Multiplataforma Death's Door (Devolver Digital)

Jogo terminado esta semana por cá , demorei a volta de :puke:25 horas, perdi muitas vezes em praticamente todos os (sub) chefes , as vezes gastava mais de 2 horas a tentar, pq joguei sempre o chapéu (pq falaram de um achievement), e também não vi qualquer evolução nos upgrades. Só antes de enfrentar
o senhor das portas que já estava a dar nos nervos com a cena de fazer o mapa com os touros antes de o enfrentar
é que percebi que podíamos fazer upgrade a vida e a magia
naqueles "templos"

Depois de desbloquear o achievement que comecei a usar as outras armas. Consegui fazer o final verdadeiro e depois comecei outra run para buscar os achievements em falta, e desta vez consegui apreciar e gostar mais ainda do jogo que é muito bom , com boa história, e a movimentação do corvo engraçada, apesar de não parecer responsivo/suave e isso complicou nos chefes, ou quando tinha muito inimigo na tela ao mesmo tempo, e a visão isométrica atrapalhou em algumas lutas.
 
Definitivamente mais um para a minha lista de jogos a jogar brevemente.

Estou muito curioso para ver este jogo quem tem sido tão bem falado por aqui
 
Já comecei a jogar a isto e até ao momento estou viciado mas este jogo tem 3 coisas que me incomodam:

1-Ataques que começam fora do ecrã
2-O jogo não para quando o comando fica sem pilhas (felizmente não é frequente mas quando estamos numa luta de Boss, é chato perder por isso)
3-O boneco fica parado e inoperacional quando desbloqueamos portas o que nos faz perder caso ainda haja inimigos por perto.

Vale que nunca perdemos Almas por isso podemos morrer á vontade. Temos é que refazer o caminho e o corvo não gosta de correr.

De resto, está viciante
 
Lá acabei este jogo ontem.

É um jogo engraçado com boa jogabilidade e a história que existe (curiosamente é apenas dos inimigos) está boa.

No entanto fiquei á espera de algo melhor.
Talvez tenha começado o jogo com expectativas muito altas devido a feedback que vi aqui e no Reddit mas a verdade é que o jogo tinha ainda muito espaço de melhoria, desde a criação dos níveis que por vezes foram aborrecidos de navegar, passando pela ausência de um mapa que nos ajude a nós orientarmos naqueles níveis por vezes confusos mas tb os inimigos que são autenticadas esponjas de dano (mesmo estando o nosso personagem com a força no máximo).
Graficamente tb poderia ter explorado um pouco mais as cores sobretudo numa das zonas de um dos bosses

PS: o último boss deu me umas dores de cabeça e ainda precisei de uma bela hora para o passar mas curiosamente não fiquei com a sensação que tenha sido difícil.
Talvez seja o facto de o jogo não permitir curar
 
Jogo terminado. Primeira run com 100% completo com cerca de 20 horas.
Devo ter terminado o jogo com sensivelmente umas 16 ou 17 horas, e na casa dos 90% de completion, as restantes horas foram para concluir totalmente. Sempre com calma, a explorar os mapas e sem recorrer muito a guias - no decorrer do jogo só recorri para a solução do puzzle dos vasos no jardim do Pothead, e novamente no fim para encontrar 2 shiny objects e umas 2 ou 3 shrines que me faltavam.

Gostei bastante da história. A meio do jogo já se vai percebendo a narrativa principal, mas há sempre uma ou outra surpresa no enredo. E o final verdadeiro proporciona mais algum background, e um toque final a uma história que já de si era boa.

O artwork é soberbo, e talvez o personagem mais bem conseguido seja na minha opinião a bruxa. Desde a primeira aparição, até à boss fight, as animações e como a personagem vai mudando de postura estão muito bem feitas.
Todos os personagens, mesmo os menos importantes, conseguem transmitir bem a sua própria personalidade, e praticamente todos têm um papel em alguma parte da história.

