1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

De que depende a velocidade do computador?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kayvlim, 25 de Dezembro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 1460)

1. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Boas! Tudo bem?

A pergunta é simples... De que depende a velocidade do computador? Ao certo? Sei que está (obviamente) relacionado com o CPU e com a RAM, mas há mais algum factor que influencie a velocidade?

Pergunto isto porque estava eu aqui muito bem no MSN, com cinco janelas do IE abertas (nada de bocas "usa o Firefox" sff), e duas convo's do MSN abertas, e o computador ficou terrivelmente lento! No entanto, quando fui ao Task Manager, tinha o CPU a 50% e a memória nos 650MB (tenho 1GB). Sempre pensei que para o computador abrandar, um destes tinha de atingir um certo limite.

Não posso dizer TUDO o que tinha aberto ao certo (porque nem me lembro), mas se precisarem de saber, perguntem ;)

Em suma, o que é que influencia a velocidade (tempo de resposta) do computador, para além do CPU e da RAM?

Obrigado! :)

Cumprimentos, e Feliz Natal para todos!
    angelofwisdom

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Receita para ter 1 PC ultra rápido (load do windows quase instantaneos)

-> 4x 1024MB DDR2 800
    -> Intel Core 2 Quad QX6700
    -> Raptor 150 gigas
    -> eVGA 680i SLI
    -> 2x 8800 GTX

e pronto :D Até o windows vai arrancar mais rápido :D (só vais ver 2 quadradinhos azuis :D)

ok, fora de brincadeiras... Defrag aos discos? scan de antivirus/spyware?

cumps

3. rmb

rmb Power Member

isso parece-me fácil na minha opiniao: programa(s) k correm no teu pc sem tu te aperceberes... um update k está a decorrer... uma funcao dum programa k esta a correr... tanta coisa... quantos menos programas tiveres, mas fluido e rapido fica o pc. Tudo isto leva-me a pensar k o espaço armazenado no disco tambem influencia a velocidade.
    apenas a minha opiniao ;)

cUMPS

4. Kayvlim

Staff Member

A questão é... PENSO que malware, para atrasar o computador, teria de ocupar CPU, e seria esse o motivo. O mesmo iria para updates.

Posso garantir com 99% de certezas que não é malware. Até porque eu sou demasiado paranóico quanto à segurança.

São dois discos de 160GB, e cada um tem uns 5GB livres :x será dos discos estarem tão cheios? Possivelmente o registry estará sobrecarregado, mas quanto a isso não sei como o limpar sem causar problemas e sem procurar software na internet que poderá trazer malware (cá está a paranóia :-D )

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

uhh, pois

com os discos a arrebentar pelas costuras é natural que tenhas isso com atrazos, fora do nivel de fragmentação! :wow:

Ontem por fazer defrag + ajustes consegui reduzir em 30s o tempo de arranque do PC (2:00 -> 1:30)

6. Kayvlim

Staff Member

Curiosamente, no quarto tenho outro pc, Pentium 3 com 256MB de memória, leve que nem uma pluma (só tem instalado mesmo o essencial para navegar e para a escola), e é o mais rápido que vi até hoje... arranca em 45 segundos, faz shutdown em 15, e é, usando o termo do rmb, "fluido" (é que é mesmo o termo adequado para isto :-D). Estou a ver que se o começar a encher ainda corre o risco de ficar como este....

Portanto, os factores: RAM, CPU, HDD %(total/livre), Fragmentação do(s) disco(s), registry (quanto mais cheio mais atrasa o processamento; isto eu já sei).... falta mais alguma coisa?

É possível, com as minhas especificações actuais (P4 3.4GHz, 2x512MB RAM, 2x160GB HDD) acelerar isto?

Obrigado pelas respostas :)

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom

p.s.: @ destr0yer, as únicas vezes que vi "quadradinhos azuis" no Windows eram BSoD's :paranoid:

7. esquiso

esquiso Power Member

Placas graficas fracas, baixas rotaçoes do disco, a propria MB se for fraquita pode atrasar o pc (ok, mas isto é bastante mais dificil).

Mas nao há nada que um format nao resolva no Windows :D

8. Kayvlim

Staff Member

A gráfica é uma ATI Radeon 9550GX (256MB), e os discos são de 7200RPM.

Não me posso dar ao luxo de formatar o pc, porque não sou o único utilizador, e há muita coisa que não está gravada em CD's/DVD's, e para além disso estou "confortável" com as configurações actuais... mas se isto chegar a níveis extremos, talvez o faça ;)

Obrigado pelas respostas :) vou ver se passo uma noite (hmmm...será que chega? :-D ) a desfragmentar isto.

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom

9. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Depende do que fazes com o pc... O meu p3 1100 com um disco de 4200 rpm arranca mais depressa que o meu a64 com 2xhitachi em raid0. Não tem antivirus nem firewalls nem nada dessas maravilhas... :-D

10. vascorama

vascorama Power Member

tipo, format c:? :x2:

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Quando digo "quadradinhos azuis" é aquela barra deslizante quando estás a entrar no windows...

A não ser que tenhas o XP home que é verde :D

Já agora... o que tens no discos para teres 310 gb assim... O melhor seria apagares alguma da tralha e meter em DVD's O ideal é nunca teres mais que 75-80% dos discos ocupados ;)

12. Whooper

Whooper Power Member

Porquê?

13. Romani48

Romani48 Power Member

entao já somos 2 lol
    eu mesmo tenho outro pc um
    pentium 3 skt A
    320Mb SDRam
    GeForce FX5200 AGP
    Motherboard com chipset intel
    20Gb de disco

e digo t é uma maravilha, até hoje consegui correr grande maioria de jogos, menos os intitulados de next-gen como oblivion e axim, mas NFS MW, PES series, FIFA, Hitman series, GTA Series, Fable, AOE3, Splinter Cell, etc etc foram todos corridos la na boa

claro k este k tenho agr (ver My System) é deveras melhor :lol:

mas o teu problema deve residir nao na sobrecarga dos discos mas no grao de fragmentação
    cumps
    fika bem

Partilhar esta Página