Discussão De Windows para Mac

pode não haver equivalente em mac (exemplo 7zip)
Realmente, eu em 3 anos e meio que levo de OSX nunca consegui comprimir nem descomprimir ficheiros. O 7zip é realmente primordial, o Keka (que por acaso tenho instalado, mas agora nem sei bem porquê, depois de ver esta publicação), o Unarchiver, o BetterZip, coitadinhos, não conseguem fazer isso. :(
 
Estamos num fórum de tecnologia, não no pplware. Saber instalar Linux é básico...ainda por cima com instaladores como o do Ubuntu Desktop. É tão difícil como instalar o Windows.

Correr OS X já não é garantido (ainda por cima em qualquer PC), se não houver os .kexts para o hardware muitas coisas não irão funcionar. Isto assumindo que ele instala bem e que arranca sem problema.

Eu sei, mas no site da Apple/Dell, não explicam como instalar, e o Zwame não é assistência oficial. Nem há resposta garantida.

Percebeste o que digo, certo?
 
Como assim?

Qualidade, de quê?

O OS X ainda é superior ao Windows em termos de organização de monitores externos!
qualidade no rendering das letras é horrivel, ao ponto de no trabalho ter 2 monitores de 24" a minha frente que estão desligados pois chegava ao final do dia com problemas na vista.

O meu monitor de casa apresenta o mesmo sintoma.

ja tentei todas as opções de font smoothing e settings de sharpness no monitor, perfis de cor, etc.

Esses programas, que vêm com o rato...
depende do rato... o windows suporta isso nativamente, o mais estupido é que o mac tb deteta corretamente os botoes todos, mas não os mapeia (nem os deixa mapear) sem ter de recorrer a programas 3rd party. o mesmo se quiseres ter o mouse wheel a fazer scroll para baixo e o touhpad em natural gestures.

Apps Java continuam a ser cmd+z/x/c/v
era bom, mas nem todas. se me disseres que é má programação e não é culpa da apple, estou 100% de acordo, mas na pratica não deixa de ser um contra para quem tem de usar essas apps em mac.

Sim, e não existem milhões de aplicações para Windows, que não suportam HiDPI?

Por exemplo, o Packet Analyzer da CISCO!

O pior, é que nem "tentam", e fica com as letras muuito pequenas! O que é terrível! Não dá para usar mesmo!
sim e daí? se quiseres falar de contras do windows abre um topico para o efeito... o op pretende saber vantagens e desvantagens de mudar para mac.

mas ja que falas em packed analyzer, podemos falar do wireshark e do quanto mau era a correr em Mac por causa do ambiente grafico. creio que na ultima versão finalmente resolverem o problema. sim o problema estava no developer, mas em termos praticos o utilizador é prejudicado.

Depois, podes tornar qualquer aplicação Retina-ready, com uma App gratuita chamada Retinizer, fica a dica: http://retinizer.mikelpr.com

http://i.imgur.com/tSMiIAA.png

Toma lá o teu pgadmin3 "retinizado", experimenta no Windows!
vou exprimentar, depois digo como correu :)


Isso faz ZERO de sentido...

O que é que F2 tem a ver com "rename"
ou Alt+F4 tem a ver com "fechar uma janela"
ou F5 tem a ver com "refresh"

Não indicam nada, é críptico!
no mac, cmd+seta para cima para abrir o mission control, faz algum sentido? cmd+, para abrir preferences faz algum sentido? para mim são shortcuts perfeitamente validos, tanto que os decorei rapidamente.
shortcuts, não têm de significar nada, por alguma razão existem teclados/ratos com teclas extra shortcuts ou mesmo macros, a tecla onde carregas não tem necessariamente de ser a letra para a função para fazer sentido.

o que esta em causa são os anos que se passaram a usar um conjunto pre definido de atalhos que de um dia para o outro deixam de funcionar, obrigando a que a pessoa reaprenda algo que ja fazia inconscientemente ao longo dos anos.

se me disseres que ao fim de uns tempos adapta-se aos shortcuts do mac? sem duvida, especialmente se não tiver de continuar a trabalhar com windows.

