[DEBATE] O mais revolucionário Windows já criado

Eu penso que houve várias etapas: desde o windows 3.11 (o primeiro para workgroups, se não estou em erro) até ao 98 com a revolucionária tecnologia hot-plugable USB, da passagem do sistema de código para o sistema de janelas quase definitivo do 95 ao 3d do vista :D

Todos marcaram, tanto pela positiva como pela negativa.
 
se formos a falar de revolução in-windows e não windows-informática

talvez sugira o NT (ultimas builds antes do 2000)
porque esse tem o ponto fulcral de ter abandonado a linha de comandos e o surgimento de uma nova kernel que viria a tornar se a mais estável que o Windows já viu (atneção isto não em NT, mas em SOs futuros)..

O 2000 trouxe a estabilidade que esta nova kernel pedia.
O XP aproximou esta do utilizador

O Vista está agora a fazer a ponte na evolução destes, tornando o utilizador mais próximo da máquina e da Web
 
Boas...

Concordo contigo em parte...

95, 98 e 2000 foram reis e senhores da sua época...

XP SP2 e SP3, estão a terminar a sua época...

O Vista será claramente o futuro, tal como é para os servidores o 2008 Server.

Em termos de optimizações e compatibilidades posso dizer que o Vista viu num ano, um melhoramento notável, mostrando que o mesmo não estava pronto para sair na altura que saiu.

No entanto muito foi investido em recursos para limar todas as arestas. E actualmente com o lançamento do SP1, o Vista está actualmente ao nível do XP em compatibilidades (Desde que os fabricantes façam o trabalho deles claro está...)

Tem uma notável biblioteca de suporte com milhares de drivers e a meu ver um nível de intuitividade e feel, que o XP não tem neste momento.

Compreendo perfeitamente que seja difícil mudar de um sistema com o XP que está no seu ponto máximo!, mas posso dizer que é inevitável a mudança para o VISTA.

Cumprimentos,

LPC

O problema do Vista é que não vai viver tempo suficiente antes do Windows 7 para ultrapassar o XP, se as datas que se falam forem cumpridas! E como já disse uso XP porque para as minhas necessidades na máquina que tenho é o que permite fazer mais e melhor (NESTE MOMENTO). Mas claro que numa nova máquina que espero adquirir dentro de alguns meses será Vista x64 SP1. Simplesmente penso que até sair o Windows 7, o XP e Vista deveriam ter suporte paralelo... O Vista para máquinas mais potentes e o XP para máquinas mais modestas! Servem, neste momento, mercados diferentes, não sendo concorrentes um do outro... a MS é que quer à força que o Vista seja pau para toda a obra quando simplesmente não o é em muitas aplicações, nomeadamente empresarial (na maioria das áreas)... onde o parque informático não serve para show off de features e sim para trabalhar... onde se pede estabilidade e performance.

O Vista é meio caminho para o futuro... pois o futuro é o Windows 7 como um sistema modular... O Vista é o XP evoluido, parcialmente, nessa óptica, mas o trabalho está longe de concluído.

O XP é o presente... O Vista é um olhar sobre o futuro. O Windows 7 é que é o futuro... Eu prefiro ficar neste momento e nesta máquina com o presente e não com uma miragem do futuro, por mais "realista" que seja.

E sim como o Romani disse... o fulcral foi mudar-se de 9x (DOS based) para NT. Que se formos a ver a maioria das aplicações ainda são compatíveis com 2000/XP/Vista. Só no último ano se começou a perder o 2000 em alguns casos e do XP penso que ainda estamos a 2 anos de distância do suporte começar a cair, e aí possivelmente estará a sair o Windows 7 e o Vista já terá o seu SP2
 
Última edição:
nao faz sentido...
em 1991 o melhor windows era o 3.0...
em 1994 o melhor windows era o 3.11 for Workgroups...
em 1996 era o Windows 95 e por ai fora...
Agora, o melhor é o Windows Server 2008
em 2012 vai ser o Windows Server 2012 ou qualquer coisa do genero.

this topic is pointless :(

ps: ha mais vida para alem do Vista e XP, basta contarem o n.º de versoes de windows que existem...
 
pra mim foi o vista, isto porque de inicio me dei mal com ele, mas neste preciso momento tenho uma opinião completamente contrári a minha opinião inicial...

vejo muito positivamente o vista neste momento... e por isso


:x2: nem mais!

