1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Debian 4.0 lançado

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por astrisko, 8 de Abril de 2007. (Respostas: 52; Visualizações: 3272)

1. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

[​IMG][​IMG]

Saiu hoje o Debian 4.0, depois de quase 2 anos de desenvolvimento. Esta versão recebeu melhoramentos ao nível da gestão dos pacotes, um novo ambiente gráfico de instalação e suporte para drivers encriptadas. A versão do kernel é a 2.6.18.

Noticia Oficial
    Mirror nacional

Última edição pelo moderador: 3 de Fevereiro de 2008
  2. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Kernel 2.6 em Debian? Bah, o mundo já não é como dantes :P

A ver se experimento que fiquei curioso....debian é uma distro mesmo muito boa :)

Última edição pelo moderador: 27 de Julho de 2008
  3. El_UnO

Yep...após 2 anos de "testing" :P

4. esquiso

esquiso Power Member

Eu acho é que Debian é enorme. 4GB de distro é muito trafego. Nao podiam fazer uma coisinha à lá ubuntu, com, no maximo, 700 MB?
    Por isso é que eu não exprimento Fedoras e OpenSUSEs..

5. El_UnO

6. QuickFire

QuickFire What is folding?

Ora ai está... saca o netinstall e só precisas de instalar aquilo que necessitas :)
    Como só instalas o que queres até ficas com algo mais pequeno que o Ubuntu :P

7. esquiso

esquiso Power Member

8. El_UnO

Para quem não souber, podem usar o jigdo para sacar os pacotes todos e fazer as isos...é mais prático porque podem usar qualquer mirror nacional de debian que já esteja actualizado com os pacotes mesmo que não tenha as isos :)

Mais info aqui: http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/

EDIT: Já estou a "chular" o darkstar para isso. Sacar a 10Mbits rula :D

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Um dos meus sistemas só usa puro debian :002: e tlvz troke um outro :)
    E aconselho net install, pois completo são 3 dvd's...

- O que há de novo

e já agora,

DebCentral Config
    Certamente que muitos conhecem o automatix ne?
    E se disser que tb há pra Debian etch ? :D

DebCentral Config
    Tópico Original

10. esquiso

esquiso Power Member

/me assobia :D

Fonte

E do site oficial:

Link - Podem também ver aqui a lista de bugs corrigidos :)

11. esquiso

esquiso Power Member

Debian 4.0r3 :)

@ http://distrowatch.com/?newsid=04753

12. esquiso

esquiso Power Member

E Debian 4.0r4

via Distrowatch

13. neonl

neonl Banido

Uhm... já cheira a Lenny (se bem que eles ainda sejam gajos para lançar uma r5 do Etch :D)

14. esquiso

esquiso Power Member

Os devs querem-no para Setembro. Mas como estamos a falar de Debian, Janeiro de 2009 é uma boa estimativa :D

15. pureluck

pureluck Power Member

Debian parece-me manhoso. Há algum género de organização interna da distro? Isto é perspectiva exterior, mas parece-me que a distribuição ganhou tanto utilizador e tanto momento da comunidade, que dado aos inúmeros repositórios externos, distros derivadas, sites feitos pela comunidade, e toda uma panóplia de artefactos o núcleo de desenvolvimento vê-se um bocado "inútil" face à evolução que a distro impõe. Não conheço ninguém com debian que não use unstable, ou mesmo testing, e que se limite aos repositórios "oficiais". O pessoal que faz o version bump resume-se a quê? Fazer um snapshot dos pacotes que tem instalado de 4 em 4 anos e a chamar-lhe outro boneco qualquer do toy story?

16. esquiso

esquiso Power Member

Já me fizeste ganhar o dia, pá :D
    Estas a dizer que a distro, neste momento, mais influente (quer se queira, quer não) é "manhosa". Temos que admitir que é uma afirmação e peras.

http://en.wikipedia.org/wiki/Debian#Project_organization

Eu nos tempos de Debian, comecei com Stable e acabei em Testing. Nunca usei repositórios extra (e o único pacote que compilei em vários meses de uso foram os madwifi) porque nunca precisei, os repos são enormes (dos maiores da comunidade). Temos que ver que Stable é uma distro com um proposito muito especifico: ser estável ao máximo, mesmo que isso signifique sacrificar a actualização dos programas. E tem-se saido sempre bem nesse proposito.
    O núcleo de devs, neste momento, pode dar-se ao luxo de se concentrar mais em correcção de bugs e actualizações e menos em documentações, fórums e mailing lists. A comunidade que cresceu à volta de Debian encarrega-se disso :)
    Quanto ao version bump, é actualização dos pacotes, correcção de falhas de segurança, troca do nome, actualização no metodo de instalação (que vai sendo testado nas daily builds), pouco mais. A ideia é mesmo essa. E quanto à periodicidade é "quando nós quisermos".

17. zecapistolas

zecapistolas Power Member

Queria instalar o Debian Testing, mas na página do Debian aparecem lá 31 cd's :wow:....

Qual é que devo fazer download?!

cumps :009:

18. CR_

CR_ Power Member

Não percebo a critica. Existem três distribuições: stable, testing, unstable ou actualmente Etch, lenny e sid. Consoante a tua necessidade (pacotes mais recentes, mais estabilidade, etc etc) podes escolher. A afirmação " e que se limite aos repositórios "oficiais"" também não faz sentido porque não conheço nenhuma distro que tenha tanto software diferente nos seus repositórios, sendo que Debian é mesmo conhecido (não só mas também) pela quantidade de software nos seus repositórios.

Fazendo quote a mim mesmo:
    Se queres GNOME é só o primeiro. Se queres Kde ou Xfce saca um dos últimos ficheiros. Também pode instalar pelo net-install.

19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

É porreiro quando as pessoas querem dizer mal sem sequer se informarem :P
    Como já bem explicado pelo esquiso e CR_ , debian não é uma distro qualquer ...

Para instalação aconselha-se netinstall, ou então tb existe a versão 2dvd's. Mas senão o 1º basta (escolhendo gnome/kde/xfce)

20. Sumerset

Sumerset Power Member

A generalidade de servidores linux que tem debian, tem as versões stable.

Ninguém com tino na cabeça, vai a colocar versões unstable em servidores de produção...

Partilhar esta Página