[DEBATE] O mais revolucionário Windows já criado

Mais revolucionarios:
- Windows 95
- Windows Vista 64bits (é o SO que vai lançar os 64bits. O XP 64bits é bastante fraquinho)
- Windows ME (atenção, digo revolucionario, não digo o melhor)

Melhores
- Windows 98SE
- Windows XP SP2 (grande SO no seu tempo, hoje em dia está ultrapassado pelo Vista)
- Windows Vista SP1

Mas, se tivesse que escolher um de cada, o mais revolucionario seria o o 95, e o melhor o XP SP2. Digo o XP porque foi um SO muito amadurecido, que teve muitos anos a reinar, e isso levou a que se tornasse um marco na história. O Vista ainda é bastante "novo", e apesar de ser muito melhor que o XP, ainda não tem nem de perto a "experiencia" que o XP tem.

O ME não foi revolucionário.. só tinha acesso a uma série de tretas que também tinhas nos outros. Achas que o XP SP2 foi ultrapassado pelo vista? Isso é porque não tens um PC com mais de um ou dois anos...
No portátil uso o Vista, já veio instalado de origem, eliminei a tralha e estou num ''deixa-andar''. Mas já estou a pensar em Mudar para o XP. São actualizações atrás de actualizações, e o Showoff do Vista não me deixa trabalhar (E não gosto de Vista Basic).
O XP dá-me uma vontade maior de trabalhar enquanto que o vista é mais showoff do que outra coisa. E não trouxe nada de revolucionário. XP 64-Bit tanto podia ter lançado o mercado de 64-Bit como o vista. Mas 64Bit ainda está a anos de ser standard. Muitos anos. Nós aqui na techzone que ''Percebemos mais do assunto'' sabemos quando devemos actualizar e quais são as vantagens, mas o utilizador comun não. Quando começar a sentir o PC mais lento compra um novo. Um PC de secretária ou portátil que seja ''De trabalho'' não tem mais do que no máximo 2Gb de ram.
Quando sair o Windows Seven, 2 Gb de Ram irão aguentar bem o sistema (Claro que se for na data anunciada).
Quanto a ter eliminado o DOS, nenhum deles o eliminou, todos eles estão baseados no DOS, só que escondem esse ponto.
O Windows 95 foi uma revolução mas foi mais ou menos como vista, rejeitado por uns, adorado por outros, também nessa altura foi introduzido o Plug-and-Play (Ou Plug-and-Pray :P)

Para mim o mais revolucionário foi o Windows XP, não por trazer funções que para o JoeUser não interessam para nada, mas sim por trazer para o mercado doméstico (Tal como o ME tentou), o poder da internet e facilidade de uso e resolução de problemas.

O menos revolucionário foi o Windows Vista. Não trás mesmo nada de novo que não houvesse no XP (Claro falando em funções usadas no dia-a-dia do user comun).

Cumps ;)
 
Voltando ao tema dos Windows de 64 Bits: Vai chegar o dia em que vai ser preciso ter no minimo 4 GB de ram para se ter um bom desempenho em jogos e aplicações gráficas.
Portanto falr-se de que os Windows de 64 Bits são mais para o mercado empresarial ou para profissionais é fazer futurologia sem sentido nenhum.

A Ram DDR2 está muito mais barata e é fácil ter-se um sistema com 4 GB de ram e só com o vista de 64 Bits a ram será totalmente usada.
Ainda me lembro do jogo company of Heroes: tinha na altura em que o comprei 1 GB de ram que dizia-se que chegava perfeitamente para o jogo, e chegava mas o problema era o loading dos niveis: Que lentidão meu deus!!!! :zzz::zzz: até que meti mais 1 GB e foi da noita para o dia a diferença!

Por causa da ram o futuro do Windows está nos 64 Bits.

P.S. Desculpem se acham um pouco off-tópico mas pessoalmente acho que se enquadra no tema do tópico porque o vista de 64 Bits é uma revolução porque a Microsoft está a "fornecer" updates e melhoramentos para este sistema operativo coisa que nunca fez no xp de 64 Bits...


Dito dessa maneira, até parece que o uso de 64bits apenas serve para usar mais de 3Gb de ram, quando na verdade nao o é, isso é apenas uma caracteristica, quando a verdadeira essencia dos 64 bits, ta na forma de como é processada a informaçao, mas hoje ainda nao se ve grandes diferenças ( falo no meu caso ) devido a poucos softwares o usufruirem, tenho vista sp1 x64 neste momento, e quase que é tudo 32 bits menos os drivers e um ou outro programa :D

Em relaçao ao topico, para mim foi o windows 2000, é verdade que é uma evoluçao de outro ja existente, mas foi o que teve mais impacto e mais melhorias visiveis para mim, o xp e o vista sao mt bons, mas sao quase que apenas evoluçoes decaradas do 2000 e anteriores.

