1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dar banho ao XP-90C...Mas com o quê?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por WindWalker, 14 de Maio de 2006. (Respostas: 38; Visualizações: 3237)

1. WindWalker

WindWalker Power Member

Olá!

O caso é o seguinte o meu XP-90C está todo sujo, tem inclusivé marcas de corrosão :S, impressões digitais e manchas como se tivessem andado por lá a escorrer líquidos (Artic Clean?!?!?!).

Pensei em dar-lhe banho, mas com o que é que hei-de fazê-lo?

Obrigado.

2. Cabalo

Cabalo Power Member

vinagre com ele por umas horas, e depois lava-o em água corrente e seca-o muito bem com um secador no maximo, para não ganhar corrosão.
    ou então, há umas placas que se metem dentro de água, e que quando se mete lá dentro o cobre ele fica todo limpinho.

3. Ruben_MadTech

Ruben_MadTech What is folding?

exacto :):)

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Onde é que se compram essas placas? Nome?

Pelo vinagre não vou =/ só se arranjasse ácido acético...

5. QuickFire

QuickFire What is folding?

Uma cena espectacular é Cillit bang (Não sei bem o nome) Pelo menos aquilo limpou-me o dissipador todo e ficou como se fosse novo :D Não há sinal de corrusão :)

6. WindWalker

WindWalker Power Member

O meu problema é arranjar algo de forte para limpar o cobre sem o corroer =/

O Cillit Bang até pode ser muito bom, mas se lá ficar tempo demais pode limpar e começar a "comer" o cobre...Como eu não sei se isso pode acontecer...Aguardo mais opiniões...

7. Phantasia

Phantasia [email protected] Member

E tentar alcool etilico?

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Não quero arriscar com substâncias que eu não sei de que forma é que reagem com o cobre metálico...

É que depois de um banho de umas horas não quero chegar lá e ver o dissipador «desfeito»

9. Phantasia

Tens razão... Foi apenas uma ideia que me passou pela cabeça...
    Sinceramente não tenho mais grandes ideias, pensei também no detergente para a loiça, mas isso é muito vago, pois alguns podem ser muito ácidos outros não, enfim, tens aí pano para mangas.

10. WindWalker

WindWalker Power Member

:-D :-D :-D :-D :-D :-D

O ião H+ ou H3O+ (tanta nomenclatura para dizer a mesma coisa =/), que dá características ácidas às soluções, NÃO ATACA O COBRE, pois este não é oxidado por ele :P podes meter ácido clorídrico (dos mais fortes) a 16mol/dm³ que ele fica na mesma, poderá é eventualmente atacar os produtos da corrosão do cobre (CuO, por exemplo)

11. Phantasia

Podias-me ter poupado aos pormenores químicos! Sou um tipo que vem de Humanidades!
    Mas obrigado á mesma pela achega! O saber nunca ocupa lugar!:lol:

12. WindWalker

WindWalker Power Member

:x2:

13. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

yup, eu vinha falar precisamente nisso.
    acho que com coca cola também te podes safar...

14. best

best Power Member

Compra massa de pulir automoveis, numa drogaria depois esfrega com um pano e massa e dps fica a brilhar :x2: , depois posta fotos

cumps

15. Tripnotik

Tripnotik Power Member

O Cillit bang dá pa por tipo em banho maria? ou é tipo spray, borrifador?

É que havia ai um produto qq que se metia com (em) agua, metia-se lá o metal e akilo fikava como novo sem o mais pekeno sinal de corrosao á posteriori, agora saber qual era, ja n lembro :confused:

16. QuickFire

QuickFire What is folding?

Cillit Bang o que eu usei era borrifador... mas de qualquer maneira acho que existe daquele sem ser borrifador, só solução aquosa mas isso ias gastar bastante :P O que fiz foi borrifar aquilo, deixar actuar 10 segundos e lavar o dissipador...

Não ficas com o menor sinal de corrosão do cobre :D

17. MadOnion

MadOnion Folding Member

Exacto... ainda melhor e mais barato... coca cola do lidl daquela barata é do melhor.
    Deixas de molho e vais vendo o estado do cooler, e mudando a cola tb varias vezes.

18. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

e' a mesma coisa. acido acetico e' vinagre

19. Antonio Raimund

Antonio Raimund Power Member

Eu ja usei com esta opção no meu thermalright sp-94 e aquilo fico como novo...Tirei passei por agua, sequei com um secador, e até hoje esta muito brilhante:D
    O problema do cobre é mesmo a corrusao do metal!!

20. Phantasia

O aluminio não sofre de problemas de corrosão? Eu disso não percebo nada tal como disse mais acima.
    Qual seria o procedimento a levar a cabo para um xp90 mas na versão de aluminio?

Partilhar esta Página