Faz mais sentido carregar em enter e fazer rename
só se for para ti! a seguir dizes que faz mais sentido mover o cd para o caixote do lixo para o ejetar :P

para quem usou MS-DOS, windows, linux, etc usa o enter para entrar dentro da pasta ou abrir o ficheiro seleccionado. backspace para andar uma pasta para tras

Faz mais sentido atalhos como CMD+Q, Q de "quit" para fechar uma app, CMD+W, W de "window" para fechar uma janela, CMD+R, R de refresh para fazer... refresh!
concordo, mas não acho essencial que assim seja.


E também existe home/end no mac! Existe nos teclados, nos portáteis é remetido a um atalho cmd+ <- ou cmd+ ->
não disse que não era possível, é a tal questão do habito de usar determinado shortcut (ou tecla) e no mac ser diferente.

é como o page-up/page-down (fn - setas) :)

o essencial a reter aqui é esse, é diferente, a produtividade caia a pique para quem vem formatado para os outros atalhos.

com o tempo certamente melhora, mais uma vez especialmente se apenas passar a usar exclusivamente mac.

Podes tratar disso no program de VM, isso vai haver sempre problemas com SO's diferentes!
concordo


Sim, até porque não existem programas que fazem o mesmo no Mac?
eu não disse que não existia programas que permitisse fazer o mesmo, disse que quem esta habituado a usar determinado programa pode não encontrar o mesmo em mac. até que ponto isso é limitativo tem de ser analisado caso a caso!

Também existe software no mac que não existe no Windows, como o Unarchiever, como o Tumult Hype, o Dash, o Sketch 3, o OmniGraffle... arranja-me um cliente para Facebook Messenger, por exemplo, decente para Windows... nada como o Goofy! Ou Twitter... nada como o Tweetbot! Ou RSS... nada como o Reeder!
claro, se quiseres menciona isso como um pro do osx, pode ser que op esteja interessado nessas apps...


Todos esses shortcuts podes ter no Mac. BetterTouchTool (BTT) ou Alfred resolve isso.

Rato? BTT.

Ecrã retina em OS X é quase sem problemas. A culpa é dos developers se as apps deles não suportarem isso; já há retinas desde 2012. Não há desculpa. Em Windows o cenário é outro.

As shortcuts do VM podem ser personalizadas com qualquer software de jeito para virtualização (Parallels/VMWare); se não resolver, BTT.

Há sempre máquina virtual para as apps que não existem mesmo em OS X (ou Bootcamp, se precisares de mais recursos). Agora com utilitários para zipar o Archiver e Betterzip são duas boas alternativas.
podes ter mil e uma coisas, tb uso o karabiner que funciona mt bem, mas não deixa de ser chato teres de por a correr varios programas 3rd party (que podes não saber que mais estão a fazer ou se afectam ou não a estabilidade do SO) para fazer algo que poderia ser feito nativamente. isso para mim é uma desvantagem.

Realmente, eu em 3 anos e meio que levo de OSX nunca consegui comprimir nem descomprimir ficheiros. O 7zip é realmente primordial, o Keka (que por acaso tenho instalado, mas agora nem sei bem porquê, depois de ver esta publicação), o Unarchiver, o BetterZip, coitadinhos, não conseguem fazer isso. :(
eu não disse que no mac não existe nada que consiga fazer isso, uso o unarchiver e uma desvantagem é que não consigo "navegar" no conteudo do zip sem ter de o descompactar. se tiver um ficheiro de 4gb e quiser ver um txt que está lá dentro tenho de descompactar os 4gb para o disco e so depois posso abrir o txt, com o 7zip consigo abrir o txt sem ter de escrever 4gb no disco.

Eu sei, mas no site da Apple/Dell, não explicam como instalar, e o Zwame não é assistência oficial. Nem há resposta garantida.

