DDR5 Falha ao activar XMP

Sousadavida

Power Member
Meu Kit de RAM:

PACK 2X 16GB (32GB) DDR5 KINGSTON CL36 EXPO 5600MT/S FURY BEAST BLACK​

36 - 38 - 38 1.25 volts
KF556C36BBEK2-32

Placa mãe: Asus Strix B660 - F gaming wifi

Activar XMP o acontece?:

- Black Screen
- no boot
Observações: Forço o desligamento do PC, volto a ligar, aparece erro do sistema e diz para clicar f1, entro na Bios (XMP aparece lá activado), faço save e reset = no boot black screen.

Resolução: Retirar pilha!

Coisas que já fiz:
- Trocar as RAM´s do A1B1 para o A2B2 = Sem sucesso
- Já instalei ME (Havia drivers não instaladas) = Sem sucesso
( Bios sempre esteve actualizada para a versão mais recente )

Coisas que não fiz:
- Existe opções no XMP que é Profile 1 / 2 e um 3 (que tem um nome diferente não me lembro o nome); só usei o Profile 1. Os outros 2 não experimentei.
- Colocar os Valores da Ram em modo manual (Se não funciona com o XMP que altera as cena automaticamente, qual diferença seria fazer em manual? Iria dar no mesmo - Digo eu)
- Uma solução dita por um youtuber que tem a mesma board que eu:

- set XMP profile
- set 1.35v
- Save & Exit
If no sucess: Set timing to: 40 - 40 - 40 - 70

Não percebo como pode funcionar a RAM se aumentar os números que não são valores maiores que o permitido na RAM, que é o 36- 38- 38
Como também não percebo de overclock, preciso de pelo menos uma explicação / algum video tutorial a explicar o que é timing e valores. Para eu não andar ás cegas sem perceber do que estão a falar.

Outra observação: Andar a mexer com os valores e timing da RAM existe alguma probabilidade delas avariarem-se? OU as boards hoje e dia simplemente deixa de funcionar (Como por exemplo o black screen e no boot) como meio de proteger o sistema e assim não avariar as rams? Para eu ter uma ideia se é seguro ou não andar a "brincar" com isso.

Se por ventura alguém tiver disponível para ajudar-me via chat ao mesmo tempo que mexo no PC seria também noice.
(O que podia haver uma nova feature para o fórum, existir um grupo Zwame ligado por exemplo: Discord, em que o pessoal ajuda uns aos outros sobre problemas técnicos em live chat.... Isso seria algo bem fixe de haver)

Cumps
 
Qual é o processador?
Bios mboard actualizada ?

Bios actualizada Sim, Caso contrario nunca teria conseguido ter o CPU i7 13gen a funcionar.

Será que a Ram não é compatível com a Placa mãe?

Já batalhei com pessoal youtubers, e eles continuam apostar em eu fazer isto:

- set XMP profile
- set 1.35v
- Save & Exit
If no sucess: Set timing to: 40 - 40 - 40 - 70

Só gostava de uma melhor explicação, se posso fazer isso e não vai estragar o pc?

Eles disseram isto: 1,35v is safe voltage, because your ram is on Hynix M-Die chips, can easily work on 6600 to 7200Mhz

É verdade?

O que é Hynix M-die? :hehehmn:
 
Podes, nem que seja para diagnóstico e depois alterares se possível.

i7 13th gen mas qual? 13700(F) ou 13700K(F)? Os K têm a voltagem SA (o controlador de memória do CPU) desbloqueada, podes subir um pouco também se for o caso.

A memória está a correr em Gear 1 ou Gear 2? Gear 1 acho que é quase impossível de correr nos non-K, pela razão acima.
 
Eu comprei RAM incompatível com a Board se tiver o XMP activado!!!
E ninguém percebeu isso aqui quando comprava a building!! 😥

Reply:
The reason why xmp doesnt work for you is because your ram is not on the memory qvl of the motherboard.
Your qvl: https://rog.asus.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b660-f-gaming-wifi-model/helpdesk_qvl_memory/

In other words, your mainboard manufacturer doesnt not guarantee that your ram works at desired speed (xmp on). You bought incompatible ram. If you turn xmp on it is not stable. By manual OC you can try to stabilize it, but it might be impossible. What i suggest you to do: turn on xmp and lower the ram mhz manually by 100 or 200mhz and try if it works. If that doesnt work, start increasing dram voltage while xmp is on. It probably wont work so you will have to turn xmp on, lower mhz by 200 and increase dramvoltage over xmp standarts. If it still doesnt work try increasing memory controller voltage while lowering by 200mhz under xmp.

If you want xmp to work out of the box and with the speed you paid for, make sure your ram is compatible with your motherboard. Ram must be on qvl or issues can occure.

Your ram works but not with xmp, you can try to get as close as possible to xmp performance with manaul oc, but it wont be easy.

Está explicado!! 🙄
 
Ao não estar no QVL da board não significa automaticamente que é incompatível, apenas que não foi testado.
Eu quase aposto que com outra board as RAM´s funcionavam como devido, também não percebi o porquê de uma board B com um cpu K.
Ainda à poucos meses, tive um problema parecido com uma Asus Prime Z790 que lhe custava a aceitar o XMP até que começou a ter problemas (de memórias) no arranque.
Troquei de board (MSI Z690) e nunca mais tive qualquer stress.
 
