Discussão De Windows para Mac

Quanto a esta questão acho que a discussão não leva a lado nenhum, é mais do que óbvio que é mais fácil desenvolver para uma plataforma fechada com opções e combinações de hardware limitadas e conhecidas, no mundo Windows isso não existe e o Windows tem que ser um todo o terreno com todos os problemas que isso trás. (Uma analogia extrema será iOS/Android, é muito mais fácil testar software em iOS pois é
fácil termos todos os dispositivos, em Android isso é impossível).

Isto é mais do que óbvio e era a isso que me referia sempre que comentei. Muita da suposta superior estabilidade do OSX advém desse mesmo facto - disse "suposta" pois também já tive problemas em OSX.

A analogia Android/iOS que usas já tinha sido usada por mim no meu primeiro comentário neste tópico. A elasticidade de um Developer Android tem que ser maior que a de um iOS ou Windows Phone (e contra mim falo que trabalho nos dois últimos).

Resumindo a minha opinião, as vantagens resumem-se a ecrã, touchpad e bateria de qualidade assinaláveis, e uma maior versatilidade uma vez que corre os 3 SOs. A questão que se coloca é se há por parte do possível comprador a necessidade que justifique a compra de um Mac.

Quanto aos pontos que referes nos "Contras", só dois comentários. A curva de aprendizagem é acessível, mas haverá sempre coisas do Windows que sinto falta no OSX, e coisas do OSX que sinto falta no Windows (não falo da existência ou não de aplicações, falo dos SOs propriamente ditos).

Quanto ao "não conseguir voltar atrás" não concordo de modo algum, e acho um mau principio para uma pessoa do perfil Geek que tipicamente habita neste fórum. Eu cá prefiro uma postura de abertura em vez de fecho que me permite gozar com o melhor que cada mundo tem para oferecer e dispenso as posições tipicamente extremistas que só prejudicam quem as adopta. Não sei em que sentido o disseste, mas só quis deixar um reparo a um género de comentário que leio imensas vezes.

Peço desculpa por alguma coisa.
 
@Rexobias, não tens que pedir desculpas de nada pois estás a dar a tua opinião em respeito das regras do fórum.

Eu sei que já tinhas usado o exemplo iOS/Android, mas senti dada a discussão que estava a ser tida que era necessário reforçar essa ideia.

De resto concordo contigo, eu próprio também tinha dito que havia coisas de que gostava e odiava em cada um dos sistemas operativos.

Quanto ao "voltar atrás", disse-o no sentido de que depois de ter o Mac dificilmente comprarei outro computador (só se fôr por razões económicas) e explico porquê; No Mac posso realmente explorar o melhor de cada mundo (Linux, Windows, Mac) com um hardware de qualidade e que na minha experiência vale o dinheiro que custa. Num PC fico limitado a 2 mundos apenas.

Isto reflete a minha experiência pessoal, que comprei um Sony Vaio em 2009 que custou tanto quanto custava um Mac (Já era Full HD, tinha Blueray, i7, etc.), e que passado poucos anos estava cheio de problemas e com um aspecto lamentável (plástico estalado, descolorado, etc), a bateria nunca durou mais de 2 horas mesmo em novo, etc.

Esse Vaio foi substituído no trabalho (o Vaio era meu) à cerca de 3 anos por um MacBook Pro também de 2009 (da empresa) e o Mac apesar de ter CPU inferior tinha um muito melhor desempenho que o Vaio, e neste momento continua ao serviço nas mãos de um colega meu e com um aspecto imaculado e com durações de bateria após 6 anos superiores ao Vaio em novo. O Vaio está encostado a um canto lá em casa, já teve que levar massa térmica porque fazia throttling e desligava e parece um computador velho.

Se na altura tivesse comprado Mac ao invés de Vaio teria ainda um computador válido e com aspecto impecável, os Macs envelhecem melhor porque o design base é o mesmo desde 2008 e o alumínio mantém melhor o aspecto que o plástico.

Mas é a minha experiência e pode haver quem tenha tido experiências contrárias, afinal os Mac avariam como os outros.
 
Nesse tema da qualidade de construção e materiais usados não tenho outra opção senão concordar. Aliás, quando dizes que se tivesses optado por um Mac ao invés do Vaio ainda terias um computador válido nos dias de hoje vai de encontro a uma experiência minha.

Comprei por 200€ um Nexus 7 há coisa de 2 anos e meio e embora ainda me satisfazer (graças a algumas alterações que me vi obrigado a fazer a nível de software) tenho perfeita noção que se na altura tivesse pago o dobro por um iPad hoje teria um Tablet superior e a diferença dos preços de ambos já teria sido anulada.

Contudo, todas estas experiências dependerão sempre das máquinas que nos passaram pelas mãos. Como tu tiveste uma má experiência com o Vaio eu tenho uma boa experiência com um HP que foi comprado em 2007 e continua ainda em excelentes condições. No entanto admito que é menos portátil (peso, bateria e touchpad - inclui este último porque um bom touchpad é a diferença entre sentir a necessidade de usar um rato ou não) que o meu MacBook Pro.

No trabalho tenho um HP EliteBook que embora já com alguns anos são autênticas máquinas de guerra.

É preciso ter em conta que tens diversos modelos com excelentes qualidade de construção e boa escolha de materiais ... o problema é que também tens imenso lixo, ou boas máquinas cuja atenção aos detalhes não é tão grande como acontece com os Macs.

Acho que a problemática, se assim a podemos chamar, fica dividida entre dois campos: Hardware e Software.

