Jogo terminado. Primeira run com 100% completo com cerca de 20 horas.
Devo ter terminado o jogo com sensivelmente umas 16 ou 17 horas, e na casa dos 90% de completion, as restantes horas foram para concluir totalmente. Sempre com calma, a explorar os mapas e sem recorrer muito a guias - no decorrer do jogo só recorri para a solução do puzzle dos vasos no jardim do Pothead, e novamente no fim para encontrar 2 shiny objects e umas 2 ou 3 shrines que me faltavam.
Gostei bastante da história. A meio do jogo já se vai percebendo a narrativa principal, mas há sempre uma ou outra surpresa no enredo. E o final verdadeiro proporciona mais algum background, e um toque final a uma história que já de si era boa.
O artwork é soberbo, e talvez o personagem mais bem conseguido seja na minha opinião a bruxa. Desde a primeira aparição, até à boss fight, as animações e como a personagem vai mudando de postura estão muito bem feitas.
Todos os personagens, mesmo os menos importantes, conseguem transmitir bem a sua própria personalidade, e praticamente todos têm um papel em alguma parte da história.
Banda sonora também muito boa, e a dar o setting certo a cada área. Difícil escolher uma faixa favorita.
A faixa da The Urn Witch's Estate tem uma parte que me é muito familiar, talvez inspirada nalguma música que conheça de outro lado, mas que ainda não consegui perceber de onde. É sem dúvida muito semelhante...
Quanto aos upgrades que se queixaram mais acima, e não sei se foi feita alguma alteração ao balancing entretanto nalgum patch, mas ao final de 2 ou 3 upgrades ao stat de força, notei uma melhoria no dano causado pela melee weapon. Um inimigo que morria com 3 golpes normais, passava a morrer com 2 golpes normais, ou 1 charged, por exemplo. Com o stat totalmente evoluído, os golpes necessários passam para metade, pelo menos foi o que percebi com a evolução do jogo e com o backtracking que fui fazendo.
Acabei com todos os stats evoluídos ao máximo, à excepção do stat do ranged attack, ao qual só devo ter feito 2 upgrades. Para além do melee, consegui notar alguma melhoria na rapidez da esquiva e de ataque, mas nada por aí além. Talvez metade do valor original, daí que não se sinta muito a diferença conforme se vai fazendo os upgrades.
O que mais me chateou foi o Lost Cemetery não ter uma porta mais central ao mapa, dado que deve ser a área mais usada e por onde passamos mais vezes por causa do backtracking. Nas outras áreas, as portas não me causaram tanto transtorno.
A forma como alguns inimigos maiores (os Knight, por exemplo) conseguem intrometer-se entre a câmara e o nosso corvo, e bloquear a vista, especialmente em arenas mais pequenas, onde a câmara está mais próxima, também por vezes fez com que não visse para onde me estava a esquivar ao certo e por vezes levava dano por causa disso.
Uma outra coisa que me ficou um pouco atravessada pelo tempo que acabei por perder (por tentar descobrir como, pelo backtracking, etc), foi o facto de só ter descoberto no final do jogo como aceder/utilizar o que eu pensava ser alguma espécie de portal/teletransporte, mas que se revelou serem as tampas de esgoto que o Jefferson (a lula) tanto referia. Não me lembro de alguma vez ter visto referido nos momentos iniciais do jogo que poderia fazer um jump/stomp attack a partir de uma qualquer plataforma. Acabei por descobrir um pouco por acaso já no final.
A navegação por estes túneis de esgoto não me pareceu lá muito bem conseguida, parece muito deslocada de tudo o resto. Gostei mais da maneira como usaram algumas esquinas ou arbustos e a perspectiva da câmara para esconder alguns secrets, por exemplo.
Comecei nova run para fazer o achievement de completar o jogo usando apenas o guarda-chuva como melee weapon, e outro que me escapou pelo caminho (meter o pote da bruxa a arder). Com 1 hora já estou na mansão da bruxa, pelo que irá ser bastante mais rápido, também por já conhecer o mapa e o gameplay. Ainda assim, está a ser um pouco mais desafiante, dado que o guarda-chuva faz apenas metade do dano da arma default do jogo. O que vale é que se pode também usar magia.