DDR 400Mhz dão 333 numa Asus K8V ?!

apinho

Membro
Boas,

Na minha configuração, no arranque, as DDR são reconhecidas a 333Mhz. Na Bios, não me deixa alterar nada excepto o divisor. Como tenho um FSB a 200, e DDR's a 400, pus o divisor a 2:1. Mas em vez de aparecerem a 400Mhz, aparecem só a 333Mhz. Se eu puser divisor 1:1, ficam a 200Mhz.

Não percebo o que tenho de fazer para ter as DDR a 400Mhz.
Todos os outros valores da Bios estão por defeito, só mudei mesmo o divisor para 2:1.

Alguém me sabe aconselhar ?

==================================
Asus K8V-SE Deluxe (Bios v1007)
Sempron64 2800+
Winmos double-sided 512Mb DDR400Mhz (x2)
NVidia Tnt64MB AGP4x
Adaptec ScsiUW 2940U2B
Ultrastar ScsiUW 36Gb 10Krpm 8Mb (x2)
Samsung CD/DVD -/+ R/RW DualLayer
Generic case
Generic 350w Power Supply
 
Nã oadianta estar a mexer na volocidade das mems com divisores, não tens grande aumento de performam-se, mais vale mexeres nos timings delas.

Podes tentar algo do tipo 2-2-3-11, é melhro que usar divisores, em AMD pouco importa isso, não aproveita a velocidade das mems. Mais vale ter isso 1:1.

Agora, acho estranho essa configuração, riva tnt com 2 discos scsi.......
 
O pb é que não me deixa mexer em nada dos timings das memórias. Quando entro na Bios, no Advanced, Memory configuration, aparecem lá todos os timings, mas a cinzento e não os posso alterar. Só me deixa mesmo mexer no divisor ou nas configs de ECC. Normalmente não são muito de mexer nos defaults, mas esta questão dos 333mhz faz-me confusão...

Quanto á config, eu utilizo aquilo só mesmo para trabalhar e acesso á Net. A gráfica é uma genérica com chip RivaTnt, e os dois discos SCSI e a placa controladora Scsi são recuperados de um servidor IBM. A grafica não vale nada, mas eu também não tenho jogos, e os dois discos são fixes (10.000 rpm, 4ns, 8Mb cache, 320Mbs largura banda).
 
Ok, pessoal, ontem estive ás voltas e acho que consegui ver de onde vinha o pb :
As duas memos são estritamente iguais, compradas ao mesmo tempo, no mesmo sítio, do mesmo fabricante, o modelo na etiqueta é igualino, os chips são exactamente iguais também, e mesmo o número de série só difere de alguns números no fim o que é normal (Uma termina em ...567, e outra em ...671). No entanto : SÃO DIFERENTES !

Enquanto andava ás voltas, acabei por deixar só uma das memos, e ao bootar reconheceu-a a 400mhz ! Depois pus a outra, sózinha também, e também ficou a 400mhz ! Mas juntas, só davam a 333Mhz. Fiz um download do CPU-Z e arranquei com uma memo de cada vez e foi ao CPU-Z ver o que ele dizia das memos :
Na memo1, só aparecia uma coluna :
200mhz, 2.5, 3, 3, 8
Na memo2 apareciam três (?!) colunas :
133mhz, 2.0, 2, 2, 6
166mhz, 2.5, 3, 3, 7
200mhz, 3.0, 3, 3, 8

Ou seja, as duas trabalhavam a 200mhz, mas a memo1 tem um CL de 2.5 a 200mhz e a memo2 tem um CL de 3.0 à mesma velocidade. Daí que o chipset, ao detectar isso, descia a velocidade para 166mhz, para ficarem as duas com o mesmo CL de 2.5.

Já foi á loja reclamar da memo2...
 
*fui

A minha faz a mesma coisa...A solução passa por pores manualmente os tempos ;) não há necessidade de mandares a memória para o fabricante...Porque a loja não tem culpa...Se os módulos têm um S/N quase igual (só mudam os últimos 3 dígitos)..Depois perdes tempo à espera enquanto podias resolver isso depressa...

Mete manual, DDR400 ou 200MHz (depende das opções da BIOS)...E 2.5-3-3-8

Apesar de uma ser [email protected]dito e muito que faça CL2.5
Aconteceu com 2 das 2 memórias que tive e que eram [email protected]ás...Faziam [email protected] mais que estáveis...Para ter dar a certeza (quase) absoluta.

Essa informação (SPD) é uma espécie de "guia" para o chipset...
 
Última edição:
Mas como ?

WindWalker,

Agradeço a resposta. Quer dizer, se percebo bem, que o SPD é tipo um manual, mas não quer dizer que a memo faça exactamente aquilo que lá está escrito. Assim como um Sempron 2800 indica 1.6Ghz mas pode fazer mais, é isso ?

O pb que tenho agora é : Como raio é que se altera os timings das memórias. Na Bios tá quieto que ele não deixa lá mexer, a não ser que haja alguma versão nova que o permita fazer. Só se for com algum soft que conheças... Mas isso depois é preciso mudar a cada boot ? Ou fica mudado pra sempre ?
 
apinho disse:
Agradeço a resposta. Quer dizer, se percebo bem, que o SPD é tipo um manual, mas não quer dizer que a memo faça exactamente aquilo que lá está escrito. Assim como um Sempron 2800 indica 1.6Ghz mas pode fazer mais, é isso ?

Sim e como (eu pelo menos) tenho na BIOS 240MHz de FSB para o CPU, ele não vai arrancar a 300 ;)

Para alterar os tempos...
- Tens as opções na BIOS (ou noutra versão mais recente dela)...Acho que pelo menos o CAS# Latency deves ter...E é esse que tens que mudar para 2.5;
- Ou então não podes fazer nada :X


Quanto àquilo que a seguir escrevo não tenho bem a certeza...Se as memórias são iguais...Pegas no Typhoon Burner, guardas o SPD da 2.5-3-3-8@200MHz e substituis o da que tem 3.0-3-3-8@200MHz ...Acho que o programa pode fazer isso...Não assumo responsabilidades por uso incorrecto do software :P

Para efeitos de garantia delas não sei o que acontece (mas sinceramente acho que não tem mal nenhum :X) mas se isso permitisse 2.5-3-3-8...Eu fazia ;)

Se são iguais e o S/N difere tão pouco...Foi mesmo azar terem SPD's diferentes...E em princípio os chips são semelhantes e fazem os mesmos tempos.
 
Última edição:
Grazie

Obrigado por tudo. Agora a memo já está no vendedor para troca, portanto essa do Typhoon Burner fica para outra vez, mas percebi a ideia : É como se mudasse o "firmware" da memo...
Bye...
 
Back
Topo