DDR5 Falha ao activar XMP

OC a ram requer alguma experiência e muito trial and error (XMP é um OC). Um bom starting point é ver +- os timings que outra malta usa com um kit hynix m-die que é o mesmo que o teu.
Se falha post, pode ser alguma voltagem que tenhas de ajustar, ou então são os terciários.
Eu não tenho experiencia com DDR5, por isso não te posso ajudar muito.
Mas... https://www.overclock.net/threads/o...d-24-7-daily-memory-stability-thread.1794772/

Eu nem me dava ao trabalho de colocar XMP a funcionar, apontava logo para 6000-6400 com esse kit+board.


Obrigada
Eu precisava era de alguém que tivesse a mesma ram que a minha, e não outras de outras marcas. Mas não encontro. Mas já meio que desisti. É só dores de cabeça, perfiro deixar como está e depois um dia quem sabe. 🤷
 
Obrigada
Eu precisava era de alguém que tivesse a mesma ram que a minha, e não outras de outras marcas. Mas não encontro. Mas já meio que desisti. É só dores de cabeça, perfiro deixar como está e depois um dia quem sabe. 🤷

A marca de ram/frequência não importa se os chips forem os mesmos. Neste caso hynix m-die que é bastante comum.
 
Eu ando com um problema dentro do XMP, RAM's compativeis com a board, dito pelo site das rams e da motherboard, e se meter o XMP profile, quando ligo o PC, acende sempre primeiro a luz vermelha, e só depois a branca e arranca normal.
 
Desliga o xmp.
Vê no CPU-Z os timings dessa RAM para XMP 5600 e insere-os manualmente na BIOS.
Insere manualmente a velocidade de 5600Mz.
Deixa a voltagem da RAM em auto.

Exemplo dos timings a inserir na BIOS para um kit G.Skill:
 
Desliga o xmp.
Vê no CPU-Z os timings dessa RAM para XMP 5600 e insere-os manualmente na BIOS.
Insere manualmente a velocidade de 5600Mz.
Deixa a voltagem da RAM em auto.

Exemplo dos timings a inserir na BIOS para um kit G.Skill:
Boas.
Eu pensei nisso, mas só nao sei onde encontro esses taps na própria Bios. Ou seja, onde na bios emcontro o CAS latency, o RAs to cas, etc...

O xmp é a unica coisa que continua a nao funcionar. Pra dizer verdade ja tinha meio que desistido, nao sei se vale a pena tentar novamente 🤔
 
Normalement são sub menu onde está perfil xmp
Yah ja encontrei.
Mas simplesmente nao funciona. É como se a Board nao fosse compativel de todo com a velocidade da ram. Como se a board estivesse só limitada aos 4000 mhz. Sempre que aumento mais que isso, ela nunca funciona.

Porque sempre que escolho o MHz, vou la na tap da Bios, e basta só mudar isso para 5200 (maximo) o pc demora a aparecer bios, e diz que houve erro. E vou ver nos settings da bios, voltou sozinha para os 4000 novamente. Volto a tentar, mas agora nos 5067mhz, e volta novamente para os 4000. Tentei agora 4800mhz a ver se pega... Por acaso fez algo novo, entrou no windows mas clashou no login do windows, o que significa que esta instavel. Logo, tenho que diminuir novamente... Isto vou andar a diminuir e a diminuir até acabar exatamente na melhor configuracao que é o mesmo que ja estava os 4000mhz.

Alguma cena esta errada, mas eu nao sei fazer. 👀
 
Fod this!!!
Fechem o topico. Estragaram o meu, só por voltar a tentar usar o xmp.
Agora nao reconhece os discos, nao faz book, e mesmo a fazer restauro nao recenhece os discos e agora, ja nem deixa instalar windoes dizendo que nao tem os requerimemtos depois de fazer clean cmos..

Estou completamente *****. Devia ter estado quieto, 😡😡

E agora como resolvo isto???
 
Boas.

Como fui estupido a tentar voltar a usar o XMP que nao estava a funcionar, isso fez com que meu pc deixa se de funcionar.

