Dar banho ao XP-90C...Mas com o quê?

WindWalker

Power Member
Olá!

O caso é o seguinte o meu XP-90C está todo sujo, tem inclusivé marcas de corrosão :S, impressões digitais e manchas como se tivessem andado por lá a escorrer líquidos (Artic Clean?!?!?!).

Pensei em dar-lhe banho, mas com o que é que hei-de fazê-lo?


Obrigado.
 
vinagre com ele por umas horas, e depois lava-o em água corrente e seca-o muito bem com um secador no maximo, para não ganhar corrosão.
ou então, há umas placas que se metem dentro de água, e que quando se mete lá dentro o cobre ele fica todo limpinho.
 
Cabalo disse:
vinagre com ele por umas horas, e depois lava-o em água corrente e seca-o muito bem com um secador no maximo, para não ganhar corrosão.
ou então, há umas placas que se metem dentro de água, e que quando se mete lá dentro o cobre ele fica todo limpinho.
exacto :):)
 
Cabalo disse:
vinagre com ele por umas horas, e depois lava-o em água corrente e seca-o muito bem com um secador no maximo, para não ganhar corrosão.
ou então, há umas placas que se metem dentro de água, e que quando se mete lá dentro o cobre ele fica todo limpinho.

Onde é que se compram essas placas? Nome?

Pelo vinagre não vou =/ só se arranjasse ácido acético...
 
Uma cena espectacular é Cillit bang (Não sei bem o nome) Pelo menos aquilo limpou-me o dissipador todo e ficou como se fosse novo :D Não há sinal de corrusão :)
 
O meu problema é arranjar algo de forte para limpar o cobre sem o corroer =/

O Cillit Bang até pode ser muito bom, mas se lá ficar tempo demais pode limpar e começar a "comer" o cobre...Como eu não sei se isso pode acontecer...Aguardo mais opiniões...
 
Phantasia disse:
E tentar alcool etilico?

Não quero arriscar com substâncias que eu não sei de que forma é que reagem com o cobre metálico...

É que depois de um banho de umas horas não quero chegar lá e ver o dissipador «desfeito»
 
Tens razão... Foi apenas uma ideia que me passou pela cabeça...
Sinceramente não tenho mais grandes ideias, pensei também no detergente para a loiça, mas isso é muito vago, pois alguns podem ser muito ácidos outros não, enfim, tens aí pano para mangas.
 
Phantasia disse:
Tens razão... Foi apenas uma ideia que me passou pela cabeça...
Sinceramente não tenho mais grandes ideias, pensei também no detergente para a loiça, mas isso é muito vago, pois alguns podem ser muito ácidos outros não, enfim, tens aí pano para mangas.

:-D :-D :-D :-D :-D :-D

O ião H+ ou H3O+ (tanta nomenclatura para dizer a mesma coisa =/), que dá características ácidas às soluções, NÃO ATACA O COBRE, pois este não é oxidado por ele :P podes meter ácido clorídrico (dos mais fortes) a 16mol/dm³ que ele fica na mesma, poderá é eventualmente atacar os produtos da corrosão do cobre (CuO, por exemplo)
 
Podias-me ter poupado aos pormenores químicos! Sou um tipo que vem de Humanidades!
Mas obrigado á mesma pela achega! O saber nunca ocupa lugar!:lol:
 
QuickFire disse:
Uma cena espectacular é Cillit bang (Não sei bem o nome) Pelo menos aquilo limpou-me o dissipador todo e ficou como se fosse novo :D Não há sinal de corrusão :)

yup, eu vinha falar precisamente nisso.
acho que com coca cola também te podes safar...
 
Compra massa de pulir automoveis, numa drogaria depois esfrega com um pano e massa e dps fica a brilhar :x2: , depois posta fotos


cumps
 
O Cillit bang dá pa por tipo em banho maria? ou é tipo spray, borrifador?

É que havia ai um produto qq que se metia com (em) agua, metia-se lá o metal e akilo fikava como novo sem o mais pekeno sinal de corrosao á posteriori, agora saber qual era, ja n lembro :confused:
 
Cillit Bang o que eu usei era borrifador... mas de qualquer maneira acho que existe daquele sem ser borrifador, só solução aquosa mas isso ias gastar bastante :P O que fiz foi borrifar aquilo, deixar actuar 10 segundos e lavar o dissipador...

Não ficas com o menor sinal de corrosão do cobre :D
 
Koncaman disse:
yup, eu vinha falar precisamente nisso.
acho que com coca cola também te podes safar...

Exacto... ainda melhor e mais barato... coca cola do lidl daquela barata é do melhor.
Deixas de molho e vais vendo o estado do cooler, e mudando a cola tb varias vezes.
 
MadOnion disse:
Exacto... ainda melhor e mais barato... coca cola do lidl daquela barata é do melhor.
Deixas de molho e vais vendo o estado do cooler, e mudando a cola tb varias vezes.

Eu ja usei com esta opção no meu thermalright sp-94 e aquilo fico como novo...Tirei passei por agua, sequei com um secador, e até hoje esta muito brilhante:D
O problema do cobre é mesmo a corrusao do metal!!
 
O aluminio não sofre de problemas de corrosão? Eu disso não percebo nada tal como disse mais acima.
Qual seria o procedimento a levar a cabo para um xp90 mas na versão de aluminio?
 
Back
Topo