1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dead Mobo ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Sharkarp, 13 de Novembro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 844)

1. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Então é assim

Estava eu no meu pc, tudo bem, tudo a funcionar. De repente puff, reboot. A partir daqui nem post nem nada, não aparece info da BIOS nenhuma, nem esta sequer parece arrancar pois o pc parecia fazer sempre reset a ele próprio (ouvia-se um click/estalido (?)). Após várias tentativas de desliga e liga cabo de alimentação, lá ligou, mas chegou ao load do grub e puff, desligou-se novamente e deu o mesmo filme. Desliguei cabo de alimentação (infelizmente a fonte não tem botão) e deixei-o desligado um tempito. Depois disto clico no Power On e ele não dá nada. A ventoinha da fonte não gira, a luzinha de corrente da MB está acesa, ouvem-se os discos girar. Pensei que fosse a fonte que tivesse dado o badagaio e não ter energia suficiente para arrancar com tudo.

Experimentei unir os 2 pinos do cabo de alimentação da Fonte->MB para ver se a ventoinha roda, e sim, rodava.

Se ligo o pc, a fan do cpu não roda, mas se tiro o cabo fora, ela roda durante 2 segundos e desliga-se imediatamente a seguir. Provavelmente carga acumulada.

Agora o dilema, o que raio é que está avariado? Fonte ou MB ? A fonte não funca ligada ao PC mas funca unindo os 2 pinos, e como a ventoinha roda, presume-se (?) que esteja a trabalhar.
    A MB não da sinal de vida, mas o que é certo é que os discos giram e a luz de corrente está aceso.

Mesmo com tudo desligado (só fonte,MB e CPU) o pc não liga.

Isto aconteceu quando eu usava ubuntu 6.10 :|

*EDIT* A fonte da um barulho de uma cena a rodar com o cabo de alimentação ligado, e quando o tiro faz tipo que a parar de rodar qualquer coisa, mas a ventoinha não é de certeza.

Specs:
    Asus A7n8x-e Deluxe
    Fonte 300w (nem sequer sei o modelo, vinha na caixa, mas sempre funcou até agora ^^ por isso a potencia é mais que suficiente).

Cumps & Thnks in Advance

(bah, não queria gastar o dinheiro dos anos numa board para este cpu e $$ para um upgrade não há)

Última edição: 13 de Novembro de 2006
  2. steelballzz

steelballzz Folding Member

1º passo...pega num multimetro e mede as linhas.....
    se nao tens um...."beg...borrow or steal"
    pode dar-se o caso de uma das linhas....12v por ex...estar bastante abaixo do esperado e não ter corrente suficiente para arrancar a maquina mas ser suficiente para fazer girar uma fan

procura por condensadores inchados ou com ferrugem....normalmente junto ao socket...

boa sorte

3. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Mas nenhuma fan roda, nem mesmo a da fonte. Ou seja esta mesmo tudo morto.

Para gamar só mesmo amanha nos labs de electromagnetismo :x2: depois expulsam-me da univ :-D

*EDIT* A MB não apresenta nada de condensadores inchados ou ferrugem. À primeira vista qual deve ser o prob? Fonte?

4. steelballzz

sim
    tudo aponta para a fonte

nao tens ninguem k te empreste 1 fonte para testares?

5. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Mais logo vou ver se aqui um vizinho me empresta.

Thanks 4 the help :)

6. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Vou arranjar um multimetro para logo. Como raio meço isto se a fonte nem sequer arranca ?

7. steelballzz

fazes um chunt...chante....ou como raio se chama entre o fio verde da ficha grande k liga a board..e um dos pretos......eu normalmente uso o preto logo ao lado e meto um clip aberto e ligar os 2

depois metes as pontas de prova do multimetro numa molex de 4 pinos e medes......o amarelo com um dos pretos e depois o vermelhor com um dos pretos....vês o k lê pronto

boa sorte

8. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Pelo que percebi o chante é a mesma cena para criar um curto circuito para a ver se a fan roda, e isso eu fiz, e ela rodou.

Quando o multímetro chegar eu posto os resultados :)

9. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Dão assim:

Amarelo/Preto: 11.4

Vermelho/Preto: 5.3

What's bad ?

10. steelballzz

pah
    essa linha dos 12 v está no limite minimo aceitavel para a norma atx.....+- 5%

11. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Pois .. e cagada do caraças não arranjo nenhuma fonte para experimentar zz

Mas provavelmente amanhã vou comprar uma fonte nova. Isto não tem mais remédio pois não?

Cumps

12. brunobski

brunobski Power Member

Neps, a partida a fonte resolve o teu problema!
    Mas se vais comprar não compres uma qualquer!
    Aposta no minimo uma LCPOWER!
    Cumpz :kfold:

13. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Sinceramente não estava a pensar gastar muito mais que 20€ numa fonte, porque nem sequer uso o desktop em demasia(tirando as 24h ligado), é só mesmo hosting, msn e *cof* l££ch1ng *cof*:-D . Quero guardar dinheiro para outras cenas, e como o resto do PC também já não é grande coisa, acho que não vale a pena.

Thanks 4 all

Cumpz

14. steelballzz

tás muito longe para te poder emprestar uma fonte.....

desmonta a de um amigo.....:002:

não vás pelas fontes de 25 tostões......
    compra uma k já te sirva para o próximo pc....

15. GOYA

GOYA Power Member

medição da fonte

tens de retirar todas as fichas de alimentação
    colocar o multimetro na escala de tensões e fazer um shunt entre o fio verde e qualquer preto da mesma ficha
    ..

mas isso cheira-me a disco...:x2:

16. Sharkarp

Sharkarp Power Member

ui .. já está a funcionar a algum tempo xD

E sim, era a fonte :)

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Curto-circuito? :p

Penso que se podem ler todas as tensões no conector ATX.

Hmmm deixa ver:

- Gastas mais na conta da luz, o que a longo prazo torna a fonte mais cara que uma de melhor qualidade e menor consumo;

- Contribuis para uma maior degradação do ambiente;

- Quando a fonte rasca explodir, se levar o disco, memórias, motherboard e placa gráfica atrás, aí fica-te bem cara.

Partilhar esta Página