Já agora , aquele clip do "longhorn" talvez com sorte seja o windows 7 :D cujo SO será x64 nativo
 
Tanta parvoice junta....

Quem disse que o mercado 64bits não está actualmente já a funcionar?

Com a baixa dos valores das memorias, cada vez mais os utilizadores compram kits de 4 gigas em vez de 2 gigas (pois compensa financeiramente!).

Actualmente praticamente TODOS os drivers das principais marcas, são lançados para ambas as versões do vista, sendo que a versão x64 está claramente melhor que a versão 32bits.

As aplicações correm todas em x64 e as que não correm podem ser sempre emuladas via WOW.

Profetizar coisas que não são verdade é um erro tremendo pois podem dar a origem a posts como estes que temos visto.

Em relação a um post que foi feito acima...

O windows 1.0 até ao 3.11 não era multitarefa... O multi-tasking só apareceu com o windows 95...

Apenas era possível correr uma aplicação ao mesmo tempo...

Cumprimentos,

LPC
 
Tanta parvoice junta....

Quem disse que o mercado 64bits não está actualmente já a funcionar?

Com a baixa dos valores das memorias, cada vez mais os utilizadores compram kits de 4 gigas em vez de 2 gigas (pois compensa financeiramente!).

Actualmente praticamente TODOS os drivers das principais marcas, são lançados para ambas as versões do vista, sendo que a versão x64 está claramente melhor que a versão 32bits.

As aplicações correm todas em x64 e as que não correm podem ser sempre emuladas via WOW.

Profetizar coisas que não são verdade é um erro tremendo pois podem dar a origem a posts como estes que temos visto.

Em relação a um post que foi feito acima...

O windows 1.0 até ao 3.11 não era multitarefa... O multi-tasking só apareceu com o windows 95...

Apenas era possível correr uma aplicação ao mesmo tempo...

Cumprimentos,

LPC

Desculpa mas tanta parvoice digo eu... isso és tu que sabes da baixa de preços das memórias rapaz!

Achas que a ''mãe do zé'' ou o ''pai do manel'' sabem disso? Eles querem lá saber! Eles precisam do PC para ouvir um música, ver o mail, e ver as noticias!

Lol, agora sem ofensa, pergunta lá ao teu vizinho se sabe o que é 64Bit, ou se sabe sequer o que é memória RAM. Experimenta amanha e verás a resposta...
 
o windows revolucionário foi o 3.11, foi ele que começou tudo, e o que teve mais impacto sem dúvida foi o XP.

Ainda me lembro das alturas de um gajo mexer em dos, escrever linhas de comando gigantescas só para jogar Prehistorik 2
 
Desculpa mas tanta parvoice digo eu... isso és tu que sabes da baixa de preços das memórias rapaz!

Achas que a ''mãe do zé'' ou o ''pai do manel'' sabem disso? Eles querem lá saber! Eles precisam do PC para ouvir um música, ver o mail, e ver as noticias!

Lol, agora sem ofensa, pergunta lá ao teu vizinho se sabe o que é 64Bit, ou se sabe sequer o que é memória RAM. Experimenta amanha e verás a resposta...

Visto por essa óptica,
Achas que a maioria do parque informático que existe residencialmente é detido por "ignorantes" informáticos, que comem tudo o que as grandes superfícies e os pseudo-técnicos das lojas de informática lhes dizem...

Existem hoje em dia muita informação e mais que tudo, o Português não é assim tão parvo como tu pensas que é...

Tirando meia dúzia de "menos letrados" que vão nas conversas das promoções da maria-cachucha, a maioria quando vai investir 1000 euros num pc, quer saber o que é que lá vai...

Pode ate nem saber se é ddr2 ou 3, se tem timmings baixos ou altos, mas percebe concerteza se vai com 2 ou 4 gigas de ram.
Cabe se calhar ao vendedor elucidar o cliente que com 4 gigas ficará bem servido com um OS 64bits...

Em relação a perguntar ao vizinho, não sou eu que tenho que lhe indicar o caminho para a evolução, mas sim os fabricantes e as marcas... ou então ele mesmo....
 
Última edição:
Para mim o mais revolucionario foi o Windows 95 e 98.
O 98 foi um passo de gigante comparativamente com o 95.

