Dead Mobo ?

Sharkarp

Power Member
Então é assim

Estava eu no meu pc, tudo bem, tudo a funcionar. De repente puff, reboot. A partir daqui nem post nem nada, não aparece info da BIOS nenhuma, nem esta sequer parece arrancar pois o pc parecia fazer sempre reset a ele próprio (ouvia-se um click/estalido (?)). Após várias tentativas de desliga e liga cabo de alimentação, lá ligou, mas chegou ao load do grub e puff, desligou-se novamente e deu o mesmo filme. Desliguei cabo de alimentação (infelizmente a fonte não tem botão) e deixei-o desligado um tempito. Depois disto clico no Power On e ele não dá nada. A ventoinha da fonte não gira, a luzinha de corrente da MB está acesa, ouvem-se os discos girar. Pensei que fosse a fonte que tivesse dado o badagaio e não ter energia suficiente para arrancar com tudo.

Experimentei unir os 2 pinos do cabo de alimentação da Fonte->MB para ver se a ventoinha roda, e sim, rodava.

Se ligo o pc, a fan do cpu não roda, mas se tiro o cabo fora, ela roda durante 2 segundos e desliga-se imediatamente a seguir. Provavelmente carga acumulada.

Agora o dilema, o que raio é que está avariado? Fonte ou MB ? A fonte não funca ligada ao PC mas funca unindo os 2 pinos, e como a ventoinha roda, presume-se (?) que esteja a trabalhar.
A MB não da sinal de vida, mas o que é certo é que os discos giram e a luz de corrente está aceso.

Mesmo com tudo desligado (só fonte,MB e CPU) o pc não liga.

Isto aconteceu quando eu usava ubuntu 6.10 :|

*EDIT* A fonte da um barulho de uma cena a rodar com o cabo de alimentação ligado, e quando o tiro faz tipo que a parar de rodar qualquer coisa, mas a ventoinha não é de certeza.

Specs:
Asus A7n8x-e Deluxe
Fonte 300w (nem sequer sei o modelo, vinha na caixa, mas sempre funcou até agora ^^ por isso a potencia é mais que suficiente).

Cumps & Thnks in Advance

(bah, não queria gastar o dinheiro dos anos numa board para este cpu e $$ para um upgrade não há)
 
Última edição:
1º passo...pega num multimetro e mede as linhas.....
se nao tens um...."beg...borrow or steal"
pode dar-se o caso de uma das linhas....12v por ex...estar bastante abaixo do esperado e não ter corrente suficiente para arrancar a maquina mas ser suficiente para fazer girar uma fan

procura por condensadores inchados ou com ferrugem....normalmente junto ao socket...


boa sorte
 
Mas nenhuma fan roda, nem mesmo a da fonte. Ou seja esta mesmo tudo morto.

Para gamar só mesmo amanha nos labs de electromagnetismo :x2: depois expulsam-me da univ :-D

*EDIT* A MB não apresenta nada de condensadores inchados ou ferrugem. À primeira vista qual deve ser o prob? Fonte?
 
Última edição:
fazes um chunt...chante....ou como raio se chama entre o fio verde da ficha grande k liga a board..e um dos pretos......eu normalmente uso o preto logo ao lado e meto um clip aberto e ligar os 2

depois metes as pontas de prova do multimetro numa molex de 4 pinos e medes......o amarelo com um dos pretos e depois o vermelhor com um dos pretos....vês o k lê pronto

boa sorte
 
Pelo que percebi o chante é a mesma cena para criar um curto circuito para a ver se a fan roda, e isso eu fiz, e ela rodou.

Quando o multímetro chegar eu posto os resultados :)
 
Pois .. e cagada do caraças não arranjo nenhuma fonte para experimentar zz

Mas provavelmente amanhã vou comprar uma fonte nova. Isto não tem mais remédio pois não?

Cumps
 
Sinceramente não estava a pensar gastar muito mais que 20€ numa fonte, porque nem sequer uso o desktop em demasia(tirando as 24h ligado), é só mesmo hosting, msn e *cof* l££ch1ng *cof*:-D . Quero guardar dinheiro para outras cenas, e como o resto do PC também já não é grande coisa, acho que não vale a pena.

Thanks 4 all

Cumpz
 
tás muito longe para te poder emprestar uma fonte.....

desmonta a de um amigo.....:002:

não vás pelas fontes de 25 tostões......
compra uma k já te sirva para o próximo pc....
 
medição da fonte

tens de retirar todas as fichas de alimentação
colocar o multimetro na escala de tensões e fazer um shunt entre o fio verde e qualquer preto da mesma ficha
..


mas isso cheira-me a disco...:x2:
 
fazes um chunt...chante....ou como raio se chama entre o fio verde da ficha grande k liga a board..e um dos pretos

Curto-circuito? :p

depois metes as pontas de prova do multimetro numa molex de 4 pinos e medes......o amarelo com um dos pretos e depois o vermelhor com um dos pretos....vês o k lê pronto

Penso que se podem ler todas as tensões no conector ATX.


Sinceramente não estava a pensar gastar muito mais que 20€ numa fonte, porque nem sequer uso o desktop em demasia(tirando as 24h ligado), é só mesmo hosting, msn e *cof* l££ch1ng *cof*:-D . Quero guardar dinheiro para outras cenas, e como o resto do PC também já não é grande coisa, acho que não vale a pena.

Hmmm deixa ver:

- Gastas mais na conta da luz, o que a longo prazo torna a fonte mais cara que uma de melhor qualidade e menor consumo;

- Contribuis para uma maior degradação do ambiente;

- Quando a fonte rasca explodir, se levar o disco, memórias, motherboard e placa gráfica atrás, aí fica-te bem cara.
 
Back
Topo