Debian - Tópico Geral

A generalidade de servidores linux que tem debian, tem as versões stable.

Ninguém com tino na cabeça, vai a colocar versões unstable em servidores de produção...

A generalidade dos mirrors de open-source genéricos (como o Cesium português) que têm Debian fazem uma cópia integral de todo o repositório da distro cada x horas portanto têm Stable, Testing, Unstable (com a branch Experimental deste).

Os que só têm repo Stable são uma excepção. É exemplo disso, p.e., o Darkstar. Mas só para Debian, para outras distros, eles já têm também repos Testing/Unstable.
 
Melhor que Debian só Gentoo! Agora sem brincadeiras, ainda bem que saiu a nova release. Apanhou-me de pé atrás, estava a contar que fosse mais para o fim do ano, mas também andava desligado do Debian desde que mudei para Gentoo... Já alguém está a correr?
 
Agora será que lenny irá assim tão rápido para release? Acho muito prematuro (atendendo à antecedente evolução)

Não acredito que o lancem ainda este ano. E têm toda a liberdade para não o fazer, não podemos criticá-los por isso. Eles frisam bem aqui que não há nenhuma data prevista. Qualquer data avançada não passa de pura especulação, mesmo que venha de membros do Staff do Debian (no fundo toda a sua comunidade).
# The next release of Debian is codenamed "lenny" — no release date has been set
 
Não conheço ninguém com debian que não use unstable, ou mesmo testing, e que se limite aos repositórios "oficiais". O pessoal que faz o version bump resume-se a quê? Fazer um snapshot dos pacotes que tem instalado de 4 em 4 anos e a chamar-lhe outro boneco qualquer do toy story?

isso é porque só conheces gente que usa debian no desktop, porque se conhecesses gente que usa debian a sério nos servidores ai só vias stable.

A generalidade dos mirrors de open-source genéricos (como o Cesium português) que têm Debian fazem uma cópia integral de todo o repositório da distro cada x horas portanto têm Stable, Testing, Unstable (com a branch Experimental deste).

Os que só têm repo Stable são uma excepção. É exemplo disso, p.e., o Darkstar. Mas só para Debian, para outras distros, eles já têm também repos Testing/Unstable.

Mas ele estava a falar de servidores a usarem debian e não a fazerem mirror da distro.
 
esquiso disse:
Já me fizeste ganhar o dia, pá
Estas a dizer que a distro, neste momento, mais influente (quer se queira, quer não) é "manhosa". Temos que admitir que é uma afirmação e peras.

Ok, concordo que talvez não tenha exprimido a minha opinião da melhor maneira. Por manhoso não queria dizer "uma maravilha" (senão tê-lo-ia dito exactamente dessa mesma forma) mas sim "complexo" e "intrincado", no sentido em que não percebo lá muito bem como a organização interna de talvez a distro maior e mais influente funciona. Por isso não, não queria dizer de maneira alguma que Debian é "uma maravilha", pelo que peço desculpa e ofereço prozacs se feri os sentimentos de alguém.

esquiso disse:
O núcleo de devs, neste momento, pode dar-se ao luxo de se concentrar mais em correcção de bugs e actualizações e menos em documentações, fórums e mailing lists. A comunidade que cresceu à volta de Debian encarrega-se disso :)

Exactamente aí que que queria chegar. Qual é o trabalho dessa gente hoje em dia? É assim tão relevante ou é meramente simbólico? Debian chegou a um ponto em que é tão inacreditavelmente grande com tanta gente a desenvolver que praticamente se torna numa rolling distro. Não há release cicles definidos (são sempre adiados) no entanto a distribuição mantém-se completa e actualizada. Daí a minha pergunta, o núcleo é efectivamente necessário à distro? Se morressem todos amanhã Debian acabava?

Confesso que ainda não li o artigo da Wikipedia a esta altura, mas pela minha experiência em Debian, e dado ao esforço inacreditável empenhado pela comunidade, a organização do Debian assemelha-se mais a uma anarquia (no sentido em que toda a gente contribui, sem restrições de conteúdo) do que a uma estrutura altamente hierarquizada onde as submissões de pacotes são validadas umas 3 vezes e se o corpo de developers morrer morre a distro (mais ou menos como Gentoo, flamem à vontade Larrys..). Estou errado?

AndreAPL disse:
É porreiro quando as pessoas querem dizer mal sem sequer se informarem
Como já bem explicado pelo esquiso e CR_ , debian não é uma distro qualquer ...

Acho que conseguiste contribuir exactamente nada à discussão com algumas palavras. Por falar nisso, trabalhei com 2 servidores de produção em Debian durante 3 anitos. Mudei para Gentoo entretanto.

Tuaregue disse:
isso é porque só conheces gente que usa debian no desktop, porque se conhecesses gente que usa debian a sério nos servidores ai só vias stable.

Ler acima: eu sei, e não é assim tão linear.

Toda a gente que estava a dizer qualquer coisa sobre testing/unstable/stable disse:
Bla bla bla, testing é isto, unstable é aquilo, etc...

