1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Danfoss NL11F esventrado !!

Discussão em 'Cooling' iniciada por Blaster, 28 de Setembro de 2006. (Respostas: 59; Visualizações: 9687)

1. Blaster

Blaster Power Member

Está vai ser uma thread didatica.

Recebi aqui uma prommy com o compressor a avariado para reparar, vamos la ver quem pela foto abaixo descobre o que tem de errado este compressor.

2. MadDog

MadDog Mega BOINC

Está aberto :blaugh:

Por acaso nao sei o que tem, qual era o problema dele ?

3. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Engraçado. Já vi um site qualquer com um projecto em que meteram acrilico em vez de chapa por fora para mostrar, mas ficou mais um objecto de decoração...

4. Blaster

Blaster Power Member

janela no compressor so se for para ver o nivel de oleo como muitos semi-hermeticos têm.

---

Bom ninguem quer adivinhar neh?

Como podem ver pela foto abaixo a biela simplesmente partiu. Dá para ver a força que é preciso para partir :S
    A biela liga a cambota como em qualquer motor de carro. O pistão e o cilindro tambem estavam danificados. De resto compressor estava novo até dá pena...

Isto aconteceu pois provavelmente o cilindro encheu-se de refrigerante liquido que nem chegou a evaporar e como liquidos não são comprimiveis... PUM ... partiu.
    Refrigerante a chegar em liquido ao compressor é vulgarmente chamado de "gelar ate ao compressor".

Na imagem a abaixo podem ver o tubo de sucção para o cilindro (tubo branco). É a primeira vez que vejo um compressor com sucção tão perto da porta de entrada. Isto significa que os NL11F são muito susceptiveis de ter problemas quando se deixa gelo chegar ate ao compressor.

Tambem notei que o capilar desta mach2 ST foi modificado, aumentando-o 80cms, pobre compressor teve uma curta e dificil vida... O capilar original tem cerca de 2,4mts adicionando 80cms fica com 3,2mts !!! >(
    Deve ter trabalhado com pressões da alta muito altas o que tambem deve ter contribuido para a morte prematura. O aumento de capilar pode ter permitido ter temperaturas sem carga mais baixas mas ao mesmo tempo reduziu dramaticamente a capacidade. Possivelmente ao ser carregada, tentaram que aguenta-se carga e foram metendo para lá gas a mais ate chegar liquido ao compressor levando a morte prematura do compressor.

Mais algumas pics :)

Última edição: 29 de Setembro de 2006
  5. |RickY|

|RickY| OC Legend

antigamente era um mod usual, ganhava-se uns graus em idle e em carga, por todo o mundo se fazia isso!

hj em dia os cpu's aquecem demasiado.

de ***** forma é apenas um palpite, pois não sabes se o liquido tava a chegar ao cilindro

e se dizes k o pistão e cilindro também estão danificados, pode ter agarrado, o que faz normalmente partir a biela, aí ja entra muita outra coisa, como defeito, exesso de temperaturas, problemas de oleo.

ora será que foi mesmo assim: chegou liquido ao cilindro, não comprimiu pk é liquido puf partiu a biela. se assim fosse tinha sido ao calibrar.

se fosses a danfoss dizias que tinha sido pk não tava a trabalhar com r134a

enfim... é como um motor normal, é sempre complicado dizer o pk, acho k desse motor so se pode afirmar com certeza que a biela partiu! o resto é pura especulação

a cambota tb deve tar empenada e os rolamentos da cambota lixados, entre outros, para partir a cabota foi mais atras. de aspecto sim, tá novo

6. Blaster

Blaster Power Member

se faziam por todo mundo, faziam mal... 3,2 mts de capilar nem em frigorificos

---

não é palpite pois a caixa na zona da sucção esta oxidada sinal de condensação... e depois porque perguntei ao dono da unidade

segundo não é primeiro compressor que vejo aberto e motores de carros abertos é o ramo onde trabalho

não sei porque que vens para aqui dizer que é especulação, mais valia estares calado

7. |RickY|

|RickY| OC Legend

pronto! partiu pk chegou liquido ao cilindro e ao comprimir, como liquido não é comprimivel partiu a biela!

fico calado!

de ***** forma ja parti e agarrei, e reparei muitos, mas mesmo muitos motores (combustão), não falo assim tão a toa como julgas
    Mas ainda bem que com uma biela partida e corrusão junto ao compressor, ditas o pk! é pena as x ser mais dificil apurar o pk das coisas.

desculpa continuar, mas biela partida não é simbolo de desgaste é simbolo de paragem bruta não é?

