Damsel in Distress

i_marqs

Power Member
Portátil Multifunções :D a preço acessível

Estou a pensar comprar um portátil. Tenho lido vários threads em forums, e não percebendo muito do assunto, cheguei à conclusão que é mais aconselável comprar P4 pois Centrino em termos de performance só a partir de 1.7. Será?
Prefiro também Intel a AMD... embora sem fundamentos adquiridos através do conhecimento das características de ambas.
Não preciso de muita autonomia pois utilizo práticamente sempre ligado à tomada. Pretendo essencialmente para processamento de texto (Word); edição de Imagem (photoshop); um pouco de edição de vídeo (premiere); desenho vectorial (freehand ou corel); vou começar com flash, dreamweaver e cad; e mais tarde um pouco de 3d (creio que o Autocad 2005 tem tambem 3d).

O meu orçamento é um pouco limitado :o , 1500 euros se ultrapassar um pouco tento vender o meu 486 com win 3.1 :lol:

Alguem tem benchmarks do Toshiba Satelite A60-793?... :p eu sei tem uma Ati 7000IGP com 64 partilhados, :confused: alguem sabe o que é IGP?

Aceito sugestões. Só 15' ou 15'4 (mala de portátil mais pequena, pois os meus 1,59 m não suportam mais. lol)

Já agora deixo aqui alguns para indicarem pros e cons:
- Toshiba Satelite A60-793
- Acer ...- 1663
- Acer ...- 1623
- Tsunami Runner MCL56
- HP ...- z5170ae
- Acer...- 4001...

Aguardo a vossa preciosa ajuda

damsel
 
Última edição:
n keres centrino pq??

só a partir (???) de 1,7?? explica lá isso??

Centrino com grafica n partilhada é o q tu KERES e n sabes :D (Barton de preferencia ;) )

Apesar de ter a autonomia q parece n kereres, é bastante mais leve q os outros n centrino e xega e bem p Words bem como a grafika n partilhada aguenta bem os restantes mais pesadotes :D

Digo eu.......
 
Não é que não queira Centrino, mas li (nos muitos threads em foruns), que os P4 teêm melhor performance que os Centrino (isto dentro da mesma gama de preços). Quanto à autonomia, claro que quanto mais melhor e se for levesinho ainda melhor, mas como isso por vezes não é possível dentro do orçamento indicado...

Quem é que não quer máxima perfomance, aliado a uma boa autonomia e portabilidade...?

Barton? Vou pesquisar não sei o que é.
 
Barton é o latest Centrino. Tem cache de 2 megs penso eu :D

Qto á relação q referes. Pah o centrino é o mais leve e portátil q deves arranjar, foi craido p isso mm :D.

Preços...os centrinos são mais caros que P4 sim...mas têm oiutras vantagens, como porstabilidade, consumo (portanto centrino MAIOR autonomia) entre outras ;)

Procura por preços na Acer por exemplo que têm umas ofertas bakanas ;)
 
Flyer disse:
Barton é o latest Centrino. Tem cache de 2 megs penso eu :D
...
;)

Não estarás a falar do Dothan?
Acho que Barton está ligado a AMD, não Intel Centrino.

Encontrei isto:

Para a plataforma Intel, 400 Mhz, 533 Mhz e 800 Mhz para os ultimos Pentiums IV, para a plataforma AMD, 200 Mhz, 266 Mhz, 333 Mhz e 400 Mhz para os ultimos Athlon XP Barton.

nunoroch (Visitante)
2004-01-23
 
Última edição:
i_marqs disse:
Não é que não queira Centrino, mas li (nos muitos threads em foruns), que os P4 teêm melhor performance que os Centrino (isto dentro da mesma gama de preços). Quanto à autonomia, claro que quanto mais melhor e se for levesinho ainda melhor, mas como isso por vezes não é possível dentro do orçamento indicado...

Quem é que não quer máxima perfomance, aliado a uma boa autonomia e portabilidade...?

Barton? Vou pesquisar não sei o que é.


