De burla a "engano" da NOS

pjfb

Power Member
Boas

Vou divulgar um problema que me chegou ás mãos por um familiar direto que vou tentar explicar o mais simplificado possível:

- Já é cliente TvCabo/Zon/Nos á alguns anos com o serviço TV/Internet/telefone, tudo sempre em dia.
-Em 2010 vendeu um carro a um sujeito conhecido e entregou papelada+ fotocópia BI+contribuinte. Passado 2 ou 3 meses começaram a aparecer multas para pagar. Conclusão a pessoa a que foi vendido, passou a outra pessoa sem nunca ter mudado registo propriedade.
Lá se resolveu a questão das multas, e mandou-se fazer apreensão documentos no IMTT.

Agora a parte mais estranha:
À cerca de 2 semanas recebeu mail da NOS com aviso de penhora por divida superior a 500 Euros.
De imediato ligou-se e perguntei qual o contrato que tinha essa divida, ao que me foi dito que era um contrato feito com a Optimus home em 2010. Conclusão: as fotocópias do BI+NIF, aquando da venda do carro, foram utilizadas para falsificar um contrato (BURLA)
De imediato relatei que a morada era diferente e expliquei tudo o que disse anteriormente, e fiz queixa na PSP e reclamação em loja NOS. Disse também porque razão só ao fim de todos estes anos tiveram a inteligência de confrontar dados do contrato que temos atualmente para descobrir o mail, e não tiveram para enviar carta ou fazer telefonema a informar do sucedido, mais cedo.

Passado 2 ou 3 dias recebi mail da NOS a dizer para esquecer o processo, tendo no dia seguinte recebido chamada a pedir desculpa.
Hoje recebo carta do Ministério Público a informar que esta divida já tinha prescrito em setembro 2015, o que eu já sabia.

Resumindo, os Srs da NOS tentaram intimidar com a penhora em novembro ( 2 meses depois de prescrever) sabendo de antemão que a divida que era do individuo que já nem está no País, era " fundo perdido ".


Será que posso pedir indeminização por danos morais á NOS, porque foi julgada á revelia, ou enviar explicação detalhada a alguma entidade ou ao Provedor?

Obrigado
 
Resumindo, os Srs da NOS tentaram intimidar com a penhora em novembro ( 2 meses depois de prescrever) sabendo de antemão que a divida que era do individuo que já nem está no País, era " fundo perdido ".

wut? desde quando a nos sabia que era de outra pesso e foi chatear a ti? se sabia que não era a ti, iam ter com essa pessoa não?
simplesmente enganaram tambem a nos, usando dados teus por parte de outra pessoa....

simplesmente esquece e não queiras ''dinheiro'' facil....
 
não confundam as coidsas . o que expiram são os consumos/uso não faturado.

exemplo
fazes umas chamadas mas elas não te saão cobradas . a NOS tem x meses para as faturar.
se elas tiverem sido faturadas , o prazo é maior.
 
Boas

Vou divulgar um problema que me chegou ás mãos por um familiar direto que vou tentar explicar o mais simplificado possível:

- Já é cliente TvCabo/Zon/Nos á alguns anos com o serviço TV/Internet/telefone, tudo sempre em dia.
-Em 2010 vendeu um carro a um sujeito conhecido e entregou papelada+ fotocópia BI+contribuinte. Passado 2 ou 3 meses começaram a aparecer multas para pagar. Conclusão a pessoa a que foi vendido, passou a outra pessoa sem nunca ter mudado registo propriedade.
Lá se resolveu a questão das multas, e mandou-se fazer apreensão documentos no IMTT.

Agora a parte mais estranha:
À cerca de 2 semanas recebeu mail da NOS com aviso de penhora por divida superior a 500 Euros.
De imediato ligou-se e perguntei qual o contrato que tinha essa divida, ao que me foi dito que era um contrato feito com a Optimus home em 2010. Conclusão: as fotocópias do BI+NIF, aquando da venda do carro, foram utilizadas para falsificar um contrato (BURLA)
De imediato relatei que a morada era diferente e expliquei tudo o que disse anteriormente, e fiz queixa na PSP e reclamação em loja NOS. Disse também porque razão só ao fim de todos estes anos tiveram a inteligência de confrontar dados do contrato que temos atualmente para descobrir o mail, e não tiveram para enviar carta ou fazer telefonema a informar do sucedido, mais cedo.

Passado 2 ou 3 dias recebi mail da NOS a dizer para esquecer o processo, tendo no dia seguinte recebido chamada a pedir desculpa.
Hoje recebo carta do Ministério Público a informar que esta divida já tinha prescrito em setembro 2015, o que eu já sabia.

Resumindo, os Srs da NOS tentaram intimidar com a penhora em novembro ( 2 meses depois de prescrever) sabendo de antemão que a divida que era do individuo que já nem está no País, era " fundo perdido ".


