1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

D90 para bridge ou melhor?

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por marcosantos, 24 de Setembro de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 632)

1. marcosantos

marcosantos Power Member

O que recomendam para quem teve uma D90 com uma lente 18-105 e que pretende ter um pouco de mais zoom mas com boa qualidade? Uma dmc-fz200, uma d5100, D3200, etc?
    Eu não sei se alguma vez tirei muito proveito da minha dslr, já que não a uso para mudar de lentes, mas por outro lado gosto muito da qualidade de imagem. Podem ajudar-me a escolher o que será melhor tendo em vista que não tenho orçamento para andar a comprar lentes e o uso não é profissional? também apreciso tirar fotos a bicharada na floresta ao longe....
    O orçamento é na ordem dos 700€.
    Obrigado!

2. Wildstar

Wildstar Power Member

Não percebo porque sequer equacionas trocar para outra máquina quando o que queres é ter mais zoom...

Tens muito por onde escolher em lentes 70-200mm e 70-300mm, na realidade é a gama onde há mais lentes! Ainda por cima com a D90 podes usar lentes sem motor (AF, AF-D, etc.)

Também tens de escolher se essa bicharada são animais parados (em que a rapidez de focagem não interessa muito) ou aves em voo (rapidez de focagem é crucial), se vais usar tripé ou não (precisa da estabilizador ou não) e qual o nivel de iluminação da cena (precisa de abertura grande ou não).

Última edição: 25 de Setembro de 2012
  3. marcosantos

marcosantos Power Member

A questão é que eu não tenho dinheiro para comprar lentes e por isso é que estava a pensar numa bridge. Isto deve ser um pensamento parvo mas realmente estou muito confuso.
    EU tenho um tripé, e as fotos de animais são do que aparece e eu quero guardar o momento.
    De qualquer forma, o que aconselham agora para quem teve uma D90 e com um orçamento na ordem dos 700€? E uma máquina micro 3/4?
    Wildstar, uanto custará uma das lentes indicadas? A relação de zoom para as DSLR é a mesma para as micro 3/4?
    De qualquer forma, obrigado!

4. Wildstar

Wildstar Power Member

Não percebo, a que propósito vêm as m4/3?
    O crop factor de uma m 4/3 é 2x. O crop factor das Nikon (DX) é 1,5x.

Ou seja, uma lente de 50mm é equivalente a uma de 75mm em DX e a uma de 100mm em m4/3.

Regra geral, para o mesmo comprimento equivalente, as lentes m4/3 são mais baratas, mas sofres porque o sensor é mais pequeno e ruidoso.

Não há "truques" que te permitam ter boa qualidade a baixo preço... Recebes o que pagas.

Como eu disse, zooms tele é o que há mais, os preços variam de 150€ para uma Tamron ou Sigma 70-300 f/5.6 sem estabilização até 2000€ para Nikon 70-200 f/2.8 VR. Para pássaros pequenos isto é curto, e aí o céu é o limite... 400mm, 500mm, etc...
    É por isso que é importante saber o que queremos fotografar, e em que condições.

5. marcosantos

marcosantos Power Member

Desculpa Wildstar mas isto são perguntas de quem não percebe nada do assunto. Tens todo o direito de perguntar: então para que compraste uma D90? Pois, eu também não sei!
    Por essa, e por outras, e já que me vou desfazer da D90, gostaria de saber o que recomendarias tendo em conta o orçamento e que pelo menos eu estou habituado à qualidade de imagem da D90 e com uma lente 18-105mm. Para mim as fotos são boas mas já que vou vender a máquina não sei o que fazer agora. Se calhar nem devia vender a máquina....

6. schon

schon Power Member

Se não venderes a maquina qual o orçamento que dispões ? Para ti é assim tão doloroso mudar de lente ?

7. capitaomorsa

capitaomorsa Power Member

Claro que não devias vender a máquina, a D90 é excelente e continua a ser "actual". Escolhes uma lente tele, basta depois usares a lente que quiseres dependendo da situação.

8. schon

schon Power Member

Mudar para M 4/3, tens lentes a mudar a mesma... e pior do que isso a maior parte das boas lentes são primes (focais fixas).
    Mudar para outra dlsr(d5100,d3200) é tb asneira pois a D90 é mais do que suficiente .... alias para mim é melhor(sensores a parte) que a d5100 e d3200.
    Tens de tentar perceber o que consegues fazer com a d90, se calhar gastando 150/300 euros numa tele(nem que seja usada) e ficas bem servido. Tens a 55-200Vr que costuma-se apanhar a preços razoáveis no Fórum fotografia por ex.

9. Wildstar

Wildstar Power Member

Ah, não percebi que te querias desfazer dela. Sem dúvida que é melhor seguir o conselho do schon. Para gastar o mínimo é melhor mesmo uma 55-200 VR. Não dará lá muito bem para pássaros, mas tem boa qualidade de imagem e estabilizador. É uma solução melhor e mais barata do que comprar uma m 4/3. Comprar outra DSLR então nem se fala, não faz qualquer sentido, seria ir de cavalo para burro.

Como eu disse, a D90 tem também a vantagem de poder usar as lentes "antigas" da Nikon, que muitas vezes têm melhor qualidade de construção e imagem que as actuais, como por exemplo a 80-210 AF-D. Onde arranjá-las em PT é que já não sei...

10. marcosantos

marcosantos Power Member

Caros, depois do que me disseram não vou mais vender a D90. Vou mesmo juntar um pézinho de meia e comprar uma lente que recomendam.
    Muito obrigado a todos.

Partilhar esta Página