D9P/Geforce 9600 GT

NVIDIA Prepares Early Launch of G98 in December

NVIDIA will launch its new G98 GPU in early December according to DigiTimes. Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) and United Microelectronics Corporation (UMC) will both serve as foundries for the new chip. The 65nm-made G98 was set for launch in January 2008, a time-frame that is close to the launch schedule of rival AMD's RV620, but thanks to the buoyant sales of G80 and growing attention for the G92, NVIDIA is preparing to launch the G98 sooner than originally planned. The official name for G98 will be GeForce 8400GS. Concerned over a future ramp of GPUs, including the G92 for the mainstream market, as well as possible capacity shortages at TSMC, NVIDIA will also place G98 foundry orders at TSMC's rival UMC.

Source: DigiTimes

cumps
 
Ok, mas se vier uma de 1gb, vai ser igual á de 512mb em termos de clocks e tudo nao é?

Em princípio sim, mas como sabes há sempre algum fabricante que se lembra de usar memórias mais rápidas em determinados modelos, por exemplo.

A Nvidia só obriga a seguir specs máximas à risca nos modelos de topo (GTX, Ultra, GX2, etc).
Mesmo a 8800 GTS de 320MB/640MB teve dois PCB's ligeiramente diferentes consoante fosse produzida na Foxconn ou na Flextronics, apesar de muita gente não saber disso porque quase não se nota.

Em todos os outros, os fabricantes até podem alterar o PCB normal por completo, se quiserem (e no caso da 8800 GT, já muitos fizeram isso mesmo).
 
Entretanto, o 8800M GTX (baseado no G92 da 8800 GT) foi revelado pela Alienware: http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=4089


PC MicroWorks Corporation Releases Quad Core Black-Hawk XR5 Dual 8800GTX Notebook

PC MicroWorks Corporation – a leading professional grade computer manufacturer – released today its most powerful portable workstation to date, the 17-inch Black-Hawk XR5 Quad Core Super Notebook. The new XR5 is the first portable worldwide announced with the ability to house two of NVIDIA’s flagship mobile PCI express graphics units – the brand new Geforce Go 8800GTX cards in SLI mode. The new Black-Hawk also utilizes the breakthrough Intel quad core architecture previously available only in desktops and allows for more efficient multitasking, quicker encoding/rendering times, and faster overall system performance on the go. In addition to the quad CPU and dual video cards, the XR5 can house up to 3 SATA II hard drives in a RAID array and 4GB of 800 MHz DDR2 system memory. The new notebook will feature a custom carbon fiber top accented by piano black gloss finishes across the notebook to enhance the appearance and add to the exclusivity of the unit. The XR5 will be the most powerful consumer notebook for the 2007 holiday season, and will begin shipping in December with pre-orders being taken now.



Source: Business Wire


cumps
 
Última edição:
Qual o factor que prevê que a g92 8800gt 512mb bata a ultra?
Clocks?

Não é a GT, é a 8800 GTS 512.
A actual GT é ligeiramente inferior à 8800 GTX, quanto mais a Ultra.


O factor é simples, as G92 herdaram a funcionalidade de processamento de texturas mais robusta, estreada nos cores G84 e G86 (8400 GS, 8500 GT, 8600 GT, 8600 GTS), mas que não estava presente no G80 original (8800 GTS 320MB/640MB, 8800 GTX/Ultra):

- 64 TAU's (Texture Address Units), contra apenas 32 nas GTX/Ultra.
- Mesmo nº de TMU's das GTX/Ultra (64).
- Mesmo nº de SP's das GTX/Ultra (128).
- Mais velocidade de relógio (especialmente nos shaders).
- mais cache L2 por cada conjunto de SP's (cada bloco de cache L2 é partilhado por 16 SP's, cada um deles contendo a sua própria cache L1).


Se a actual 8800 GT 512, com apenas 56 TMU's/TAU's e 112 SP's já se chega bem perto da 8800 GTX, podes imaginar a 8800 GTS 512 com o G92 completamente funcional...
 
Última edição:
Queria dizer gts...my bad
A diferença deve ser minima a meu ver mas se for muita é sempre bom ;)

Mesmo que a performance da 8800 GTS 512 seja "apenas" igual à da Ultra, pelo preço (metade da 8800 Ultra) e capacidades adicionais (VP2, 65nm, PCI-Express 2.0), é um no-brainer.