Percebeste o que digo, certo?
quem usa linux à muito que sabe que não existe "assistencia oficial". vê um laptop como hardware para ser usado e não como sendo propriedade de uma marca.
A falta de assistencia da marca nunca impediu de usar linux, para os geeks até é um desafio por o linux a correr em hardware não suportado (por exemplo por linux a correr numa maquina fotografica). agora como é obvio é um desafio que não interessa à grande maioria das pessoas.
 
qualidade no rendering das letras é horrivel, ao ponto de no trabalho ter 2 monitores de 24" a minha frente que estão desligados pois chegava ao final do dia com problemas na vista.

É horrivel como assim?

É igual, quer tenhas 1 monitor, ou 20 monitores.

Não inventes, p.f.

depende do rato... o windows suporta isso nativamente, o mais estupido é que o mac tb deteta corretamente os botoes todos, mas não os mapeia (nem os deixa mapear) sem ter de recorrer a programas 3rd party.

Sim, e depois, como é que mapeias no Windows?

o mesmo se quiseres ter o mouse wheel a fazer scroll para baixo e o touhpad em natural gestures.

Não vale a pena...

TW0kAhO.png


Queres-me explicar o que é isto?

Vais dizer que não vem com o OS X?


mas ja que falas em packed analyzer, podemos falar do wireshark e do quanto mau era a correr em Mac por causa do ambiente grafico. creio que na ultima versão finalmente resolverem o problema. sim o problema estava no developer, mas em termos praticos o utilizador é prejudicado.

Eu lembro-me desse problema com o Wireshark, e com uma pequena edição, resolvia-se, mas como dizer, é problema do Dev, não da Apple.

Mas o Packet Analyzer da CISCO, é daquelas coisas, que tu vais ás definições, para descativar a cena do HiDPI, que supostamente é para resolver o problema? Não resolve nada! Fica tudo pequeno. Aí, a culpa é da MSFT.

no mac, cmd+seta para cima para abrir o mission control, faz algum sentido? cmd+, para abrir preferences faz algum sentido? para mim são shortcuts perfeitamente validos, tanto que os decorei rapidamente.

Que eu saiba, para abrir o mission control, não é cmd+seta para cima, isso é o "page up"

Cmd+, para abrir preferências faz sentido? Cmd+P, já está "atribuído" para "Print"... imprimir.

Ao menos tens o mesmo atalho para todas as aplicações, e não um diferente para cada aplicação...

Para abrir o mission control, tens um botão dedicado.

shortcuts, não têm de significar nada, por alguma razão existem teclados/ratos com teclas extra shortcuts ou mesmo macros, a tecla onde carregas não tem necessariamente de ser a letra para a função para fazer sentido.

Desculpa, mas não há volta a dar.

O F1, F2, F3... foi imposição da IBM, o control+z/x/c/v/s/p foram copiados do Apple Lisa de 1983.

Resultado... uma confusão de mistura entre IBM e cópia da Apple... sempre foi assim, sempre será. :D

o que esta em causa são os anos que se passaram a usar um conjunto pre definido de atalhos que de um dia para o outro deixam de funcionar, obrigando a que a pessoa reaprenda algo que ja fazia inconscientemente ao longo dos anos.

Depende, eu ensinei o meu pai a usar Mac, e ele aprendeu... :P

Estás mesmo a sugerir que devemos continuar a comprar ou a dar vantagem à Microsoft, porque é isso que aprendemos na escola?

Além disso, não há desculpa!

No menu "Ajuda", tens sempre uma caixa de texto, podes começar lá a procurar por uma acção dos menus, que não sabes onde está, e ele mostra-te onde está no menu, e mostra o atalho de teclado.

só se for para ti! a seguir dizes que faz mais sentido mover o cd para o caixote do lixo para o ejetar :P

Não, não moves o CD para o caixote do lixo.

Primeiro, tens um botão eject no teclado.

Segundo, ao moveres um CD ou uma DMG ou ISO montados, o lixo transforma-se logo num símbolo de eject.

para quem usou MS-DOS, windows, linux, etc usa o enter para entrar dentro da pasta ou abrir o ficheiro seleccionado. backspace para andar uma pasta para tras

Lá está, backspace é suposto ter alguma coisa a ver com apagar, não com voltar atrás.

Tens cmd+up e down, cmd+left e right.