Depois o Windows 2000 foi outro passo de gigante. O XP é um Windows 2000 improved.

Agora o Vista está interessante mas ainda tem os seus prolemas.
 
**OFFTOPIC**

Discordo do último ponto, daqui a uns anos 64bits é o futuro doméstico, ou vamos ficar sempre agarrados aos 4GB de RAM? Alias, actualmente se tiveres um PC com 4GB de RAM tens mesmo de instalar a versão 64bits.

Por isso mesmo eu disse "... mesmo sendo o futuro..". A realidade hoje, today e now é: o 64 bits ter uma vertente +profissional e estar mais enquadrado no mercado empresarial, enqaunto o 32 bits reina nos domésticos.


Cumps

Em relação a um post que foi feito acima...

O windows 1.0 até ao 3.11 não era multitarefa... O multi-tasking só apareceu com o windows 95...

Apenas era possível correr uma aplicação ao mesmo tempo...

Cumprimentos,

LPC

Tens razão, ou não xD...

Explicação para Gurus:

- Do Windows 1x até ao Windows 95 a correr aplicações de 16 bits - Non-Preemptive multitasking
- Daí para a frente - Preemptive Multitasking.

(Windows ME - > Tentativa de "BSOD- MultiTasking")

Portanto todos os Windows são "Multi-Tascas"...

Explicação para leigos:

No Dos, se eu abrisse o processador de texto ( Edit ) e copiasse texto, e o quisesse colocar no wordstar... não podia.. pois no DOS tinha que fechar um programa na totalidade para abrir outro.. No Windows 1.x para a frente poderia ter mais que uma aplicação aberta ao mesmo tempo e trocar informações entre elas... logo Multi Tasca Oo

Cumps

**FIM OFFTOPIC**

Deveria-se contabilizar 32bits versus 64bits em OS'S domésticos?
 
pessoal... ONTOPIC sff

O titulo é elucidativo fala do windows já criado não de um pseudo futuro que ainda não se sabe muito bem
e para terminar a discussão sobre o x64, que têm uma thread para o fazerem, é de dizer que o futuro Win7 já não vai ter versão em x86.

Mais discussão é seguir então na thread que vos deixei. E a partir de agora qualquer discussão x64 fora desse tópico é offtopic neste e será por tanto tratada como tal :)

por isso cinjam-se ao que vos é pedido na discussão inicial..
 
Última edição:
...

Para o tópico ter sucesso deveria-se discutir só os SO's Domésticos e não:

- Windows Servers são para Servidores
- 64 Bits: Mesmo sendo o futuro , o seu mercado é empresas e não o doméstico.

Cumps

Os Windows NT não eram apenas Servidores, tinham também versão Workstation.

E seja como for devem ser incluídos na discussão ou então mudem o título do tópico para "O mais revolucionário Windows doméstico já criado", mesmo assim a noção de doméstico é um pouco tremida, eu por exemplo usei o Windows 2000 como sistema doméstico, mas outros podem achar que não o é.
 
Última edição pelo moderador:
O ME não foi revolucionário.. só tinha acesso a uma série de tretas que também tinhas nos outros. Achas que o XP SP2 foi ultrapassado pelo vista? Isso é porque não tens um PC com mais de um ou dois anos...
No portátil uso o Vista, já veio instalado de origem, eliminei a tralha e estou num ''deixa-andar''. Mas já estou a pensar em Mudar para o XP. São actualizações atrás de actualizações, e o Showoff do Vista não me deixa trabalhar (E não gosto de Vista Basic).
O XP dá-me uma vontade maior de trabalhar enquanto que o vista é mais showoff do que outra coisa. E não trouxe nada de revolucionário. XP 64-Bit tanto podia ter lançado o mercado de 64-Bit como o vista. Mas 64Bit ainda está a anos de ser standard. Muitos anos. Nós aqui na techzone que ''Percebemos mais do assunto'' sabemos quando devemos actualizar e quais são as vantagens, mas o utilizador comun não. Quando começar a sentir o PC mais lento compra um novo. Um PC de secretária ou portátil que seja ''De trabalho'' não tem mais do que no máximo 2Gb de ram.
Quando sair o Windows Seven, 2 Gb de Ram irão aguentar bem o sistema (Claro que se for na data anunciada).
Quanto a ter eliminado o DOS, nenhum deles o eliminou, todos eles estão baseados no DOS, só que escondem esse ponto.
O Windows 95 foi uma revolução mas foi mais ou menos como vista, rejeitado por uns, adorado por outros, também nessa altura foi introduzido o Plug-and-Play (Ou Plug-and-Pray :P)

Para mim o mais revolucionário foi o Windows XP, não por trazer funções que para o JoeUser não interessam para nada, mas sim por trazer para o mercado doméstico (Tal como o ME tentou), o poder da internet e facilidade de uso e resolução de problemas.