Não há concorrência neste segmento de preço/performance por parte da ATI/AMD, pois o R680 vai certamente ser mais caro e muito mais incómodo (com aquele PCB tão longo e consumo mais elevado).
 
Mesmo que a performance da 8800 GTS 512 seja "apenas" igual à da Ultra, pelo preço (metade da 8800 Ultra) e capacidades adicionais (VP2, 65nm, PCI-Express 2.0), é um no-brainer.


Não há concorrência neste segmento de preço/performance por parte da ATI/AMD, pois o R680 vai certamente ser mais caro e muito mais incómodo (com aquele PCB tão longo e consumo mais elevado).

A comprar placa nova é sem dúvida um best buy.
 
G98-8400GS GPU-Z & Rivatuner screen capture pics

Today we got some screen capture about the upcoming D8M. we already have some talks about the card. Now Let’s see what the pics show us:



G98 version GeForce 8400GS GPU-Z screen capture




G86 GeForce 8400GS GPU-Z screen cap




The driver is 169.06. because GPU-z and the driver have limited support of G98, so the screen captures still show not enough information.

But we can sure that the frequency is 567/500/1400MHz(core/men/shader), more higher than G86 version. Notice the shader/core ratio from 2:1 up to 2.47:1.

What’s make us dizzy is GPU-Z show us the ROP of G98 is only one.




G98 version GeForce 8400GS RivaTuner2.06 screen cap





G86 version GeForce 8400GS RivaTuner2.06 screen cap






G98 version GeForce 8400GS system information



EXPreview

cumps
 
Última edição:
O G98 tem 8 shaders, contra 16 do G86.
Mas como esses 8 shaders (50% dos do G86, portanto) estão a funcionar a mais 55% da velocidade do que os equivalentes do core antigo, a capacidade de shading global é semelhante, mas a 65nm (em vez de 80nm) e com um core ainda menos complexo.
O objectivo é claro, entrar em mais notebooks e PC's desktop entry-level.
 
O G98 tem 8 shaders, contra 16 do G86.
Mas como esses 8 shaders (50% dos do G86, portanto) estão a funcionar a mais 55% da velocidade do que os equivalentes do core antigo, a capacidade de shading global é semelhante, mas a 65nm (em vez de 80nm) e com um core ainda menos complexo.
O objectivo é claro, entrar em mais notebooks e PC's desktop entry-level.
A performance seria semelhante se o G98 tivesse metade dos shaders mas a funcionar ao dobro da velocidade dos do G86.

A funcionar apenas a 155% da velocidade dos shaders do G86, está-se mesmo a ver que entre o G86 e o G98 vai haver uma boa queda de performance.

E um ROP? Damn isso é mesmo pouco.
 
A performance seria semelhante se o G98 tivesse metade dos shaders mas a funcionar ao dobro da velocidade dos do G86.

A funcionar apenas a 155% da velocidade dos shaders do G86, está-se mesmo a ver que entre o G86 e o G98 vai haver uma boa queda de performance.

E um ROP? Damn isso é mesmo pouco.

Não tem só um ROP...
E os shaders dos cores G9x partilham mais cache L2 do que os shaders dos cores G8x.
 
Post 78.
Está logo na primeira imagem, assinalado num rectângulo vermelho.

Está errado.
Espera por uma versão do GPU-z, já que a base de dados não possui nada sobre a G98.


E onde é que viste isso?

A CUDA framework 1.1 já suporta precisão dupla (FP64) em GPGPU (e o driver para tal até será unificado com o driver DirectX/OpenGL em breve).
E sabe-se que o G92, na futura versão "Tesla", suporta GPGPU com cálculos em precisão dupla no hardware.

Logo, para suportar esse modo, tem de ter mais memória cache L2, até por causa das unidades de texturas adicionais na versão "Geforce", ou provocava um bottleneck que poderia até reduzir a performance em vez de a aumentar.
 
Última edição:
g92nextdo2.jpg


Chiphell
em relaçao a 8800GTS acertaram em quase tudo (excepçao dos clocks) , falta agora saber se tb acertam em relaçao ao resto.


cumps
 
Back
Topo