Eu sei o que é testing/unstable/stable. Como já disse acima, tenho alguma experienciazita em Debian, a suficiente para saber o que é isso. O que queria dizer com "o pessoal não usa stable" é que "o pessoal não me parece usar os produtos que o core de desenvolvimento manda para cá para fora, só os desenvolvidos pela comunidade em si".

tldr (too long didn't read): o meu post não era um flame. Eu sei o que é Debian, aliás, trabalhei com Debian exclusivamente durante 3 anos. Eu sei o que é stable/unstable/testing. A minha dúvida situava-se na organização interna da distro e não na qualidade dela, assunto de discussão que pouca gente aqui no fórum tem arcaboiço para discutir.

Obrigado malta, e boa noite ;)
 
Última edição:
Confesso que ainda não li o artigo da Wikipedia a esta altura, mas pela minha experiência em Debian, e dado ao esforço inacreditável empenhado pela comunidade, a organização do Debian assemelha-se mais a uma anarquia (no sentido em que toda a gente contribui, sem restrições de conteúdo) do que a uma estrutura altamente hierarquizada onde as submissões de pacotes são validadas umas 3 vezes e se o corpo de developers morrer morre a distro (mais ou menos como Gentoo, flamem à vontade Larrys..). Estou errado?
Tens no site como funciona a organização deles:
http://www.debian.org/devel/
http://www.debian.org/intro/organization
http://www.debian.org/devel/constitution
 
Exactamente aí que que queria chegar. Qual é o trabalho dessa gente hoje em dia? É assim tão relevante ou é meramente simbólico? Debian chegou a um ponto em que é tão inacreditavelmente grande com tanta gente a desenvolver que praticamente se torna numa rolling distro. Não há release cicles definidos (são sempre adiados) no entanto a distribuição mantém-se completa e actualizada. Daí a minha pergunta, o núcleo é efectivamente necessário à distro? Se morressem todos amanhã Debian acabava?

Confesso que ainda não li o artigo da Wikipedia a esta altura, mas pela minha experiência em Debian, e dado ao esforço inacreditável empenhado pela comunidade, a organização do Debian assemelha-se mais a uma anarquia (no sentido em que toda a gente contribui, sem restrições de conteúdo) do que a uma estrutura altamente hierarquizada onde as submissões de pacotes são validadas umas 3 vezes e se o corpo de developers morrer morre a distro (mais ou menos como Gentoo, flamem à vontade Larrys..). Estou errado?

Lê o artigo da Wikipédia, vais ficar mais esclarecido.
Tens tambem isto:
http://www.debian.org/devel/
http://www.debian.org/intro/organization

:)

# cheguei tarde :D

Eu já nem uso Debian, mas a minha opinião é bastante simples. Os devs fazem o trabalho deles, eu quero é fazer o meu (nem que o meu seja uns testes). E não me posso queixar de desorganização, o packages.debian.org tem sempre contactos e consta que o bugzilla deles funciona e os devs não mandam os users dar uma volta :D
 
Eu sei, obrigado :)

No entanto postei mais para ter a vossa opinião, do estilo "how it works for you". Fui é um bocado mal interpretado. Já devia saber que falar de distros é pior do que falar de religião :D

Para mim a organização deles "just works". Debian já vai fazer 15 anos e contra as expectativas sobre a sua forma de organização continua a funcionar. Até há um estudo sobre isso: http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=08/04/14/1349202 / http://www.techforce.com.br/index.p...tudy_about_debian_governance_and_organization

Quanto ao uso da distro prefiro a testing (Desktop, estabilidade e pacotes relativamente recentes)
 
Última edição:
Também prefiro a testing, para desktop.

De qualquer maneira, já se sabe como é que o Debian funciona e ... funciona.
Apesar de alguns problemas que vão surgindo com a mudança de project leaders e de release managers, as coisas funcionam.

O que me atrai no debian é o facto de ser mais do que uma distro. Não me canso de falar nisto, mas o facto de eles terem criado um social contract, de pensarem em diferentes tipos de utilizadores (com os diversos flavours das releases - testing, stable, unstable), etc, mostra um alinhamento invulgar em relação à filosofia GNU.

Enfim ... se calhar é por já serem muitos anos a usar debian ... :P
 
estou a começar a trabalhar em Debian. tenho 2 servidores simples (para já) a correrem o Etch e sem espiga: DHCP, NAT, iptables e mais umas coisitas, tudo a funcionar e praticamente à primeira.
parece-me uma distro bastante estável e robusta, para além de ter, de facto, um grande apoio da comunidade e isso nota-se na quantidade de tutoriais que existem na web.

sempre me tinham falado bem do Debian, mas como na altura trabalhava mais com desktops e Gentoo, nunca me tinha apetecido experimentar.
com o surgimento da necessidade de montar servers, veio a necessidade de explorar distrus mais orientadas para isso e o Debian pareceu-me a escolha certa. :)

abraço deste vosso ex-Gentooist e futuro Debianist...

edit:

para já ainda não houve necessidade de vasculhar muito sobre isso, mas pergunto-me como será o suporte nativo do Debian para RAID, principalmente na instalação. possivelmente, quando montar serviços de mail e web, vou precisar de usar redundância e só de pensar da quantidade de malabarismos que tinha que fazer no Gentoo para que conseguisse usar o RAID0... dá-me vontade de chorar!
 
