1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Datacenter em casa! Load Balancing?

Discussão em 'ISPs' iniciada por carlosmcruz, 26 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 2000)

1. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Vamos então lá ver quem me pode ajudar neste assunto.

Montar um mini-datacenter com custos reduzidos? Será possível ou não? Veremos ao longo das respostas neste tópico.

Já discutido por vários tópicos neste forum se tem falado nos custos de ligações simétricas, e com toda a razãose afirma, que, são de facto uma utopia por parte dos nossos operadores. O seu preço é devastadoramente não convidativo a um particular, mas para ser sincero também a muitas empresas que gostariam de montar o seu próprio data-center.

Um dos factores importantes num mini-datacenter é a disponibilidade de IP's, o que até não é assim tão difícil pois bastaria comprar uma gama na RIPE. Não fossem os preços que também diga-se de passagem que não são nada convidativos. Além disso, se quisermos montar um
    mini-datacenter, estaremos claro a falar de aproveitar as ligações de vários operadores para que possamos aproveitar a junção da largura de banda disponível em cada um. Visto queremos utilizar este tipo de ligações deparamo-nos com outro problema, os operadores de cabo (os mais indicados para esta situação) obrigam-nos a usar IP's deles mesmo que fixos! Por isso a questão de comprar uma gama de IP's à RIPE fica logo fora de questão. Impedimento? Talvez não.

Vamos então imaginar o aluguer dos seguintes serviços: 2 ligações 25/1 à Cabovisão e 2 ligações 8/1 à TV Cabo. Teóricamente 66/4 e estes quatro pelo preço +- de uma ligação dedicada com apenas 1 garantido! Claro que há o congestionamento pelo que deveremos considerar que pelo menos temos 3 garantidos.

Ora se é um mini-datacenter, significa que quereremos alojar multiplos sites e não um site de grande tráfego por exemplo. Assim, a típica configuração de DNS Round Robin para 4~8 IP's não nos vai servir de muito.

Eis a minha questão, será o que pretendo nesta situação.

A configuração
    DNS Round Robin diz-nos que uma ligação vai por um IP a seguinte vai pelo outro e assim sucessivamente. Então e se a pretenção for:

O pedido feito ao servidor DNS ir pela ligação mais rápida? Como defenir?

O que pretendo á que a rota escolhida seja a menor e a mais disponível.

Penso que para começar não me estou a esquecer de nada, mas se for o caso, cá voltarei.

Uma ajudinha? Cumps a todos vós.

2. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Não percebo esse fascinio por usar não sei quantas linhas de cabo...

http://iweb8.com/web-hosting/multi/
    pelo preço duma dessas linhas de 8megas/1upload podes ter esta pequena maravilha, que dá para 100 sites

ou então um servidor dedicado com 10Mbps de upload por menos do que pagas por uma das linhas á netrabo
    http://iweb8.com/dedicated/budget-servers/now-I/

Ha coisas fantasticas, não ha, ou achas que o cliente se importa se o trafego é nacional e funciona mal, ou é de qualidade?

3. xupetas

xupetas Banido

por pontos: a ripe não vende ranges de ips á duzia. tens sempre que passar pelo teu isp (ou isps) logo o teu contacto é sempre com o isp.
    em segundo irás necessitar sempre de teres para loadbalancing BGP, OSPF ou qq coisa do genero.
    Nenhum dos operadores cá vende isso sem ser por FR ou ATM ou SDH.... logo as ligações de cabo estão automaticamente esquecidas.

Pq em casa?

Proximidade? queres ter aquecedores no inverno? Não tem mta logica fazer isso em casa...

4. Odin

Odin Power Member

Boas,

A Cabovisão tem ligações de cabo com 2M de upload e pool's de ip's.
    Não é questão destes produtos partilhados não poderem ter ip's do cliente (pedidos à ripe), mas uma questão comercial, o valor que os operadores pedem por estas ligações off-the-shelf, não compensa.

Para fazer BGP é necessário que o operador aceite trafego BGP vindo da tua ligação, existe uma coisa engraçada chamada WideIP da F5 que fará o que queres, mas o equipamento não é propriamente barato.

[[]]'s

5. Odin

Odin Power Member

Boas,

Só agora li com atenção e não conheço nem creio que exista um protocolo que escolha a ligação mais rápida. O BGP (Border Gateway Protocol) escolhe a ligação com menos hoop's, o OSPF (Open Shortest Path First) tambem com mais uns pózinhos.

Para escolher efectivamente o router teria que ter uma memória quase ilimitada, e geraria trafego incrivel ou seja iria fazer o contrário do pretendido.

Se estiver enganado, digam.

[[]]'s

6. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

As designações fornecidas no tópico tipo 'datacenter em casa' são apenas como exemplo.

A pretensão do tópico é mesmo defenir o re-encaminhamento, quer através de software ou hardware pelo caminho mais rápido. É esta a verdadeira questão.

Não quero montar nenhum datacenter em casa até porque trabalhamos com a NFSI com servidor dedicado para streaming e outros e com outro server dedicado nos EUA, serviços com os quais estamos bastante satisfeitos.

A questão do tópico é apenas aquela e como com esses serviços (tomando por exemplo as ligações indicadas) se pode re-encaminhar pelo caminho mais rápido.

Espero ter-me explicado melhor.

Cumps,

7. Odin

Odin Power Member

Boas,

Mas Carlos não existe nenhum protocolo, que eu conheça, que encaminhe os pacotes pelo caminho mais rápido. Como disse o BGP encaminha segundo o numero de hop's, mesmo assim nenhum operador vai aceitar os pedidos BGP numa ligação "normal".

[[]]'s

8. xupetas

xupetas Banido

O protocolo IP faz isso baseado em um single point. No caso apresentado é diferente. Ele tem varios points de contacto visto que tem vários IPs publicos de saida.
    E é mais que obvio que nenhum operador em tugal irá aceitar BGP de um cliente de casa.

9. Odin

Odin Power Member

Xupetas,

Exacto, eu falava para balancear 2 ou mais ligações.

[[]]'s

Partilhar esta Página