Aliás, quando tentas arrastar um ficheiro, no Windows, estás limitado à pasta aberta, no OS X, podes pousar por cima da pasta, e ele abre a janela.

claro, se quiseres menciona isso como um pro do osx, pode ser que op esteja interessado nessas apps...

Pus Apps relacionadas com o desenvolvimento Web e Mobile...

quem usa linux à muito que sabe que não existe "assistencia oficial". vê um laptop como hardware para ser usado e não como sendo propriedade de uma marca.

Existe sim!

https://system76.com

http://www.ibm.com/systems/z/os/linux/linux-one.html

https://www.raspberrypi.org

http://www.dell.com/us/business/p/xps-13-linux/pd

Tens aqui vários computadores com "asistência oficial" linux.

A falta de assistencia da marca nunca impediu de usar linux, para os geeks até é um desafio por o linux a correr em hardware não suportado (por exemplo por linux a correr numa maquina fotografica). agora como é obvio é um desafio que não interessa à grande maioria das pessoas.

Depende, para utilizadores domésticos, cada uma sabe de si...

Agora... experimenta vender a uma empresa 50 worksations... vais-lhe vender uma coisa que okay, funciona hoje, mas amanhã, nada está garantido? Pois...
 
É horrivel como assim?

É igual, quer tenhas 1 monitor, ou 20 monitores.

Não inventes, p.f.
não tem a ver com o numero de monitores, tem a ver com o suporte para non retina displays. googla por "blurry fonts on non retina displays"


Sim, e depois, como é que mapeias no Windows?
não mapeio, it just works :)

Não vale a pena...

TW0kAhO.png


Queres-me explicar o que é isto?

Vais dizer que não vem com o OS X?
vem, o problema é que está linkado ao scroll wheel, i.e. não podes ter o touchpad em natural gesture (que é algo introduzido pela apple e que acho que faz todo o sentido) e o rato em modo tradicional (que quero usar como sempre funcionou pois esta a rodar uma roda)


Mas o Packet Analyzer da CISCO, é daquelas coisas, que tu vais ás definições, para descativar a cena do HiDPI, que supostamente é para resolver o problema? Não resolve nada! Fica tudo pequeno. Aí, a culpa é da MSFT.
o que podes fazer nas definições no windows é desligar o suporte de HiDPI. i.e. meter uma aplicação que fique com letras grandes e blured com letra pequena. Pelo que percebi o que tu queres fazer é o contrario, queres que uma app que não suporta HiDPI que passe a suportar.

Que eu saiba, para abrir o mission control, não é cmd+seta para cima, isso é o "page up"
queria dizer ctrl seta para cima.

Cmd+, para abrir preferências faz sentido? Cmd+P, já está "atribuído" para "Print"... imprimir.
cmd H é Home? cmd E é End? não é pois não... podemos continuar nisto o dia inteiro, tens shortcuts que usas diariamente que não estão relacionados entre a letra da tecla e a função.. Isso para mim não é problema nenhum. o que está em causa é alterações a shorcuts que usaste a vida inteira.

Ao menos tens o mesmo atalho para todas as aplicações, e não um diferente para cada aplicação...
e por isso mesmo coloquei nos PROS :)

Para abrir o mission control, tens um botão dedicado.
e um shortcut, que tive de desativar para conseguir usar a VM windows.

Desculpa, mas não há volta a dar.

O F1, F2, F3... foi imposição da IBM, o control+z/x/c/v/s/p foram copiados do Apple Lisa de 1983.

Resultado... uma confusão de mistura entre IBM e cópia da Apple... sempre foi assim, sempre será. :D
irrelevante se achas confuso quando o op conhece esses shortcuts de cor e não os pode continuar a usar...


Depende, eu ensinei o meu pai a usar Mac, e ele aprendeu... :P

Estás mesmo a sugerir que devemos continuar a comprar ou a dar vantagem à Microsoft, porque é isso que aprendemos na escola?
Não, estou a dizer que é um contra não poder usar os shortcuts que se usou a vida inteira, tera um impacto real e direto na produtividade da pessoa durante os proximos tempos. é o mesmo que usar um teclado PT e um US, consegues fazer tudo na mesma, mas se estas habituado a um e pegares no outro vais estar algum tempo a carregar nas teclas erradas.

