DAS e RAid 1

kromo

Power Member
Boa tarde
uma pergunta que para muito deve ser básica na resposta.
Tenho um DAS e dois discos em RAid 1.
como posso saber se o disco "espelho" está realmente a ser preenchido e funcional a 100%.
Já que no windows somente me aparece o disco principal onde faço o backup de dados.
Uso o DirSync Pro paro o efeito
obg
 
Tentei Instalar o Intel RST , na pagina existem 3 download.
peguei o primeiro que me pareceu ser o adequado, mas não sei porqué, não o consigo instalar no win11.
as tanats existe já no win 11 algo similar ao rst
 
tens um servidor nas, é isso?


se tens em raid 1,
estA CONFIGURAÇÃO espelha os dados. Ou seja, cria 1 cópia de todas as informações em tempo real, produzindo basicamente 1cópia de segurança. Em outras palavras, as informações de um HD são gravadas também no outro.

Por isso, ele está protegido se ocorrer falhas num HD, mas diminui pela metade a capacidade, além de não melhorar o desempenho do servidor. É geralmente usado por servidores de pequeno porte, que não precisam de performance otimizada de disco e usam apenas 2 discos.

A sua utilização é para discos rígidos, e no final tem-se o mesmo espaço em disco de um destes. Em caso de falha de 1 dos discos, o outro terá todos os dados preservados.


Tolerância a falha: 1 disco em falha
Ganho de velocidade de leitura: 2x
Ganho de velocidade de gravação: nenhuma




espero ter ajudado em parte!!!
 
Obg por responder.

sei isso tudo.
expliquei me mal.
como sei que o disco 2 em raid 1 tem realmente os ficheiros que estão no disco 1, já que somente se vé um disco ( em raid 1)
em caso de falha do disco 2 existe algum software onde possa ver isso?
em todo o sistema somente me aparece um disco com 4TB o segundo está oculto, ....logo , sem controlo
 
Não sei se será a melhor maneira. Mas se desligares o disco 1 simulando uma avaria... deves de ter acesso a toda a informação na mesma. Uma vez que estará tudo no disco 2.
 
Back
Topo