Quando dei por mim, cada vez pior a cada tentativa.

Tirei a pilha e fiz clean cmos.

O resultado é isto:.
Pc inicia, e entra aviso de blue screen bad system config
Depois ao reiniciar ele faz o auto restauracao que nao funciona, diz so para reiniciar

A unica alternativa é instalar windows, mas a porra do pc nao detecta nenhuma drive de disco para instalar o windows, nada.

Sou mesmo burro por voltar ouvir o pessoal, que sei que querem ajudar, mas a mim sempre acontece o oposto, estragam tudo.

E agora que solução tenho eu de por o pc pelo menos a reconheca os discos???

Estou a ver que terei que levar pc a loja 😡😭
 
Última edição:
Pergunta que poderá ser parva: tiraste a pilha, mas tens a certeza que o CMOS resetou? Convém deixares sem a pilha algum tempo, e só depois voltar a colocar.
Geralmente (depende da bios/brand) ao ligar o PC apresenta uma mensagem a confirmar que os valores da BIOS foram resetados com sucesso.

Se fizeres o reset com sucesso, e se o problema depende mesmo de configs, devia resolver. Contudo, se tiveres acesso à bios, tenta também fazer reset as settings por ai, tenta atualizar a bios para a versão mais recente.

Eu sei que o XMP por vezes provoca instabilidade, contudo, é a primeira vez que vejo um relato de introduzir problemas tão sérios.
 
Pergunta que poderá ser parva: tiraste a pilha, mas tens a certeza que o CMOS resetou? Convém deixares sem a pilha algum tempo, e só depois voltar a colocar.
Geralmente (depende da bios/brand) ao ligar o PC apresenta uma mensagem a confirmar que os valores da BIOS foram resetados com sucesso.

Se fizeres o reset com sucesso, e se o problema depende mesmo de configs, devia resolver. Contudo, se tiveres acesso à bios, tenta também fazer reset as settings por ai, tenta atualizar a bios para a versão mais recente.

Eu sei que o XMP por vezes provoca instabilidade, contudo, é a primeira vez que vejo um relato de introduzir problemas tão sérios.
Bem, eu posso ser muito desastrado com PC,(Como ligar pc sem grafica ter o cabo de alimentação ligado / ja aconteceu ter RAM mal posta /) minha distração é uma beleza de facto. Sou daqueles que estraga facilmente quando mexe, mas também sei resolver os problemas quando meto meu cerebro a trabalhar arduarmente, fritando o, de nao desistir de meter meu baby a funcionar.

Ao que parece, ao mexer no XMp por alguma razão, pifou os drives da Intel Rapid Storage, e vai se la saber como tal aconteceu.

Dai o pc nao estava a reconhecer os discos.
Contudo, como podia eu instalar drives da Intel sem sequer ter windows instalado?

Depois de pesquisar, descobri uma cena que nao sabia. Na altura de instalar o windows tens la uma opcao de procurar drivers, e ao entrar ai, consegui ir procurar as drives da intel que eu meti na PEN, na esperanca de o windows reconhecer a pasta e instalar as drives, e resultou.
Apos instalar as drives automaticamente detectou todas as drives.

Ainda pensei que reiniciar só o PC iria fazer com que o pc volta se a fazer boot. Mas nao. Ficou mesmo corrumpido.

Tive que fazr tudo novamente, instalar novamente as drives (nao percebi pk nao gravou lol) e desta vez nao reiniciei o PC e fiz logo uma formatacao no disco e instalei o windows.

Basicamente estou agora mesmo a acabar a instalação do windows.

Se alguém tiver problemas em detectar as drives sata / ssd, é essa a solução 😌


Edit: PC a funcionar. Licao aprendida: nunca voltar a mexer em xmp, ele aqui nao existe. Perdi guita com o preço da ram, mas pode ser que mais tarde quando comprar nova board, que nao gostei da asus e penso ir de msi/ gigabite no futuro, possa realmente aoroveitar o xmp sem problemas.
 
Última edição:
Back
Topo