1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DDR vs DDR2

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por atlante, 18 de Agosto de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 976)

1. atlante

atlante Power Member

Nao estou a pensar em upgrades de momento, mas....

Apesar de DDR2 ser o futuro próximo, a minha dúvida prede-se com:

- A DDR2 com as latências elevadas que tem já consegue ser mais performante que a DDR?

Que opinao vocês?

2. atlante

atlante Power Member

Tive a paciencia e prazer de ler o artigo mas nao me tira qualquer duvida, pois apenas fala sobre as implementacoes tecnologicas em DDR2 presentes e futuras, o porquê de ser o futuro, os problemas das memorias em relacao ao aumento das velocidades de relógio do CPU.

O que gostaria era de saber se no momento um PC com DDR2 já é mais performante do que com DDR tipo CL2

3. atlante

atlante Power Member

OK mas isso já nao acontece assim no caso dos AMD com controlador de memoria imbutido no CPU e co o HTT??

4. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Em termos de pure performance, DDR2 destaca-se cada vez mais, modulos DDR2 já não são aqueles quadrados que eram aqui a uns tempos.

Mesmo com timmings calmos, tipo 4-4-4-12, consegue-se 9000 e mais MB/s em largura de banda o que é optimo para estes modulos e complicado de alcançar com DDR.

As DDR que conseguirem passar os 9000 MB/s terao de ser high-end ou mesmo ultra-high-end, e DDR2 a esse nivel facilmente supera os 10k de bandwidth e ainda tem pernas para subir mais.

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Grande confusão :S O que é DDR FSB?

Alguma vez tiveste DDR na vida? :P

[email protected] efectivos está a 1:1 com um CPU de FSB800 com a frequência de origem

MHz reais das memórias: 200

FSB800 (sendo "quad-pumped"), fica - 800/4 = 200

Agora se usares um CPU de FSB800 com [email protected], terás que usar um divisor:

533MHz/2 ~ 266MHz

Então o divisor é 3:4 (FSB:RAM)

Não sei no que é que estavas a pensar, mas como é que DDR a uma maior frequência (DDR2-533) podia perder mais ciclos em relação ao cpu?

Podia era pensar-se que usaria menos ciclos para um ciclo de CPU.

400/800 = 1/2

533/800 > 1/2

Se a fracção aumenta de valor, mantendo o numerador tens que diminuir o denominador, logo nunca poderia aumentar para 1/3, mas sim diminuir para um valor menor que 2.

De qualquer forma, esses rácios não estão correctamente calculados.

Uma das vantagens de DDR2 sobre DDR é claramente o consumo. DDR2 por defeito é 1.8V, enquanto que DDR é 2.5/2.6V. E DDR2 com voltagem "a mais" nunca vi mais de 2.2V. Ora eu dou 2.73V às TCCD :X

Última edição: 19 de Agosto de 2006
  6. atlante

atlante Power Member

Thanks pelo esclarecimento WindWalker :)

7. atlante

atlante Power Member

No flames people,

nao é o facto de googlar, isso é uma ajuda

a tua explicacao foi de facto confusa e sem nexo

a observacao do Wind de certeza que nao foi com má intencao

mas à pala disto já estamos mais esclarecidos, logo lucramos todos :)

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Não Googlei, há coisas que sei e não preciso de pesquisar :002:

A observação só foi feita porque parecia estares a falar de tudo menos de DDR e rácios FSB:RAM correctos.

Partilhar esta Página