DDNS Configuração

Sindamc

Power Member
Boas,

Eu tenho o seguinte setup SR 3.0 -> (LAN4 - DMZ - Unifi Dream Router -> Synology DS920+

Até recentemente tinha o DDNS da synology configurado com tudo a funcionar. Hoje reparei que o meu DDNS deixou de funcionar, e aqui está a minha análise:
1- Quando vou ao SR3.0 vejo que na DMZ o endereço publico é diferente do ip que obtenho quando estou na minha LAN interna. Esse ip é 100.80.xxx.xxx que nem pertence a vodafone.
2 - Quando vejo na NAS o meu IP publico tenho 78.137.xxx.xxx .

O que suspeito é que quando tento aceder ao meu dominio synology.me em vez de ir bater no IP publico do router bate no IP publico 78.137.xxx.xxx o que resulta num connection timeout. Já algum de voces apanhou uma situação destas e tem ideia como resolver? Abri ticket na vodafone... mas suspeito que nao me vão apresentar solução.

Há alguma maneira de forçar "aquisição" de novo IP publico no SR 3.0?

Obrigado e se algo não estiver claro digam-me para esclarecer.
 
A medir pela gama de IP (100.80.x.x) aparentemente passaste a ter um IP de CG-NAT.
Isto significa que não tens mais forma de expor publicamente o teu nas por ddns porque a Vodafone está a partilhar um IP público com vários clientes por NAT.
Se de facto for isso que esteja a acontecer, deixaste de ter a possibilidade de expor serviços directamente para o exterior abrindo apenas portas no router.

Independentemente disso, cuidado ao expor um synology assim na net, especialmente se usares packages custom e/ou outdated. Um sistema vulnerável acaba invariavelmente afectado por ransomware, com tudo o que isso depois trás agarrado.
Just saying...
Pondera usar tailscale para contornar CG-NAT do operador e para não teres o nas directamente exposto à net, e com isso manteres acesso fora de casa na mesma.

Abraço
 
Viva.
É mais que provável que a vdf passou a tua ligação para CGNAT como referido por @Suicide-Squad. Esse IP 100.x não engana.
Vai ao whatismyipaddress e compara o ipv4 com o IP da wan do menus do router.
Se forem dif esta em CGNAT.
- podes pedir a vdf que te seja atribuído novamente um IP público.
- segue os conselhos do @Suicide-Squad em teres o NAS exposto directamente para fora.
O meu está por wireguard.
 
Boas obrigado pelo vosso feedback! O meu problema e que tenho alguns serviços que precisam de ser consomidos directamente! E tenho tido cuidados so tenho 2 serviços expostos. Abri ticket na vodafone e estou a espera.
 
Back
Topo