1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

De que serve aumentar a voltagem da RAM?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por WindWalker, 8 de Maio de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 2818)

1. WindWalker

WindWalker Power Member

Ainda não percebi para que serve aumentar a voltagem da memória RAM...Se para ela "aguentar" os clocks (de referência) com o overclock ou se para poder baixá-los e tornar as transferências de dados mais rápidas...A voltagem de referência da memória RAM que uso (Kingston ValueRAM 1G modelo KVR400X64C3A/1G) é 2.6V e ela está a 2.85V (ASUS P4P800-E Deluxe BIOS Revision 1006)...

No site da Kingston dizem que os timings da placa(?) de memória são 3-3-3...Eu estou a usar [email protected] sem problemas...Quais serão os melhores timings para esta placa de RAM...?

Também não sei o que hei-de por para DRAM Refresh Rate e DRAM Idle Timer na BIOS... Aqui estão os timings da placa em nanosegundos...O problema é que na BIOS só aparecem as unidades "uSec" e "T"...Há maneira de converter umas nas outras?

2. MadOnion

MadOnion Folding Member

Uso 15.6usec e 64T de idle timer, só tu proprio podes testar, em 3dmark são melhores uns settings, para sandra e everest são outros, e para o dia a dia são outros.

Quanto à voltagem:
    Basicamente serve, para aumentar a estabilidade qdo fazemos overclock ou para podermos melhorar os timings à mesma frequência que com rams convencionais não conseguem faze-lo à voltagem por definição, e pode servir para as duas coisas, puxar mais pelo FSB e apertar os timings no mais agressivo possivel.

3. WindWalker

WindWalker Power Member

"Uso 15.6usec e 64T de idle timer, só tu proprio podes testar, em 3dmark são melhores uns settings, para sandra e everest são outros, e para o dia a dia são outros."

E quais são os melhores para o [email protected] :x2: ? É que o meu overclock tem por fim fazer o maior número de frames do prog. no menor tempo (e ganhar pontos mais depressa :004:)

Quando escrevi "isto" tinha os timings a 2-2-2-5 e tive isto ligado e a correr o MemTest durante uns 10mins...Sem probs...

4. Sesto_Sento

Sesto_Sento Power Member

entao pronto nem lhes mexas mais :P tas mxm nos timmings ideais. agora vai aumentando os mhz delas 1 a 1 ate veres onde dah erros e voila.

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Na BIOS só posso escolher 266 320 400 500 533 MHz...Em 320 o PC já nem liga (é preciso andar a provocar reboots para a BIOS dar erro de overclocking e poder ir ao setup...)

Em 2-2-2-5 não consegui correr o vídeo do NFS Underground...Vou seguir as indicações do CPU-Z e usar 2-2-2-6 =(

6. rav3n

rav3n Power Member

10 minutos n é fiavel
    deves deixar isso uma noite toda por exemplo ;)

7. Cold_Burn

Cold_Burn Power Member

não é fiável mas dá para ter uma ideia geral. claro q ao longo do tempo surgem sempre erros nessas definições.

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Ao longo do tempo surgem erros ? Pelo contrário, ao longo do tempo vais fazendo burn in e vais ganhando Mhz nas memórias... Mas sim se passou 10minutos de memtest não ta' mau...

A voltagem aumenta-se básicamente para esticar das memórias o k elas não dão de origem :P (Explicação altamente cientifica)

9. xBoShY

xBoShY Power Member

isso devia tar pelo menos em 400... (2x200Mhz...)
    Abaixo de 400 não recomendo... vai ganhar nos timmings, mas perdes nos mhz... vais perder desempenho.

Aconselho.te a meteres isso a 400, 3-3-3-(5, 6, 7 ou 8... o mais baixo que te der) e depois ires tentando meter isso a 2-3-3-x, ou 3-2-3-x, ou 3-3-2-x, por aí em diante...

Axo estranho a tua board só escalar dessa maneira (266, 320, 400, 500 e 533...)...

10. WindWalker

WindWalker Power Member

É isso mesmo xBoShY...

1x 1GB PC3200 Kingston ValueRAM CL3

A placa de memória a 400MHz @2.5-3-3-6 1:1 (freq. a 220MHz)
    Memory Acceleration Mode "Enabled"
    Pentium 4 Prescott [email protected] =) (220*15 por isso é que a RAM tá a 220MHz)
    @2.85V (referência 2.6V)

No CrystalMark tinha 4700pontos na RAM e agora tenho 6000pontos

É já não tenho aqueles "black-outs" quando mudava de janela nem os guinchos do disco rígido (que as vezes nem "bootava")...Só falta testar os jogos =) e ver se o [email protected] ficou mais "rápido"...

Obrigado pela dica...lol

11. Sesto_Sento

Sesto_Sento Power Member

penso k nao seja preciso esse vcore todo pa um overclock taum pekeno... especialmente em intel...

Partilhar esta Página