No primeiro não tenho dúvidas da sua enorme qualidade (embora haver PC's também de excelente qualidade), já no segundo não sinto diferenças claras.
 
a nivel de qualidade de construção so tenho uma coisa a apontar, ausencia de kensington lock que me impossibilita deixar o portatil em cima da mesa no final do dia de trabalho.
 
Acho que a problemática, se assim a podemos chamar, fica dividida entre dois campos: Hardware e Software.

No primeiro não tenho dúvidas da sua enorme qualidade (embora haver PC's também de excelente qualidade), já no segundo não sinto diferenças claras.

Concordo plenamente contigo.
Sei que há PCs de excelente qualidade, construção em materiais nobres, baterias de grande duração, etc., mas nesses o preço já se aproxima ou passa o dos Macs.
Depois o Windows tem um DPI scaling mauzinho o que estraga a experiência em PCs com HighDPI.

a nivel de qualidade de construção so tenho uma coisa a apontar, ausencia de kensington lock que me impossibilita deixar o portatil em cima da mesa no final do dia de trabalho.

Ainda o outro dia eu e o meu colega que temos ambos Macs Retina falávamos disso, existem umas soluções mas a maioria fica muito feia.
 
É de facto um mundo ao lado porque usam hardware muito pouco comum quando comparado com restantes pc's, se é por ser "melhor" se é para ser mais chato correr Win ou Linux nativo, não sei, nem interessa.

A Apple garante que corres Windows perfeitamente em qualquer Mac à venda. A Apple fornece-te os drivers, geralmente são os mesmos dos outros...
 
A Apple garante que corres Windows perfeitamente em qualquer Mac à venda. A Apple fornece-te os drivers, geralmente são os mesmos dos outros...

Exato, agora pode não ser o Windows mais recente (ex: W10 a correr num Mac de 2009...não há drivers oficiais da Apple, mas podes sempre forçar a instalação do Bootcamp).
 
Não conseguir voltar atrás depois do switch concluído obrigando a dispender verbas altas para nos mantermos no sistema

^Exactamente por isto é que (ainda) não comprei um Mac. :D:D:D

Agora mais a sério, tenho seguido este tópico com interesse, já que o meu Toshiba de 2007 está a pedir a reforma há algum tempo e, uma vez que tenho iPhone e iPad, iPod e Apple TV e estou satisfeitíssima, a minha ideia seria trocar esse querido Toshiba por um Mac. Ainda não estou completamente decidida se será mesmo para Mac ou não, mas a ser o modelo que mais me encanta é o Air. Como será para uma utilização soft (net, mails, produção/edição de texto e folhas de cálculo, pdfs e etcs., eventualmente alguma apresentação em slides, música e filmes... Enfim, coisas "normais" e simples) penso que ficarei bem servida.
Confesso que por ser uma utilizadora de Windows desde sempre, sinto um pouco de medo da adaptação a outro SO. Mas não considero isso um contra. Para mim, o "contra" mais significativo é o preço. Mas tenho tido uma experiência tão boa com os outros produtos Apple que possuo, que olho mais para esse gasto como um investimento. A qualidade de construção é, para mim, um pró. Quero algo que dure tanto ou mais que o meu adorado Toshiba, que se manteve sempre lindo e fresco durante estes 8 anos e uns meses.
 
@isap Tenho um Air (comprado numa promoção a um preço baixíssimo com a ajuda de um user do fórum - obrigado @Guilherme_gomes) de 2013 e está como novo, é mesmo uma coisa impressionante, se disser a alguém que o comprei ontem ninguém duvidará disso.
 
Eu vou aguardar mais algum tempo para ver as novidades deste modelo (se é que vão haver novidades). Mas já estou a guardar uns trocos, porque já sei que vai ser mais forte do que eu. ;)
 
Não sei se os Air irão ser renovados agora que existe o MacBook...

Se não renovarem é pena pois são óptimos para entrada, o MB já é muito caro.
 
Apenas deixo a discussão em aberto para ajudar aos novos users, recentemente vi este vídeo e achei bastante interessante:


Os mais experientes em Mac como solucionariam as questões por ele lançadas?

Continuação da transição dele caso queiram assistir:

 
Algumas coisas que o YouTuber fala é falta de conhecimento sobre o macOS. Outras há soluções.

O mais fácil para eu poder ajudar é alguém mais interessado na ajuda fazer um inventário das questões levantadas. Assim poderão haver respostas para cada uma das questões.

Abraço.
PS: No MacOS a taskbar praticamente não é necessária. Tem uma maneira muito mais rápida para se puxar pela aplicação, esteja em que ecrã estiver.
 
Podem me indicar um photo viewer simples em que consiga abrir as fotos e ir passando para as seguintes como no windows?

Uma coisa basica que de para ir passando fotos e rodando e gravando e seguindo para a proxima.
 
Podem me indicar um photo viewer simples em que consiga abrir as fotos e ir passando para as seguintes como no windows?

Uma coisa basica que de para ir passando fotos e rodando e gravando e seguindo para a proxima.
Passas as fotos para dentro da App Fotografias, ou então carregas na tecla espaço e usas as setas para navegar
 
Podem me indicar um photo viewer simples em que consiga abrir as fotos e ir passando para as seguintes como no windows?

Uma coisa basica que de para ir passando fotos e rodando e gravando e seguindo para a proxima.
Tive esse problema vindo de Windows. Em vez de abrires as fotos com o rato é abrires com o "space", é uma cena parva mas é assim.
 
Back
Topo