Dúvidas De que forma configuravam a rede nesta situação?

Skyl

What is folding?
Boas,

Segue uma planta aqui do "edifício" em questão (não à escala mas está +/-), 1 só piso, MEO Fibra 500/100, com a seguinte configuração de rede:

DeEPHBa.jpeg


Ali no corredor, o honesto WA854RE, basicamente está só para o desenrasque de wifi para meus pais apanharem nos telemóveis ali no quarto de cama à direita do WC (basicamente é só para facebooks). O wifi do FGW não chega ali, mas chega um pouco ao corredor ao WA854RE onde ele está ligado na tomada (apanha menos paredes que bloqueiem o sinal).

O quarto de cama do meio tem apenas um Desktop em que é ligado com um cabo de rede diretamente ao FGW mas também há necessidade de wifi neste quarto que é desenrascado pelo WA854RE.

O Asus RT-AC51U está na cozinha ligado como AP por cabo de rede diretamente ao FGW para poder ligar à meo box (única na casa) e para distribuir wi-fi na cozinha (a sala de jantar só é usada quando o rei faz anos).

No apartamento ao lado esquerdo da imagem tem um Asus RT AC1200G+ também ligado como AP por cabo diretamente ao FGW para conectar um Desktop à internet e para distribuir WIFI pelo local.


Sei que no corredor e na cozinha não tenho nem velocidade nem estabilidade de ligação como no apartamento ou como na sala de estar onde está o FGW mas até hoje tem dado suficiente nestes 2 locais visto que o consumo WIFI nestas zonas basicamente é facebooks e pouco mais. Além de que no corredor se tivesse um pouco melhor de qualidade/potência de WIFI não faria mal nenhum visto que quem frequenta o quarto de cama do meio ficaria melhor servido se tivesse WIFI melhor.

O que fariam (ligações, equipamentos, disposição dos mesmos, etc) para melhorar estabilidade, alcance e velocidades dos Wi-Fis nesta situação específica? mesh?, para ser mesh necessitava também de conexão cabo de rede onde há Desktops e a meo box na cozinha.

Obrigado
 
Última edição:
mas os Asus estão ligados como Acess Point, ou por cabo de rede?

Para não haver ai salsada de routeres a mandarem uns nos outros, um deles deverá ser o master, por exe o FGW da meo.
basicamente o ip fixo dele 192.168.1.254 (ou será x.x.x.1)
partindo do principio que este manda nos outros todos, este fica com o DHCP ligado, e os outros desligados.

OU... colocas os outros com outro ip, noutra gama
192.168.2.xxx
192.168.3.xxx
com o DHCP ligado

quanto ao corredor, não sei se perdendes muita velocidade, mas o tp link, ligado no quarto, onde ta o desktop, não ficaria melhor?
ou nao alcança.... e so porque tens la a ligação vinda do FGW...
so metias la mais cabos... digo eu.

dificuldade do wi-fi tambem pode ser que a 2,4 ghz tem mais alcance, mas menos velocidade que o 5g, que basicamente so fuciona bem na sala ondne estas!
 
@MacGyver75 estão ligados como AP por cabo de rede.

Sim os outros estão com dhcp desligado.

No corredor é mesmo onde o wifi do FGW é mais constante, além de apanhar só 1 ou 2 riscos é mais constante ali, se for no quarto do meio já há quebras.
 
@MacGyver75 estão ligados como AP por cabo de rede.

Sim os outros estão com dhcp desligado.

No corredor é mesmo onde o wifi do FGW é mais constante, além de apanhar só 1 ou 2 riscos é mais constante ali, se for no quarto do meio já há quebras.
Mas se dizes que tens um cabo de rede nesse quanto onde ligas o Desktop então porque não ligas o WA854RE nesse quarto por cabo e o desktop ao WA854RE? Provavelmente ficas com mais débitos no quarto de cama adjacente.
 
Mas se dizes que tens um cabo de rede nesse quanto onde ligas o Desktop então porque não ligas o WA854RE nesse quarto por cabo e o desktop ao WA854RE? Provavelmente ficas com mais débitos no quarto de cama adjacente.

O WA854RE não tem ligação para cabo, apenas é repeater wi-fi
 
Na minha opinião ou compras um router para servir de AP onde está o Desktop, o que te deve resolver a questão da rede do quarto, ou então compras um sistema Mesh de modo a teres rede em todo o lado e transição automática entre satélites. Se optares por um sistema mesh convém comprares um sistema em que os satélites tenham duas portas de rede.
 