Além disso, não há desculpa!

No menu "Ajuda", tens sempre uma caixa de texto, podes começar lá a procurar por uma acção dos menus, que não sabes onde está, e ele mostra-te onde está no menu, e mostra o atalho de teclado.
não, não há solução para este "problema". Não é por saberes que tens de fazer cmd-c em fez de ctrl-c que vais magicamente passar a fazer cmd-c à primeira.


Lá está, backspace é suposto ter alguma coisa a ver com apagar, não com voltar atrás.
backspace para andar para tras: não faz sentido
enter para mudar o nome: faz sentido

right.

exprimenta carregar no backspace no browser (incluindo o safari) para ver algo sem sentido a acontecer :)


não disse que não havia, disse que existem milhares de laptops toshiba/hp/asus/acer/etc a correr linux sem suporte.

Depende, para utilizadores domésticos, cada uma sabe de si...

Agora... experimenta vender a uma empresa 50 worksations... vais-lhe vender uma coisa que okay, funciona hoje, mas amanhã, nada está garantido? Pois...

http://www.theinquirer.net/inquirer...-40-000-pcs-to-linux-and-open-source-software

why not? :)

vais a uma universidade portuguesa e tb encontras muitos pcs a correr linux, achas que têm assistencia oficial?
 
Desisti de ler na página anterior.
Já estão a defender os seus gostos e não a dar a opinião ao autor do tópico.
Claramente que há apple haters aqui, que em vez de ajudar já andam a confundir quem realmente procura de ajuda.
 
Desisti de ler na página anterior.
Já estão a defender os seus gostos e não a dar a opinião ao autor do tópico.
Claramente que há apple haters aqui, que em vez de ajudar já andam a confundir quem realmente procura de ajuda.

Sabes nem todos que usam OSX precisam de dizer que é um OSX perfeito, porque não o é.
 
nem mais, daí que existem pros e contras em ambos os sistemas, e as opiniões de quem usa AMBOS os sistemas diariamente parece-me que merece o minimo de consideração vs rotolar quem aponta contras por "apple haters" ou rotolar quem aponta pros como "apple fanboys".

desde que a discussão se baseie em argumentos validos e não em "é mau porque é" ou "é bom porque é", parece-me perfeitamente ontopic.

BTW, outro PRO que não mencionei: MagSafe

é pena a apple não licenciar o uso da patente a outras marcas, mas percebo perfeitamente o porque de não o fazer, é realmente uma boa vantagem competitiva. estar (literalmente) preso a conectores com dezenas de anos é "mau".
 
Eu só tenho uma coisa a dizer, tenho um clevo 13" disco ssd 128gb ecrã Full HD IPS Matte Display, 8 gb de ram, i7, com ubuntu instalado.
Na empresa 70% tem mac pro e air com retina e 98% desses utilizadores diz que o meu portátil tem um ecrã brutal (pena é não ser retina).... o melhor disso tudo é que custou cerca de 800€. É um pc com quase 2 anos e continua ali a bombar tudo e mais alguma coisa.
Agora se queres um portátil da moda compra um mac, se queres um portátil que tem o preço justo é procurares por Clevo.
E quando se compra mac, é não esquecer que daí para a frente é uma renda para comprar tudo o que é acessórios/adaptadores da marca que são conhecidos por ser baratos....
 
se estas satisfeito com o teu optimo, da minha parte o que posso dizer é que o ecra dos mac é indiscutivelmente bom, melhor que qualquer outro que tenha experimentado.

tinha algum receio por ser glossy, mas até agora não tido problemas :)
 
Boas,
Estive a reunir as opiniões apresentadas entretanto. Alguns aspectos falados por alguns de vocês eu considerei neutros.

