Data Analyst - reconversão

petesky

Membro
Andei a ver programação e data analyst, achei este segundo bastante interessante, gostava de saber se existe algum curso com ligação ao mercado ou bootcamp/certificações que permitam promover uma reconversão profissional. Não trabalho com IT, mas gostaria de mudar de área e fazer algo novo e diferente, tenho preferência em estudar em aulas presenciais pós-laborais já que o meu trabalho atual é o meu ganha pão.

Viva. Em termos de cursos, não te sei indicar o melhor caminho a seguir. Quanto mais não seja, tens sempre a opção de uma licenciatura em pós-laboral, quer seja a tempo inteiro (~6 cadeiras/semestre), quer seja a tempo parcial (~3 cadeiras/semestre). Em termos de carreira no mundo do IT, data analyst acaba por ser uma área em grande crescimento, como eu tenho notado na minha empresa. Se queres perceber se é isso mesmo que pretendes seguir dentro do IT, sugiro que aprofundes o tema de conceitos básicos de base de dados (se ainda não o fizeste), assim como introdução ao Python (que é a linguagem que maior parte das empresas trabalha para essa finalidade).
Espero ter ajudado.

Sei que há licenciaturas na área, mas porquê uma licenciatura se podes aprender o mesmo em menos tempo?
Tenho visto no mercado americano uma quebra nas necessidades de data analyst e que não são colocados nas áreas de IT, mas sim colocados na área financeira junto a contabilistas ou economistas.

Simplesmente porque a janela de oportunidades ira ser muito maior, já para não falar que com uma licenciatura mesmo não sendo da área por vezes tem mais oportunidades que um simples curso que tenha tirado na área ou direcionado.

Não aprendes o mesmo em menos tempo, então se é por bootcamps esquece lá isso...
Na universidade aprendes a pensar, num boot camp vais decorar 3 receitas e no fim rezar que alguém te arranje emprego, porque continuas atrás de todos os licenciados que estão no mercado de trabalho, enquanto tens uma conta de 3-9k€ para pagar do bootcamp.

Back