DAC Externo - Sim ou Não?

pauloms

Power Member
Pois é. Sendo detentor de uns Sennheiser HD600 e de uns AKG K712, ligados directamente à saída áudio de um portátil com 12 anos, tenho andado a pensar na aquisição de um DAC externo, eventualmente com Amp integrado.

Pela lógica, um DAC/Amp externo seria coisa muito superior ao DAC/Amp integrado num portátil. Mas a verdade é que alguns gurus têm uma opinião distinta. E há alguns vídeos no Youtube com testes comparativos onde a diferença, na prática, é praticamente indistinguível.

Qual é a vossa opinião?

Relativamente a um amp externo. Costumo ter o volume apenas a 30-40%. Nesta circunstância, um amp externo proporciona alguma "vivacidade" acrescida que justifique a sua aquisição?
 
No meu caso a diferença entre a saída de phones do meu Asus para o Fiio E10k foi da noite para o dia! Diferença brutal... mesmo!

Claro que há portáteis com saídas mais competentes e phones menos exigentes - nesses casos acredito que não se note diferença.

No caso dos teus HD600 fará muita diferença de certeza e mesmo nos K712 também acho que fará.
 
Qualquer que seja o computador, um dac dedicado é superior.
No entanto em headphones de baixa gama, se calha a diferenca
não é notoria.
 
Pois é. Sendo detentor de uns Sennheiser HD600 e de uns AKG K712, ligados directamente à saída áudio de um portátil com 12 anos, tenho andado a pensar na aquisição de um DAC externo, eventualmente com Amp integrado.

Pela lógica, um DAC/Amp externo seria coisa muito superior ao DAC/Amp integrado num portátil. Mas a verdade é que alguns gurus têm uma opinião distinta. E há alguns vídeos no Youtube com testes comparativos onde a diferença, na prática, é praticamente indistinguível.

Qual é a vossa opinião?

Relativamente a um amp externo. Costumo ter o volume apenas a 30-40%. Nesta circunstância, um amp externo proporciona alguma "vivacidade" acrescida que justifique a sua aquisição?
Não sei nos AKG, mas esses HD600 com um amp externo vai ser mesmo uma diferença daquelas. E posso dar um exemplo do que me aconteceu neste ano (infelizmente). O meu Schiit Asgard deu as ultimas e fui obrigado a usar a saida do pc durante meses. E por falta de stock não conseguia mandar vir um amp novo. Mas é que o downgrade no som (e volume) me fez praticamente deixar de ouvir musica nos headphones tão "pior" que era. Felizmente este mês consegui no OLX um Magni 3 e voltei a usar então o setup externo completo, e como "sou feliz" :D
Aposta com tudo num dac/amp externo, desktop ou portátil, (e tem atenção á potência dele para esses HD600 de 300ohm) e disfruta desses dois headphones ;)
 
Se forem ficheiros mp3 de má qualidade n invistas em dac nem amp.

Posso chocar a audiência pois eu tb já defendi os fios mas hoje em dia há phones BT óptimos e super convenientes.
 
Qto aos wireless... Vai ouvir. Sem preconceitos.

Antes de ter adquirido os HD 600 e os K712, experimentei na ***** os Sony 1000xm3. Não eram maus, mas o Bass é demasiadamente pronunciado e não há qualquer comparação com a limpidez e neutralidade dos HD 600. Principalmente para sessões de várias horas. Os K712 são outro tipo de headphones e de som. Para masterizações mais "fechadas", são óptimos.
 
Back
Topo