8. timber

timber Zwame Advisor

Podes por fotos do rotor do motor (eléctrico)?

9. mascarilha

mascarilha I folded Myself

eu percebo bues disto pà , isso foi a biela k bateu na cambota , fazendo ricoxete no piston causando um encefalocardiograma na cambota adjacente á biela k por sua vez sofreu uma ruptura no endocarpio causando um estigma no rotor :lol:

agora a falar asserio , é sempre bom de ouvir pessoal entendido na materia e tentar descobrir a causa dos acontecimentos , nesta materia de phase nao percebo kuase nada ou nada mesmo . mas gosto de ver ;)

cumprimentos e nao se xateiam com discussoes dessas , ja sao os 2 uns homenzinhos :D

PS: o tubo de sucçao e akele vermelho k esta branco num dos lados???

cums

10. MadDog

MadDog Mega BOINC

Achas que estao a discutir ? nepias.

Aproveita para aprenderes um bocado(como eu), por acaso é um tema interessante, visto que eu ando com ideias tristes de por gases no meu compressor...
    Assim ja vejo o que pode acontecer.

Mas nao vale mais comprar um novo do que reparar ?

11. |RickY|

|RickY| OC Legend

o de sucção é o mais grosso e o que tem uma valvula de carga soldado

acho k ninguem tá chatiado! está a ser uma conversa didatica.

É pena o blaster não ter aparecido mais tempo, assim o mundo que modou promys não o fazia mal :D,
    eu fiz muitos mods desses, de ***** forma não percebia muito, os 1ºs ia com o pessoal a um tecnico de friu que fazia o que eu dizia que por sua vez eram as indicações do bowlman, nos 1ºs mods a r404a em promys err na não me lembro como se escreve o nick :D

edit: aliás, era 1m k se falava! não 0,8

12. Raptor

Raptor OC Legend

Exacto, lembro-me perfeitamente dos primeiros mods, tanto nas Mach originais como nas Mach 2, a tipica mod.

Aumentar capilar, e trocar o gas. :)

Se está errado ou não, não sei, mas que toda a gente fazia, e com ganhos significativos... resultava.

Mas já o facto de se estar a trocar o gas pode ser problemático...

13. mascarilha

mascarilha I folded Myself

Tb aki tive aki em casa á 1 anito e tal uma Vapochiil LS com MOD para vapochill XE (axo k era isso) , mas precisava de uma fonte alimet. so para akilo (nao ganhava para as fontes) vendi-a a um user do forum k mteu num precott (:D) k depois foi carrega-la ao riky , desde aí gosto de ver e tal baterem records , etc , mas para já nao estou a pensar meter-me noutra tao cedo até pk nao sai assim tao barato uma brincadeira destas :D

cumps

14. Lasac

Lasac OC Legend

Deves ter tido uma vapochill normal (r134a) com mod para vapo XE (r404a).

A vapo Ls (r507) não se compara. Compressor AC vs compressor a 'pilhas' ;)

O mal desses compressores é serem a 12v/24v o que puxa muito pelos ampéres, e em funcionamento só andam bem em load porque em idle quase que param :rolleyes:

Não sei os nomes técnicos do motor do compressor e seus componentes, mas bem me parecia que "faltava" algo que fizesse o pistão andar. Afinal é uma biela partida.

É bom que sejamos todos alertados, ao menos esse serve de exemplo para nós que andamos sempre á procura de ganhar uns graus aqui e ali.

Já se sabe, mas fica a ideia reforçada que gás liquido á entrada da sucção do compressor é morte do artista.