O menos revolucionário foi o Windows Vista. Não trás mesmo nada de novo que não houvesse no XP (Claro falando em funções usadas no dia-a-dia do user comun).

Cumps ;)

Concordo contigo... No mais revolucionário pode-se descutir o que é para ti revolução? Mas se encararmos como o SO que definiu a forma como se usa o PC hoje em dia... então foi o XP sem dúvida!

Quanto ao menos... Será mesmo o Windows ME e o Windows Vista. Eu não faço nada diferente do XP para o Vista... É a mesma treta com mais bonecada e uns menus em sitios diferentes. Under the hood houve algumas modificações importantes e algumas mais desastrosas. O Windows ME é o 98SE mais crashes... A única coisa de jeito que aquilo tinha era o System Restore.

O XP foi o primeiro SO doméstico... em que, estou a exagerar um pouco, para mudar do Word para o Excel não tinhas que reiniciar o PC. Trouxe o poder do NT para dentro das nossas casas, apesar de como tu ter usado o Windows 2000 como SO doméstico, devido à sua superior estabilidade face ao Windows 98. O XP não mudou como fazes as coisas... mas permitiu fazê-las melhor e mais depressa e sem hangs parvos. Acreditem ou não comecei a usar Windows XP em Julho de 2002 e demorou quase 1 ano até ter o primeiro crash e respectivo BSOD. E ao reiniciar estava bom de novo! Com o Vista RTM, por exemplo, chegou-me a crashar no próprio dia que o instalei... apesar de agora me aguentar semanas sem crashar. De sistemas DOS-based (Win9x) nem vale a pena falar!

Agora se falarmos do que revolucionou o conceito de desktop... foi o Windows 95. Introduziu o Start Menu. Os simbolos de minimizar, maximizar/restaurar e fechar que conhecemos hoje. A taskbar, O meu computador, Painel de Controlo, etc. etc. E trouxe-nos o fabuloso Plug-and-Play... (ou Pray naquele tempo).

BTW

O SO da MS mais leve e estável que já usei foi sem dúvida o Windows Server 2003 SP2, mas para workstation não dá... Há muitos programas, anti-virus gratis, por exemplo, que se recusam a correr lá. O mesmo com o Windows Sever 2008 (que mesmo assim é mais pesadito e talvez menos estável, ainda que acredite que seja mais poderoso).

Mas penso que o importante nesta thread é o uso doméstico ;)
 
Última edição:
A mim parece-me que ha aqui confusão sobre o que é um SO revolucionário. O ME introduziu novas coisas, mesmo que as tenha feito de forma errada. Epa, correu mal, foi só para dizer que lançaram um SO no ano 2000, mas não quer dizer que não deixe de introduzir novas coisas. O XP não deixa de ser mais do que um ME, com o kernel do 2000, e com um visual novo na altura.

Btw, isso dos BSOD's é muito relativo, muitas vezes podem ser problemas de hardware. Eu tenho um PC cá em casa que crasha de 10 em 10 minutos, quer seja em Windows XP ou com um sistema UNIX.
 
se formos a ver bem, foi o windows 1.0, visto este ter sido o primeiro Windows, logo, mais revolucionario que isto nao pode haver. MS-DOS Executive, Calendario, Paint, Rato, etc etc etc. Era um role de aplicaçoes num unico ambiente grafico. Isto era fantastico para 1985. Nada disto existia antes!!

assim me despeço com amizade, fanboys:P
 
A mim parece-me que ha aqui confusão sobre o que é um SO revolucionário. O ME introduziu novas coisas, mesmo que as tenha feito de forma errada. Epa, correu mal, foi só para dizer que lançaram um SO no ano 2000, mas não quer dizer que não deixe de introduzir novas coisas. O XP não deixa de ser mais do que um ME, com o kernel do 2000, e com um visual novo na altura.

Btw, isso dos BSOD's é muito relativo, muitas vezes podem ser problemas de hardware. Eu tenho um PC cá em casa que crasha de 10 em 10 minutos, quer seja em Windows XP ou com um sistema UNIX.

