puder dizer.

Do ponto de vista do consumidor parece-me que é mais apelativo comprar uma câmara entrada de gama (e ter noção disso), com características e possibilidades novas e interessantes, cuja tecnologia foi adaptada a novas necessidades, a ter uma câmara mais antiga, que quando saiu seria de uns degraus acima mas que já perde na tal adaptação a novas necessidades.

Por isso é que há uma 1000D e não uma oferta de stock da 400D que parece não ter fim (como acontece com a D40).
 
Não acho que a Nikon seja pouco objectiva nas suas gamas, acho é que não se rege tanto pela competição e acaba por colocar as suas máquinas um bocado acima, em preço e qualidade.

Na entrada de gama até nem é o problema, pois têm a D60 (e que tal como a D40x, de certa forma é "comida" pela D40 devido ao preço). Mas para "amadores avançados" ou vão para a D80 (ultrapassada) ou vão para a D90 que já está no tal segmento virtual, talvez demasiado alto para o que se pretende.
 
sim, mas em termos de qualidade fotografica e mesmo nos materiais do corpo penso ser ainda bastante atual...neste tipo de gamas claro. nao é por ser mais antigo ou mais recente que torna as coisas menos atuais, penso que so fica desatualizada quando houver equipamentos na mesma gama com capacidades superiores....va surgiu a d90, a gama é a mesma, algumas caracteristicas melhores..mas mesmo assim n a considero "ultrapassada".
 
Não é preciso ires para a D90 para teres características superiores e tecnologias mais actuais. Tens vários modelos com sensores menos ruidosos, RAW a 14bits, JPEG ilimitado, Live-View e focagem por contraste, etc.
 
Isso do estar ultrapassada é muito relativo. Veja-se o caso dos automóveis por exemplo...um carro com 2 anos não está ultrapassado...ainda para mais se estivermos a falar em carros topo de gama.

O mesmo acontece com a Nikon D80. As máquinas fotográficas não saiem todos os dias e mesmo quando saiem, sejamos sinceros ,as diferenças são mínimas.

Poderíamos dizer que a Nikon D80 estava ultrapassada, se já tivessem saído umas 6 ou 7 câmaras do mesmo segmento da própria marca...e as diferenças fossem brutais....agora assim.

Ultrapassada está aquela que foi a minha primeira compacta que saiu á uns 8 anos ;)

Parece-me que a D80 é uma máquina bem actual....e se pensarmos na questão preço/qualidade, e no facto de não ser assim tão diferente da D90...
 
Um corpo fica ultrapassado a partir do momento em que há vários corpos novos, no mesmo segmento, inclusive da própria marca, com várias melhorias e tecnologias mais recentes. Da mesma forma que um automóvel, mesmo topo de gama, fica ultrapassado quando é feito um face-lift e actualização das motorizações, por mais pequenas que sejam as diferenças.

O que não significa que, por ser ultrapassado, seja mau ou deva ser excluída das opções, mas a meu ver a D80 não tem o valor que lhe estão a atribuir actualmente. Como disse lá atrás, acho que isso se deve em grande parte às lojas que não foram actualizando o preço ao longo destes 2 anos. Basta ver que até há pouco tempo atrás havia lojas a vender a D80 quase ao preço actual da D90.

E sinceramente, dizer que a D80 "não é assim tão diferente da D90" é um grande understatement. Partilham o sistema de focagem, aparentemente o de metering também e.... fica-se por aí.
 
Isso do estar ultrapassada é muito relativo. Veja-se o caso dos automóveis por exemplo...um carro com 2 anos não está ultrapassado...ainda para mais se estivermos a falar em carros topo de gama.

O mesmo acontece com a Nikon D80. As máquinas fotográficas não saiem todos os dias e mesmo quando saiem, sejamos sinceros ,as diferenças são mínimas.

Poderíamos dizer que a Nikon D80 estava ultrapassada, se já tivessem saído umas 6 ou 7 câmaras do mesmo segmento da própria marca...e as diferenças fossem brutais....agora assim.

Ultrapassada está aquela que foi a minha primeira compacta que saiu á uns 8 anos ;)

Parece-me que a D80 é uma máquina bem actual....e se pensarmos na questão preço/qualidade, e no facto de não ser assim tão diferente da D90...
Veja-se o caso das graficas, sai um modelo novo pelo mesmo preco e a geracao anterior cai para menos de metade. ja ninguem pega nas antigas ja k as novas oferecem melhor performance/preco.

aki e kestao de veres a qualidade/preco e de seguida features/preco e dps decidires se continua a ser uma boa compra ou nao...
 
Mas aqui também é preciso ver que o material fotográfico não desvaloriza ao ritmo do material informático (embora também já tivesse faltado mais). E uma placa de nova geração (dependendo da gama em que estivermos) pode em certa medida reinventar qualquer coisa... A fotografia não foi reinventada entre o lançamento da D80 e o da D90. Pode é haver características que respondam melhor a novas necessidades e também é preciso ter noção que, às vezes, algumas dessas "necessidades" são incutidas por haver uma concorrência que lhes oferece resposta.
 