Será que posso pedir indeminização por danos morais á NOS, porque foi julgada á revelia, ou enviar explicação detalhada a alguma entidade ou ao Provedor?

Obrigado

Como esta situação à um montão de situações dessas em todos os operadores, é triste mas é a realidade do nosso pais um montão de caluteiros que tem divida a tudo e que depois se aproveitam de dados de terceiros para contrairem contratos.
Primeiro ponto deves tentar saber como foi contraido esse mesmo contrato, em linha, loja ou a porta. Se foi feito em loja ou a porta podes pedir responsabilidades a pessoa que aceitou a entrada do contrato, pois não falou com teu familiar, não o viu a assinar e mesmo assim deixou o processo seguir para a frente, em caso de ter sido contraido em linha podes pedir a gravação da chamada e verificarem a voz, não vai ser do teu familiar.
Outra coisa grande parte das fraudes que são feitas em loja ou a porta, muitas vezes nem sequer à contrato assinado logo não são validos esses mesmos contratos.
 
não confundam as coidsas . o que expiram são os consumos/uso não faturado.

exemplo
fazes umas chamadas mas elas não te saão cobradas . a NOS tem x meses para as faturar.
se elas tiverem sido faturadas , o prazo é maior.

mas a divida era dele (ainda que sob falso pretexto) e a ele nunca facturaram nada, logo está prescrita nem é preciso analisar mais nada dos méritos da queixa da NOS. Penso que foi isso que o MP lhe transmitiu
 
O contrato estava em nome da minha mulher, com uma morada diferente.
Se foi feito o contrato em 2010, só ao fim de 5 anos é que descobriram que havia também um contrato tv+internet+telefone em nome da mesma pessoa com morada diferente? Realmente pode existir, mas aí já teriam número telefone/email do atual contrato, para avisar.
Quando me desloquei á loja NOS, pedi cópia do contrato e o responsável da loja até disse que depois de ver CC da minha mulher a assinatura era claramente falsificada. O contrato foi feito por um comercial aldrabão (possivelmente conhecido do burlão) presencialmente.
O que me chateia mais é que esses aldrabões e intrujas da NOS, tentaram intimidar com a penhora, sabendo de antemão que o prazo estava prescrito (conforme carta MP- 5 anos). Inclusive falei com o solicitador da NOS, que me disse que a divida teria que ser paga.
Tentarei nem que seja pelo Tribunal ou Provedor tentar ser recompensado de alguma maneira, apesar de estar consciente que a NOS não tem culpa que alguém seja burlado, agora a loja ou comercial teem o dever de confirmar identidade da pessoa, apesar de não ter nada contra os comerciais nestes casos para celebrar contratos " vale tudo ".
 
Compreendo a tua situação, mas provavelmente vais ter mais chatices que vantagens ao processares a NOS. Vais ter que contratar um bom advogado (o que não é barato) e rezar para que se faça justiça. Se não se fizer ficas com os custos todos e várias horas perdidas. Se ganhares também não acho que vás receber grande indemnização.

Se fosse a ti esquecia o assunto e seguia em frente, mas tu é que sabes.
 
Como fiz um post, com vários factos que ajudavam a melhor compreender o que se passou realmente...............por mim criador deste post, peço aos moderadores se faz favor para fecharem, porque julgo que não á mais nada a dizer da minha parte.
 
O contrato estava em nome da minha mulher, com uma morada diferente.
Se foi feito o contrato em 2010, só ao fim de 5 anos é que descobriram que havia também um contrato tv+internet+telefone em nome da mesma pessoa com morada diferente? Realmente pode existir, mas aí já teriam número telefone/email do atual contrato, para avisar.
Quando me desloquei á loja NOS, pedi cópia do contrato e o responsável da loja até disse que depois de ver CC da minha mulher a assinatura era claramente falsificada. O contrato foi feito por um comercial aldrabão (possivelmente conhecido do burlão) presencialmente.
O que me chateia mais é que esses aldrabões e intrujas da NOS, tentaram intimidar com a penhora, sabendo de antemão que o prazo estava prescrito (conforme carta MP- 5 anos). Inclusive falei com o solicitador da NOS, que me disse que a divida teria que ser paga.
Tentarei nem que seja pelo Tribunal ou Provedor tentar ser recompensado de alguma maneira, apesar de estar consciente que a NOS não tem culpa que alguém seja burlado, agora a loja ou comercial teem o dever de confirmar identidade da pessoa, apesar de não ter nada contra os comerciais nestes casos para celebrar contratos " vale tudo ".

A culpa é do comercial e da pessoa que gozou do serviço, ambos são culpados, mas a nos também tem culpa pois se sabe que assinatura não é igual continua a bater-se mostra pouco profissionalismo e que se está pouco marimbando se os clientes que tem se são reais ou falsificados, alias isso só acontece na nos porque não validam os contratos todos antes de marcarem instalação se o fizessem salva-guardavam clientes de burlas e bom nome da propria empresa.
 
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