1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Danamics Innovates the First Liquid-metal Based CPU Cooler

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por MasterChief, 18 de Julho de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1745)

1. MasterChief

MasterChief Power Member

Danamics Innovates the First Liquid-metal Based CPU Cooler
    Ideia interessante, agora só falta é ver a performance.

2. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Última edição: 18 de Julho de 2008
  3. DarkIonX

DarkIonX Power Member

Muito criativo, mas agora só falta comparar com os cooler topo da gama e ver se a relação preço/preformance é boa

4. Xymith

Xymith Power Member

nao fazia ideia q isso tinha existido. como eram os preços? esse produto q falam no primeiro post ja é um produto comercial ou é prototipo? é q o tempo é relativo e avaiable soon pode ser muitos anos depende se ja andam a 10 anos a desenvolver :P.
    heatpipes de contacto directo com liquid metal... podera ser uma revoluçao? ou ja nao ha margem pra isso?

offtopic:sei q nao tem nada a ver mas por algum motivo isto fez me lembrar do terminator2

5. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

isto ainda existe, mas pouco ou nada saiu do mercado americano. Os preços pelo que vi vai dos $30 até aos $50 depende das versões e do socket.

A melhor versão é a extreme performance pq tem o regulador de fans que permite ter o sistema tão silencioso como a ultra low noise por menos $10 e é o mais performante com as rpms no máximo.
    Por acaso ando a pensar em mandar vir um. Fica nums 40€ com portes (mais uns trocos para alfandega >()

6. FerCam™

FerCam™ Banido

Havia uma loja ca em pt que vendia esse vapochill, mas n me lembro qual.

O 1º cooler deve usar o mesmo fluido que a ferrari usa nos amortecedores.

7. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

isto é substancialmente diferente do vapochill, na medida em que este nem sequer recorre a phase change.

Eu gostava era de saber que metal liquido, com propriedades ferromagneticas, é que vai ser posto dentro dos tubos..

8. lohka_86

lohka_86 Banido

Tu e todos os concorrentes deles :P

9. blastarr

blastarr Power Member

A Sapphire tentou fazer isso aqui há uns anos.
    Não deu em nada porque a empresa responsável pelas patentes desistiu de levar o projecto para a frente (custos de produção, etc).
    Provavelmente acontecerá o mesmo a isto também...

10. Crusher

Crusher Power Member

Também estou curioso porque:

Só se for algum composto... ou jogam com pressões.

11. Koncaman

sim, é provavel que seja algum composto... mas tudo o que é metal em estado liquido à tempertura ambiente, são essencialmente metais pesados... e exigiriam algum cuidado, na altura de mandar o cooler para o "lixo", apesar do metal liquido, estar num circuito fechado, e serem pouco provaveis eventuais derrames.. a bomba não precisa de estar em contacto com o metal liquido, para o fazer deslocar-se...
    em todo o caso,de todos os materiais ferromagneticos que conheço (e são muito poucos, até porque creio que não existem muitos), nenhum é liquido à temperatura ambiente

Última edição: 19 de Julho de 2008
  12. exxtreme

exxtreme Power Member

Boas, eu ja trabalhei com ferrofluidos, é um liquido com propriedades metalicas e magneticas, e é um optimo conductor de calor. E nao e toxico. (apenas nao sai mais se vos cair para a roupa:007:)
    É usado por exemplo em sistemas de som, para arrefecer os altifalantes(apenas em sistemas de topo), porque nao é conductor eletrico.
    Acho provavel usarem-no tbm aqui nesse cooler.

Eu apenas brinquei um pouco com ferrofluidos, nao sei muito mais sobre eles, mas podem informar-se aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ferrofluid

13. setekh

setekh Power Member

Nem um nem outro. São só nanopartículas de um sal de ferro! (daí chamarem-se ferrofluidos :p) Interessam porque são paramagnéticos (estão sujeitos à acção de campos magnéticos) e bons condutores térmicos.

O único problema que se antevê é o custo de produção...suspeito que seja elevado.

14. exxtreme

exxtreme Power Member

Pois, falei um pouco a calha:p.

Eu apenas fiz algumas expriencias magneticas com eles, pa ver o comportamento deles. Nao sei mesmo muito sobre eles.

15. setekh

setekh Power Member

Mas tudo o que disseste está certo :)

16. Koncaman

paramagnetico não é bem a mesma coisa que Ferromagnetico... mas pronto, sendo paramagnetico, de facto aumenta bastante a escolha.. MAs o artigo deu-me e entender que se tratava de um fluido ferromagnetico..

Whatever, parece que esta esclarecido

17. setekh

setekh Power Member

Um composto ferromagnético é um composto paramagnético com uma susceptibilidade magnética enorme (daí a capacidade de se manter magnetizado durante muito tempo), daí não ser nada mais que uma situação extrema.

Mas tens razão - não falam especificamente num ferrofluido, pelo que o leque de escolha é maior. Acho, no entanto, difícil fugir à magnetite (os custos dos restantes complexos são, por regra, mais elevados).

18. Interessante .. Este CPU basicamente baseia-se nos Water Coolers, apenas que é em vez de agua , o fluido é um composto metalico. A ver vamos a que preços é vendido no mercado...
    E principalmente se é necessaria muita manutenção !

19. abc

abc [email protected] Member

Sem falar na toxicidade dos mesmos...

Partilhar esta Página