Calma... estava a contar uma experiência minha... Não estava a querer mandar o Vista abaixo. Lá por ser dos menos revolucionário não faz dele o pior. Simplesmente deixou e deixa a desejar em muitos aspectos e a única forma de ultrapassar o seu antecessor é se ficar no mercado durante 5 anos. Se ficar 3 anos, como previsto, irá possivelmente, rapidamente morrer. Não quero com isso dizer que o Windows Vista é péssimo. Simplesmente na sua vertente x86 acho-o pouco marcante, a não ser na gestão multi-core. Já na sua versão x64 é um marco importante na implementação dessa arquitectura a nível global (global no sentido empresarial e doméstico). Eu por exemplo vou utilizá-lo na minha próxima máquina. Agora dizer que o Vista x86 é revolucionário é (quase) para quem só olha para a GUI e minor features.

O XP foi revolucionário não do ponto de vista técnico, já tinhamos NT bem antes disso, mas do ponto de vista do utilizador. Trouxe, pela primeira vez, um SO estável para as massas.

Agora eu não venho dizer que o Vista é pior que o XP. Há coisas melhores e coisas piores (algumas coisas boas do XP perderam-se e ganharam-se algumas coisas novas boas também)... Neste momento, partindo do pressuposto que tudo corre em XP e Vista, cada um deve aproveitar e escolher simplesmente o que lhe serve melhor e à sua máquina, no caso do meu desktop actual é XP, por exemplo. Claro que se o XP "morresse" (os programas deixassem de suportar XP) amanhã muita gente que até tem máquina para correr minimamente bem o Vista, por exemplo eu, mudava sem hesitar.

A minha ideia não é dizer que o Vista não presta... simplesmente dizer que em termos evolucionários não foi um passo de gigante, nem um passo revolucionário. Foi um passo importante na direcção certa, aka Windows 7.

Pode parecer que me foco muito em Win9x/Win2k/WinXP/WinVista... mas foram estas fase pelas quais passei (ainda usei Windows 3.11 para brincar no Paint). E nenhuma delas foi tão trouble free, marcante e importante como a do XP.

E é por isso que o elejo, overall, o Windows XP como o Windows mais revolucionário de sempre, para mim. Revolucionou a forma como uso PC e vejo a informática.

AGORA... se seguirmos revolucionário na forma de interacção com o PC. O primeiro a ter uma GUI que segue os mesmo padrões de todas as GUIs Windows actuais, foi o Windows 95.

Isto agora de escolher o mais revolucionário depende muito do teu conceito de revolucionário...

Aceito, por exemplo, perfeitamente que alguém diga, que para ele, que o Vista é o mais revolucionário porque é o que acha que tem a interface mais bonita e intuitiva... desde que essa pessoa dê mais valor a essa parte de um SO (o que por sua vez mete o conceito de bonita e intuitiva em cheque).

Por isso o importante é expor as nossas ideias e opiniões livremente e não simplesmente bater o pé que eu é que tenho razão e que os outros têm que aceitar o que eu quero.
 
Por essa ordem de ideias de "revolucionário" também posso dizer o mesmo para o XP q dizes sobre "revolução" assim como para o Vista que me alterou o meio e a velocidade com que efectuo as operações.
XP revolucionário? Então foi um dos SOs (no seu inicio) da microsoft com mais buracos de sempre e isso é estabilidade?

O XP e o Vista muito pouco têm de revolucionário. É mais evolução que outra coisa.

Como já disse... Cada um tem a sua. Eu tenho a minha e respeito ;) Só se me dissesses algo sem sentido algum e sem justificar é que poderia discordar.

Como o post anterior ao teu :P

E sim do ponto de vista técnico concordo contigo.
 
porramais revolucionario foi o win 95 , numa altura em ke era tudo nojento apareceu qq coisa de novo , pk o win 3.1 era frakinho ....MUITO frrakinho ...o 95 foi assim algo doutro mundo qd apareceu , o xp hoje em dia é leve mas ainda me lembro qd saiu era tudo menos leve , na se eskeçam ke este menino ja tem ANOS de desenvolvimento ,.
 
porramais revolucionario foi o win 95 , numa altura em ke era tudo nojento apareceu qq coisa de novo , pk o win 3.1 era frakinho ....MUITO frrakinho ...o 95 foi assim algo doutro mundo qd apareceu , o xp hoje em dia é leve mas ainda me lembro qd saiu era tudo menos leve , na se eskeçam ke este menino ja tem ANOS de desenvolvimento ,.

discordo, a prieira release comercial, sem qualquer service pack até era bastente leve, instalei-o pela primeira vez num p3 833 com 64mb ram e um disco de 10 gigas 5400 rpm e aquilo corria que era um mimo :wow:
 
Back
Topo