1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DDR3 Triple Channel / QPI Voltage

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por RSC, 19 de Maio de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 2109)

1. RSC

RSC Power Member

Meus caros,

Sou um possuidor recente de um i7 920 D0 e de umas memórias 2000MHz e agora que comecei a fazer OC ao processador deparo-me com uma série de informações contraditórias, nomeadamente no que toca à voltagem do QPI.

A Intel recomenda que a voltagem do QPI não ultrapasse 1.35v, mas os fabricantes de memórias têm outra "visão" sobre o tema.

A Corsair, por exemplo para kits 1866MHz/2000MHz recomenda que a voltagem do QPI seja 1.6v (aqui). A Kingston, e está no profile XMP dos kits 2000MHz deles, recomenda 1.7v (QPI) para memórias 2000MHz (aqui).

Por isso, a minha questão é: afinal quem é que tem razão e até que valores é seguro ir para uso diário (24/7)?

Última edição: 19 de Maio de 2009
  2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Qual é o defaut do QPI?

3. RSC

RSC Power Member

1.2/1.25v salvo erro...

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já não me recordo dos valores que utilizei quando testei core i7...

Mas tentas overclockar com 1.35 1.4 apenas.

Para atingir os 2000 mhz vais precisar de uncore a 4000

5. RSC

RSC Power Member

Eu faço 4GHz limpinhos com 1.22/1.23v vcore e QPI a 1.3v. O problema são mesmo as memórias. Porque nem com o CPU a 3.2GHz elas entram no Windows a 2000MHz. A única forma de entrar no Windows com elas a 2000MHz foi colocar a QPI volt. a 1.47v, mas mesmo assim não estão estáveis.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

os 4 ghz que me refiro é ao uncore ;)

7. RSC

RSC Power Member

Eu sei perfeitamente que o uncore precisa de ser no mínimo o dobro da freq. das memórias. That's not the point...

O problema é a voltagem do QPI. Com 1.35v (QPI) elas nem fazem boot a 2000MHz.

8. rpedro

rpedro Power Member

eu também estou com problemas em manter as minhas as 1600mhz. com o BCLK a 200mhz. voltagem do qpi/ram a 1.35v, vcore 1.35 ve cpu pll a 1.88v. bus ram 1.64v. agora no meu caso nao sei se será da voltagem do qpi ou do vcore...

o que me deu a entender pelo que andei a ler é que desde que nao se ultrapasse a diferença de 0,5v entre a voltagem do QPI/ram e a voltagem, não ha problema. já que elas estão juntas.
    por ex. ram 1.65 e qpi a 1.35 = diferença 0.3.v por isso podes ir com a voltagem do qpi a 2.00v já que a diferença para a voltagem da ram fica em 0.35 ( 1.65v para 2.00v do qpi) no bios diz que o maximo recomendado para o QPI/ram é de 2.10v desde como já disse a diferença para voltagem das mem ande dentro dos 0.5v

9. RSC

RSC Power Member

LOL... Nada disso.

Dram voltage - QPI voltage =< 0.5v

A ordem dos factores não é arbitrária.

10. rpedro

rpedro Power Member

entao percebi mal. tinha entendido que essa diferença podia ser arbitrária, daí algumas marcas referirem o qpi como 1.9v por ex.

11. RSC

RSC Power Member

Que marcas é que referem o QPI como 1.9v?! :eek:

12. rpedro

rpedro Power Member

1.7v, enganei-me

13. glitch3d

glitch3d Power Member

Acho melhor não ultrapassarem os 1.4v. As marcas dizem para meter 1.5~1.7v mas se o CPU der o badagaio eles não têm nada a ver. Esperar por mais desenvolvimentos e até Bios mais actuais é a solução mais inteligente. E se não tiverem dissipadores eficientes é um grande risco visto que os Nehalems degradam rápidamente com temperaturas acima dos 90ºC.
    Os kits 2000MHz são para já projectados para extreme oc´ers. Novos stepings dos CPU e bios são o bolso de seguro para estes kits acima dos 1600MHz.
    Qualquer experimentação acima do que é o absoluto máximo de voltagem nos i7, não passa disso mesmo, EXPERIMENTAÇÃO.

14. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Então as dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo que andam a correr 24/7 com cpu's a 4.0/4.2Ghz e memorias a 2000/2100 vão ter problemas ??? :eek:

15. glitch3d

glitch3d Power Member

Antes de mais: Cada um sabe de si e tem as suas limitações.

Primeiro. Não são dezenas de milhares. Porque não existe essa quantidade de CPU i7 comprada, quanto mais essa quantidade a correr a 4 e 4,2 GHz.
    Segundo. Espero que não haja problema em correr acima dos 1.4v porque já tive durante um mês, o meu i7 a 4GHz com a ram a 2GHz com voltagens de 1.38CPU e 1.55QPI. Como não me sentia á vontade vendi o kit e tenho agora o setup assim(com voltagens dentro do que a Intel recomenda):

16. Stormgiant

Staff Member

Então recomendo uma leitura aos foruns internacionais e ve quantas pessoas tem i7 e andam com esses overclocks.
    E sim, uma coisa é a recomendação da Intel em Novembro do ano passado quando do lançamento dos i7 e outra é o que a experiencia destes meses todos nos tem dito.

Andam pessoas da Intel e dos fabricantes das motherboards em contacto directo com foruns e dão feedback constante. Se houvesse MESMO problema em correr nessas voltagens para 24/7, já se tinha falado nisso, tal como os primeiros dual-cores 45nm rebentavam por excesso no PLL.

Acho que é interessante alertar para alguns riscos, mas criar um certo panico é desnecessário.
    Acho que percebemos as diferenças e cabe a cada um decidir com base em dados.

17. glitch3d

glitch3d Power Member

Não te sei responder com um valor concreto.
    A Intel costuma dar valores abaixo do que é considerado seguro, no entanto, acho que um valor acima dos 1.5v para um uso diário é arriscado. Cumps.

18. rustyballzz

rustyballzz Power Member

boas
    nao teras o uncore acima?
    o valor minimo do uncore da minha p6t é sempre o dobro das rams
    ex: rams a 1600 , uncore 3200
    basta subir um pouco e ja nao boota sem mexer no QPI

19. Stormgiant

Staff Member

Rusty, o assunto já estava arrumado. Tópico de Maio até ter sido desenterrado ontem ;)

Partilhar esta Página