Ui, que salganhada que vai para aqui!
É "normal" o P4 ser mais rápido que o Centrino, são processadores completamente diferentes! A grande diferença para este caso, que é o que interessa, é que o P4 é um processador para Desktop, e o Centrino/Dothan é um verdadeiro processador para portáteis! O P4 chupa a bateria toda, não há bateria que resista! O Centrino/Dothan, por outro lado, foi feito a pensar na poupança de bateria.
Ainda ontem estava em casa de uma amiga que se queixou de a bateria não durar nada. Pudera, tem um P4 a 3.06 GHz!!! Como é que há de esperar ver um filme inteiro sem ter o portátil ligado à corrente? Não dá... E estou a falar num filme normal de 2 horas, não no Ben-Hur ou Os 10 Mandamentos! :p

Por outro lado, o teu preconceito contra a AMD só prejudica a ti mesma. A lei da concorrência dita que a AMD tenha processadores mais rápidos e mais baratos. Isto aplica-se tanto aos Athlon XP-M como aos Athlon 64. Só que lá está, os Athlon 64 ainda só existem no modelo Desktop, e por isso também têm um considerável gasto de bateria. Contudo, o facto de serem o melhor processador de 32 bits (e já têm também os 64 bits) tornam-no a escolha acertada em termos de performance.
Se queres realmente um Portátil, e não um Desktop transportável, então tens de ir para um Centrino/Dothan ou Athlon XP-M. Mas mais uma vez tenho de te recomendar AMD, só tens a ganhar, nada tens a perder!

IGP quer dizer Integrated Graphics qualquercoisa. :p Quer dizer que os gráficos estão imbutidos na motherboard, o que torna o PC mais barato. A performance gráfica é extremamente mais baixa, e consome RAM do sistema para poder processar os gráficos. Se tiveres um sistema com 512 MB de RAM ou mais é capaz de não te fazer diferença, mas só é recomendável ter gráficos integrados se o PC for só para processamento de texto, folha de cálculo e Solitaire. ;)


Resumindo e baralhando, :D
De acordo com o que definiste ser a tua utilização do portátil recomendo-te:
Athlon 64 3000+
1 GB de RAM
ATI Radeon 9600 para cima

Os Acer costumam ser os mais baratos.
 
Estive a ver a lista de preços pública da Acer e encontrei lá um portátil Aspire 1513LMi com um Athlon 64 3400+ com 2x256 MB de RAM e uma nVidia Go5700 por 1700€.
Presumo que enviando-lhes um email a pedir para trocar o 3400+ pelo 3000+ e por 1 GB de RAM deve permitir que o preço esteja nos 1500€.
Também não sei se é com a Acer que se deve tratar disto, ou antes falar com uma loja que venda a gama Acer 151x, como o Madril recomendou e muito bem.

Bem sei que a performance da placa gráfica nVidia é inferior à da ATI, mas a Damsel fica muito mais bem servida com um Athlon 64 e 1 GB de RAM (muito importante a RAM, especialmente para o Photoshop e AutoCAD), e então depois é que vê se o orçamento lhe permite ter uma boa gráfica.
Edit: Ou se tiver mesmo de ser, um Athlon 64 2800+...
 
Obrigado a todos por todo este "feedback". Posso concluir que mais vale investir mais dinheiro em memória do que em ter uma placa gráfica "+ potente"?
 
eu axo q n....

ker dizer investir em RAM e ter grafica partilhada ou optar por ter menos RAM e ter grafica dedicada?

Eu preferia ter uma grafica dedicada ;)
 
Uma gráfica dedicada é sempre uma gráfica dedicada, mas lá está, conforme o uso q tencionas dar ao portátil, compensa, ou não, optares pela gráfica.


O meu Centrino lindo ainda é um Banias a 1.5,512DDR com uma Radeon 9700 de 64 de RAM e aguenta-se nas horas a jogar Doom3, com detalhes generosos.

É mesmo o uso q tenciona dares ao portátil que pode definir o que queres...


