Dead pixel e o nº de fotos

Fixer

Power Member
Olá,

Tenho uma Kodak P850 e quando estava a chegar as 6000 fotos apareceram-me dois "dead pixel" ou melhor dizendo "hot pixel" já que ficavam a branco.

Como a máquina tem a função Calibrate Imager "eliminei-os" e não voltei a ter dessas preocupações até hoje. Entre umas 250 fotografias que tirei hoje (já passou das 20 mil fotos tiradas por esta máquina), me foram aparecendo 8 hot pixels. Fiz novamente a "calibração" e desapareceram. Já testei várias fotos escuras com exposições até 15 segundos e todas a branco, testei com um programa e já não acusa nada.

Agora a minha questão é se este tipo de "dead pixel" ou "hot pixel" são erros do software da própria máquina que são eliminados com o "calibrar" ou se serão mesmo pixeis que avariam no CCD e depois de calibrados, o software da máquina passa a "inventar" uma cor para ele tendo como base os pixeis que o rodeiam?

Este fenómeno tem a ver com o nº de fotos tiradas?
Não sei ao certo se cerca se 20mil fotografias são muitas para esta máquina e se já estarei a atingir o seu "limite de vida útil". É que as economias não andam favoráveis para dar o paso para o mundo das DSLR, esta ainda teria muitas para tirar e com tantos pixeis avariados, a qualidade das fotos começa a baixar ainda mais...

Um abraço.
Rui Peixeiro
 
Agora a minha questão é se este tipo de "dead pixel" ou "hot pixel" são erros do software da própria máquina que são eliminados com o "calibrar" ou se serão mesmo pixeis que avariam no CCD e depois de calibrados, o software da máquina passa a "inventar" uma cor para ele tendo como base os pixeis que o rodeiam?

São pixeis que avariam. A calibração detecta-os e elimina-os, usando interpolação para ocupar o buraco que fica.

Este fenómeno tem a ver com o nº de fotos tiradas?

Sim. E também com a temperatura (nas longas exposições o sensor aquece, logo está mais sujeito a revelar hot pixels temporários)

com tantos pixeis avariados, a qualidade das fotos começa a baixar ainda mais...

Não te preocupes com isso. A função de calibração ajuda muito, pois o JPEG exagera estas deficiencias. Vais precisar de perder muitos pixeis para começar a notar qualquer coisa na imagem. Preocupava-me mais com os neurónios que morrem a pensar nisto! :D
 
Sobretudo as compactas pois costumam usar todas shutters electrónicos, que é como quem diz, sem partes mecânicas para irem sofrendo desgaste a cada foto.
 
Same thing. Normalmente só metem shutters mecânicos em DSLR. E tem a ver com o tamanho dos sensores para prevenir o aquecimento dos mesmos.
 
Mesmo as que hoje em dia têm essas features continuam a apresentar shutters mecânicos, não me perguntes porquê... As únicas que conheço com shutters electrónicos são as D70, se calhar até há mais... Isto detecta-se pelas velocidades de sincronização que permitem com os flashes. As vezes na ordem dos 1/2000 sem aquele efeito de ghosting da cortina
 
Back
Topo