Na minha opinião ou compras um router para servir de AP onde está o Desktop, o que te deve resolver a questão da rede do quarto, ou então compras um sistema Mesh de modo a teres rede em todo o lado e transição automática entre satélites. Se optares por um sistema mesh convém comprares um sistema em que os satélites tenham duas portas de rede.

1- Posso ter 1001 APs numa rede desde que o DHCP esteja ativo apenas no router principal certo? Tenho só umas luzes de redes e já ouvi dizer que muitos routers numa rede poderá haver incompatibilidades entre IPS mas isso suponho que aconteça é se não tiverem em modo AP com DHCP desativo certo?

2- Sistema mesh como dizes com 2 portas de rede, é uma para receber/ligar ao FGW e outra é para conectar a algo tipo um desktop/portátil certo?

3- Que routers/APs com boa relação preço/cobertura wifi potente existem por aí?

4- Tendo em conta que a resposta à pergunta 2 seja "Sim", sistemas mesh desse género, com boa relação preço/cobertura wifi potente o que há no mercado que aconselhem para o caso para renovar toda a rede existente?

5- Posso ligar um router em AP a outro router em AP?

Obrigado
 
1 - Sim. Para uma configuração simples só um dos equipamentos deverá gerir a rede e atribuir os IP aos equipamentos
2 - Nos sistemas Mesh normalmente podes configurar em dois modos:
a) Modo router: um dos satélites Mesh é o principal funciona como um router e gere a rede atribuindo IPs. Neste esquema pode ser conveniente por o FGW em modo bridge e ligar o satélite principal na porta 4 do FGW. Ficas com um IP público para a rede mesh e outro para a rede do FGW
b) Modo AP: o FGW gere a rede e os satélites só servem para distribuir o sinal Wifi.
c) Os satélites podem ligar uns aos outros por cabo ou wifi. Se ligares os satélites por wifi tens que ter em conta que uma das bandas de funcionamento serve para a comunicação entre os satélites, por exemplo a 2.4G ou 5G
d) As duas portas servem para uma delas ligar ao FGW/satélite principal e a outra para ligar a um equipamento por cabo, por exemplo um desktop ou switch
3 - Confesso que estou desatualizado. Pode ser que alguém te ajude
4 - Passa pelo tópico dedicado aos sistemas Mesh. A última vez que pesquisei sobre isto foi há 5 anos atrás quando comprei os meus TP-Link M4.
5 - Em principio sim, à primeira vista não existe razão para não funcionar.
 
Boas,

Segue uma planta aqui do "edifício" em questão (não à escala mas está +/-), 1 só piso, MEO Fibra 500/100, com a seguinte configuração de rede:

DeEPHBa.jpeg


Ali no corredor, o honesto WA854RE, basicamente está só para o desenrasque de wifi para meus pais apanharem nos telemóveis ali no quarto de cama à direita do WC (basicamente é só para facebooks). O wifi do FGW não chega ali, mas chega um pouco ao corredor ao WA854RE onde ele está ligado na tomada (apanha menos paredes que bloqueiem o sinal).

O quarto de cama do meio tem apenas um Desktop em que é ligado com um cabo de rede diretamente ao FGW mas também há necessidade de wifi neste quarto que é desenrascado pelo WA854RE.

O Asus RT-AC51U está na cozinha ligado como AP por cabo de rede diretamente ao FGW para poder ligar à meo box (única na casa) e para distribuir wi-fi na cozinha (a sala de jantar só é usada quando o rei faz anos).

No apartamento ao lado esquerdo da imagem tem um Asus RT AC1200G+ também ligado como AP por cabo diretamente ao FGW para conectar um Desktop à internet e para distribuir WIFI pelo local.


Sei que no corredor e na cozinha não tenho nem velocidade nem estabilidade de ligação como no apartamento ou como na sala de estar onde está o FGW mas até hoje tem dado suficiente nestes 2 locais visto que o consumo WIFI nestas zonas basicamente é facebooks e pouco mais. Além de que no corredor se tivesse um pouco melhor de qualidade/potência de WIFI não faria mal nenhum visto que quem frequenta o quarto de cama do meio ficaria melhor servido se tivesse WIFI melhor.

O que fariam (ligações, equipamentos, disposição dos mesmos, etc) para melhorar estabilidade, alcance e velocidades dos Wi-Fis nesta situação específica? mesh?, para ser mesh necessitava também de conexão cabo de rede onde há Desktops e a meo box na cozinha.

Obrigado
Olá,

tens o sistema mesh "Mercusys h80x" com WiFi 6.
Há pack de 3 dispositivos +/- por 150€ e cada dispositivo tem três portas RJ45.

Estando os três dispositivos ligados por cabo de rede, nos dois dispositivos secundários ficas com duas portas RJ45 livres.
A qualquer momento poderás comprar mais dispositivos e adicionar ao sistema.

