DDR3 demonstrada

Desde que a performance geral vá aumentando par amim é igual ao litro

Como se costuma dizer não se pode ter sol na eira e chuva no nabal
 
Desde que a performance geral vá aumentando par amim é igual ao litro

Como se costuma dizer não se pode ter sol na eira e chuva no nabal

O problema é se a performance decresce em vez de subir.
Só agora, 3 anos depois do i915/i925 é que a DDR2 ultrapassou de facto a DDR-400 em performance.
Se a DDR3, mesmo com velocidades de 1066MHz, só consegue CL7, é garantido que vai ser mais lenta do que a DDR2 à mesma velocidade, e até é possível que só a partir da DDR3-1667 é que se vejam alguns resultados.

Entretanto a performance real de facto não evoluiu assim tanto em comparação com memórias DDR-400 de qualidade, e perderam-se vários anos a tentar extrair performance de tecnologia de interfaces paralelos obsoletos, como é o caso das DDR/DDR2/DDR3.
Os FB-DIMM's foram uma tentativa híbrida de consequências infelizes (caras, demasiado gastadoras de energia e libertam imenso calor, já para não falar nas latências).

A Rambus já passou para interfaces em série há muito, será que custa assim tanto ao JEDEC fazer o mesmo ?
 
Mas as primeiras DDR3 devem ser rascas, DDR3 1066 CL7 vs DDR2 1066 CL4...

Agora quando esticarem isso a 1600-2000 CL7 ai é capaz de render...

Mas como disse o Blastarr, o que seria giro era sair XDR-RAM para o mercado PC :004:
 
Última edição:
Mas as primeiras DDR3 devem ser rascas, DDR3 1066 CL7 vs DDR2 1066 CL4...

Agora quando esticarem isso a 1600-2000 CL7 ai é capaz de render...

Mas como disse o Blastarr, o que seria giro era sair X-RAM para o mercado PC :004:
Exacto! E se então pensarmos nos futuros CPU+GPU ainda fará mais sentido ter-se sistemas com XRAM.
 
O problema aqui é a situação de sp.. É como o pitróile.. Sp a chular até acabar a mama :|

Em relação à ddr3, vamos ver é os preços, neste momento a ram está com preços carissimos e ng é rico, digo eu.. :\
 
E "fazem eles bem"

DDR2 está cara e a subir de preço, mas continua vendendo, vendendo, vendendo... Vais as lojas tugas "da moda" e é ver DDR2 de 400-500 € a voar que nem pãezinhos quentes
 
Mas as primeiras DDR3 devem ser rascas, DDR3 1066 CL7 vs DDR2 1066 CL4...

Agora quando esticarem isso a 1600-2000 CL7 ai é capaz de render...

Mas como disse o Blastarr, o que seria giro era sair X-RAM para o mercado PC :004:
Boaz,
Tiraste.me as palavras da boca! lol
comp´z
icon10.gif
 
O problema é se a performance decresce em vez de subir.
Só agora, 3 anos depois do i915/i925 é que a DDR2 ultrapassou de facto a DDR-400 em performance.
Se a DDR3, mesmo com velocidades de 1066MHz, só consegue CL7, é garantido que vai ser mais lenta do que a DDR2 à mesma velocidade, e até é possível que só a partir da DDR3-1667 é que se vejam alguns resultados.

Entretanto a performance real de facto não evoluiu assim tanto em comparação com memórias DDR-400 de qualidade, e perderam-se vários anos a tentar extrair performance de tecnologia de interfaces paralelos obsoletos, como é o caso das DDR/DDR2/DDR3.
Os FB-DIMM's foram uma tentativa híbrida de consequências infelizes (caras, demasiado gastadoras de energia e libertam imenso calor, já para não falar nas latências).

A Rambus já passou para interfaces em série há muito, será que custa assim tanto ao JEDEC fazer o mesmo ?
Estava mais a referir a performance geral do sistema

Mas no global estas coisas vão-se sempre equilibrado e quando não há real necessidade e não existe procura as coisas morrem à nascença

A arquitectura actual pode não ser catita mas enquanto for melhorado e fazendo o serviço ninguém vai andar.