Já agora, isso com esse gás todo com capilar 3,2m devia ter umas pressões engraçadas na alta devia... 8o

15. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

É incrivel como tinham a prommy a funcionar nessas condições, até a infeliz pifar :nonono2:

É que nem sequer se devem ter perguntado o porquê de a prommy passar a vibrar mais e a fazer mais barulho após o mod. Nessas condições o desgraçado do motor devia fazer cá um barulho e vibrar imenso...Enfim, é meter gás e siga!

Um sistema com tanto capilar devia estar mesmo com uma pressão medonha na alta, se calhar nem manometros usaram, é encher e meter uma medida de capilar encontrada na net, se fizer frio muito bem ...

16. |RickY|

|RickY| OC Legend

editado

criticar é tão facil hehe

supor então ainda é mais

mas uma coisa eu garanto e muitos viveram o mesmo que eu, esse mod rendia uns 5ºc na altura dos 1ºs nortwood, na altura uma promy era o topo em phase-change, 1ºc era valioso para benchar é como um v-mod, não te da vida ao chip, mas dá mais né?

será que é assim tão complicado de perceber?

a minha sempre teve assim, na altura ainda nem se sabia como ia ser a longo praso a história do r404a, por exemplo, quando eu fazia mods ou ia com o ppl fazer ao tecnico de friu o aviso era comum: mete uma fan a frente do condensador e ja sabes que tempos de vida não sabemos.

epa ...tou para aki a tentar explicar coisas k muitos não sabem pk simplesmente são do tempo em que um single stage é banal e existe informação a patada sobre tudo e ainda se leva com comentário desteseditado...

editado

e, ya, fazem-se muitos mods tal como se veem na net quando não existe conhecimento para o perceber e desenvolver!! um bom exemplo disso é a grande maioria das pessoas k fazem v-mods.

E por acaso o gajo que falava nos mods no xtremesystems k não deves conheçer, merece mais respeito do que informação de net, pois muito fez para que hj vejas uma promy como a ves.

e continuo na minha, não é um dado adquirido essa biela ter partido pk tinha capilar a mais... lol

Última edição pelo moderador: 30 de Setembro de 2006
  17. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Hmmmm... eu tenho cá uma promy a funcionar há uns anos com esse capilar a mais e nada de barulhos ou vibrações. Continua a 100%...

Agora engenheiristica e teoricamente nan sei.... :)

18. |RickY|

|RickY| OC Legend

como ja disse, se essa promy é de pt, devo ter sido eu k fiz o mod, ou um de 2 tecnicos de friu de stb ou mais um ou 2 em pt que seguiram infos de quem ja disse.

outra coisa tb falada na altura éra manter a promy sempre em carga com sety por exemplo.
    e a promy era calibrada normalmente até ficar gelo a 1" do compressor em idle.

editado

19. Raptor

Raptor OC Legend

A Philips desenvolveu as lampadas de Xenon e de poupança de energia...

Isso faz com que Thomas Edisson tenha sido uma besta e mereça ser criticado pelo que ele inventou não ser perfeito?

É o que eu penso de quem fez os mods iniciais nas prometeias.
    Tudo se baseava sob a forma de experimentação, e alguns gurus na altura, como o Bownman, entre outros, descobriram que desta forma, aumentando o capilar, ganhava-se temperatura sem perder em carga.

Vários utilizadores de prometeias na altura efectuaram esse mod, e todos obtiveram os ganhos indicados.

Se está bem ou mal a nivel de teoria de sistemas de frio... agora "sabemos" que está mal, mas os ganhos obtidos fizeram com que fossem dos mods mais simples e eficazes descobertos para as prometeias!

20. |RickY|

|RickY| OC Legend

editado

tipo, pode não ser o mais saudavel para a promy, mas saudavel pouca coisa fazemos com pc's neste forum. axo k não é complicado de entender editado. e tipo, uma promy morreu!! pronto, se existem 30 ou 40 so em pt com esse mod que não deve andar muito longe e vejo agora uma morta, tipo dá uma probabilidade um pouco baixa, e tb ja tem uns belos anos, na altura apontava-se para menos duração, pois os compressores eram para ter pausas e nestes sistemas não tinham... lol

editado

Tinha muito mais interesse ver macros desse cilindro, pistão etc

Partilhar esta Página