1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dados estatísticos em Excel

Discussão em 'Programação' iniciada por nclara_pt, 8 de Março de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 3068)

1. nclara_pt

nclara_pt Power Member

Queria organizar dados em classes no Excel, criar as classes, escrever frequências absolutas, relativas e afins. É possível?

E depois é possível aplicar fórmulas como mediana e média?

Obrigado
    Nuno

2. anarquista

anarquista Banido

Sim é para isso.

Em qualquer tutorial básico de excel deve ensinar a fazer isso, alias as funções que tu queres já vem serie no excel, aquilo até faz gráficos para analise de séries estatísticas.

3. nclara_pt

nclara_pt Power Member

Em sei fazer quando os dados estão em bruto.

Mas imagina:

Classes xi Frequencia
    [0-5] 2,5; 5
    ]5-10] 7,5; 15
    ]10-15] 12,5; 10

Como eq faço que o excel calcule a moda e a mediana?

4. timber

timber Zwame Advisor

O Excel dispõe no lote interno de funções tanto a moda como a mediana

Não é preciso fazer nada, é só chamar cada função e dar o intervalo de valores

5. nclara_pt

nclara_pt Power Member

Como e que eu calculo por exemplo a moda dos dados neste ficheiro?

http://www.hdd.com.pt/download/9456398157/Book1.xls.html

6. timber

timber Zwame Advisor

Bem nesse caso tens os dados em classes, não se pode usar as fórmulas normais do Excel.

O melhor é fazeres um histograma (o Excel também faz no toolpak de não sei o que, não me lembro agora)

A moda será a maior barra do histograma.

7. K0mA

K0mA Power Member

8. nclara_pt

nclara_pt Power Member

Lol, eu sei a teoria. Se fazer o que pretendo manualmente, apenas não o sei fazer com o excel.

9. anarquista

anarquista Banido

Não achas que o uso da interjeição "Lol" é uma falta de respeito para com as outras pessoas. Excepto tu ninguém aqui está a brincar.

No teu caso o que tu precisas saber é qual a coluna cujo Fi tem o maior valor, tens a função máximo para isso.

Depois tens de comparar a célula que tem o valor máximo com as células do Fi para saber qual a coluna que tem o valor máximo, podes usar a função SE/IF dentro de 1 ciclo

Partilhar esta Página