Banda sonora também muito boa, e a dar o setting certo a cada área. Difícil escolher uma faixa favorita.
A faixa da The Urn Witch's Estate tem uma parte que me é muito familiar, talvez inspirada nalguma música que conheça de outro lado, mas que ainda não consegui perceber de onde. É sem dúvida muito semelhante...

Quanto aos upgrades que se queixaram mais acima, e não sei se foi feita alguma alteração ao balancing entretanto nalgum patch, mas ao final de 2 ou 3 upgrades ao stat de força, notei uma melhoria no dano causado pela melee weapon. Um inimigo que morria com 3 golpes normais, passava a morrer com 2 golpes normais, ou 1 charged, por exemplo. Com o stat totalmente evoluído, os golpes necessários passam para metade, pelo menos foi o que percebi com a evolução do jogo e com o backtracking que fui fazendo.

Acabei com todos os stats evoluídos ao máximo, à excepção do stat do ranged attack, ao qual só devo ter feito 2 upgrades. Para além do melee, consegui notar alguma melhoria na rapidez da esquiva e de ataque, mas nada por aí além. Talvez metade do valor original, daí que não se sinta muito a diferença conforme se vai fazendo os upgrades.

O que mais me chateou foi o Lost Cemetery não ter uma porta mais central ao mapa, dado que deve ser a área mais usada e por onde passamos mais vezes por causa do backtracking. Nas outras áreas, as portas não me causaram tanto transtorno.

A forma como alguns inimigos maiores (os Knight, por exemplo) conseguem intrometer-se entre a câmara e o nosso corvo, e bloquear a vista, especialmente em arenas mais pequenas, onde a câmara está mais próxima, também por vezes fez com que não visse para onde me estava a esquivar ao certo e por vezes levava dano por causa disso.

Uma outra coisa que me ficou um pouco atravessada pelo tempo que acabei por perder (por tentar descobrir como, pelo backtracking, etc), foi o facto de só ter descoberto no final do jogo como aceder/utilizar o que eu pensava ser alguma espécie de portal/teletransporte, mas que se revelou serem as tampas de esgoto que o Jefferson (a lula) tanto referia. Não me lembro de alguma vez ter visto referido nos momentos iniciais do jogo que poderia fazer um jump/stomp attack a partir de uma qualquer plataforma. Acabei por descobrir um pouco por acaso já no final.

A navegação por estes túneis de esgoto não me pareceu lá muito bem conseguida, parece muito deslocada de tudo o resto. Gostei mais da maneira como usaram algumas esquinas ou arbustos e a perspectiva da câmara para esconder alguns secrets, por exemplo.

Comecei nova run para fazer o achievement de completar o jogo usando apenas o guarda-chuva como melee weapon, e outro que me escapou pelo caminho (meter o pote da bruxa a arder). Com 1 hora já estou na mansão da bruxa, pelo que irá ser bastante mais rápido, também por já conhecer o mapa e o gameplay. Ainda assim, está a ser um pouco mais desafiante, dado que o guarda-chuva faz apenas metade do dano da arma default do jogo. O que vale é que se pode também usar magia.
 
Depois de ter acabo o Tunic, comecei a jogar este, por recomendação no GameFAQs. Para já estou a gostar. Os puzzles são mais simples (pelo menos para já) e a progressão no jogo é mais fácil. Mas os bosses parecem mais frequentes.
 
O que mais me chateou foi o Lost Cemetery não ter uma porta mais central ao mapa, dado que deve ser a área mais usada e por onde passamos mais vezes por causa do backtracking. Nas outras áreas, as portas não me causaram tanto transtorno.

(...)