E eu consigo ver filmes inteiros e ainda ficar com metade da bateria, e com o brilho no máximo.. :D
 
VinE disse:
Uma gráfica dedicada é sempre uma gráfica dedicada, mas lá está, conforme o uso q tencionas dar ao portátil, compensa, ou não, optares pela gráfica.


O meu Centrino lindo ainda é um Banias a 1.5,512DDR com uma Radeon 9700 de 64 de RAM e aguenta-se nas horas a jogar Doom3, com detalhes generosos.

É mesmo o uso q tenciona dares ao portátil que pode definir o que queres...


E eu consigo ver filmes inteiros e ainda ficar com metade da bateria, e com o brilho no máximo.. :D

Para trabalhos em 3d e edição de video, o centrino 1.5 porta-se bem?

Quando falam de memória, é mais importante ter um processador com + memória (512 em vez de 256), ou a gráfica com + memória (128 em vez de 64)?
Na impossibilidade ter os dois claro. ;)
 
Para edição de vídeo é algo relativo, pq até um G5 se es***** todo a fazer o render de um documentário de uma hora com efeitos relativamente básicos..

Agora se queres fazeres edições simples de corta e cola digo-te que até se aguenta bastante bem, com renders simpáticos de 10 minutos (lol) em filmes não muito grandes no Premiere...

EDIT: Para video quanto mais RAm melhor, 256 é impensável, o bom mesmo seria 1024, no que toca à gráfica sinceramente não sei se a diferença é assim tão singnificativa.. Em jogos e aplicações 3d sim, sem dúvida.
 
So para clarifikar umas coisas: Centrino n e um processador!! e uma tecnologia q engloba 3 componentes: um Pentium 4 M normal, um chipset a familia 855 e a componente wi-fi intel pro/wireless!

actualmente ha em portateis os pentium 4 normais( cpu's de desktops em portateis) os pentium 4 M e os pentium 4 M Centrino (com Wi-Fi).

Qnt a AMD, existem os XP-M, os A64 normais e se n me engano ja existem os A64 Mobile( existe uma versao do 3000+ Mobile q tem 1mb de cache ao contrario dos 512 da versao desktop).

os amd ainda vi mta coisa sobre eles pois tenho um portatil mas Centrino e e por estes q posso falar!

De facto um portatil Centrino e "normalmente" mais leve e com mais tempo util de bateria q um pentium M normal! qnt a performance n tenho nada a apontar, porta-se bem em jogos e em photoshop e 3d max. n e nenhuma bomba mas da para ir fazendo....desde q tenha memoria! e mt importante a memoria!

mas sim perfiro um com menos memoria e a mem da grafika dedicada porque memoria a mais posso smp comprar! sinceramente se um A64 mobile se portar com o os desktop <en sem duvida ia para um a64 senao perfiro fikar com o meu Centrino
 
Kain disse:
So para clarifikar umas coisas: Centrino n e um processador!! e uma tecnologia q engloba 3 componentes: um Pentium 4 M normal, um chipset a familia 855 e a componente wi-fi intel pro/wireless!

actualmente ha em portateis os pentium 4 normais( cpu's de desktops em portateis) os pentium 4 M e os pentium 4 M Centrino (com Wi-Fi).

Qnt a AMD, existem os XP-M, os A64 normais e se n me engano ja existem os A64 Mobile( existe uma versao do 3000+ Mobile q tem 1mb de cache ao contrario dos 512 da versao desktop).

Oops, lapso meu :)
mas valeu... já tinha lido algures isso, mas resumidamente colocaste tudo bastante claro

Kain disse:
De facto um portatil Centrino e "normalmente" mais leve e com mais tempo util de bateria q um pentium M normal! qnt a performance n tenho nada a apontar, porta-se bem em jogos e em photoshop e 3d max. n e nenhuma bomba mas da para ir fazendo....desde q tenha memoria! e mt importante a memoria!

Já agora, qual é o teu portátil?
 
Back
Topo