1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DDR 400Mhz dão 333 numa Asus K8V ?!

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por apinho, 24 de Março de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 816)

  1. Boas,

    Na minha configuração, no arranque, as DDR são reconhecidas a 333Mhz. Na Bios, não me deixa alterar nada excepto o divisor. Como tenho um FSB a 200, e DDR's a 400, pus o divisor a 2:1. Mas em vez de aparecerem a 400Mhz, aparecem só a 333Mhz. Se eu puser divisor 1:1, ficam a 200Mhz.

    Não percebo o que tenho de fazer para ter as DDR a 400Mhz.
    Todos os outros valores da Bios estão por defeito, só mudei mesmo o divisor para 2:1.

    Alguém me sabe aconselhar ?

    ==================================
    Asus K8V-SE Deluxe (Bios v1007)
    Sempron64 2800+
    Winmos double-sided 512Mb DDR400Mhz (x2)
    NVidia Tnt64MB AGP4x
    Adaptec ScsiUW 2940U2B
    Ultrastar ScsiUW 36Gb 10Krpm 8Mb (x2)
    Samsung CD/DVD -/+ R/RW DualLayer
    Generic case
    Generic 350w Power Supply
     
  2. artsite

    artsite Power Member

    Nã oadianta estar a mexer na volocidade das mems com divisores, não tens grande aumento de performam-se, mais vale mexeres nos timings delas.

    Podes tentar algo do tipo 2-2-3-11, é melhro que usar divisores, em AMD pouco importa isso, não aproveita a velocidade das mems. Mais vale ter isso 1:1.

    Agora, acho estranho essa configuração, riva tnt com 2 discos scsi.......
     
  3. O pb é que não me deixa mexer em nada dos timings das memórias. Quando entro na Bios, no Advanced, Memory configuration, aparecem lá todos os timings, mas a cinzento e não os posso alterar. Só me deixa mesmo mexer no divisor ou nas configs de ECC. Normalmente não são muito de mexer nos defaults, mas esta questão dos 333mhz faz-me confusão...

    Quanto á config, eu utilizo aquilo só mesmo para trabalhar e acesso á Net. A gráfica é uma genérica com chip RivaTnt, e os dois discos SCSI e a placa controladora Scsi são recuperados de um servidor IBM. A grafica não vale nada, mas eu também não tenho jogos, e os dois discos são fixes (10.000 rpm, 4ns, 8Mb cache, 320Mbs largura banda).
     
  4. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Então deixa estar assim :P não é suposto elas estarem a DDR400?
     
  5. Ok, pessoal, ontem estive ás voltas e acho que consegui ver de onde vinha o pb :
    As duas memos são estritamente iguais, compradas ao mesmo tempo, no mesmo sítio, do mesmo fabricante, o modelo na etiqueta é igualino, os chips são exactamente iguais também, e mesmo o número de série só difere de alguns números no fim o que é normal (Uma termina em ...567, e outra em ...671). No entanto : SÃO DIFERENTES !

    Enquanto andava ás voltas, acabei por deixar só uma das memos, e ao bootar reconheceu-a a 400mhz ! Depois pus a outra, sózinha também, e também ficou a 400mhz ! Mas juntas, só davam a 333Mhz. Fiz um download do CPU-Z e arranquei com uma memo de cada vez e foi ao CPU-Z ver o que ele dizia das memos :
    Na memo1, só aparecia uma coluna :
    200mhz, 2.5, 3, 3, 8
    Na memo2 apareciam três (?!) colunas :
    133mhz, 2.0, 2, 2, 6
    166mhz, 2.5, 3, 3, 7
    200mhz, 3.0, 3, 3, 8

    Ou seja, as duas trabalhavam a 200mhz, mas a memo1 tem um CL de 2.5 a 200mhz e a memo2 tem um CL de 3.0 à mesma velocidade. Daí que o chipset, ao detectar isso, descia a velocidade para 166mhz, para ficarem as duas com o mesmo CL de 2.5.

    Já foi á loja reclamar da memo2...
     
  6. WindWalker

    WindWalker Power Member

    *fui

    A minha faz a mesma coisa...A solução passa por pores manualmente os tempos ;) não há necessidade de mandares a memória para o fabricante...Porque a loja não tem culpa...Se os módulos têm um S/N quase igual (só mudam os últimos 3 dígitos)..Depois perdes tempo à espera enquanto podias resolver isso depressa...

    Mete manual, DDR400 ou 200MHz (depende das opções da BIOS)...E 2.5-3-3-8

    Apesar de uma ser [email protected]..Acredito e muito que faça CL2.5
    Aconteceu com 2 das 2 memórias que tive e que eram [email protected]..Aliás...Faziam [email protected] mais que estáveis...Para ter dar a certeza (quase) absoluta.

    Essa informação (SPD) é uma espécie de "guia" para o chipset...
     
    Última edição: 26 de Março de 2006
  7. Mas como ?

    WindWalker,

    Agradeço a resposta. Quer dizer, se percebo bem, que o SPD é tipo um manual, mas não quer dizer que a memo faça exactamente aquilo que lá está escrito. Assim como um Sempron 2800 indica 1.6Ghz mas pode fazer mais, é isso ?

    O pb que tenho agora é : Como raio é que se altera os timings das memórias. Na Bios tá quieto que ele não deixa lá mexer, a não ser que haja alguma versão nova que o permita fazer. Só se for com algum soft que conheças... Mas isso depois é preciso mudar a cada boot ? Ou fica mudado pra sempre ?
     
  8. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Sim e como (eu pelo menos) tenho na BIOS 240MHz de FSB para o CPU, ele não vai arrancar a 300 ;)

    Para alterar os tempos...
    - Tens as opções na BIOS (ou noutra versão mais recente dela)...Acho que pelo menos o CAS# Latency deves ter...E é esse que tens que mudar para 2.5;
    - Ou então não podes fazer nada :X


    Quanto àquilo que a seguir escrevo não tenho bem a certeza...Se as memórias são iguais...Pegas no Typhoon Burner, guardas o SPD da [email protected] e substituis o da que tem [email protected] ...Acho que o programa pode fazer isso...Não assumo responsabilidades por uso incorrecto do software :P

    Para efeitos de garantia delas não sei o que acontece (mas sinceramente acho que não tem mal nenhum :X) mas se isso permitisse 2.5-3-3-8...Eu fazia ;)

    Se são iguais e o S/N difere tão pouco...Foi mesmo azar terem SPD's diferentes...E em princípio os chips são semelhantes e fazem os mesmos tempos.
     
    Última edição: 27 de Março de 2006
  9. Grazie

    Obrigado por tudo. Agora a memo já está no vendedor para troca, portanto essa do Typhoon Burner fica para outra vez, mas percebi a ideia : É como se mudasse o "firmware" da memo...
    Bye...
     

Partilhar esta Página