1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DataWarehouse em SQL Server

Discussão em 'Programação' iniciada por No F3aR, 9 de Abril de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 2337)

1. No F3aR

No F3aR Power Member

Olá.

Queria construir uma DataWarehouse no SQL Server 08, só que não estou seguro se a construção da mesma utiliza a mesma tecnologia que a construção de uma BD normal.

Ou seja, as DataWarehouses no SQL Server constroem-se na mesma no Management Studio ou existe outra parte do SQL server onde as construir?

2. AwakE

AwakE Banido

Não trabalhei muito com os analysis services, mas acho que sim, as tabelas constrois no SQL Management Studio.

Os cubos em si, já não, esses constrois (usando as tabelas que criaste anteriormente) no BI Development ou algo do genero que é instalado com o SQL Analysis Services. É um modulo de Visual Studio.

3. Red_Beret

Red_Beret Power Member

Para DW, utilizas:
    - SQL Server Integration Services - Criação dos cubos e importação dos dados, etc
    - SQL Server Analysis Services - Analise dos dados, Data Mining, etc
    - SQL Server Reporting Services - Relatorios

Julgo que a ferramenta que incorpora isto tudo é o Business Intelligence Development Studio -- http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms173767.aspx

4. AwakE

AwakE Banido

Mas se não tiveres as tabelas criadas, acho que não as consegues criar no BI Development studio (se bem me lembro).

5. Red_Beret

Red_Beret Power Member

As tabelas da base de dados?

Supostamente vais aplicar o BI a uma base de dados já existente, certo?

A BD tem de ser criada no management studio. Mas não tens obrigatoriamente de ter uma BD SQL Server. O Integration Services aceita dados em excel, txt, csv, ....

Tb já não me lembro muito bem, so usei isto na faculdade... :rolleyes:

6. No F3aR

No F3aR Power Member

Obrigado pelas respostas!

Ou seja, segundo percebi:

Crio as fact tables e tabelas dimensões no Management studio.
    Importo os dados para essas tabelas e crio os cubos com o Integration Services
    Analiso os dados e faço o data mining com o Analysis Services
    Crio os relatórios com o Reporting Services

Correcto?

Percebi também que estas ultimas três tecnologias estão incorporadas no BI Developmente Studio, correcto?

E posso fazer isto tudo só com o SQL Server, ou também preciso do Visual Studio?

7. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Sim, podes criá-las no Management Studio.

A criação de cubos é feita no Analysis Services; o Integration Services serve essencialmente para ETL. Para criar os cubos, podes utilizar o "Cube Wizard" do Analysis Services. A análise dos dados também é feita neste módulo, como seria de esperar.

Sim, exacto.

Precisas do BI Development Studio. Penso que precisas de ter instalado o Visual Studio antes do SQL Server para teres acesso a esta ferramenta. Caso não o tenhas feito, existem certamente workarounds pela web, que evitam teres de reinstalar tudo.

8. AwakE

AwakE Banido

Não, não precisas. O SQL Server Analysis Services instala uma especie de Visual Studio Light.

9. No F3aR

No F3aR Power Member

É, o Awake tem razão, fui verificar e o BI Development Studio abre um VS mais leve, com as tecnologias referidas em cima.

Mas se agora, instalar o VS 08, terei algum problema de incompatibilidades?

10. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Possivelmente, se tiveres o VS 2005 instalado, e o removeres antes de instalar o VS 2008.

11. Red_Beret

Red_Beret Power Member

A ultima vez que me meti numa aventura dessas tive de formatar...:rolleyes: (um simples desinstalar do VS 2005 e instalar do 2008 rebentou-me com o XP...)

12. No F3aR

No F3aR Power Member

Não, tudo o que estou a instalar é novo pk o portátil é novo.
    E instalei o SQL antes do VS porque no fixo fiz ao contrário e deu barraca nas aplicações asp.net

Já agora, só mais uma questão e se me puderem ajudar fico mto grato:

Já construí a BD das fact tables e tabelas dimensões. Os dados para as preencher tenho numa folha enorme de Excel e vou usar o integration services para passar os dados do Excel para a BD no SQL. Só que, semanalmente vou receber novos dados, e não sei como fazer para sempre que estes dados forem recebidos (em excel) serem automaticamente integrados na BD.
    Alguém me pode elucidar como fazer isto?

Pois é uma xatice faze-lo manualmente todas as semanas :S

13. No F3aR

No F3aR Power Member

Ninguém? :S

14. samahong

samahong Power Member

Se já criaste no integration services o package de ETL que faz o carregamento, só tens de criar um job para o automatizar. Podes guardar os packages de ETL no teu disco ou no servidor de SSIS.
    Este site explica o processo:
    http://www.jabsoft.net/kb/article.aspx?id=10137

Cumprimentos,

Pedro Nunes

15. No F3aR

No F3aR Power Member

Vou experimentar samahong, obrigado ;)

16. conseguiste? funciona bem o teu Sistema de BI?

Partilhar esta Página