Última edição:
Se falas do RAID por software na instalação, estás a tocar na parte menos intuitiva do instalador, pelo menos se estiver igual ao de há um ano atrás. Depois do instalador (se puder ser), há tutoriais distro-independent bastante acessíveis: http://www.howtoforge.com/linux_lvm vê se chega a parte respeitante ao RAID (extra do artigo que é sobre LVM ; )
 
Bem, eu ontem tentei, pela primeira vez, instalar debian 4.0r4 'netinst' no meu laptop, mas sem sucesso, visto que ele nem me reconhece a placa de rede, o que é bastante estranho, visto que não tenho problemas nenhuns em ubuntu, por exemplo.

É uma atheros L1, no caso de alguém querer ajudar.
 
abraço deste vosso ex-Gentooist e futuro Debianist...

Não costuma ser ao contrário? Ubuntu -> Debian -> Gentoo/Arch/Slackware ? :P

Eu já andei por muitas distros Debian e o APT-Get/Aptitude é realmente fácil de usar e simples, mas o Pacman com o yaourt bate qualquer package manager. É realmente fantástico e acredito que só o Portage é que consegue aproximar-se da facilidade e "potência" deste.
 
Bem, eu ontem tentei, pela primeira vez, instalar debian 4.0r4 'netinst' no meu laptop, mas sem sucesso, visto que ele nem me reconhece a placa de rede, o que é bastante estranho, visto que não tenho problemas nenhuns em ubuntu, por exemplo.

É uma atheros L1, no caso de alguém querer ajudar.

Debian 4.0 é o stable que senão estou em erro anda movido com um motor de versão 2.6.18, pelo que o problema pode ser esse. É um dos grandes problemas do debian. Para mim é testing para cima e quando essas coisas começam a falhar vai à força bruta: mete-se um CD do Ubuntu, abre-se a consola e a instalação vai via debootstrap (~stage 3 do gentoo).

Não costuma ser ao contrário? Ubuntu -> Debian -> Gentoo/Arch/Slackware ? :P

Eu já andei por muitas distros Debian e o APT-Get/Aptitude é realmente fácil de usar e simples, mas o Pacman com o yaourt bate qualquer package manager. É realmente fantástico e acredito que só o Portage é que consegue aproximar-se da facilidade e "potência" deste.

Falta-te aí um passo (último ; ) : Gentoo/Arch/Slackware --> Debian que é quando o pessoal se cansa de esperar pelas compilações (gentoo) ou de ter de resolver dependencias (slackware). No arch confesso que não sei.
 
Falta-te aí um passo (último ; ) : Gentoo/Arch/Slackware --> Debian que é quando o pessoal se cansa de esperar pelas compilações (gentoo) ou de ter de resolver dependencias (slackware). No arch confesso que não sei.

Exactamente. Também comecei por Mandrivas e afins depois apareceu ubuntu depois Debian depois experimentei gentoo (slackware já tinha experimentado nos inicios) mas passado apenas umas semanas cansei-me e como agora não tenho tempo para isto, Debian não dá problemas.

O sub-fórum da Apple é ali ao lado, seus switchers de meia tijela :D

Debian tem mais estilo :x2:

Bem, eu ontem tentei, pela primeira vez, instalar debian 4.0r4 'netinst' no meu laptop, mas sem sucesso, visto que ele nem me reconhece a placa de rede, o que é bastante estranho, visto que não tenho problemas nenhuns em ubuntu, por exemplo.

É uma atheros L1, no caso de alguém querer ajudar.

Verifica se o net install está bem gravado. Ou usa o cd1, ou instala só a base e vê se depois de instalado o sistema já reconhece a placa de rede (supondo que é um problema do instalador).
 
Se falas do RAID por software na instalação, estás a tocar na parte menos intuitiva do instalador, pelo menos se estiver igual ao de há um ano atrás. Depois do instalador (se puder ser), há tutoriais distro-independent bastante acessíveis: http://www.howtoforge.com/linux_lvm vê se chega a parte respeitante ao RAID (extra do artigo que é sobre LVM ; )

eu queria usar mesmo hardware RAID pela BIOS... mas posso usar o software RAID... o que fôr mais fácil!! não estou para perder mt tempo nisso.
na altura do Gentoo, lembro-me de usar o dmraid para detectar e configurar as cenas, mas confesso que já não me debruço sobre isso faz anos!
confirma-se o que eu temia... acho que a única distro que tem um suporte decente, pelo menos a nível da instalação, é mesmo o Fedora Core...
com jeitinho mudo-me outra vez...

Não costuma ser ao contrário? Ubuntu -> Debian -> Gentoo/Arch/Slackware ? :P

oh pá... eu sou do tempo em que não havia Ubunto! :P isto deve ser suficiente para colocar-me, quase imediatamente, no grupo dos dinossauros...
 
Back
Topo