1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dá para ligar este disco a esta board?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por fred34, 27 de Abril de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 826)

1. tenho este disco já há alguns anos, mas dava mesmo imenso jeito tê-lo na torre:
    [​IMG][/IMG]
    [​IMG][/IMG]

O que queria saber era se este disco dá para colocar nesta board: MSI P6NGM Series MS-7366(v1x) Mainboard?
    Esta board, como especificações SATA tem:
    4 SATAII ports suport 4 SATA devices.
    neste momento tenho dois discos sata instalados.
    suponho que isto até deve ser muito simples mas sozinho não vou lá não......
    obrigado.

2. vici

vici Power Member

Tem IDE

Informações do fabricante

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]On-Board IDE[/FONT]

• An IDE controller on the NVIDIA® MCP73V
    - Supports PIO, Bus Master and Ultra DMA133/100/66 operation modes.
    - Can connect up to 2 IDE devices.

3. touromelga

touromelga Banido

tens uma porta ide na board, portanto precisas de um cabo ide para o ligares a board e configurar depois na bios, mas digo-te já vais perder desenpenho pois esse disco já não tem carroça para aconpanhar o resto do sistema, alem de que é apenas de 80gb, portanto tambem não é por ai que te vai safar se estás apertado em espaço...

e ainda por cima é um seagate já com uns aninhos, eu não me fiava nada nele para armazenar coisas, ainda por cima esteve parado...

4. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Dá para ligar mas não é em SATA, pois esse disco é IDE. Junto aos slots de memória da MB tens uma ficha amarela do controlador IDE onde deves ligar um cabo IDE (ATA 66/100/133 de 80 fios em vez de 40 ATA/33) respectivamente. Depois ligas o disco (preferencialmente à ficha preta que fica no cabo IDE oposta à azul que ligas na board), e metes o Jumper dele em Master ou Cable Select.

edit: too late!

Última edição: 27 de Abril de 2012
  5. por incrível que pareça tinha este disco numa caixa a funcionar como disco externo....para backup's....e desde que o comprei foi só para isso...
    o meu problema não é falta de espaço, apenas dá mais jeito ter o disco no pc.
    amanhã vou aventurar-me (lol) a ver se consigo ligar o disco até porque tenho em casa montes de cabos e fitas para discos...mas não vai ser fácil...
    obrigado

6. vici

vici Power Member

Bastante facil...

Se for para (principal) muda a patilha para "Master"...se for para secundário muda para "Slave".

7. ando mesmo com azar, depois do disco do meu portátil ter ido à vida ao fim de 4 anos....agora foi a torre..
    ontem estava a fazer uns trabalhos no pc quando de repente a luz foi abaixo aqui em casa.
    liguei outra vez o pc, mas nem sequer arranca o windows, em disso aparece uma mensagem:

FALTA BOOT MGR
    PRIMA CTRL+ALT+DEL P/ REININCIAR

carrego nas teclas e aparece outra vez o mesmo, será que a board foi à vida? o curioso é que esta mensagem já apareceu quando me esquecia e deixava o disco externo ligado ou uma pen no momento em ligava o pc, mas ao fazer ctrl alt del depois de desligar o disco ou retirar a pen arrancava normalmento o windows..
    a solução para isto é levá-lo a uma loja de informática?

8. touromelga

touromelga Banido

fred, mas tu já montaste o disco velho???, se sim remove-o, e não é a bord é o disco ficou sem boot ou tens ai outro problema, se fosse a board nem essa info vias, simplesmente não dava nada...

9. não cheguei a montar o disco porque abri a caixa, olhei para aquilo e como não percebo nada o melhor é estar quieto e levá-lo a uma loja.
    pois não deve ser a board porque ao ligar o pc aparece uma imagem da board com legenda MSI e só depois o ecrã com a tal mensagem...
    será que foi o disco onde está o xp?espero bem que não...porque nesse momento tinha acabado de mudar a pass do meu mail...:'( e não a tenho em mais lado nenhum a não ser nesse disco....nem sequer houve tempo para fazer um backup..:'(

10. touromelga

touromelga Banido

então deves ter ficado com o boot do disco corrompido, derivado a falta de luz, acontece principalmente se o disco estiver a efectuar escrita , na altura que se foi tudo abaixo, agora repor o boot é que vai ser mais complicado... o ultimo caso é mesmo formatação total...

portanto se não tens experiencia é mesmo ires com isso a alguem...

11. tudo que foi escrito no disco ficou devidamente guardado. Nesta situação dá para recuperar os dados do disco?
    amanhã devo levá-lo à loja a ver....

obrigado!

12. touromelga

touromelga Banido

ficou devidamente guardado dentro dele e não noutro lado certo, e recuperar os dados, depende do erro com que o boot ficou, dai a eu ter dito que o ultimo caso é mesmo formatação total para voltar a usar o disco... neste momento a unica maneira de tentar recuperar alguma coisa, é atrelar o disco como secunadario noutro pc, ou usar um live cd linux para ver se conseguem aceder ao disco...

13. obrigado!
    amanhã se tiver tempo levo a uma loja e ver se tenho sorte ou não....

Partilhar esta Página