Hey, vocês estão a falar da D80 como se fosse uma máquina qualquer ... Eu não a trocava por uma 450D da Canon, por exemplo. Liveviews e kungfus tecnológicos não são tudo nesta vida ;), e por pouco mais de 500 euros está a um preço fenomenal.

A nikon demora sempre um pouco a retirar os modelos antigos do mercado, mas em relação à D80 ainda vão conseguir vender umas quantas, a diferença para a D90 ainda são quase 350 euros ... dá para uma boa lente (a 18-70, por exemplo, ou a mítica Tamron f/2.8)

Ainda hoje, com a idade que tem, tem um corpo muitos furos acima das entrada de gama que por aí andam, para nem a comparar às Canon ;), e a nível de qualidade de imagem bate a maioria das máquinas actuais, portanto o preço não é elevado, é o mais baixo que alguma vez vai estar. Até eu ando a pensar se vale a pena dar os 350 euros a mais pela D90 ...
 
Última edição:
E não é uma máquina qualquer?! lol :p Pah, a 450D tem Kungfus tecnológicos (e respectivas vantagens*) e a D80 tem o quê? Ergonomia, LCD no topo e mais dois pontos de focagem?

Eu neste aspecto, concordo com a conclusão da cameralabs e se estiverem ao mesmo preço resume-se ao gosto pela ergonomia e features preferênciais, mas isso é apenas se estiverem ao mesmo preço. De resto, apesar de gostar muito da D80, não acho que valha mais 100€ que a 450D.

*RAW 14bits, LCD 3" c/Live-View e AF por contraste, 3.5fps s/limite de JPEG, ISO no viewfinder.
 
E não é uma máquina qualquer?! lol :p Pah, a 450D tem Kungfus tecnológicos (e respectivas vantagens*) e a D80 tem o quê? Ergonomia, LCD no topo e mais dois pontos de focagem?

Eu neste aspecto, concordo com a conclusão da cameralabs e se estiverem ao mesmo preço resume-se ao gosto pela ergonomia e features preferênciais, mas isso é apenas se estiverem ao mesmo preço. De resto, apesar de gostar muito da D80, não acho que valha mais 100€ que a 450D.

*RAW 14bits, LCD 3" c/Live-View e AF por contraste, 3.5fps s/limite de JPEG, ISO no viewfinder.

Isso são mesmo aquilo que eu chamo de "pormenores do cócó" ... Tudo o que tenha que ver com liveview é-me igual ao litro e o RAW 14bits numa máquina não profissional não serve para absolutamente nada, aliás, só tem praticamente desvantagens ...

Já fui com um amigo à *****, pare vermos máquinas, ele não percebe muito disto, e pegou primeiro numa D80 e esteve um pouco com ela. Depois pegou numa 1000D (que é a mesma coisa que a 450D, em tamanho e pega) e perguntou-me se aquilo não era uma máquina da loja dos chineses, daquelas de brincar ;)

A 450D, a nível prático, não tem nada (a não ser o ecrã maior) melhor que a D80, nem em qualidade final de imagem, mas lá está ...

De qualquer modo, quando falo que não trocava uma D80 por uma 450D, é mesmo a falar por mim, até porque já tenho lentes Nikon, e já tenho o sistema que quero. Para um comprador novo o caso poderá implicar outras prioridades, obviamente :)
 
Isso de "pormenores do cócó" tem muito que se lhe diga. Também não tenho interesse em LV e afins, mas isso sou eu porque há por aí muita gente interessada. O RAW a 14bits pode ser visto como irrelevante, mas não trás desvantagens (pelo menos nenhuma que se veja face à D80).

A nível prático, prefiro ter mais informações no viewfinder do que um LCD no topo, assim como apesar de me ser indiferente, prefiro ter Live-View e um ecrã de 3" do que mais dois pontos de focagem. Portanto a 450D acho que é indiscutível que a 450D tem de facto coisas melhores que a D80 (independentemente de o contrário também se verificar).
 
Em relação ao facto de ter falado em "desvantagens" em relação aos 14bit queria obviamente dizer que se tentarmos usar isso numa máquina de gama baixa a vantagem que trás não é praticamente nenhuma, se é que tem alguma, e tem mesmo alguns inconvenientes (como a velocidade ... ou a falta dela).

Obviamente por vir com essa feature não faz disso uma desvantagem, a máquina não perde nada em vir com isso ;)
 
Busted... lol

Em relação ao facto de ter falado em "desvantagens" em relação aos 14bit queria obviamente dizer que se tentarmos usar isso numa máquina de gama baixa a vantagem que trás não é praticamente nenhuma, se é que tem alguma, e tem mesmo alguns inconvenientes (como a velocidade ... ou a falta dela).

Obviamente por vir com essa feature não faz disso uma desvantagem, a máquina não perde nada em vir com isso ;)


Mas lá está, isso poderia ser realmente uma desvantagem, mas muito pelo contrário até é das mais rápidas. Não tens nenhum corpo abaixo de semi-pro a fazer mais que 3.5fps, com excepção para a nova D90.
 
Back
Topo