Prós:
- Touchpad
Efectivamente já usei alguns touchpads de vários fabricantes e alguns deles bastante fracos. Parece um dos pontos positivos levantados mais frequentemente.
- *nix based
Isto é um ponto bastante positivo.
- MagSafe
Gosto da ideia mas será que não vai ser substituído pelos conectores USB-C como no MacBook 2015? Se isso acontecer, pode ser que arranjem um adaptador USB-C magnético,
- cmd+, para ir as preferences em qualquer app
Uniformização é bom mas creio que isto dependerá sempre dos developers respeitarem este costume. Certo?
- reboot e reabrir as aplicações que estavam abertas
Talvez seja um ponto positivo mas não conheço o suficiente.

Contras:
- RAM soldada mas com opção até 16GB
É uma pena ter a RAM soldada e não haver outra slot. No entanto há outros fabricantes a fazer o mesmo por causa do tamanho cada vez mais pequeno dos computadores.
- Atalhos de teclado diferentes
É realmente um atrofio. Entre alguns dos programas que uso (IDEs, editores de texto, etc...) também tenho este problema mas acabo por me habituar aos mais usados ao fim de algum tempo.
- Preço alto quando comparado com barebones
Definitivamente os barebones apresentam muito boa performance a baixo custo. Em 2008 estes computadores (clevo, clasus, tsunami, ...) deixavam um pouco a desejar em relação à qualidade de construção por causa da utilização de plásticos fracos. Ainda se verifica?
- Ecrã glossy
Até agora tenho conseguido ecrãs matte e isto pode ser um problema mas só sei depois de experimentar.

Neutros:
- bootcamp / virtualização
Não considerei uma vantagem porque penso que existam soluções equivalentes para qualquer sistema que venha a adquirir.
- ecrã retina
Tanto quanto sei, ecrã "retina" não é mais do que a marca comercial para ecrãs de alta densidade vendidos pela apple. Assim sendo, poderei encontrar outros computadores com a mesma característica. Digam-me se estou errado.
- aplicações diferentes para o mesmo fim
Já esperava por isto. Em alguns casos (ex: 7zip) podem não ser graves mas há outros que podem dar mais trabalho.
- bateria fantastica
Creio que já existem excelentes baterias ou sistemas com boa gestão de energia em diversos fabricantes.
- Atalhos estranhos
Atalhos estranhos existem em qualquer sistema e qualquer aplicação.
- multiplos desktops
O Windows 10 também já tem suporte nativo para isto e portanto não considerei uma vantagem do OSX
- screen capture
O Windows 10 também possui uma ferramenta para gravar o ecrã.
Outros:
 
O MagSafe é para o conector de power. é bastante pratico ligar e desligar (uma vez que tem iman e basta aproximar para ele encaixar de forma facil), outra vantagem é que não tem posição como as portas USB tradicionais que uma pessoa tem de a rodar para encaixar da forma certa, e a principal vantagem é que se alguem tropecar no fio do carregador ele simplesmente desliga-se do portatil sem o levar atras. Do ponto de vista menos positivo, o fio é mais fino que os tradicionais e a longo prazo parece-me que poderá ter tendencia a partir-se ou comecar a fazer mau contacto, e depois claro, um carregador novo original deve ser uma pipa de massa. outra coisa é que eu tenho a tendencia de me por a brincar com a ficha enquanto estou a navegar, mas isso é culpa exclusivamente minha :P
Já os thunderbolt (usados para placa de rede, adaptador para ligar monitor externo, etc), esses têm lado certo.

ctrl+, até agora todas as apps que usei tinham esse shortcut, excepto uma, a java onde tb não consigo fazer cmd+c, so mesmo o ctrl+c é que faz copy. mas isso é problema do developer.

ecra retina é como dizes, são ecras de alta resolução, tb tens noutras marcas.

no screen capture consegues atraves de atalhos fazer ao ecra completou, ou a uma janela ou a uma area especifica do ecrã (seleccionas com o rato) e copiar para a memoria ou gravar automaticamente como ficheiro de imagem. no w10 provavelmente tens de lançar uma app para poder cortar uma area
 
Okay 10 coisas que me vêm à cabeça porque é que o OS X é awesome e o Windows é lixo, para mim, demonstram como o software da Apple é superior:

1. Podes escrever em todo o lado. In any language. Como agora demonstrei, a cada frase que escreves, o OS X detecta o idioma, e apresenta os erros tipográficos. No Windows, tens de escolher a língua primeiro, no Chrome e no Word, e no Edge, nem sequer tem corretor ortográfico.