Comecei nova run para fazer o achievement de completar o jogo usando apenas o guarda-chuva como melee weapon, e outro que me escapou pelo caminho (meter o pote da bruxa a arder). Com 1 hora já estou na mansão da bruxa, pelo que irá ser bastante mais rápido, também por já conhecer o mapa e o gameplay. Ainda assim, está a ser um pouco mais desafiante, dado que o guarda-chuva faz apenas metade do dano da arma default do jogo. O que vale é que se pode também usar magia.
Estou a adorar o jogo.

Melhor que isto, só se estivesse a jogar numa Switch ou SteamDeck, dada a natureza do jogo ser na linha de Zeldas Portateis.

Estou a meio do percurso, em progressão de níveis e pouco mais de 4 horas devo ter. Morri uma vez, ganhei todos os bosses com 1/4 HP.

Estou a seguir um items cheat sheet para não estar na dúvida onde estão os items, já que são a "maioria" obvios mas podem escapar à vista, mas seria de doidos voltar a entrar em backtracking por um item. Não têm mapa e o jogo nem é propriamente forte na questão de unlocks, a ser feito a contar com muito "revisitar".

Não estava à espera de de um design e qualidade visual acima do nível nestes indie games, mas o jogo deles anterior demonstra uma sensibilidade forte no minimalismo e estática.

y4msQleg6fQ-SkoHSjDK1zCByGVycIyHKcd0kneWgpM4IILqEoMXmA2oTUri9l3sk_iN6pmaGI5L1WxDA2yIWO99X0chsePLbBhOEauFJir6N55-ZLX7wVB1Izkm9_ZimDMl3PdDaySKncdHIxH-cqdrWlfmnjsnHeVoyVA_gaBi6egtA5hev9B9m36Cm2BzjI7

y4m7eyhXffD_8GpREsK8YKG1fa3l7BeSeuCA-nhMTwO3N4AlXlu05vW2Ko5g80xFqT7hSVve_JWoaw2xT62UNLN-vOlH-GGMNnwGyEc8zIgJIvkvwZBYKoMOKgEPiS1W1-FmrJrjn22sCnXCcrX90jm18tKTHVNvowNKmK1PLE6JNQsV6kr_dmVX8d-rRBHE9KN

y4mWuZl8gb8P283YEghQx76Hnt8MLtMOHTISXX33-lA8mYjCuoIBpl_S6pi1S_0hVe3wYzHbbvGGbnusSgXTZ4U4oBYu5RDFGrqgG8515ol9UQuCQrSiMlkKrNKR4ONE5MG_TgdXgyJ_xcffnYUQXxDFHLP39VfIvkGN2MagvhWckpu3hGWRNufhcrbZXFuMaF-

y4mFU10CsASeQXQa8qG8658Y3x6k9wRM2ezk33LUDvcrsJNXCyDQtfDr-haaX9N1nTxESmEPCXF2yzmkbA0LYU4xgp2XSEFqEwGXt1aopC7Zprd4ZvhB5B4ivckxH3E49N8aaeS0P5mmmfQkC-RWyTmTfpYj3QKEC7D7gSjfuxLhtwQ63FpCw-91am5h9i6Qrgy

y4m6jU1d9Npw8ksZccrSsE8M3B7SbPFYW2_Jz0fCQb1z_jhKVwfypxwj_oHG48JKHAjbKd3zhHaTUsJef0aNvoZ5xdYrqz5zXBm9K_2Y1EmPQymaT2XTSR9PYqOK9yUR1zqkzrj6UhBpfK01mpAH18SAR9kgqVHHxF5TwmCOLe7TBzQvMZ4LXgnvBzgWIW-wGn6

A história realmente é interessante e amorosa no esforço que tenta fazer passar pássaros chibi em cenários tenebrosos, mas têm pouca profundidade. Novamente: zelda. Lore Souls: Nenhum.
 
Serei o único achar que o jogo demora imenso a desenvolver e até chegar a um boss? Até estou a gostar do jogo mas já com mais de 2h de jogo e sempre a avançar não chego ao primeiro boss.
 
Back
Topo