DAC para PC

ncp

Power Member
Tenho um pc fixo do qual gostaria de tirar o melhor partido possível do áudio pois utilizo-o maioritariamente para ouvir música e ver/ouvir filmes.

O PC tem uma placa de som interna (que não sei qual é) que considero razoável, mas não boa, e estava a pensar adicionar um DAC para melhorar a qualidade de som transferido do PC para o Yamaha Restio ISX-B820 tenho ligado ao mesmo.

Após algumas pesquisas encontrei esta opção: SMSL M3 Mini USB Powered Audio Decode

Está dentro do orçamento q estou disposto a gastar e com excelentes reviews, mas a minha duvida é se isto serve o que pretendo.

Este DAC penso q serve principalmente para amplificar uma saída para headphones, coisa que n necessito propriamente, mas pelo que li, tb melhora significativamente a qualidade do som para outros fins.

A placa interna q tenho no PC tem saída de som óptica. Se eu ligar a saída óptica do PC à entrada óptica do DAC e por sua vez a saída analógica stereo do mesmo ao amplificador stereo da yamaha (q só tem entrada de som stereo analógica) vou ter um ganho significativo de qualidade geral de som ou nem por isso?

Há outras soluções melhores que não o uso de um DAC? como uma placa de som externa....

No fundo pretendo uma solução (externa) para melhorar o som do meu pc
 
antes de gastares dinheiro numa placa de som externa, tendo na onbaord saída óptica, optava por experimentar 1º essa opção e ver como sai o som com essa conexão digital, face a analógica, naturalmente irás notar uma melhoria significativa, agora se é ou não suficiente só tu poderás avaliar essa situação, caso continue abaixo das tuas expectativas , pensas então numa placa de som externa...

ps: reparei agora que o teu amplificador é stereo e ainda não tem possibilidade de conexão óptica, logo esquece o que referi atrás, e o DAC, queres melhor qualidade de som, pensa é em trocar o amplificador por um mais recente em que possas ligar o pc via óptico ao amplificador e ficas com o problema resolvido...
 
Obrigado pela tua resposta. A questão é q o upgrade que propões implica um investimento financeiro mto para alem do que pretendo, pois um novo amplificador teria de juntar colunas.

O q pretendo é com o que tenho, e a junção de pouco mais, poder melhorar o som q sai do PC, que acho q é o ponto fraco de todo o conjunto. O sistema de som q uso Yamaha tem mta qualidade (qd saiu no mercado custava perto de 800€), preciso é de lhe ligar uma fonte melhor do que a que tenho (placa do pc).
 
Tens um tópico aqui ao lado com amps/dac's.

Não dizes quanto queres gastar mas, assim de repente lembro-me do audioquest dragonfly red (ou o black). No entanto à soluções equivalentes mais baratas, mas não conheço.

Tens inclusivé algumas soluções nos classificados deste fórum. Podes tentar entrar em contacto com os users em questão.
 
Obrigado pela resposta. O DAC q referi custa cerca de 60€, pelo que o que pretendo andará por volta deste valor. Vivo no reino unido pelo q pretendia comprar algo on-line por aqui mesmo (amazon uk) por exemplo. Vou dar uma olhadela nas tuas dicas.
 
Obrigado pela tua resposta. A questão é q o upgrade que propões implica um investimento financeiro mto para alem do que pretendo, pois um novo amplificador teria de juntar colunas.

O q pretendo é com o que tenho, e a junção de pouco mais, poder melhorar o som q sai do PC, que acho q é o ponto fraco de todo o conjunto. O sistema de som q uso Yamaha tem mta qualidade (qd saiu no mercado custava perto de 800€), preciso é de lhe ligar uma fonte melhor do que a que tenho (placa do pc).

pois mas se queres melhorar definitivamente o audio, tens de trocar de amplificador por um mais actual, naturalmente que é mais dispendioso, mas o teu actual pode ter custado muito na época quando era novo, neste momento está datado, e não acompanha as novas tendências, logo faças o que fizeres não vais ter melhorias, pois o que te está a deixar ficar mal é o amplificador...

seja como for como já te foi dito não precisas de comprar algo novo, podes procurar algo usado aqui pelos classificados, é questão de procurares...
 
Isso no caso do áudio/música não é verdade. Há material antigo muito bom e melhor que material recente. Não é por ter interfaces digitais que vai tocar melhor.

Não sei se é o caso do amplificador dele pois não conheço nem fui pesquisar. Mas com um bom dac e um programa como o foobar2000 (plugin wasapi) consegue ter um bom sistema áudio.

Para filmes se pretender tirar partido de um sistema 5.1, ou superior, e dos formatos HD do audio aí sim já terá que comprar um novo amplificador mais actual.
 
Jovens, o sistema stereo que uso é amplificado por um Audiolab quase mais velho do que eu, e está muito bem assim :D.
Essa coisa do mais novo ser melhor não é bem assim (especialmente no campo do áudio, em que a subjectividade é tanto maior quanto mais dinheiro se gasta :D)
O dac que uso é este.

cumps
 
Jovens, o sistema stereo que uso é amplificado por um Audiolab quase mais velho do que eu, e está muito bem assim :D.
Essa coisa do mais novo ser melhor não é bem assim (especialmente no campo do áudio, em que a subjectividade é tanto maior quanto mais dinheiro se gasta :D)
O dac que uso é este.

cumps

Testaste outros DACs?
 
Back
Topo