Mas por ordem de revolução foi o 95 (linha d comandos out e GUI on), o 2000Pro (uma evoluçao mais multimedia do NT, mas com a segurança e estabilidade do mesmo), o XP SP2 (porque se afirmou em grande no mercado, é bastante estavel e compativel) e o Vista SP1 (pk é rapido, ja começa a tornar-se mais facil de usar que o XP em certas coisas e tambem se tem vindo a tornar estavel). Uma coisa que reparo, que axo k foi um grande avanço é o chamado degredo do sistema, ie, depois de varios meses com o XP instalado e uma utilizaçao diária do computador, ele vai perdendo performance gradualmente, façam la o k voces fizerem, mas é um facto. O que nós podemos fazer é tornar o processo mais ou menos lento. No caso do Vista este parece ser um problema mais controlado no sentido de que praticamente não se nota o arrastamento do sistema desde o momento em que o instalamos. Falo por mim que em 4 máquinas com o Vista, uma já com ele desde há vários meses desde o ano passado e com instalaçoes e desinstalações em cima se aguenta com quase a mesma performance e rapidez aquando de um pos format. Revolução mesmo é qdo ele resolver os problemas todos sozinho e fizer os trabalhos por mim :004:
 
pra mim foi o vista, isto porque de inicio me dei mal com ele, mas neste preciso momento tenho uma opinião completamente contrári a minha opinião inicial...

vejo muito positivamente o vista neste momento... e por isso

Sim... aliás tive várias fazes... Adorava o Vista em Beta 2 e RC1. Detestei na Release e agora já o suporto (pos-SP1) e aconselho se tiverem um PC de gama média comprado no último ano e meio... mas para tudo o resto XP is still the King. O que quero dizer é que Vista é um passo e não um marco. Mas é um passo SÓLIDO na direcção certa!

Não me venham dizer é nesta altura do campeonato que o Vista é o melhor Windows de sempre... Poderá ser para algumas finalidades (gaming e computação pesada) mas não o é (AINDA) no geral...
 
Última edição:
O Windows 7 na prática é um Vista "melhorado" e pelo que se diz será necessário ter-se o Vista instalado para instalar o Windows 7.

Fala-se aqui das versões 32 Bits mas esquecem as de 64 Bits porque para aproveitar a ram acima dos 3.2 GB só mesmo com sistemas oprativos de 64 Bits e o Vista de 64 Bits pode marcar o inicio de uma nova era no mundo do Windows até porque o xp de 64 Bits foi esquecido pela Microsoft no que toca a updates e melhoramentos por ai fora.
 
Concordo com o poolmania.. cada revolução no seu galho.

Mas este tópico é sobre isso mesmo, o SO mais revolucionário da MS de todos e não de o futuro. se não respeitarem esse ponto então a thread só terá uma saida a meu ver.
 
O Windows 7 na prática é um Vista "melhorado" e pelo que se diz será necessário ter-se o Vista instalado para instalar o Windows 7.

Fala-se aqui das versões 32 Bits mas esquecem as de 64 Bits porque para aproveitar a ram acima dos 3.2 GB só mesmo com sistemas oprativos de 64 Bits e o Vista de 64 Bits pode marcar o inicio de uma nova era no mundo do Windows até porque o xp de 64 Bits foi esquecido pela Microsoft no que toca a updates e melhoramentos por ai fora.

Sim... era isso a que me referia. XP para o mundo pre-x64 e Vista para x64. Porque num mundo pre-x86 o Vista não brilha.

Quanto ao Windows 7 ser um update ao Vista e ter que o ter instalado... dúvido. Se não passar com um mero update de NT 6.0 para NT 7.0 era estúpido!

EDIT:

Let's stick to the topic!
 
o mais revolucionario na sua epoca foi o 95 sem duvida..
acabou com a dependendia do Dos, e inaugurou a barra de Iniciar que ainda é usada ..

desde ai tem sido a evolucao normal das coisas, com grande destaque para o XP que ainda tem grande peso, devido à quantidade de anos que teve sem sair outra versao, fazendo com que "toda a gente" o tivesse..

entretanto eu ja o larguei e nao o quero para nada :D
 
Estava agora repensar e o Windows mais revolucionário alguma vez criado (ou projectado neste caso) foi o Windows Longhorn...

http://www.youtube.com/watch?v=b9ifQvQCO7Y


Se isto tivesse ido para a frente como deve de ser teria sido o mais revolucionário de sempre!