Poderá ser uma boa solução para ti.

Abraços.
 
Olá,

tens o sistema mesh "Mercusys h80x" com WiFi 6.
Há pack de 3 dispositivos +/- por 150€ e cada dispositivo tem três portas RJ45.

Estando os três dispositivos ligados por cabo de rede, nos dois dispositivos secundários ficas com duas portas RJ45 livres.
A qualquer momento poderás comprar mais dispositivos e adicionar ao sistema.

Poderá ser uma boa solução para ti.

Abraços.

Obrigado!

Vi agora na amazon as H80X e indica a Mercusys Halo H3000X como "Nova versão" e é mais barato os 3 dispositivos...

Suponho que hoje em dia esses aparelhos todos já venham com compatibilidade para IPTV certo? Para a meo box neste caso funcionar corretamente na cozinha.
Aqui há anos sei que tinha que ter atenção no router/switch a adquirir caso quisesse ligar uma meo box para verificar compatibilidade com IPTV.
 
Última edição:
Obrigado!

Vi agora na amazon as H80X e indica a Mercusys Halo H3000X como "Nova versão" e é mais barato os 3 dispositivos...

Suponho que hoje em dia esses aparelhos todos já venham com compatibilidade para IPTV certo? Para a meo box neste caso funcionar corretamente na cozinha.
Aqui há anos sei que tinha que ter atenção no router/switch a adquirir caso quisesse ligar uma meo box para verificar compatibilidade com IPTV.
Penso que sim.

O seguinte texto foi retirado do manual que se encontra online "static.mercusys.com/manual/1910080076_Halo_H80X(EU)1.0_UG_REV1.0.020230504020745.pdf"

(página 12)

"Advanced FeaturesAdditional features are available under the Advanced menu. You can modify WAN settings (IPv4 & IPv6), add IPv6 firewall rules, modify LAN IP, set up DHCP server, enable VLAN/IPTV/MAC Clone mode, reserve the same IP address for a specific device, set up port forwarding rules to make your local computers accessible to other devices over the internet, SIP ALG, fast roaming and beamforming, control Halo's LED, change the working mode, and configure the notification settings"
 
Por exemplo com os H3000X ficaria com o FGW a funcionar como está a emitir wifi com o ssid da meo e os 3 dispositivos também a emitir o mesmo ssid?
Ou tem que ficar SSIDs diferentes?
 
Por exemplo com os H3000X ficaria com o FGW a funcionar como está a emitir wifi com o ssid da meo e os 3 dispositivos também a emitir o mesmo ssid?
Ou tem que ficar SSIDs diferentes?
Eu tenho um SSID diferente.
Muitas pessoas aconselham a desligar o WiFi do router da operador após a instalação de um sistema mesh.
 
Então se for aconselhável desligar o Wi-Fi do router não irei ter Wi-Fi na sala de estar como tinha antes, a não ser que realmente desligue o Wi-Fi do FGW, meta o primeiro dispositivo mesh ao lado do FGW, o segundo no quarto de cama do meio e o terceiro na cozinha. E na garagem meto o RT-AC51U em modo AP ligado por cabo ao da cozinha (na garagem não me importo de ter um SSID diferente).

Tou a pensar noutra coisa, aqui o tecto é de madeira (tabique) e só por cima é que faz sótão/telhado normal todo aberto sem divisões. Não sei se será algo extravagante ou demasiado fora da caixa mas visto que os quartos têm todos uma camada fina de madeira no tecto e se instalasse os dispositivos mesh por cima dos tectos (no sótão) será que ia melhorar a cobertura do Wi-Fi do que se fossem instalados dentro dos quartos visto que obstáculos seria mais madeira fina do que paredes de blocos de cimento?
 
Última edição:
Boas.
Tenho um sistema mesh halo h50g e estão fazendo intereferencia com os canais de TV. Há alguma solução para isto?

Obrigado

Estranho... Não te posso ajudar, aqui está tudo a trabalhar bem!

No final, em modo AP e com SSID diferente do FGW da meo, ficou 1 no quarto de cama (com o desktop ligado), 1 na cozinha e o 3º na garagem 1, há cobertura Wi-Fi na casa toda.
 
Estranho... Não te posso ajudar, aqui está tudo a trabalhar bem!

No final, em modo AP e com SSID diferente do FGW da meo, ficou 1 no quarto de cama (com o desktop ligado), 1 na cozinha e o 3º na garagem 1, há cobertura Wi-Fi na casa toda.
Sim, a internet esta a funcionar. O problema é que ligo os halos é a TV alguns canais ficam com interferencia.
 
Back
Topo