1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

datagridview vb.net[Resolvido]

Discussão em 'Programação' iniciada por Ruben_Barbosa, 16 de Março de 2009. (Respostas: 30; Visualizações: 7716)

1. Ruben_Barbosa

Ruben_Barbosa Power Member

PRecisava de uma dica vossa pessoal, como eleminar uma linha selecionada de um datagridview ;)

Última edição: 24 de Março de 2009
  2. nasic

nasic Power Member

Código:
    int rowNumber = dataGridView.CurrentRow();

Se não estou em erro Isto permite-te determinar qual a row seleccionada.Dps é eleminar essa mm linha. Agora depende o pretendes fazer. Queres apagar a linha após seleccionares a linha e carregares num botão? Ou simplesmente seleccionar a linha? Deve existir um evento para tal. É uma questão de procurares.

Boa sorte Ruben

3. Ruben_Barbosa

obrigado :)

Mas não ta a dar **** :S!!!

não sei pk ?

Última edição: 17 de Março de 2009
  4. Ruben_Barbosa

SE ALGUEM PODER dar uma dica agradecia ;)

5. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Não estou a ver uma situação em que queiras apagar uma linha de uma DataGridView, sem apagar a linha correspondente na datasource (a menos que estejas a empregar estructuras na datasource, e não databases, e mesmo assim...), por isso porque não executas uma query DELETE e voltas a fazer o SELECT ?
    Dessa forma, a linha vai-te "desaparecer".

EDIT: Já exprimentaste?:
    Código:
    DataGridView1.Rows.RemoveAt(DataGridView1.SelectedRows(0).Index)

6. Granadafeup

Granadafeup Power Member

SE PUDESSES POSTAR O CODIGO se calhar alguém ajudava :P

edit: O ribeiro55 chegou primeiro :P

7. Ruben_Barbosa

Mais um vez Obrigado ribeiro :) impecavel :)
    mas tambem quero apagar da BD !!!

Mas eu ao fazer Delete from tabela apago tudo :S que maravilha.

Tipo eu fiz assim

Código:
      Try
                Dim respostas As String
                respostas = MsgBox("Deseja Eliminar os dados?", MsgBoxStyle.Question + MsgBoxStyle.YesNo + 256)
                If respostas = 6 Then
                    DataGridView2.Rows.RemoveAt(DataGridView2.SelectedRows(0).Index)
                    Dim cmSQL As New SqlCommand("Delete dispositivo from [email protected]_disp,[email protected],[email protected],[email protected],[email protected] WHERE [email protected]_disp", cnSQL)
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Tipo", TextBox10.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Marca", TextBox11.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Modelo", TextBox12.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Departamento", TextBox13.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@ID_disp", TextBox9.Text))
                    cmSQL.ExecuteNonQuery()
                    cmSQL.Dispose()
                    MsgBox("Dados alterados com sucesso.", MsgBoxStyle.Information)
                End If
            Catch
            End Try

devia apagar a linha que queria so

8. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Código:
    "Delete dispositivo from [email protected]_disp,[email protected],[email protected],[email protected],[email protected] WHERE [email protected]_disp"

Estar a apagar-te a tabela toda é uma sorte, porque a síntaxe está errada.

A síntaxe correcta seria:
    Código:
    DELETE FROM dispositivo WHERE [email protected]_disp
    EDIT: E não devias eliminar a linha da datagrid sem ter a certeza de que a query foi executada com sucesso. Já que a queres apagar manualmente.

9. Ruben_Barbosa

PEssoal é o seguinte ele apaga-me a linha do datagridview mas não me apaga da bd :S

Pois faco actualizar o dtgview e torna aparecer :S

Meu codigo
    Código:
    Try
                Dim respostas As String
                respostas = MsgBox("Deseja Eliminar os dados?", MsgBoxStyle.Question + MsgBoxStyle.YesNo + 256)
                If respostas = 6 Then
                    Dim cmSQL As New SqlCommand("DELETE FROM dispositivo WHERE [email protected]_disp,[email protected],[email protected],[email protected],[email protected]", cnSQL)
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Tipo", TextBox10.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Marca", TextBox11.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Modelo", TextBox12.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@Departamento", TextBox13.Text))
                    cmSQL.Parameters.Add(New SqlParameter("@ID_disp", TextBox9.Text))
                    cmSQL.ExecuteNonQuery()
                    cmSQL.Dispose()
                End If
            Catch
            End Try

10. Granadafeup

Granadafeup Power Member

Embora não resolva o teu problema fica o conselho, se o ID_disp for a tua Chave Primária dessa tabela escusas de colocar as outras colunas dentro do where.

