De Nikon F65 para DSLR

Bom dia,

Há 6 anos atrás quando iniciei a minha licenciatura em design, adquiri uma nikon F65 rolo (com duas objetivas, uma NIKOR 28-80mm uma NIKOR 70-300mm) para a disciplina de fotografia.
Usei a durante dois anos com regularidade mas acabei por me desligar da fotografia por vários motivos (o não ver a fotografia na hora, comprar rolos, o preço das revelações, falta de tempo).
Tenho noções básicas da fotografia, mas fiquei parado no tempo.

Hoje decidi que quero investir em uma máquina digital e surgem-me algumas dúvidas.

A grande dúvida é se há alguma hipótese de comprar só um corpo NIKON e manter as lentes que tenho? (sei que as lentes que tenho são fracas, mas será que, a funcionarem numa maquina digital, não dariam para os meus gastos iniciais e mais tarde talvez investir em lentes realmente melhores? (pois também tenho a noção que as lentes que vem nos kits das maquinas são também elas fracas))

E há alguma hipótese de comprar só um corpo CANON e manter as lentes NIKON que tenho?

Para me relançar no mundo da fotografia que máquina que aconselhariam? (Qualidade/preço)

(Tenho visto / nikon - D5100, D5200, D3200 e D90 / Canon - 600D, 650D)


  1. O QUE: Máquina (se poder usar as minhas lentes antigas, preferia comprar só o corpo, senão kit)
  2. POR QUANTO: 650
  3. PARA FAZER O QUE: paisagens, retratos,
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite.
  5. COMO ÉS: Casual, com gosto para a coisa
  6. JÁ TENS: F65 (kit duas objectivas - uma NIKOR 28-80mm uma NIKOR 70-300mm) parada à mais de 3 anos
  7. COMO É A TUA "REDE": -
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online (na mais em conta).

O preço máximo que pretendo dar é 650€ (qualidade/preço)
 
Última edição:
As lentes Nikon não conheço, mas a 28-80 da Canon de rolo é para esquecer em digital, pouca nitidez e contraste. A 18-55 do kit digital é muito superior. O avanço da tecnologia não perdoou este tipo de lentes.
Para mais, as máquinas Nikon mais baratas não têm motor de foco, nem fazem exposição automática com lentes manuais. Para usar lentes antigas, só a D90 e D7000.

650€ é apertado para DSLR para já deve dar para uma D3100+18-55+55-200 ou 1100D+18-55+55-250.
 
há alguma hipótese de comprar só um corpo NIKON e manter as lentes que tenho?
A 70-300 sem dúvida que sim. A 28-80 nem tanto. Até porque a 18-55VR de kit é mais versátil e de qualidade comparável.

há alguma hipótese de comprar só um corpo CANON e manter as lentes NIKON que tenho?
Haver há. Mas não é recomendável. E atendendo às objetivas NIKON que tens, não compensa a perda de funcionalidade.

Para me relançar no mundo da fotografia que máquina que aconselhariam?
Por favor responde ao questionário (em sticky nesta secção).
 
d50, d60, d3xxx e d5xxx n terás autofoco, só com d7000, d300, d200...etc...
no fundo o corpo tem e ter motor de focagem (ver nas specs).
 
A D90 dá, certo? Se sim, acham um bom investimento para uma maquina já com alguns anos? Isto numa perspectiva de manter as lentes que tenho. Ou será que fico melhor servido com uma nikon D3200 (ou alguma da canon) e abdicar das lentes que tenho? Tendo em conta que gostava de realizar vídeo com a maquina, qual das duas me aconselhavam?
 
Se queres fazer video aconselho Canon, mas relembro que video numa DSLR tem muito que se lhe diga e que não é só carregar no "Rec", tens de fazer tudo manualmente, incluindo focar.
 
a d3200 tem melhor video, mais MP, foco por contraste no video e video full HD. n tem motor de foco, portanto as tuas lentes n irão funcionar (nem nenhuma que n tenha motor integrado)

a d90 é ligeiramente mais rapida, melhor bateria e tem motor de foco.
 
Back
Topo