1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

De XP para 98

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por efac, 13 de Maio de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 831)

1. efac

efac I fold therefore I AM

Boas pessoal,
    eu tenho um portatil ja velhinho com o WinXP
    e agora queria instalar o Win98, mas nao estou a conseguir.

Eu sei instalar o Win98, o meu problema é que nao consigo achar o "c:\" quando vou para o formatar.

alguem me pode dar uma ajudinha :)

cumps.

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se o WinXP estiver em NTFS.. quando vais para instalar o 98 (que só suporta FAT)ele não deve conseguir reconhecer a partição.. digo eu

Cumps

3. Romani48

Romani48 Power Member

o c:\ deve estar em NTFS, logo tens que formatar, mas vais ter que "destruir" a partição 1º com o FDISK

4. l1m0n3s

l1m0n3s Power Member

ya
    tens de correr o fdisk depois do arranque de disquete

5. efac

mas isso ja eu experimentei...
    antes de formatar ir ao Fdisk, eliminar a partição e criar uma nova para depois formatar a nova partição, mas mesmo assim não consegui.

sim o WinXP esta em NTFS

será que não há nenhuma maneira de contornar o formato da partição?

6. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Tenta fazer o mesmo com o gdisk... Recordo-me que era mais poderoso que o fdisk...

Podes sempre colocar o CD do XP, formatar a partição em FAT e depois de formatado, cancelas a instalação e fazes tudo normalmente para o w98

7. efac

também já tentei fazer a instalação em FAT, mas nao me deixa... ja esperimentei com varios cds de instalação do Wins e nunca me aparece FAT, só NTFS :(

8. Romani48

Romani48 Power Member

Pode ser duas coisas! Uma o disco está bloquado para NTFS... podem não acreditar mas um colega meu tem no PC dele um disco igual ao meu, porem o dele não deixa formatar senão em NTFS ... coisas..

Segunda.. o disco está como partição lógica, pelo que como é gerido pelo o Windows XP não te deixa formatar noutro formato senão NTFS ou WINFS (daqui a uns tempos), porem como já eliminas te a partição este já não é um problema..

Eu sugiro uma coisa:

Arranca apartir do CD do Win98, escolhes para instalar logo, que o setup irá detectar um disco na sua "visão" deficiente, e vai te transformar em FAT32..

cumps

9. SwimmerBoy

Procura por GDISK, é um fdisk mas muito mais poderoso....

Podes tentar sempre o Gparted, liveCD para partições... Eliminas e refazes a partição primária em FAT32

10. luxboy

luxboy Power Member

instala o partition magic da powerquest e podes converter o disco de NTFS para FAT16 ou FAT32.. outra hipotese tmb seria criares uma partição pequena de 1GB (xega para o win98) se tiveres mto disco e instalares o win 98 nela, assim ficarias com os dois sistemas operativos na maquina

11. Tás a instalar o WIn98 SE ou o anterior?

12. wolftec

wolftec Power Member

Isto é o que eu faço aqui na shop.

Boot com o cd do win98, com a opção de sem drivers para cdrom.
    fdisk para limpar a partição.
    reboot
    e boot novamente com o cd e a opção instalação do windows.

Não cries tu a partição depois da apagares, a instalação do windows encarrega-se disso.

13. Romani48

Romani48 Power Member

Nem precisas de apagar a partição também.. A Instalação do Windows faz isso, ela diz que encontrou um disco, mas num tipo desconhecido, e pergunta se queres re criar a partição.. et voila :D :)

14. brincareia

brincareia Banido

bastante simples de resolver este problema porque já o fiz varias vezes em computadores que arranjei de amigos

arranque com o windows 98 e escolhe arranque com suporte de cdrom
    teclas fdisk e eliminas as partições de sistema desconhecido que acho que é assim que aparece lá
    depois crias novamente partições com o fdisk
    sais do fdisk e reinicias
    formatas com o cdrom do win98 e com suporte pra cdrom e voilá...novamente fat32 pronta a utilizar..

:004:

15. efac

Procurei na Web por Gdisk, e so achei uma aplicação para linux! será isso?

sim estou a utilizar o Win98 SE, cd original.

Vou experimentar a tua alternativa, porque as alternativas que o pessoal me tem dito ja eu as experimentei. A ver se com o Partition Magic vai la :)

cumps

16. SwimmerBoy

17. efac

pessoal, ja comecei a instalação do Win98

com o Partition Magic transformei o WinXP de NTFS para FAT32 e pronto foi só instalar o Win98
    :D

obrigado pela ajuda pessoal :victory:

cumps

Partilhar esta Página