Outro conselho será fazeres refactoring do nome das textbox, pois ao fazer debug ver TextBoxN no codigo pode ser confusoe induzir em erros.

11. Ruben_Barbosa

Alguem pode dar uma mãozinha?

não ta a funcar n sei pk, tipo Ele apagar me a linha do Datagridview mAS nao da BD :(:(:(

Última edição: 20 de Março de 2009
  12. Ruben_Barbosa

13. jpaulino

jpaulino Power Member

Alteraste hoje: Última edição de Ruben_Barbosa : Hoje às 09:44

De qualquer maneira estás a indicar um parametro no comando T-SQL "@ID_disp" e depois não está a indicar o valor.

Para saberes se o comando executou e quantos registos foram afectados podes fazer:

Dim result As Integer = cmSQL.ExecuteNonQuery()

Se o result for 1, para o teu caso, é porque apagou um registo.

14. Ruben_Barbosa

sim sim alterei a bocado ;) para poupar trabalho xD de fAZER outro xD

15. Ruben_Barbosa

Nao dá :S:S ****

16. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Ou estás a fazer alguma coisa errada, ou não tens permissão na DB para um DELETE.

Exprimenta sem usar argumentos, ou seja, a query directa toda "escrevinhada" à pata.
    Usa a solução que o jpaulino te deu para receberes o resultado da query.

17. jpaulino

jpaulino Power Member

Não dá o quê ?

Mostra lá como está agora e qual é o resultado da variavel "result" ?

18. Ruben_Barbosa

Eu tou farto de workar na query da BD em SQL e lá funciona
    Código:
    delete from dispositivos where ID_disp='"DISP=01"'

Mas o que quero é na datagridview ele seleciona uma linha e dps vai carrregar no botao eliminar e ele elimina.

O que acontece elemina a linha no dtgview com o seguinte codido
    Código:
    DataGridView2.Rows.RemoveAt(DataGridView2.SelectedRows(0).Index 

mas na base de dados não apaga enfim :S:S não percebo

postar o codigo again.

Código:
     Try
                Dim respostas As String
                If respostas = 6 Then
                    Dim cmSQL As New SqlCommand("DELETE FROM dispositivo WHERE [email protected]_dip", cnSQL)
                    cmSQL.ExecuteNonQuery()
                    cmSQL.Dispose()
                End If
            Catch
            End Try

19. PNDmartins

PNDmartins Power Member

Epá.. até não é tão complicado como isso, pelo menos nao me parece.

O teu problema está nestas 2 linhas de código:

Código:
     Dim cmSQL As New SqlCommand("DELETE FROM dispositivo WHERE [email protected]_disp", cnSQL)
     cmSQL.ExecuteNonQuery()

Tu na query tens "Where [email protected]_Disp" mas onde é que lhe estás a dar o ID para executar a query??

Como não estás a dar isso, o ID vai vazio e o sql não gosta que dados vazios.

Tenta por antes assim:

Código:
    Dim TempID as integer
    TempID = dtgview.SelectedRows(0).Cells("O nome da coluna que tem o ID").Value

Dim cmSQL As New SqlCommand("DELETE FROM dispositivo WHERE ID_disp=" & TempID, cnSQL)
     cmSQL.ExecuteNonQuery()

Agora 2 criticas:
    - Lê bem os post pk o ribeirinho55 já te disse para fazeres isto antes.

- Se tivesses perdido 2 minutos no google tinhas percebido logo qual era o problema.

Partilhar esta Página