Pessoalmente, não estou preocupado. Tenho cochecimentos suficientes para ver quando é que é altura de dar o salto.
 
Além da questão da performance há a questão do preço.
Se DDR3 vier com a mesma velocidade da DDR2 mas for mais barata... então na boa.

TDA
 
bem... ta visto que DDR3 vai seguir a mesma formula do DDR2, i.e., DDR vezes 3 , triplo da frequencia, triplo da latencia. ou seja, na pratica não se avança nada tecnologicamente. pega-se em chips DDR caga-se nas latencias, e pronto, temos uma granda frequencia, claro que isto não é assim, mas anda perto disto.
(isto até me faz lembrar o netburst com frequencia e pipelines... apesar de tecnologicamente não ter nada a haver).

DDR 400 CL2
DDR2 800 CL4
DDR3 1200 CL6

(isto é o que devia ser o mainstream)

mas a memoria RAM quer-se de acesso rapido. é para isso que ela lá está. e deve-se arranjar um compromisso entre largura de banda e latencia, e nisso o DDR parecia-me bem melhor.

eu ja não percebi porque é que se avançou para DDR2, agora ainda percebo menos. isto, na minha opinião, não interessa a ninguém, assim como o DDR2 ja não interessava. é um retrocesso, imho.

isto deve ser para alguém encher o bolso. ou isto aparece porque alguém pensou "eh pa, to farto de produzir DDR, isto é sempre a mesma coisa, precisamos de qualquer coisa nova, o DDR2"

se o DDR# for por este caminho, está condenado. não sobrevive a tecnologias mais avançadas como o XDR ou GDDR.

resumindo, bullshit
 
Última edição:
bem... ta visto que DDR3 vai seguir a mesma formula do DDR2, i.e., DDR vezes 3 , triplo da frequencia, triplo da latencia. ou seja, na pratica não se avança nada tecnologicamente. pega-se em chips DDR caga-se nas latencias, e pronto, temos uma granda frequencia, claro que isto não é assim, mas anda perto disto.
(isto até me faz lembrar o netburst com frequencia e pipelines... apesar de tecnologicamente não ter nada a haver).

DDR 400 CL2
DDR2 800 CL4
DDR3 1200 CL6

Atenção que hoje-em-dia existem kits DDR2 1200 (ou muito perto disso) a 4-4-4-12. Eu aqui estou com as minhas Gskill 6400HZ a DDR2 1000 4-4-4-12, sem qualquer entrave.



mas a memoria RAM quer-se de acesso rapido. é para isso que ela lá está. e deve-se arranjar um compromisso entre largura de banda e latencia, e nisso o DDR parecia-me bem melhor.

eu ja não percebi porque é que se avançou para DDR2, agora ainda percebo menos. isto, na minha opinião, não interessa a ninguém, assim como o DDR2 ja não interessava. é um retrocesso, imho.

isto deve ser para alguém encher o bolso. ou isto aparece porque alguém pensou "eh pa, to farto de produzir DDR, isto é sempre a mesma coisa, precisamos de qualquer coisa nova, o DDR2"

se o DDR# for por este caminho, está condenado. não sobrevive a tecnologias mais avançadas como o XDR ou GDDR.

resumindo, bullshit

Ainda é muito cedo para o pessoal andar já com teorias e a "desenhar" cenários, certamente que quem decide sabe o que faz e não é uma só pessoa, é o mercado no seu todo a seguir o mesmo caminho, desta vez nem a AMD quer ficar para trás neste passo em direcção á DDR3.

Por outro lado na minha opinião acho que ainda existe muito pessoal demasiado "fixado" em DDR1 e latencias baixas, esquecem-se que para DDR1 atingir as velocidades actuais e maior largura de banda consumiriam muito mais e exigiriam também um esforço demasiado das boards para as suportar.
 
Atenção que hoje-em-dia existem kits DDR2 1200 (ou muito perto disso) a 4-4-4-12. Eu aqui estou com as minhas Gskill 6400HZ a DDR2 1000 4-4-4-12, sem qualquer entrave.

isso para mim so significa que o DDR tinha mais por onde evoluir...

mas tens razão, vamos ver no que isto vai dar. mas as minhas espectativas são baixissimas.
 
Back
Topo