Eu comprei RAM incompatível com a Board se tiver o XMP activado!!!
E ninguém percebeu isso aqui quando comprava a building!! 😥

Reply:
The reason why xmp doesnt work for you is because your ram is not on the memory qvl of the motherboard.
Your qvl: https://rog.asus.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b660-f-gaming-wifi-model/helpdesk_qvl_memory/

In other words, your mainboard manufacturer doesnt not guarantee that your ram works at desired speed (xmp on). You bought incompatible ram. If you turn xmp on it is not stable. By manual OC you can try to stabilize it, but it might be impossible. What i suggest you to do: turn on xmp and lower the ram mhz manually by 100 or 200mhz and try if it works. If that doesnt work, start increasing dram voltage while xmp is on. It probably wont work so you will have to turn xmp on, lower mhz by 200 and increase dramvoltage over xmp standarts. If it still doesnt work try increasing memory controller voltage while lowering by 200mhz under xmp.

If you want xmp to work out of the box and with the speed you paid for, make sure your ram is compatible with your motherboard. Ram must be on qvl or issues can occure.

Your ram works but not with xmp, you can try to get as close as possible to xmp performance with manaul oc, but it wont be easy.

Está explicado!! 🙄

Nah. Deves ter é que ajustar isso manualmente.

Ddr5 ainda está um pouco verde mas se tens m-die não deves ter grande stress em meter isso a 6600-7000mhz.
Se for A-die até 8000mhz, mas para isso precisas de board com apenas 2 slots.

A primeira coisa que se nota nessas boards low end é a memória.

A minha recomendação:
Ddr4 = z690 ou z790 barata.
Ddr5 6400-7000 = z790 barata.
Ddr5 7000+ = z790 high end/ 1dpc.

Z790 bem melhor que z690 para ddr5. Para DDR4 não faz diferença.
 
Última edição:
Entretanto vou trocar as RAM por outras que estão na lista QVL que já foi pedido na loja para ser feita a troca.

Entretanto queria perguntar aqui: Se tudo correr bem e se conseguir activar o XMP 1, fico com uma duvida e gostava muito de perceber. Sei que existe o XMP 2, o que significa propriamente? Uma versão melhor que a 1? Vocês usam a 2?
 
Boa cena.

Já tenho as novas RAM e resultado querem saber??? Vão adorar o resultado!!!

Igual, igualzinho, não funcionaaaaaaa fdx pra tecnologia, nao percebo nada disto 😥
 
Troca mboard para z690/790
Pois bem queria.
Achas que a loja aceitaria uma troca?
Mas ter que desmontar tudo novamente... só a trabalheira!!!

Só a resposta da asus ao consumidor, sobre esta questao do XMP:

"Lamentamos informar, no entanto não dispomos de suporte relacionado com o XMP, sendo um overclocking. Através do link https://rog.asus.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b660-f-gaming-wifi-model/helpdesk_qvl_memory/ dispomos da lista de memórias que foram testadas pela ASUS na motherboard em questão, não garantindo que o XMP funcione corretamente."

Que treta!!! :014:
 
Última edição:
@Sousadavida Eu também comprei essa Board juntamente com o 13600k (não havia non K na altura ainda), e o único stress que tive com ela foi que precisava de actualizar o Firmware ME na secção BIOS do site da Asus, porque os discos M. 2 não funcionavam na primeira Slot enquanto não fosse actualizado...

Tirando isso, tenho umas rams Corsair Vengeance 6000mhz C36 por XMP activo no profile automático da Board e zero problemas... Verifica bem se não tens os firmware todos actualizados, caso contrário é só azar nas rams não dar com a board, ou só defeito/feitio da mesma..
 
@Sousadavida Eu também comprei essa Board juntamente com o 13600k (não havia non K na altura ainda), e o único stress que tive com ela foi que precisava de actualizar o Firmware ME na secção BIOS do site da Asus, porque os discos M. 2 não funcionavam na primeira Slot enquanto não fosse actualizado...

Tirando isso, tenho umas rams Corsair Vengeance 6000mhz C36 por XMP activo no profile automático da Board e zero problemas... Verifica bem se não tens os firmware todos actualizados, caso contrário é só azar nas rams não dar com a board, ou só defeito/feitio da mesma..
Sim eu já instalei isso tudo, que por acaso nao tava instalado. Ahhh verdade, instalei mas deixei o disco na mesma slot 3 😂, não cheguei a mudar ainda com medo de não funcionar.

Mas continuo a ter o stress com o xmp, pois eu usei o profile 1 / 2 e não resultou. Tenho de por manualmente, mas preciso de alguém que me ensine como fazer ou live chat. 🙃
 
Sim eu já instalei isso tudo, que por acaso nao tava instalado. Ahhh verdade, instalei mas deixei o disco na mesma slot 3 😂, não cheguei a mudar ainda com medo de não funcionar.

Mas continuo a ter o stress com o xmp, pois eu usei o profile 1 / 2 e não resultou. Tenho de por manualmente, mas preciso de alguém que me ensine como fazer ou live chat. 🙃

OC a ram requer alguma experiência e muito trial and error (XMP é um OC). Um bom starting point é ver +- os timings que outra malta usa com um kit hynix m-die que é o mesmo que o teu.
Se falha post, pode ser alguma voltagem que tenhas de ajustar, ou então são os terciários.
Eu não tenho experiencia com DDR5, por isso não te posso ajudar muito.
Mas... https://www.overclock.net/threads/o...d-24-7-daily-memory-stability-thread.1794772/

Eu nem me dava ao trabalho de colocar XMP a funcionar, apontava logo para 6000-6400 com esse kit+board.
 
Última edição:
Back
Topo