2. Experimenta seleccionar um pedaço de texto no Windows, e depois tentar move-lo, o scroll do trackpad ou rato bloqueia, e tens de andar pelas pontas da janela. No OS X, podes usar o scroll quando quiseres.

3. Caso faças alguma asneira, ou aconteça algum problema, e precises de reinstalar o SO, a "BIOS" do Mac, pode-se ligar ao teu Wifi, e ir à net sacar o ambiente de instalação, e sacar a última versão do SO. Podes até arrancar o disco de um Mac à bruta, e meter um novo.

4. Quando arrastas os ficheiros no Finder (o original do Explorador do Windows), podes passar por cima de uma pasta, a pasta abre, onde aparecem mais pastas, e essas pastas voltam a abrir. Se abrires pastas demais, fácil, usas o Mission Control, e podes arrasta o ficheiro para outra janela… o Windows não deixa fazer isso...

5. Quando reinicias o computador, ou instalas um update, depois as aplicações abrem, e fica tudo reposto, com os documentos abertos onde estavam (mesmo que tenham alterações não salvas, ou o documento ainda não tenha sido salvo uma vez), as tabs do browser, tudo como estava! Ao contrário do Windows, qualquer update só requer um reboot, e não é normal acontecer aquela coisa tão usual de ficar preso nos updates.

6. Ao lado direito na Dock, junto ao Lixo, tem a pasta de downloads, onde aparecem os últimos downloads (pasta default para eles), podes ver o estado da descarga (pelo Safari), e quando um ficheiro acaba de ser recebido, ele "pincha" na Dock, não funciona só com o Safari, mas com qualquer programa que envie para lá!

7. A qualidade de apresentação do texto, é francamente melhor no OS X, o sistema operativo por todo, é mais parecido com ler um PDF ou uma página impressa que no Windows.

8. As Preferências do Sistema (original do Painel de Controle) são muito, mas mesmo muito melhor organizadas que o Windows. Por exemplo, eu vou a "Rede", e tenho lá tudo o que é relevante a configurar as redes. É tudo tão intuitivo e sem complicações. O mesmo para o Trackpad/Rato, ou para as Impressoras, ou…

9. Maior parte das aplicações são Cocoa, ao contrário da Microsoft, a Apple não inventou 300 milhões de API's para se fazer Apps, e depois os developers não usam nada. E isso é fantástico, para além do aspecto limpo e homogéneo, o comportamento é muito idêntico em todas as aplicações. Pelo outro lado, a linha de comandos é fantástica, como é UNIX, partilho os conhecimentos de Linux, e na Web, encontra-se ajuda para tudo, graças ao Homebrew, é facílimo de instalar programas de linha de comandos.

10. Scrolling. Sempre suave, sempre natural, sem competição… digam o que disseram, scrolling é das coisas mais comuns e importantes hoje em dia, web, trabalhar, ir à web outra vez para trabalhar, ler coisas, o scrolling é intuitivo, e em vez de saltar de um lado para o outro, uma pessoa consegue estar a ler ao mesmo tempo que faz scrolling, porque a deslocação é contínua, e sem arrastos. O Yosemite, por exemplo, tinha fraca performance na UI, mas como o scrolling estava bom, para mim, serviu.
 
Acerca do scrolling, não conheço ninguém que prefira usar o trackpad de um windows a um rato externo. NINGUÉM. Vários usam por não possuirem um rato, outros porque levam o portatil para a faculdade e não dá jeito levar o rato ou não dá jeito usar o rato no local em que estão. Mas quando podem, preferem sempre o rato.

No mac a conversa é outra. Várias pessoas preferem o rato externo mas encontras muitas que não sentem falta de um rato. O track é tão bom que consegues fazer praticamente tudo o que quiseres com ele. Eu pessoalmente comprei um MagicMouse aquando da aquisição do meu MBP e a verdade é que está encostado a um canto sem nunca o usar...
 
