Debian - Tópico Geral

oh pá... eu sou do tempo em que não havia Ubunto! :P isto deve ser suficiente para colocar-me, quase imediatamente, no grupo dos dinossauros...

Dinossauro eras se andasses a testar as melhorias de performance do gcc introduzidas plo drobbins no tempo do Enoch (aliás, esse nick...) :P

Anyway, antes de Ubuntu (algo antes, aliás) era o Mandrake a distro user friendly (que mais tarde se mudou para Mandriva). Foi a primeira cena que usei, faz tempo. Limpou-me logo a partição do windows quando instalou, o boi.. :002:

Eu não me importo de esperar por compilações, mesmo. Do meu percurso de Debian lembro-me muito bem de updates que me zeravam as configs, e com gentoo ao menos tenho o dispach-conf! :D
 
&$"#$!"# O mais recente update no Arch deu-me cabo daquilo e ja não faz boot. No forum só parece haver mais uma pessoa com isto por isso não me parece que consiga um fix assim tão depressa... Ainda por cima fiz uma nova clean install e o erro voltou a acontecer.

Next distro: Debian!

Vale a pena esperar pelo Debian 5 ou recomendam fazer o download da mais recente imagem do testing?
 
Até no meu antigo TiBook usava Debian ... :P

O OSX é um bom SO, mas o Debian voava no TiBook.

:004:

Por acaso aquilo corre a uma velocidade incrível. Pode ser apenas impressão minha, mas diria que no meu PC o Debian consegue arrancar mais depressa e além disso pareceu-me ainda um pouco mais rápido a abrir aplicações. Praticamente instantâneo.

Agora tenho é que descobrir como instalar drives da nvidia.
 
Acontece. Principalmente depois de sair uma nova versão da stable. Mas pode acontecer com a testing com a unstable ainda é pior...

com a unstable é pior?

Se os pacotes antes de serem integrados na unstable passam pela testing como é que pode ser pior?

edit: com a unstable acho nunca cheguei a ter problemas de dependências, com a testing tive alguns, principalmente quando saia um novo gnome ou kde, era ver as actualizações a dar o berro nas dependências.
 
Última edição:
com a unstable é pior?

Se os pacotes antes de serem integrados na unstable passam pela testing como é que pode ser pior?


testing, presently aliased
lenny, is what the next major release will be and is currently being tested. The packages included in this branch have had some testing in unstable but they may not be completely fit for release yet. It contains more modern packages than stable but older than unstable.

Wikipedia


É ao contrário. Primeiro unstable, depois testing.
 
Última edição:


testing, presently aliased
lenny, is what the next major release will be and is currently being tested. The packages included in this branch have had some testing in unstable but they may not be completely fit for release yet. It contains more modern packages than stable but older than unstable.

Wikipedia


É ao contrário. Primeiro unstable, depois testing.

ok, tens razão fiz confusão.
 
Para um portatil qual a melhor Testing ou Unstable?
eu gosto muito de ter os pacotes actualizados e de ter as ultimas novidades no entanto nao quero ter problemas de instabilidade

Por enquanto uso testing e ainda nao precisei de nenhum pacote mais recente dos que estao nos repositorios (official multimedia e security)
 
Debian Unstable é mais estável que Ubuntu, portanto a instabilidade não é muita :)
Mas se achas que Testing está bom, não mudes :P
 
Eu vim mesmo do Mint (Ubuntu)
e realmente notei que fiquei muito mais estavel axo que nao vou mudar vai ficar mesmo testing

Ja agora acrescentei o repositorio multimédia alguém conhece bugs ou problemas por ter adicionado este rep?
 
A beta já anda por aí:

Daniel Baumann has announced the availability of the first set of live CD images for Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny", complete with a hard disk installer and available in three desktop variants (GNOME, KDE and Xfce): "The Debian Live team is pleased to announce the first beta of Debian Lenny's Live images. This is the first official release of Debian Live and the whole team has been working hard during the past 2.5 years to make Debian's own live systems become a reality. Main features: 100% Debian; Live Magic - an GUI front-end around the live-helper scripts, offering a subset of the features of live-helper in an easy-to-use graphical user interface; Live Installer - a special udeb for the Debian Installer that installs the system from the live image." Read the full release announcement for more details and known issues. Download (MD5): debian-live-lenny-i386-gnome-desktop.iso (733MB), debian-live-lenny-i386-kde-desktop.iso (702MB), debian-live-lenny-i386-xfce-desktop.iso (503MB). ISO images for the amd64 architecture are also available.

Debian em beta :D
 
Ser lenny pra começar (que ainda é testing, tendo 1 amadurecido bem + curto que etch)
e claro
Main features: 100% Debian; Live Magic - an GUI front-end around the live-helper scripts, offering a subset of the features of live-helper in an easy-to-use graphical user interface; Live Installer - a special udeb for the Debian Installer that installs the system from the live image."
 
Bem, esta não esperava. Estava a acompanhar o eventual lançamento do Debian R5, quando vi isto. Fiquei um pouco decepcionado, apesar de concordar com a equipa, e manter o stable, rock stable :)

Debian 5.0 “Lenny” só em junho de 2009?


A versão 5.0 do Debian ultrapassou o prazo pretendido para setembro e o projeto estava em silêncio em relação a isso. A última estimativa nos círculos de desenvolvedores é que o “Lenny” não ficará pronto até junho de 2009.
Na última terça-feira, o porta-voz do Debian Alexander Reichle-Schmehl fez um novo pedido de ajuda aos desenvolvedores e usuários em seu Tolimar's blog “para ajudarem a lançar o Lenny pelo menos este trimestre”, em seguimento a seu artigo “What you can do for 'Lenny'” (O que você pode fazer pelo 'Lenny') publicado na LWN.net. Logo depois, o Heise Online se baseou no artigo como afirmação de que o Debian 5.0 seria lançado até o fim de 2008.
Essa notícia irritou o desenvolvedor Debian Bastian Venthur, que vinha criando gráficos dos bugs críticos do “Lenny” e já havia previsto no início de agosto que o Debian 5.0 não ficaria pronto em setembro e nem em 2008. Sua estimativa, baseada na comparação da taxa de bugs críticos com a da versão anterior do Debian, é de que o “Lenny” só ficará pronto em junho de 2009.
Em seu blog, Venthur foi particularmente crítico da natureza casual com que seus colegas desenvolvedores do Debian anunciaram as datas de lançamento e que esses anúncios deveriam ser mais realistas e precisos. Quanto a isso, ele acrescenta: “Algumas pessoas podem realmente acreditar nas nossas estimativas (sei que isso parece bobo)”.

Debian 5.0 “Lenny” só em junho de 2009?
Fonte
 
Back
Topo