Mas dos lançados volto a reafirmar foi o Windows 95. Pelas razões do viskonde. Apesar de o DOS estar ainda lá bem enraizado por baixo!
 
Última edição:
O mais revolucionário terá que ser o Windows NT 3.1 pois foi, e ainda é, a base dos sistemas operativos Windows actuais.

O 2000/XP/Vista são evoluções do NT.
 
Eu acho que foi o 95, ou o NT, talvez o NT por estar na base dos actuais.

Dizer que o XP foi uma revolução, é porque nunca usou um dos anteriores... o XP foi uma evolução, assim como o Vista é uma evolução do XP, pelo menos na minha opinião.
 
O melhor Windows de sempre foi sem dúvida o 98 e basta analisar a concorrência clássica para ver isto. O 98 foi um passo revolucionário no fim do DOS, ao contrário do 95 que era um emplastro manhoso cheio de remendos. Lembrando o Mac OS 9, sejamos justos, o Windows 98 SE dava uma abada ao Mac OS 9 e eram basicamente estas as duas grandes opções na altura.

No mercado americano (e não só), onde a Apple sempre teve uma percentagem de mercado significativa, muita gente fugiu da plataforma Mac para o PC, eram muito mais baratos e o Windows era finalmente um sistema operativo decente.
 
O XP SP2! O RTM era a desgraça total. Mas o vista para lá caminha. :D

Nem mais. Lembram-se do XP quando saiu, era aqueles virus e porcarias dos 60 segundos. Ora com o sp1 melhorou e claro sp2 fica excelente. Ta a chegar o sp3. Vista tive o normal, nao gostei mas tambem porque vinha com muito lixo de origem, agora instalei o vista sp1 e até agora zero crash e tudo muito fluido, mas tenho boa maquina.
 
Dizem que foi o 95 por ter abandonado a linha de comando e introduzido um SO com interface gráfica, mas o NT fez isso uns bons 2 anos antes.

Aliás o 95 continuava a correr em background código antigo, que ainda era código 16 bits.
Quando o Windows 95 saiu, na primeira versão via-se no arranque uma série de comandos de DOS a serem executados. Em posteriores releases isso era ocultado.

Também não foi o Windows 98 a acabar de vez com o DOS, foi o NT.
O NT foi o primeiro verdadeiro Sistema Operativo Windows, e mesmo depois do 95 sair apenas 2 anos depois, era o único Windows 100% 32 bits.

- O NT introduziu o NTFS que ainda hoje utilizamos no Vista.
- Foi o primeiro SO a usar Unicode.
- Foi o primeiro a utilizar o TCP/IP como standard.
- Foi o primeiro a ter (no NT3.51) uma versão do Shell Technology Preview que incluia uma Shell baseada no Windows Explorer (que ainda hoje usamos).
- Introduziu as bases do Windows Driver Model (com o Windows NT Driver Model) que levou ao Windows Driver Foundation do Vista.
 
Última edição:
Voltando ao tema dos Windows de 64 Bits: Vai chegar o dia em que vai ser preciso ter no minimo 4 GB de ram para se ter um bom desempenho em jogos e aplicações gráficas.
Portanto falr-se de que os Windows de 64 Bits são mais para o mercado empresarial ou para profissionais é fazer futurologia sem sentido nenhum.

A Ram DDR2 está muito mais barata e é fácil ter-se um sistema com 4 GB de ram e só com o vista de 64 Bits a ram será totalmente usada.
Ainda me lembro do jogo company of Heroes: tinha na altura em que o comprei 1 GB de ram que dizia-se que chegava perfeitamente para o jogo, e chegava mas o problema era o loading dos niveis: Que lentidão meu deus!!!! :zzz::zzz: até que meti mais 1 GB e foi da noita para o dia a diferença!

Por causa da ram o futuro do Windows está nos 64 Bits.

P.S. Desculpem se acham um pouco off-tópico mas pessoalmente acho que se enquadra no tema do tópico porque o vista de 64 Bits é uma revolução porque a Microsoft está a "fornecer" updates e melhoramentos para este sistema operativo coisa que nunca fez no xp de 64 Bits...
 
Back
Topo