No mac a conversa é outra. Várias pessoas preferem o rato externo mas encontras muitas que não sentem falta de um rato. O track é tão bom que consegues fazer praticamente tudo o que quiseres com ele. Eu pessoalmente comprei um MagicMouse aquando da aquisição do meu MBP e a verdade é que está encostado a um canto sem nunca o usar...

Eu uso o meu.

Confortável, e... scrolling.

Também há o Magic Trackpad, que é um trackpad grande de por ao lado...
 
Acerca do scrolling, não conheço ninguém que prefira usar o trackpad de um windows a um rato externo. NINGUÉM. Vários usam por não possuirem um rato, outros porque levam o portatil para a faculdade e não dá jeito levar o rato ou não dá jeito usar o rato no local em que estão. Mas quando podem, preferem sempre o rato.

No mac a conversa é outra. Várias pessoas preferem o rato externo mas encontras muitas que não sentem falta de um rato. O track é tão bom que consegues fazer praticamente tudo o que quiseres com ele. Eu pessoalmente comprei um MagicMouse aquando da aquisição do meu MBP e a verdade é que está encostado a um canto sem nunca o usar...

É como eu. 95% do tempo uso o trackpad. Só pego no rato quando tiver que criar elementos gráficos no Sketch e fazer a importação no Xcode, ou outras tarefas como editar imagens no Photoshop/Pixelmator (necessitam de precisão).

De resto, browsing, email, música, excels, ppt, etc...tudo com o trackpad (e atalhos do teclado, claro).

P.S. O Alfred é a melhor app que se pode ter para Mac (e o BetterTouchTool), podes fazer quase tudo só escrevendo. Abrir uma app, workflows, calculadora, controlar música, pesquisar ficheiros e na Web, etc. Sempre que vou ao Windows tenho de andar a procurar nos menus porque não existe nada igual.
 
Uso Windows e OSX de forma semelhante, e ocasionalmente uso distribuições Linux de uma forma mais leviana. Tenho PC's (portáteis e Desktops) com várias versões do Windows e Linux, e também um MacBook Pro. Profissionalmente lido com Windows (Visual Studio) e OSX (XCode).

Sendo simples e directo, as vantagens que encontro no Mac são: ecrã, touchpad e bateria.

Tudo o resto (falo das histórias dos supostos banhos de bola no Windows e da estabilidade constante - algo bastante comum) é pura ficção cientifica e não encontro claras vantagens num lado ou no outro no que diz respeito aos SOs. É uma questão de preferências pessoais, uns vão gostar mais do Windows por uma ou outra questão/funcionalidades, outros vão gostar mais do OSX pelas mesmas razões, e outros preferem uma qualquer Distro Linux.

Vai depender muito do utilizador, e sinceramente não é numa experiência numa qualquer loja ou demo que um possível comprador vai conseguir formar a sua opinião. É com o tempo que se vai sentido as diferenças de uns e dos outros SOs e se vai construindo uma opinião.

No meu caso, há coisas que gosto mais em Windows e há outras que gosto mais no Mac. Em vez de entrar em classificações grosseiras contra um ou outro SO, prefiro colher o melhor de cada um deles e só beneficio com isso.

Quanto a uma possível compra, um MacBook Pro além das 3 vantagens de Hardware que apontei anteriormente, tem uma maior versatilidade que qualquer outro portátil porque corre os 3 SOs e as suas aplicações. No meu MacBook Pro tenho uma VM com Windows 10 (e com o Visual Studio) que trabalha de forma perfeita. Os Hackintosh para mim não são uma solução suficientemente confiável para ser ponderada.

Agora, para o tipo de utilização referida pelo @IcePicK eu diria que ficas bem servido com qualquer opção. A única vantagem que vejo com o OSX no teu caso é poderes ter um Browser adicional (o Safari) para ver como ficam as páginas Web que desenvolves. Eu diria para ponderares tendo em conta as vantagens a nível de Hardware (na minha opinião nos 3 pontos que referi) em conjunto com o que precisas de fazer VS SOs onde o podes fazer.
 
Back
Topo