DAC ou pré-amplificador?

ncp

Power Member
Queria melhorar a qualidade do som de uma TV que será ligada via saída digital óptica a uma entrada igual de uma soundbar.

Não sei se os DAC's implicam sempre conversão do sinal áudio, algo que não me interessa neste caso.

A solução será um pré-amplificador? se sim, podem-me dar sugestões.

Queria algo até aos 60-80 euros máximo.
 
Com uma soundbar duvido que tenhas melhorias significativas colocando um DAC diferente no meio do sinal. Um pré então não faz qualquer sentido.
 
Dac talvez possa ajudar, mas podes perder o surround (por 80 euros). Mas não será fácil por esse valor algo de qualidade. Vai sempre a transformar o sinal digital em analógico, terias de ligar a uma entra analógica da soundbar. Provavelmente a sound bar já tem um bom dac, melhor do q consegues por 80 euros. Vê Amazon Espanha,
Neoteck 192kHz DAC Conversor Digital Óptical Coaxial Toslink a Analógico Estéreo
 
Se for para ligar um leitor de super Áudio CD, DVD-Audio e gira discos tiras grande proveito, agora para sinal de TV que já por si é comprimido (lossy) não estou a ver a vantagem.
 
Obrigado pelas dicas. A soundbar por incrível que pareça não qualquer entrada analógica, só a digital óptica ou por HDMI. O que quero reproduzir essencialmente é o som 5.1 de ficheiros audio/video e não tanto emissões de canais de tv.

Mas parece que neste caso não compensa investir em nenhuma fonte que melhore a qualidade do som.
 
Mas já agora...a soundbar tem 5.1? Tipo a YAS-207?
e se queres reproduzir ficheiros áudio/vídeo com 5.1 significa que a fonte em questão (filmes/concertos) tem som DTS ou Dolby (ou semelhantes). Se a soundbar suporta 5.1 e as fontes também tiverem essa qualidade sonora esta tudo ok. Caso contrario não será um DAC ou um pré-amplificador que te dará o 5.1
 
A soundbar tem 5.1, pelo q o objectivo n será ter 5.1 através de DAC ou pré-amplificador, mas apenas melhorar a qualidade global do som.
 
A soundbar tem 5.1, pelo q o objectivo n será ter 5.1 através de DAC ou pré-amplificador, mas apenas melhorar a qualidade global do som.

Então definitivamente não compensa ter DAC ou pré-amplificador. Para melhorar ainda mais, só mesmo indo para um sistema 5.1 com os elementos separados (Recetor/Amplificador AV, colunas surround, etc...) e espalhar pela sala...mas isso já seriam valores $$ muito mais elevados.
 
Back
Topo